quinta-feira, 18 de junho de 2009

Benfica by Jorge Jesus


Jesus já fala á Benfica , sem fugir ao seu estilo habitual. Confesso que ao ouvir o seu discurso arrogante q.b. sinto saudades de ouvir Quique. No entanto o que conta é os resultados e como tal espero que Jesus não se fique pelas promessas. Assinou por 2 anos e espero que os cumpra na sua totalidade. E que não lhe aconteça como ao seu homónimo Jesus de Nazaré traído e crucificado pelos seus. Força Jesus e força Benfica!

Eleições

Muito se tem falado e escrito sobre a antecipação das eleições para a presidência do Benfica. Mais do que dar a minha opinião , expresso aqui a minha total concordância com essa decisão.
Manuel Vilarinho que teve recentemente alguns comentários infelizes, teve também um com o qual só posso concordar: o Benfica não podia viver até Outubro em clima eleitoral.
Como tal mesmo para os que acham que a antecipação das eleições foi uma manobra de Vieira, não poderão deixar de concordar que eleições já agora , darão maior estabilidade para o resto da época, e fornecerão ao clube um clima mais calmo , logo desde inicio da temporada.
Depois não me restam dúvidas que Vieira ganharia em qualquer uma das datas. Há uma minoria descontente, e confesso que até eu não estou contente a 100%, no entanto o capital de apoio a Vieira é suficiente para ganhar, até porque a concorrência não oferece qualquer tipo de credibilidade. Senão vejamos a candidatura de Bruno Carvalho pintada de um azul comprometedor foi anunciada a bordo de um avião. Este show-off era mais que suficiente para perder credibilidade, mas depois ainda há a questão de se falar muito no Porto por este candidato , ter um mandatário que já se assumiu como boavisteiro de coração e prometer como treinador uma pessoa ligada ao Porto de forma estranhamente perigosa.
Por outro lado , o Movimento Vencer, Vencer juntou em convívio um considerável número de notáveis benfiquistas mas não apresentou candidato. Neste caso em vez do candidato escolher a lista , vai ser a lista a escolher o candidato. Embora me pareça que ninguém queira dar a cara. Para muitos tem em Veiga o elo mais forte, alegadamente porque o último campeonato ganho foi com a mão de Veiga. Lembro no entanto que Vieira também era o presidente nesse ano e que a esmagadora maioria dos jogadores desse plantel haviam sido escolhidos e contratados por Vieira.
Não entendo por isso a atribuição do mérito apenas a Veiga.
Enquanto isso Vieira apresentou candidatura e lista. Mas mais que isso tem a obra feita como imagem de marca. Deixo-vos a seguir , na minha opinião o melhor e o pior da gestão de Vieira até hoje:
Prós:
* Infraestruturas : terminou o estádio iniciado por Vilarinho e criou centro de estágio, fundação, Benfica TV, Clínica .
*Modalidades : Fez renascer quase todas das modalidades , sendo já enorme o número de títulos no seu mandato. Para além conseguiu que elas se tornassem auto-suficientes .
* Formação : Num ano em que a formação consegue quase o pleno de títulos , e não só em futebol, não poderemos dissociar LFV e a sua equipa deste feito.

Contras:
* Existência na sua equipa de personagens com passado relacionado com outros clubes, preocupa-me bastante. Num universo de 6 milhões de benfiquistas haveria certamente outras possibilidades.
* Mais do que contratações falhadas , o que me incomoda é a maneira como sairam do clube activos importantes como foi o caso de Karagounis, Nuno Assis, entre outros sem devido retorno financeiro.
* Falha grave no passado quando acumulou funções de presidente com director desportivo e onde teve falhas graves como o despedimento precoce de F. Santos e deixar fugir Micolli.

Muito se tem falado também no passivo encarnado . No entanto deve-se realçar que grandes equipas mundiais têm também passivos astronómicos e refira-se que deve fazer-se também a comparação entre passivo e activos. Por exemplo, bastaria ao Benfica vender alguns jogadores para acabar com o passivo.
Posto isto aguardo com mais ansiedade novos jogos do meu clube , do que propriamente as eleições . Porque ganhe quem ganhe , será a partir desse momento... o meu Presidente.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Aí está o homem...


Finalmente , parece que está mesmo confirmado. Jorge Jesus vai mesmo ser o futuro treinador do Sport Lisboa e Benfica. Não é que restassem grandes dúvidas , mas no entanto , neste mundo de afirmações e desmentidos, nada como esperar confirmações oficiais.


Como adepto apaixonado de futebol tenho a dizer que aguardo com expectativa a prestação de JJ no Benfica, devido ao discurso gabarolas que sempre o caracterizou. Penso que chegou ao clube certo para provar que é tão bom como diz ser, ou então demonstrar que tudo não passava de bluff ou pura basófia.


Como Benfiquista tenho a dizer que não tenho opinião formada sobre a sua contratação , mas no entanto a partir de hoje , para mim , JJ é o melhor treinador do mundo.


E não tenho opinião formada, pelo simples facto de não achar que seja ele o salvador do Benfica. Neste momento nem imagino qual o treinador que o pudesse ser.


Como tal não deposito nenhum tipo de expectativas em JJ. E entendam o que estou a dizer. Nenhum tipo de expectativas: nem boas , nem más.


Prefiro esperar para ver. No entanto e antes mesmo de ser apresentado, peço aqui um grande favor á direcção e ... aos sócios : DÊEM TEMPO AO HOMEM.
P.S. Será que, se em vez do Benfica fosse a equipa dos tretacampeões a tentar contratar o Jesus, o Braga armaria um barulho igual. Se calhar até ofereciam um ou dois jogadores de brinde, não! ... não sei , digo eu...

