quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Adeus ENKE


Se há post que nunca esperava nem queria escrever era este . Morreu ontem, dia 10 de Novembro de 2009 Robert Enke. Morreu um dos nossos. E não é fácil ver partir alguém assim aos 32 anos , especialmente um de nós. Enke não teve uma vida fácil longe disso. Há pouco anos viu falecer por doença uma filha . Lara era o seu nome. E não haverá por certo dor maior que perder um filho. Pouco tempo depois Enke contraiu uma doença no estômago de diagnóstico complicado, que lhe roubou alguns meses de futebol. Lutador como sempre , reergueu-se e subiu por mão própria ao topo dos melhores guarda-redes da liga alemã e á selecção do seu país.

No entanto ontem, aparentemente por suicídio, decidiu abandonar-nos e partir para junto da sua pequena Lara. Esperemos que junto dela encontre a felicidade que teimou em fugir-lhe em vida.

Ninguém merece morrer aos 32 anos ,e Enke muito menos. Grande guarda-redes e fantástica pessoa . Realce para a dedicação que tinha para com os animais, sendo que aquando da sua passagem pelo Benfica, adoptou e deu abrigo a ínumeros cães de rua, salvando-os de destino cruel .

Para muitos Benfiquista , havia ainda o sonho de o ver regressar ao Benfica, e o próprio admitira recentemente que o Benfica lhe ficara no coração e gostaria de voltar. E começava-se a falar na possibilidade de vir mesmo no final desta época. Já não virá.

No entanto ficará para sempre no coração da família benfiquista , e um lugar no quinto anel, é seu por direito próprio.

Adeus Robert Enke. Que encontres a paz que te faltou em vida. Adeus e até sempre.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Outro olhar

Num fim de semana em que o Braga-Benfica centralizou atenções , houve muito mais Benfica para ver e apoiar. E disso que falaremos agora na habitual ronda pelas modalidades e futebol de formação.

INICIADOS A: Seguem imparáveis os iniciados A do Benfica que desta feita venceram o Samora Correia por 10-0. Em destaque esteve mais uma vez Rui Caniço , autor de sete golos (sim , 7 golos!). Rafael Almeida, Miguel Miguel, e Miguel Lopes marcaram os restantes golos.

JUVENIS A : Os juvenis venceram o Torreense por 3-0 com dois golos do inevitável Diego Lopes e um de Miguel Herlein. Os júniores não estiveram em acção este fim de semana.

HÓQUEI: No hóquei em patins o Benfica recebeu na Luz o arqui-rival Porto. Iniciaram bem o encontro os encarnados alcançando até uma vitória parcial de 2-0. No entanto a equipa não conseguiu suster a resposta azul e branca e dando mostras de alguma inexperiência acabaria por deixar-se empatar a 2 golos , resultado que se manteria até final.
VÒLEI: depois de 5 vitórias em 5 jornadas e sem qualquer set perdido , os comandados de José Jardim deslocaram-se á 6ª jornada ao terreno do Guimarães, equipa que também ainda não tinha perdido qualquer jogo na competição. Num jogo frenético , mas por vezes mal jogado o Benfica venceria por 2-3 com os parciais (25-22, 25-27, 16-25, 25-19, 17-19). O Benfica segue assim isolado na liderança do campeonato.
FUTSAL: no sábado passado a equipa de futsal do Benfica deslocou-se a Mogadouro para realizar o encontro referente á 8ª jornada do campeonato nacional. Acabaria por ser um jogo de loucos. Ao intervalo o Benfica vencia calmamente por 5-1. No entanto grande resposta da equipa do Mogadouro que chegaria ao empate a 6 bolas a poucos segundos do fim . No entanto Gonçalo Alves a 5 segundos do fim marcaria o golo da vitória encarnada por 6-7. Golos de Costinha (2), Ricardinho(2), Arnaldo, Joel e Gonçalo Alves.
Já nesta terça feira e em jogo em atraso da 4ª jornada o Benfica venceu fora o Boticas por 6-1 com golos de Ricardinho(3), Arnaldo, Davi e Joel. Os encarnados seguem em 2º lugar a 2 pontos do líder Belenenses.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

