quarta-feira, 25 de março de 2009

Totopresunto

Por alturas do Carnaval os Águias da Beira realizaram nova actividade, desta feita um totopresunto. Venderam-se 49 senhas sendo que o número premiado seria o número semelhante ao número suplementar do totoloto do dia 09/03/09. A sorte desta feita bateria á porta de António Fernandes comprador do número 41. Aqui ficam as fotos dele com o presunto:

segunda-feira, 23 de março de 2009





O Benfica venceu ontem o seu primeiro título da era Quique Flores . E digo primeiro , porque ainda espero que sejam muitos mais. No entanto tal facto não me deu azo a grandes festas.
A vitória de ontem foi bastante polémica mas a meu ver foi merecida. No entanto tenho que concordar que o árbitro teve influência no resultado e como tal não posso estar totalmente satisfeito. No entanto tenho que lembrar que o Porto tem ganho inúmeros troféus á custa dos árbitros e os seus adeptos não deixam de festejar, por que não o faríamos nós.
A verdade é que as vitórias assim não me sabem tão bem.
Mas voltando ao jogo , acho que foi um mau jogo de futebol. Defesas desorganizadas de um lado e do outro , buracos no meio campo e os dois ataques muito perdulários. A juntar a isso uma agressividade excessiva de parte a parte mas com Derlei a desequilibrar a balança para o lado leonino. Se é verdade que Pedro Silva não merecia a expulsão naquele lance, também é verdade que Derlei devia ter sido expulso para aí umas 4 ou 5 vezes. Tal como Polga , Rochemback e Pedro Silva (sim este) podiam muito bem ter sido expulsos. De realçar um lance em que David Luís é ceifado por Pedro Silva na linha de área . Lance que passou em claro, mas que daria o segundo amarelo a Pedro Silva e, segundo as novas regras que dizem que as faltas são marcadas onde terminam, daria grande penalidade a favor do Benfica( mas nem quero entrar por aí). E os mais atentos viram que ha uma falta sobre Maxi no inicio do lance que deu golo do Sporting. Mas é natural que só se fale naquele lance .




De resto um jogo em que as equipas se equivaleram na mediocridade e em que o empate como resultado final é justíssimo. E nas grandes penalidades sorte para o Benfica desta vez. De realçar as mãos quentes de Quim , de realçar que falharam o penalti dois dos jogadores mais calmos emocionalmente do plantel ( Aimar e Katso) e marcou o decisivo um dos mais nervosos do plantel ( Carlos Martins) e realce maior para a frieza fantástica de Cardozo e David Luís na hora de chutar á baliza.




Mais um troféu para a galeria encarnada. A polémica vai durar mas vai passar , e a Taça lá ficará
no local onde pertence. Ganhou a prova a equipa mais regular em toda a mesma prova. Recordar que na Taça da Liga o Benfica ganhou todos os jogos , marcou 10 golos e sofreu 3 .
Acredito que com a vitória do Benfica este ano , na próxima edição vai haver muito mais interesse por parte de outras equipas ditas grandes. A ver vamos. Mas esta .... já é nossa!!!!

domingo, 22 de março de 2009

O verdadeiro central e o imperador brincalhão




Não podia falar em centrais sem começar por Ricardo Gomes. Ele foi sem dúvida o melhor central que vi jogar até hoje. Foi o primeiro estrangeiro a capitanear o Benfica e isso diz muito daquilo que ele foi para o clube. Internacional brasileiro e capitão da selecção marcou uma época não só no Benfica como no mundo do futebol com o seu estilo inconfundível. Chegou ao Benfica com 24 anos proveniente do Fluminense e três anos mais tarde saiu do clube em direcção ao Paris Saint-Germain mas 4 anos depois regressou á Luz onde terminaria a carreira.


Curiosamente o seu último jogo foi a famosa Taça do very-light onde o Benfica ganhou ao Sporting por 3-1. No entanto Ricardo Gomes acabaria expulso nesse jogo, o seu último jogo. Talvez não merecesse acabar assim a carreira mas foi apenas um pormenor numa carreira fantástica. Foi campeão nacional em três países diferentes (Brasil, Portugal e França), sendo que no Benfica ganhou 2 campeonatos, 2 taças de Portugal e uma supertaça. Esteve 4 épocas no clube participou em 140 jogos e marcou 26 golos, uma excelente média para um central.




