quarta-feira, 30 de setembro de 2009

outras modalidades


Tal como prometido , cá estou para fazer uma ronda pelo fim de semana vivido pelas modalidades mais mediáticas do Benfica e também pelos escalões de formação do futebol.

Começando pelo futebol os júniores venceram no Caixa Futebol Campus o Portimonense por 3-2 . Os golos foram marcados por Rúben Pinto e pelo inevitável Nélson Oliveira que bisou. Os jogadores comandados por Diamantino Miranda lideram contando por vitórias os jogos realizados.
Os juvenis foram á Figueira da Foz vencer a naval por 1-0 . Sancidino Silva foi o autor do golo que deu a vitória aos encarnados. Diego Lopes desta vez ficou em branco.
Por seu lado os iniciados venceram o Estrela da Amadora por 5-1 , com golos de João Gomes (2), Miguel Lopes e Raphael Guozo(2).

No andebol, e depois da derrota frente ao rival Sporting , o Benfica recebeu e venceu o Sporting da Horta por 31-24. Um excelente resultado tendo em conta as várias baixas na equipa encarnada, e também devido ao momento de indefinição sobre o seu treinador José António Silva , impedido de treinar a equipa por divergências com a Faculdade do Porto, instituição á qual está ligado.

No hóquei em patins o Benfica foi derrotado pelo Porto na decisão da Supertaça. Os encarnados perderam por 6-4 , num jogo marcado por vários erros da arbitragem.

Aproveito também para realçar o comportamento de alguns dos emprestados do Benfica . David Simão ex-júnior marcou o golo que deu o empate ao Fátima na casa do Gil Vicente.

Makukula e Bynia foram novamente titulares e são ambos totalistas nas suas equipas . Zoro e Rúben Lima foram também utilizados 90 minutos no regresso do Setúbal ás derrotas.

Destaque também nesta terça-feira para Urreta que marcou um dos golos do Uruguai , em partida do Campeonato do Mundo de Sub-20.

Estacionar a ... ceifadeira

Aqui estou, com alguns dias de atraso, para falar do último jogo do nosso grande clube Sport Lisboa e Benfica. Mas como se costuma dizer , mais vale tarde que nunca.

Nos últimos anos , começou a ser usada com bastante frequência uma nova expressão no maravilhoso mundo do futebolês. Falo-vos da expressão " estacionar o autocarro" . E utiliza-se esta expressão para definir equipas equipas que defendem com onze jogadores ( e ás vezes mais) em cima da linha de golo.
Ora , e essa expressão foi também usada no passado fim de semana para definir a atitude do Leixões frente ao Benfica. No entanto na minha opinião aquilo que José Mota trouxe de Matosinhos não foi um autocarro mas sim uma ceifadeira, tal a forma como foram ceifando as pernas aos jogadores encarnados.
Ou isso , ou então os jogadores do Leixões , pensavam que estavam a jogar aquele jogo de consola, em se ganha pontos a atropelar pessoas.
Acabaria por terminar o encontro com menos 2 jogadores a equipa de Leixões. E só terminou assim devido á péssima arbitragem que perdoou vários cartões a jogadores do Leixões.
Acham que exagero? Pensem bem:

- Tiago Cintra viu amarelo por mandar a bola para longe e minutos depois escapou a novo amarelo , quando ceifou violentamente César Peixoto.

- Wénio impediu Aimar de marcar rapidamente um livre e não viu amarelo, depois ainda antes do intervalo fez mais duas faltas para amarelo e viu apenas um.

- Benitez nos últimos momentos da primeira parte arrancou Di Maria pela raiz. O fiscal de linha assinalou falta que poderia até dar vermelho directo , e o árbitro revolveu terminar a primeira parte nesse momento.
- Tucker fez penalti clarissimo sobre Ramires e não viu amarelo. Na segunda parte o mesmo jogador , no lance do golo de Ramires fez penalti sobre o Nuno Gomes a um metro da linha de golo. Ainda que o árbitro tivesse dado lei da vantagem, devia ter-lhe mostrado o cartão vermelho.

Sobre tudo isto José Mota diria que os seus jogadores são muito novos e que o árbitro devia ser mais compreensivo. Seguindo o raciocínio do homem, o Benfica pode começar a jogar com os júniores e ir partindo as pernas aos adversários, já que pelos vistos aos jogadores novos é desculpável.

