sábado, 28 de fevereiro de 2009

Será isto a Mística

O jogo não se previa fácil e em caso de derrota o clube Glorioso seria ultrapassado pelo adversário do dia. Para Quique a prestação do clube de Matosinhos nesta Liga faziam dele já um grande clube e como talesta era uma prova de fogo para os encarnados. Devo confessar que tenho por habito ver calmamente os jogos em casa e normalmente tremem-me sempre as mãos nos primeiros minutos de jogo . Talvez ansiedade ou coisa pior. Mas ontem a ansiedade não se esgotou nos minutos iniciais, apesar de , quanto a mim, o Benfica ter feito uma primeira parte agradável. No entanto havia que desconfiar. O segundo tempo começou mais amorfo, mas em bela jogada de ataque chegamos ao segundo golo. Parecia tudo tão estranhamente fácil. Quique resolve lançar Balboa para os ultimos 20 minutos de jogo, e eu apoiei essa opção porque o jogo estava á medida dele. Só que a magia do futebol surgiu mais uma vez. Em dois minutos o Benfica ficou reduzido a 10 jogadores por lesão de Carlos Martins e sofreu um golo do Leixões. Mais um golo sofrido ás sete tabelas, já me enerva este tipo lances. Faltavam então 15 minutos de tempo regulamentar, o Leixões estava empolgado com o jogo e o Benfica estava partido tacticamente ja que para além dos quatro defesas tinha apenas Katso como elemento defensivo em campo. Como aguentar a pressao adversaria durante tanto tempo. Quique adaptou a equipa e Aimar passou a segundo médio defensivo e Nuno Gomes passou a médio esquerdo. Balboa e Cardozo iam tentando prender alguns defesas lá atrás de alguma forma.
Então ao ver Aimar , Nuno e os outros jogadores correndo e lutando para defender aquele resultado lembrei-me: será isto a mistica benfiquista , esta garra este espirito de sacrificio...
No entanto isso parecia não chegar e o Benfica não conseguia aliviar a pressao , e foi então que... o publico que podia muito bem estar a assobiar como se faz em muito lado , começou a apoiar a equipa de forma ruidosa, e embalados por este apoio os jogadores foram buscar forças que pareciam não existir e garantiram até final aquela vitoria essencial.
Eu estava emocionado ... muitas vezes emociono-me com grandes golos, grandes jogadas, grandes defesas, mas desta vez estava emocionado com o grande apoio dado pelos adeptos. Serão eles afinal os portadores da mistica encarnada e é também por eles que tenho muito orgulho em ser deste clube.
Por fim destacar alguns jogadores : Nuno Gomes mais uma vez provou ser um elemento muito válido do plantel. Maxi está a fazer uma época fabulosa e fez novo belo jogo. Aimar foi excelente a atacar e incansável a defender. Miguel Vitor continua a demonstrar enorme sobriedade.
E por fim destacar Luisão, no jogo 200 pelo clube, fez nova demonstraçao de raça e determinaçao que o caracterizam a ele e ao nosso amado clube . Para os jogadores e em especial para os adeptos os meu obrigado.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Yes , we can(ofertas á parte)


O Benfica perdeu o dérbi da passada semana com o rival maior de Lisboa. Facto que a mim me foi extremamente dificil de digerir, mas bem vistas as coisas, desta forma podem os dois clubes terminar a época em extase: o Benfica sendo campeão Nacional( ainda acredito!) e o outro clube da capital feliz por ter-nos ganho, aliás, a razão única da sua existencia.

Analizando o jogo mais friamente , deduzo sem grandes dúvidas que os três pontos em jogo foram oferecidos pelo Benfica ao clube rival . Desconheço a razão de tal facto mas talvez para os rivais não desmoralizarem tão cedo no campeonato. Para provar o que digo servem os três golos do aversário, e em especial o segundo em que o nosso defesa David Luís gentilmente se desvia da frente não fosse o adversário Derlgay, falhar como hábito. Ou como no primeiro em que depois do péssimo passe dos médios adversários David Luís foi ele próprio entregar a bola ao "leve(nocu)zinho". Pensem também no lance em que Yebda a dois metros da baliza teve que propositadamente falhar a bola para não estragar o combinado. Lembrem-se do terceiro golo em que David Luíz (outra vez!!!!), se desviou para Pegayrinha passar com a bola, etc, etc etc.

Claro que mais uma vez a arbritragem ia estragando tudo ao assinalar bem um penaltie a nosso favor, coisa que já não se usa. Mas pronto lá conseguimos que eles ganhassem . Eu não gostei nada desta oferta, embora o meu pai sempre me ensinasse a ser amigo dos animais... mas verdade seja dita, existem animais muito melhores que lagartos e osgas.