No entanto não foram sempre boas as experiências com centrais brasileiros . Em 2001 o Benfica contrata por empréstimo um central brasileiro de nome Júlio César com 23 anos. Chegava do Real Madrid com passagens anteriores por Valladollid e .... Ac Milan!!! As referências eram excelentes e muitos viam nele o sucessor de Ricardo, Mozer ou Aldair. No entanto cedo se percebeu que não iria atingir os patamares dos antecessores. Tinha uma técnica acima da média mas no entanto era bastante displicente a defender e abusava das fintas em plena área defensiva. Para a memória fica um lance em pleno estádio das antas , frente ao Porto em que dentro da área resolve levantar a bola com o calcanhar e passa-la por cima do avançado adversário indo buscá-la mais á frente.


A verdade é que as habilidades nem sempre corriam bem e começou a acumular erros que o levaram para o banco de suplentes.


O imperador como era conhecido jogou 20 jogos pelo clube , marcou 3 golos. E como prova da sua irregularidade está o facto de depois de abandonar o Benfica ter representado 7 clubes em 7 épocas: Áustria Viena, Valladollid, Bolton, Tigres, Olimpiakos, Dínamo Bucareste e Gaziantepspor onde ainda joga.

sábado, 21 de março de 2009

Cabaz de Natal 2008

Cabaz de Natal "Águias da Beira" 2008






Porque a vida não é só bola , o grupo de amigos Águias da Beira, promove ocasionalmente algumas actividades e sorteios . E é de um deles que falamos agora . Já com alguns meses de atraso é verdade mas aqui ficam as fotos do cabaz de Natal 2008, sorteado pelos Águias da Beira. Foram vendidas senhas numeradas de 00 a 99 e o vencedor do sorteio seria o comprador da senha correspondente aos 2 últimos dígitos da Lotaria do Natal.


Em dia de sorte esteve o Sr. Manuel Simões que ao meio dia do dia 20 de Dezembro de 2008 viu os funcionários da Santa Casa da Misericórdia retirar as bolas que constituíram o nº 03764 vencedor da lotaria de Natal e dando ao Sr. Simões portador da senha nº 64 a oportunidade de receber o 1º cabaz de Natal "Águias da Beira".
Definido ficou também previamente que o elemento dos Águias da Beira que vendesse a senha premiada recebesse também um brinde surpresa. A sorte sorriu a Paulo Pina e aqui ficam também as imagens dele com o brinde surpresa , no caso um pack de duas garrafas de tinto do Benfica. Foi assim a primeira actividade levada a cabo pelos Águias da Beira. Espera-se que a primeira de muitas outras, sendo que delas sempre aqui falaremos.

segunda-feira, 16 de março de 2009

O capitão ás direitas e a promessa falhada



António Veloso foi sem dúvida o último grande defesa direito do Benfica. Dono daquele lugar durante 15 épocas seguidas, realizou 538 jogos pelo clube, 322 como capitão de equipa, marcando um total de 9 golos. Experiente e sóbrio , controlava a falta de velocidade com uma boa colocação e uma enorme garra. Polivalente , jogou várias vezes a lateral esquerdo e até a médio defensivo. Chegou ao Benfica com 23 anos e lá ficou até aos 38 quando resolveu abandonar a carreira, sendo ainda hoje o jogador com mais jogos pelo clube nas competições europeias.


Ficou na memória de muitos por ter falhado o penaltie decisivo na final da Liga dos Campeões contra o PSV, momento que no entanto nao pode apagar tudo aquilo que fez , ajudando o clube a ganhar 7 campeonatos, 6 taças de Portugal e 3 Supertaças.






Com a saída de Veloso , começou a parecer tarefa impossivel encontrar um substituto á altura. Na época 2000/2001 o clube resolve contratar um jovem jugoslavo de nome Ivan Dudic, de 23 anos e considerado o futuro melhor lateral direito europeu. Titularissimo na selecção da Jugoslávia no Euro 2000, chegou á Luz com a promessa de poder finalmente resolver os problemas na lateral direita. Puro engano. Apanhado no turbilhao da mudança de treinadores (foram 3 numa época: Heynkes, Mourinho e Toni), realizou apenas 24 jogos pelo clube , sem nunca deslumbrar.