Para além disso o mesmo árbitro daria amarelo a Aimar por tentar marcar um livre , 20 cm desviado do local exacto da falta. A verdade é depois de colocada a bola onde o árbitro queria, Aimar centraria a bola para o primeiro golo do jogo. E depois ainda dizem que os árbitros não têm razão.

Mas falando um pouco sobre o jogo ( Sim , porque houve jogo para além das caneladas), o Benfica venceu novamente de goleada um adversário que não quis jogar á bola. Acabaria por isso por ser um jogo sem grande história , em que deu até para poupar jogadores para a jornada europeia. Destaques individuais para Aimar (cada vez mais o cérebro da equipa) , Cardozo ( que continua a fazer o que se espera dele) David Luís ( desta vez marcou na baliza certa) Ramires ( corre corre corre e marca marca) e também Fábio Coentrão ( sempre com as pilhas carregadas).

Realce para os 43 mil que estiveram na Luz, isto numa semana em que atingimos a bonita marca dos 200 mil sócios e no mesmo dia em que estiveram no Porto a ver o clássico 45 mil pessoas... embora com milhares de bilhetes vendidos a preço de pastilhas para não dizer dados.


terça-feira, 22 de setembro de 2009

E que tal lerem as regras

Fala-se muito em Portugal sobre arbitragem. E normalmente fala-se mal. Dizem que a culpa dos erros de arbitragem é do clima de tensão em que os árbitros vivem, provocado por jogadores , técnicos e dirigentes.
Fala-se muito também, na necessidade da profissionalização dos árbitros. Não discordando desta medida , devo no entanto dizer , que antes de se profissionalizarem os árbitros , é necessário primeiramente profissionalizar comentadores desportivos e jornalistas desportivos. Aliás nem sei se ser comentador de futebol chega a ser uma profissão. É que como o mais recente caso do Carlos Azenha demonstrou eles pouco percebem do assunto.
Uma coisa é estarem sentados numa cadeirinha a debitar parvoíces, outra bem diferente é pôr uma equipa a jogar á bola. E se pensarmos bem na maioria de comentadores da bola que por aí vemos , dá que pensar por que raio é que alguém lhe dará ouvidos.
Pergunto-vos : o que é que pessoas como C. Azenha, Luis Freitas Lobo, Rui Santos , A. Tadeia, entre muitos outros já fizeram para poderem criticar ou elogiar quem quer que seja.
Mas voltando á arbitragem , o problema agrava-se quando estes pseudo-comentadores e jornalistas dão opiniões sobre arbitragem . Das duas uma , ou são parciais ou desconhecem as leis de jogo.
Se desconhecem as leis de jogo , logo não deviam dar opinião sobre essas matérias , porque dando opinião correm o risco de enganar quem os ouve e vê. Se são parciais pior ainda.
Posso aceitar que jogadores e treinadores puxem a brasa á sua sardinha , e em último caso aceito que alguns participantes de debates futebolísticos em que cada um defende o seu clube, sejam parciais também. Agora um jornalista e um comentador jamais poderão ser parciais.
Tudo isto para falar sobre o lance que originou o penalti que daria a vitória ao Benfica no jogo com o Leiria. Em directo nas rádios e na televisão, e mesmo mais tarde , houve quem pusesse em causa a legalidade do lance. Ora , isso demonstra um total e completo desconhecimento das leis do futebol. Ou no pior cenário PARCIALIDADE.
Dei-me ao trabalho de ir ler as leis que regulam o futebol e uma delas diz mais ou menos isto:
- Qualquer jogador que ao tentar jogar a bola , coloque (com o seu movimento) em causa a sua integridade física ou do adversário deverá ser punido por jogo perigoso, havendo lugar á marcação de livre indirecto.
- Se para além do jogo perigoso houver ainda contacto físico haverá lugar á marcação de livre directo. Penalti se tal ocorrer dentro da área.
- Se o jogo perigoso parar um lance de golo iminente, o jogador infractor deverá ser expulso de jogo.

Como tal esta é uma lei que não deixa espaço para dúvidas. Não só foi penalti como o jogador do Leiria deveria ter sido expulso. Não entendo portanto a impunidade com que deixa passar este facciosismo de jornalistas e comentadores que influenciam opiniões de adeptos menos informados.
Mas a verdade é que esta é a realidade em que vivemos . Num país onde se passam repetições apenas quando dá jeito, onde comentadores só falam quando lhes dá jeito, onde se brinca com linhas virtuais como der jeito, enfim.
Por isso mais uma vez digo: em vez de se profissionalizar os árbitros o melhor será profissionalizar os jornalistas.

o teste mais dificil

O Benfica somou este fim de semana a 4ª vitória seguida no campeonato , algo que já não acontecia á bastante tempo. No entanto este terá sido o teste mais difícil á equipa encarnada até agora. Na minha opinião o Leiria foi a equipa que mais dificuldades criou á defesa encarnada até agora no campeonato.