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Menino do Rio

Roger Galera Flores de seu nome ou " menino do Rio" como era conhecido , não conheceu o sucesso ao serviço do Benfica , em nenhuma das passagens pelo clube, isto apesar do seu inegável talento. Trago hoje á memória um dos poucos golos que marcou pelo Benfica. No entanto um bonito golo. Foi marcado contra o Moreirense , num jogo que o Benfica ganharia por 4-0. Um golo em que a qualidade do seu pé esquerdo salta á vista. Apreciem e recordem...

terça-feira, 9 de junho de 2009

Fim do Tabu

Finalmente o tabu foi quebrado e a noticia da rescisão de Quique Flores com o Benfica foi confirmada. Diz-se que tudo foi tratado de forma amigável. No entanto na minha opinião este processo foi tudo menos amigável e confesso que fiquei triste com esta novela que se prolongou por tempo demais e debaixo do ensurdecedor silêncio dos responsáveis encarnados. Não sei os pormenores do que se passou , mas vendo á luz das noticias que foram saindo, não me parece que a forma como a direcção tratou da saída do seu treinador fosse a melhor.

Sinceramente , sinto-me bastante desiludido e ao mesmo tempo indeciso em relação ao acerto desta decisão que nem sequer me apetece pensar ou imaginar se o futuro treinador(seja qual for) é a solução ou o inicio de novo problema.

As eleições foram antecipadas para 3 de Julho. Curiosamente algumas das vozes que defendiam eleições mais cedo, são as que agora se queixam da antecipação das eleições. Parece que mais não era que mero bluff. No meu entender ( e outra maneira de ver as coisas) foi uma opção corajosa de LFV que mostrou não ter medo ( e não precisa de o ter na minha opinião).

No entanto parece-me que eleições nesta altura serão , factor destabilizador na preparação da época, na medida em que, quer treinador , quer jogadores a serem contratados ficarão condicionados , ás opções da nova direcção. Mas , é um absurdo, ouvir como já ouvi que não se deveria contratar treinador até ás eleições . E é um absurdo ainda maior quando se sabe de antemão que a pré-época se inicia antes das eleições. Penso que absurdo maior só mesmo imaginar o Azenha a treinador...

Em paralelo com tudo isto, o clube não pára , e vai coleccionando troféus. Queria aproveitar para dar os meus parabéns , á secção de Basquete, pela fantástica época e fantástico título, á Telma Monteiro que ganhou nova medalha de Ouro, á equipa de Futsal que ganhou a Taça de Portugal e vai lançada rumo ao título, ás escolinhas do clube que nos representaram num torneio na Vila das Aves e ganharam em dois dos três escalões em competição ( perderam a terceira nos penaltis), dar os parabéns também aos Infantis A pelo título conquistado, e os parabéns aos Iniciados, Juvenis e Juniores que têm tudo para ser também campeões... e por fim dar os parabéns ao nosso Presidente por colocar de novo as modalidades no rumo das vitórias e colocar a nossa formação no topo de todos os respectivos campeonatos, isto embora não sermos considerados pela CS a grande escola de formação de Portugal ( apesar dos bailes de bola que lhes vamos dando , como no Sábado passado).

E já que falo nisso, não poderei evitar falar nos nossos júniores, para dizer que há muito tempo que não via nos júniores tantos jogadores com capacidades de lutar por um lugar na equipa principal. E deixo o nome de alguns : Ysmael Iartei, Leandro Pimenta, Roderick, Marinho, Nélson Oliveira, David Simão e Lassana Camara.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Petit (grande) classe

Relembrando hoje mais um dos melhores golos de sempre do Benfica, resolvi colocar um marcado pelo Petit ao PSG na Luz. O jogo era para a Taça Uefa e o Benfica venceria o jogo por 3-1. Petit que sempre nos habituou a golos com remates em força , marcaria este através de um fantástico gesto técnico que surpreendeu por completo o guarda redes francês. Apreciem:

quinta-feira, 4 de junho de 2009

tão previsiveis que eles são

Dia 1 : Benfica segue Fulano
Dia 2 : Fulano encantado com Benfica
Dia 3 : Fulano x anos no Benfica
Dia 4 : Fulano já fala á Benfica
Dia 5 : Contrato de Fulano preso por detalhes
Dia 6 : Fulano mais longe do Benfica
Dia 7 : Com Fulano mais longe Benfica vira-se para Sicrano
Dia 8 : Sicrano : Benfica é grande
Dia 9 : Primo do tio de Sicrano reúne-se hoje com Rui Costa
Dia 10 : Sicrano não quer o Benfica
Dia 11 : Benfica insiste em Fulano
Dia 12 : Negócio por água a baixo. Fulano mais longe

Retirei este excerto de um post que escrevi neste blog dia 14 de Maio deste ano, denominado " Abutres". Hoje se substituirem Fulano por Álvaro Pereira verão que não me enganei em nada.
Estes abutres fazem a festa sozinhos , inventam contratações para o Benfica para depois fazrem capas como as de hoje.
Pois fico muito contente que o homem vá para os treta-campeões. Significa que o Chissoko não dá tantas garantias como dizem... a menos que o uruguaio venha para jogar a extremo no lugar do cebola... ou a menos que gastem 4 milhões em 80% do passe para o terem como suplente.
E achei engraçado ler que assinou em 4 minutos. Bem, eu assino o meu nome em poucos segundos, ou ele tem nome ao estilo monárquico ou é meio atrasado na escrita... ou então ainda esteve bastante indeciso...