Ainda ficou ligado ao clube por mais duas épocas mas alternando entre empréstimos ao Estrela Vermelha e Brugges e a equipa B. Depois acabaria por abandonar o clube e desaparecer por clubes secundários belgas, alemãos e hungaros. Neste momento com 32 anos representa o Fc Úpjest da Hungria.

cada vez mais longe...


No Sábado passado por motivos profissionais não pude ver nenhum minuto do jogo do Benfica com o Guimarães. Foi a primeira vez que tal aconteceu este ano. No entanto fui ouvindo a espaços o relato pela rádio. E pior do que ver o Benfica perder é ouvir o Benfica perder, porque a ansiedade é muito maior já que estamos literalmente ás cegas, confiando apenas nas palavras dos comentadores.

E como não vi o jogo não posso comentar grande coisa. Amigos meus disseram-me que o golo tinha sido em fora de jogo, que haveria um penaltie a nosso favor, etc, etc... mas a verdade é que pelos vistos voltamos a jogar muito pouco. E assim é muito dificil. Este resultado foi uma forte machadada nas ambições ao titulo. A ver vamos se o Benfica tombará com este golpe ou se ainda terá forças para lutar até final.

Eu acredito. Acredito porque preciso de acreditar. E acreditarei enquanto for possivel. Quando o deixar de de ser tenho apenas uma certeza. Continuarei do Benfica como hoje, ontem e sempre.

E mais não digo , avizinha-se uma semana dificil ... As derrotas custam sempre a digerir e esta não vai ser excepção.

segunda-feira, 9 de março de 2009

circo dos porcos e o grego salvador



Terminou mais uma jornada da liga portuguesa. Na frente tudo na mesma. Os três grandes venceram , o que prova que este campeonato está cada vez mais competitivo...ou talvez não...


Não é objectivo deste espaço falar de outros clubes que não o Benfica, mas tenho que abrir uma excepção para o triste acontecimento de ontem: o jogo entre o Leixões e a Associação corrupta. Podem-lhe chamar mania de perseguição mas o que se passou ontem foi mais um atentado á inteligencia das pessoas. É que ja nem se dão ao trabalho de fingir. Vamos por partes: Depois de uma excelente campanha até esta jornada, José Mota treinador do Leixões resolve mudar de táctica só para este jogo... porque terá sido? Para além de mudar a táctica, deixou de fora jogadores como Braga e Chumbinho , colocando em campo um ex-junior raramente utilizado... porque terá sido? Depois de meia parte sem nada ter feito Porto chega á vantagem através de penaltie depois de um ridiculo corte com a mão de um defesa leixonense. porque terá sido. No segundo golo é um defesa quem passa a bola a Hulk... porque terá sido? E Beto que é considerado pela critica um dos melhores da liga, resolve nao se fazer ás bolas no 2º e 4º golos... porque terá sido? E o senhor Mota não estava zangado no final , apesar de ter perdido... porque terá sido? Isto para não falar dos sorrisos largados dos jogadores leixonenses na zona mista... porque terá sido? Realce também para a figurinha deprimente de helton no golo do leixões. Representação não é com ele...


Mas deixemos o circo de lado para falar um pouco no nosso Benfica. Dificil vitória num dificil terreno. Causa-me estranheza o facto de o Benfica jogar sempre pior na primeira parte e estranho também porque recua tanto quando está em vantagem.


Realce para as exibições de Miguel Victor, Di Maria e em plano de destaque Katsouranis , ele que foi justamente eleito futebolista encarnado do ano , ofereceu a vitória á equipa e realizou excelente jogo. é de jogadores como ele que o benfica precisa. será uma grande perda se sair do clube.

domingo, 8 de março de 2009

O santo e o proscrito

Abrimos agora um espaço neste nosso cantinho para, semanalmente, trazer á memória jogadores que marcaram por diversas razões a história do Benfica e simultaneamente outros que pouco fizeram para nela figurarem. Tentaremos mostrar assim o bom e o menos bom da historia benfiquista. Acredito que alturas haverá em que a nossa opinião possa não ser consensual, mas mais não é que a nossa opinião.