O Leiria apresentou-se em campo com um sistema de três centrais, curiosamente um sistema ,sobre o qual, Jesus afirmara depois do jogo com o Setúbal, ser um sistema que beneficiava a equipa encarnada. Que o Benfica gostava de jogar contra equipas que jogam com três centrais.

No entanto a inovação de Manuel Fernandes acabaria por ser a colocação de dois médios defensivos logo á frente dos três centrais o que dificultou e muito a criação de jogo pelo meio do terreno. A solução estaria nas faixas , não fosse a noite apagada de Ramires e especialmente Di Maria. Para além disso tanto Maxi como Shaffer estiveram pouco activos no ataque.

E aqui esteve o principal problema do Benfica na noite de Domingo . Notou-se também o desgaste nalgumas unidades influentes encarnadas provocado pelo jogo europeu, e em especial Ramires, Di Maria e Maxi.

Na frente o ainda inadaptado Keirrisson não conseguiu fazer esquecer Tacuara Cardozo.

Apesar de tudo o Benfica começou bem o jogo marcando aos 4 minutos. Sofreria mais tarde um golo contra a corrente , resultante duma má opção de David Luís e no meu entender numa deficiente opção defensiva da equipa á marcação do livre pelos leirienses.

Reagiria da forma possível o Benfica , não obstante a interessante e louvável atitude atacante do Leiria que através de contra-ataques procurou sempre o segundo golo.

O Benfica chegaria de novo á vantagem, através de uma grande penalidade , depois de bela jogada entre Aimar e o recém entrado Nuno Gomes, curiosamente pelo centro do terreno.

Venceria então o Benfica este jogo, sendo o triunfo justificado pela raça e querer demonstrados pelos jogadores encarnados.

Destaque individuais neste jogo para Aimar. Jogou e fez jogar. Defendeu e atacou. E também para Javi Garcia. Começam-me a faltar palavras para definir este fantástico jogador.

Palavra final , para os adeptos que transformaram o estádio de Leiria num mini Estádio da Luz.

Ouvi dizer que os preços dos bilhetes eram algo exagerados. Talvez fosse porque a maioria das cadeiras eram a estrear.Talvez... A verdade é que o Benfica é cada vez mais o abono de família de muitas equipas portuguesas. Pena é que muitas vezes se esqueçam disso...

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

outras modalidades


Graças ao canal BenficaTV , todos os adeptos encarnados podem agora acompanhar bem de perto o dia a dia do clube. No futebol sénior, escalões de formação e outras modalidades. Como tal, tentaremos deixar aqui semanalmente alguma informação sobre os júniores e sobre algumas das modalidades mais importantes do clube.
Comecemos então pelos júniores do Benfica que venceram no sábado o Farense por 9-0. Uma goleada expressiva que na verdade até acabaria por se revelar escassa face ao domínio arrasador do Benfica. Os golos foram marcados por Nélson Oliveira (3) Ruben Pinto (2) Francisco Júnior (2) Roderick e Lassana Camará. Para além dos já conhecidos Nélson Oliveira e Roderick, destaco no jogo de Sábado as actuações de Ruben Pinto, Lassana Camará e Francisco Júnior. Lassana e Ruben Pinto muito bem na armação de jogo e Júnior uma lança apontada á baliza adversária.
O Benfica lidera com 4 vitórias em 4 jogos.
No futsal o Benfica foi ao terreno do rival Freixieiro vencer por 5-3 na segunda jornada do campeonato. Num terreno tipicamente dificil o Benfica teve que suar para vencer mais um candidato ao título depois de na primeira jornada ter vencido outros candidato a Fundação Jorge Antunes por 5-3. Neste jogo , valeram ao Benfica os golos de Joel Queirós, Davi, Costinha, Gonçalo Alves e Zé Maria.
O Benfica lidera com duas vitórias em dois jogos.