E depois lá foi vê-los todos contentes por nos terem dado uma cabazada das antigas (embora só marcassem mais um golo que nós), contentes por nos terem dado um baile ( embora só com mais 7% de posse de bola e só com mais 3 remates que nós). Mas pronto . Eles já ganharam o campeonato deles , vamos nós ganhar agora o nosso. Eu acredito! Ou como diz o outro: Yes, we can!!!!!!!!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Injustiças


O povo português é por natureza um povo de memória curta. E de entre os milhões de portugueses Benfiquistas tal acontece de igual forma. E há no seio da familia Benfiquista nomes e assuntos geradores de discórdia.

Ora eu como todos tenho a minha opinião pessoal, embora saiba que mesmo no seio do meu circulo de amigos haja quem discorde dela. No entanto gostava de falar aqui em alguns desses nomes problemáticos.

Começo pelo nosso presidente Luis Filipe Vieira: Para quem já se esqueceu ainda á 7/8 anos o Benfica era um clube moribundo. Um passivo enorme, processos em tribunal de vários tipos, estranhas negociatas de jogadores , simbolos do clube corridos, modalidades praticamente extintas, a propria marca Benfica já era usada para lucro de empresas do estranjeiro, classificaçoes desportivas horriveis( 6º lugar no campeonato por exemplo).

Passados estes anos foram resolvidos todos os processos em tribunal(Manuel José, Olivedesportos,etc,etc) , foi feito o estádio, o centro de estágio, museu, Fundaçao, foi dada uma nova dinamica ás casas do Benfica, surgiu o canal do clube. Grande apostas nos valores olimpicos, modalidades de novo em força no clube, tendo sido ganhos vários titulos nos últimos anos em vários sectores. Poderá apenas colocar-se um pequeno problema em relaçao á turbulencia nas últimas equipas de futebol, mas não me parece ser o presidente o culpado maior. No Benfica reformula-se todos os anos o plantel por pressão da massa associativa e nada mais. No Benfica não se dá tempo aos jogadores. Dou apenas como exemplo dois jogadores e dois clubes. Di Maria no Benfica e Anderson no Manchester. Di Maria chegou como craque e realizou mais de 30 jogos o ano passado sendo muito criticado.

Anderson chegou a Manchester como craque e foi lentamente lançado( e ainda o é) , fazendo muito menos jogos e sendo mundialmente elogiado.

Por tudo o que referi parece-me altamente injustas todas as criticas a Luis Filipe Vieira.

Outro nome que causa alguma discórdia é Mantorras. Lembro que quando chegou ao clube fez uma primeira volta fantástica marcando 13 golos( se não estou em erro). Depois rápido se tornou o alvo a abater pelos defesas adversários. Com o joelho debilitado Mantorras continuou a jogar (a qualidade do plantel a isso obrigava) e quando mais jogava mais pancada levava. Não querendo falar das polémicas com o departamento médico do Benfica de então , a verdade é que Mantorras não é o mesmo. Mas custa-me ouvir tudo o que se diz dele. Mantoras não está no Benfica por piedade, o maior sentimento que lhe devemos é gratidão. E seguindo o lema do clube, houve tempos em que foi ele por todos, está na hora de sermos todos por ele.

E por fim falar no nosso capitão. Em todas as épocas ao serviço do clube acho que em nenhuma Nuno Gomes foi o ponta de lança principal da equipa, no entanto jogando a espaços já tem mais de 150 golos pelo clube e sei lá quantos deu a marcar... Tal como na selecçao quase sem jogar é dos melhores marcadores de sempre e O MELHOR de sempre em fases finais. Por isso é muito ingrato tudo o que se diz sobre ele.

Mas esta é só a minha opinião... Saudações Benfiquistas

Ricky

Alguém se lembrou de realizar recentemente um estudo para desmistificar a ideia dos seis milhões de gloriosos adeptos. Vieram os executantes do estudo afirmar que afinal o Benfica só teria 2,9 milhões de adeptos(salvo erro), o por... uma equipazeca qualquer que não me lembra o nome 1,9 milhões , e ao que parece ainda havia outros com meia dúzia de gatos pingados.

Vamos por partes: em primeiro lugar este estudo para mim não tem credibilidade nenhuma porque a mim ninguém me perguntou nada. E conheço muito boa gente em igual situação.