Eram vários os nomes por onde poderia começar mas como uma equipa faz-se de trás, sou obrigado a começar pelo guarda-redes. E salvo melhor opinião o melhor guarda-redes que vi actuar até hoje chamava-se Michel Georges Jean Ghislain Preud´homme.




A sua contratação em Maio de 1994 foi alvo de alguma polémica devido aos seus 35 anos. No entanto um mês depois Preud´Homme participou no mundial 94 nos EUA e acabaria por ser considerado o melhor guarda-redes do torneio. Na memória fica por exemplo a fantástica exibição diante da Holanda , jogo que o próprio Michel considera ter sido o jogo da sua vida. Dennis Bergkamp um dos melhores jogadores mundiais de então afirmou no final do jogo que Deus tinha descido á terra nesse dia e defendido a baliza da Bélgica. Desse jogo guardo ainda na memória um lance em que em menos de 30 segundos Michel fez 3 defesas impossíveis em remates á queima-roupa.




Michel Preud´Homme chegou então assim á Luz com o titulo de melhor guarda-redes do mundo e quando lhe perguntaram quanto tempo iria ficar no Benfica respondeu que ficaria até ao dia em que fosse assobiado por um só adepto que fosse, ou no dia em falhasse num golo.




Pois a verdade é que Michel ficou 5 épocas no Benfica até aos seus 40 anos, altura em que resolveu terminar a sua brilhante carreira, sem nunca ter sido assobiado ou vaiado.




Perguntaram-lhe também porque só aos 35 anos resolvera sair da Bélgica , respondeu que esperara um convite de um grande clube e só então aparecera o Benfica. Confidenciou também que recusara convites de Porto , Sporting e vários clubes italianos.




Ao longo da sua carreira conheceu apenas 3 clubes : Standard de Liége onde se estreou com 18 anos e onde venceu um campeonato belga e duas taças da Bélgica, passou depois para o Malines onde venceu mais um campeonato belga , uma taça das taças e uma supertaça europeia. Chegou por fim ao Benfica onde em 5 épocas ganhou apenas 1 taça de Portugal.




Fez 199 jogos pelo Benfica e sofreu 183 golos, e muitos concordarão comigo quando digo que Preud´Homme chegou ao Benfica na altura errada, dada a fraca qualidade da equipa de então.




Depois de terminar a carreira ainda ficou um ano no clube como director de relações externas, mas acabaria por regressar á Bélgica iniciando a função de treinador e levando o Standard de Liége á conquista do campeonato belga 20 anos depois da última conquista.




No Benfica ganhou o titulo de santo e o respeito de colegas e adversários dadas as suas qualidades dentro e fora de campo. Ele que foi recentemente eleito o 9º melhor guarda-redes de todos os tempos e que honrou de fantástica forma a história Benfiquista, disse um dia que se pudesse escolher a hora da morte seria entre os postes de uma baliza e depois de uma defesa de levantar o estádio. E dessas fez muitas . Obrigado Michel por tudo o que nos destes.








Como reverso da medalha falo agora de um jogador que poucas memórias deixou aos benfiquistas. Com o abandono de Michel Preud´Homme a direcção encarnada resolve apostar num guarda-redes conceituado. Carlos Gustavo Bossio era o melhor guarda-redes argentino da actualidade e chegou então á Luz envolto em grande expectativa.




Mas os problemas surgiram logo de inicio devido ao envio tardio do seu passe, que só lhe permitiram ser inscrito na abertura de inverno. Aí já Enke era dono e senhor da baliza encarnada e Bossio não mais saiu da obscuridade. Passou no entanto 5 anos no clube , alternando entre o banco, a equipa B e também o empréstimo ao Setúbal durante uma temporada. Ao todo jogou 20 jogos pelo clube sofrendo 27 golos. Saiu do Benfica pela porta pequena em direcção ao Lánus da argentina onde ainda joga.