No andebol o Benfica perdeu na visita ao eterno rival Sporting por 37-28. Depois de na primeira jornada ter vencido na Luz o ABC, o Benfica perdeu no terreno de outro candidato ao título.


sábado, 19 de setembro de 2009

cuidado com as euforias

Mudam as competições e o Benfica continua na senda das vitórias e do bom futebol. Já tive a oportunidade de ver o jogo completo na BenficaTV, mas ontem por motivos profissionais apenas pude ver em directo a primeira meia hora de jogo. E a verdade é que não foi uma meia hora fácil. E explico porquê: junto a mim assistiam também ao jogo vários adeptos encarnados, e apesar de aceitar que o Benfica não teve uma entrada flagrante em campo, muito me custou aceitar que esses mesmos adeptos começassem logo a partir dos 10 minutos a dizer as mais inacreditáveis barbaridades. Que não jogavam nada, que parecia que andavam com o sono, que tinham medo da bola, e que os suplentes não valiam nada... enfim.

Ora, isto durou até que Nuno Gomes marcou o golo inaugural e o que era mau passou a ser bom. No entanto é preciso reflectir nisto. Será que agora , para sermos bons temos que golear sempre ? Temos que marcar logo aos 2 minutos? Temos que massacrar?

Para alguns adeptos parece que sim. E isso para mim , não tem qualquer tipo de explicação. Esta onda de euforia , está a tornar-se de tal modo grande, que não tenho dúvidas em dizer, que se no Domingo jogássemos com o Barcelona e aos 20 minutos não ganhássemos já por 3-0, haveria alguém a queixar-se da equipa.

Falta aqui bom senso, e boa dose de humildade. Por exemplo no jogo de ontem as pessoas esquecem-se que jogávamos contra uma equipa que praticamente ganha todos os jogos que disputa e é tetra-campeã da Bielo-Rússia. Acredito que há quem desvalorize serem da Bielo-Rússia , mas possivelmente muitos destes jogadores seriam internacionais russos , se não tivesse existido o desmembramento territorial.

E deve-se também lembrar que ainda o ano passado na Champions League, quer Juventus , quer Real Madrid , viram-se e desejaram-se com esta mesma equipa.

Por tudo isto há que ter sempre em mente , que do outro lado do campo , vai haver também sempre uma equipa , que também vai lutar , correr e suar , da mesma forma que o Benfica o fará, e como tal , não se pode pedir que o Benfica goleie ou ganhe sempre de forma categórica.

Mas falando mais do jogo de ontem, na minha opinião foi uma excelente vitória, pode-se dizer que de alguma forma calculista. Parece-me que o Benfica jogou q.b.

Não posso evitar destacar um jogador no jogo de ontem : MAXI PEREIRA. O homem fez uma exibição fantástica, sabendo-se que ainda há pouco estava na sala de operações. Maxi Pereira , na minha opinião personifica hoje em dia a mística encarnada. Força, Raça, coragem, determinação e espirito de sacrificio.


terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mais quatro pastéis...

Mais um jogo , mais uma vitória, mais uma goleada. Que bem que me sabe , escrever isto. No entanto parece-me que o Benfica nos está a habituar um bocado mal, mas pronto, vamos aproveitar enquanto dura.
Na minha modesta opinião , não foi um brilhante jogo de futebol. Parece-me que o Benfica falhou imenso no último passe, e pecou por vezes na excessiva vontade dos seus jogadores em querer jogar bonito, fazendo mais um passe para o lado , quando o ideal seria rematar desde logo á baliza.
Disse antes do jogo , que ganhar por menos que 3 golos era derrota, uma vez que este Belenenses me parece ainda muito verde para estas andanças , apesar de no entanto lhe perceber capacidade de crescimento a médio prazo. E muito ajudaria se o Filipe Bastos fosse titular por exemplo.