Depois também não sei em que local foi feito esse famoso estudo. Imagem por exemplo a validade que teria um estudo sobre as preferencias politicas dos portugueses feito á saída de um congresso do PSD. Era natural que o PS também ganhasse por poucos.

E falando em politica , como é que nos podemos queixar do país em que vivemos se as pessoas até têm tempo de andar a fazer pseudo-estudos que não têm utilidade nenhuma.

Hoje em dia tentar provar que o Benfica tem poucos adeptos é tentar provar que a terra não é redonda. E para que não fiquem dúvidas somos mais e melhores. E para quem não sabe até só somos o clube com mais sócios do mundo. Saudações Benfiquistas

domingo, 15 de fevereiro de 2009

A minha primeira vez




Certa vez o meu pai convidou-me para ir ver um jogo da bola no café. Aceitei de pronto, nem que mais não fosse , para ter possibilidades de ver televisão, modernice que ainda não havia em nossa casa naqueles tempos.


Lá fomos os dois então para o café. O jogo parecia ser muito importante. Mas eu nada entendia daquilo. Pelas conversas fiquei a saber que era entre a melhor equipa portuguesa e uns estrangeiros de nome impossivel de pronunciar por completo, mas que começava por PCP, ou PSD nem fixei bem. Pelo que ouvia falar os estrangeiros eram todos filhos de uma senhora chamada Puta. Nomes esquisitos os estrangeiros não é!!!...


Ali fiquei duas horas a olhar para o preto e branco da televisão e sem ver um único golo , que era a única coisa que eu percebia de futebol naqueles tempos. Quando a bola passava aquele risco era golo. ( hoje em dia , por vezes já não é assim).


Ao fim de duas horas começaram as duas equipas a marcar "penalties" , que eu também sabia o que eram , mas tinha ideia de porque eram.


Depois de alguns penalties marcados , e finalmente alguns golos para eu gritar, um senhor português, falhou o penaltie. Chamava-se Veloso, mas segundo alguns senhores presentes no café também era filho da tal senhora que era mãe dos outros todos.


O jogo acabou . A melhor equipa portuguesa tinha perdido com os estrangeiros filhos da... da tal senhora.


Eu chorei. Não sabia porquê... mas chorava.


Entretanto fui crescendo. Descobri que a melhor equipa portuguesa se chamava Sport Lisboa e Benfica. Descobri que vestiam de vermelho , apesar de não parecer nas televisões a preto e branco. Descobri que naquele jogo tinham perdido a final da Taça dos Campeões Europeus.


Mais tarde viria a ver com mais atenção nova final . Desta vez com o Milan. Mas um gajo chamado Rickaard (filho também da tal senhora) fez-me chorar outra vez.


E pensava porque raio chorava. Não sabia responder. Talvez nem hoje saiba. E depois dessa vez muitas vezes chorei pelo Benfica. E muitas das vezes foi chorar de alegria , como por exemplo nos 4-4 em Leverkussen.


Mas a última vez que chorei não foi de alegria. Longe disso . Chorei no dia em que morreu MIKI FÈHER. Chorei como nunca tinha chorado em nenhum momento da minha vida.


Mas não chorei por ter visto morrer em directo um rapaz da minha idade. Nem chorei por termos perdido um jogador importante, ou indispensável. Não. Chorei por termos perdido um de nós. Chorei por ver morrer alguém com a camisola encarnada no corpo. Chorei por ver alguém morrer em campo correndo por todos nós.


Hoje em dia fala-se muito em Ser Benfiquista. Eu sei porque sou benfiquista . Sou do Benfica pelo penaltie falhado pelo Veloso. Sou do Benfica pelos golos do Magnusson e do Rui Águas, pelos voos do Preud'Homme e pelos cortes do Mozer.


Sou do Benfica pela classe do Valdo, pelos pormenores do Thern, pela raça do Simão. Sou do Benfica pela mestria do Rui Costa, pela finesse do Ricardo Gomes e pelos centros do Paneira.


Sou do Benfica porque na verdade... não fazia sentido ser de outra maneira.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Imagens encarnadas

Tens uma imagem relacionada com o Benfica que gostavas de partilhar? Aqui é o sitio certo para o fazeres. Imagens reais, imagens divertidas, foto-montagens, qualquer coisa , desde que tenham como tema o Glorioso clube.


Ser do Benfica


Não são precisas razões para ser do Benfica, não se trata de politica, religião, nem coisa que o valha. Ser do Benfica é um estado de alma. Ser do Benfica é um orgulho , um prazer e uma benção. Mas gostava que dissessem aqui qual a razão principal porque acham que são do Benfica. E também qual a primeira memória que têm como adeptos do Benfica.