Como tal não foi surpresa para mim , o golo madrugador de Saviola ( e que golo!!!) . No entanto, estranhei um pouco a forma mais calma, como o Benfica geriu o jogo a partir daí. No entanto , e ao contrário do ano passado em que se deitavam á sombra da bananeira mal se apanhavam em vantagem , o Benfica de ontem após o golo, apesar de atacar menos vezes, exercia uma pressão enorme sobre a bola ainda no meio campo azul. De referir neste aspecto Ramires e Aimar que recuperaram uma enormidade de bolas logo á saída da área dos homens de Belém.
E as poucas que passavam por eles esbarravam quase invariavelmente em Javi Garcia. E por falar no espanhol , deixem-me que vos diga que fui um daqueles que achou uma loucura o que pagámos por ele, mas a verdade é que poucos jogos depois já me convenceu e é já um dos meus preferidos do plantel.
Quem não precisou de me convencer foi Ramires, jogador que eu já conhecia bem. E acreditem que ele ainda não mostrou um terço daquilo que pode dar. Fez novamente um excelente jogo.
Muito bem estiveram também os dois centrais e também há que dizê-lo : Ruben Amorim. O homem joga bem em todo o lado... mas a verdade é que infelizmente não terá muito espaço no onze.
Aimar esteve ontem (na minha opinião ) muito melhor a defender que a atacar, onde falhou ínumeros passes. Cardozo esteve péssimo como sempre está quando regressa da selecção. Acho que JJesus já devia ter percebido isso.
César Peixoto não me fez esquecer Shaffer nem de perto nem de longe. Saviola mostrou que ao contrário do que muitos dizem não está no Benfica por estar acabado, muito pelo contrário.
Di Maria esteve um pouco apagado muito por culpa das entradas assassinas do Mano e com a complacência do senhor do apito , que mais uma vez só tinha amarelos para homens do Benfica. A vergonha continua meus senhores. E ainda vejo pessoas com a pouca vergonha de dizerem que o Benfica foi ajudado porque o 4º golo é ilegal...

Voltando ao jogo, dizer também que Coentrão entrou mais uma vez muito bem e que Keirrison apesar de muito nervoso, fez mais passes e tabelinhas ontem em meia hora do que lhe vi fazer num ano de Palmeiras. E isso parece-me trabalho de Jesus. E nunca pensei que ele conseguisse pôr o Keirrison jogar para a equipa, logo ele, que sempre se habituou a que todos jogassem para ele.
Como disse no início, espero que esta onda vitoriosa se mantenha porque estou muito apreensivo com certas coisas que vou assistindo nos nossos e em outros jogos desta nossa Liga. Mas pode ser só impressão minha...


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Feitos num 8

Assistiu-se ontem na Luz a uma goleada das antigas. Para me lembrar de algo parecido sou forçado a recuar bastante no tempo e vem-me á memória igual chapa 8 que espetámos ao Famalicão e se não estou enganado um jogo da taça de Portugal em que ganhamos por 12 ao Marinhense, na altura do Cannigia.
No entanto , no futebol de hoje são cada vez mais raros resultados como estes,e ainda mais na nossa Liga, rainha dos 0-0.
No entanto há que pensar bem no que se passou ontem. Antes demais dizer que fiquei contente pelo resultado e por ter sido contra este treinador. Por ser o treinador que o BCar(v)alho nos queria impingir e muito mais pelo quantidade de basoseiras que ele sempre disse sobre o Benfica enquanto pseudo-comentador de televisão.


A verdade é que depois de uma pré-época no mínimo bizarra do Setúbal , com mil e uma entradas e mil e uma saídas, com milhares de jogadores á experiência, a verdade é que o Setúbal e o seu treinador iniciam a temporada sem ter por exemplo um central em condições, e com a equipa sem ponta por onde se lhe peque.


Por isso a vitória de ontem era mais do que exigível ao Benfica e sempre por larga margem. Aliás tive o cuidado de referir antes do jogo que menos de 5 era derrota.
Como hábito , o Setúbal apresentou-se também na Luz com o seu autocarro improvisado na frente da baliza. O problema é que esqueceram-se de fechar as janelas e foi só ver as bolas passar.
Para mim o ponto positivo deste jogo é apenas o facto de demonstrar ás equipas pequenas o que lhes pode acontecer se resolverem jogar na Luz de igual forma.
Quanto aos jogadores encarnados deixem-me destacar Saviola que mostrou que um avançado não precisa marcar golos para fazer um grande jogo. Foi para mim o melhor em campo. Aimar mostrou novamente pormenores de génio ajudando a confirmar a ideia de que é o melhor jogador do nosso campeonato ( pelo menos para mim). Ramires é já referência da equipa e acreditem que ele pode jogar ainda muito mais que isto. E por fim Cardozo que fez o seu primeiro hat-trick em Portugal.
Não podemos no entanto embandeirar em arco , porque este jogo, não me parece que sirva de base para qualquer tipo de julgamento. Foi fácil demais.
No entanto agradou-me bastante a procura incessante de golos que durou até aos 90 minutos. Pena aquele deslize final de Quim, mas a verdade é que já começa a ser habitual.