a vergonha continua


Confesso que passados todos estes dias ainda não me é fácil escrever sobre o Braga - Benfica de Sábado passado. No entanto cá vai:
Se calhar a melhor coisa é começar pelo principio , e começar dizendo que o Benfica entrou excessivamente e estranhamente nervoso em jogo contrapondo com um Braga pressionante e agressivo. O tal nervosismo encarnado mostrava-se nos passes errados e nos tempos falhados de entradas á bola, o que levou a três entradas perigosas sobre os adversários . Á terceira delas , corriam 6 minutos de jogo, Coentrão viu o primeiro amarelo do jogo. Já antes , confesso , Cardozo poderia também ter visto o amarelo.
No entanto dessa falta de Coentrão surgiria o primeiro golo do jogo, num lance em que para além do mérito de Hugo Viana, parece-me haver algum demérito de Quim.
E até aquele momento , o Braga vencia e dominava o jogo sem espinhas. No entanto o Benfica reagiu bem e acabaria por ter até ao fim ocasiões suficientes para ganhar o jogo. Jogo esse que acabaria por ser um jogo emotivo e disputado. O Braga marcaria o segundo golo em contra-ataque matando o jogo. O Benfica poderá queixar-se muito da falha na finalização e da forma nervosa como entrou em campo.
No entanto houve outro jogo , dentro do próprio jogo. Eu explico: hoje em dia fala-se muito em estatísticas. E a estatística que mostra que o Benfica perde a grande maioria dos jogos em que o árbitro é Jorge Sousa incomoda-me. Porque será?
Depois do tal primeiro golo do Braga o Benfica reagiu bem e criou vários lances de ataque. Num deles ganhou um livre lateral, um igual a tantos outros que já deram golo neste Benfica 2009/2010. Aimar marcou o livre e o árbitro de pronto parou a jogada marcando uma suposta falta ofensiva na área. A verdade é que do lance nenhum perigo resultaria , mas fiquei sem perceber que falta teria sido marcada.
Minutos mais tarde o Benfica ganha novo livre lateral. Aimar marca , o árbitro apita e Luisão marca golo. No entanto o lance estava parado por nova suposta falta. Percebi então que a táctica de Jorge Sousa era apitar logo que Aimar marcava os livres, talvez lembrando-se da eficácia do Benfica nestes lances.
Explica o árbitro que viu Cardozo agarrar a camisola de Leone, central do Braga. Curioso é que não conseguiu ver alguns centímetros acima o cotovelo de Leone espetado no pescoço de Cardozo. E aceitando que marcasse falta de Cardozo, muitos penaltis teria que marcar durante os jogos.
A verdade é o que o golo foi anulado e o circo tinha começado por fim. Até ao fim da primeira parte Vandinho e João Pereira escaparam á expulsão sem se perceber porquê, e o ágil olho de Jorge Sousa viu Saviola simular penalti , vendo por isso o amarelo.
Na segunda parte e já sem Cardozo ( que na verdade nada jogou na primeira parte) e Leone expulsos no túnel, a paródia continuou. João Pereira cortou duas vezes a bola com a mão á entrada da área ,mas o ágil olho de Jorge Sousa nada viu. Mais tarde fez falta igual á que motivou o amarelo a Coentrão, mas a verdade é que desta feita o árbitro não mostrou o cartão que seria o segundo. Mais tarde também não viu mão na área de Evaldo e nem penalti em entrada assassina sobre Di Maria (e aceito que neste lance a bola tenha saído). E o mesmo árbritro que marcou falta atacante de Cardozo num contacto com Leone não viu Keirrison ser abalroado na área bracarense. Como também não viu Alan esbofetear Ramires ou João Pereira ( sempre ele ) provocar quase todos os jogadores encarnados. Pegando nas palavras de Hugo Viana : " MUITO BEM JORGE; MUITO BEM !"
E agora resta-me falar na parte mais mediática do jogo: o intervalo. Primeiro deixem-me que vos diga que tudo aquilo que ali se passou me pareceu encomendado ou pelo menos ensaiado. A verdade é que á entrada do túnel Saviola, Maxi, Cardozo e treinador adjunto do Benfica foram agredidos por jogadores do Braga á meio metro do fiscal de linha, e supostamente dentro do túnel Cardozo e Leone envolveram-se em confrontos o que levaria Jorge Sousa a expulsá-los.
Ora aqui o estranho é saber porque razão é que eles foram expulsos e não foram expulsos Vandinho, Mossóró e Ney, autores das agressões á entrada do túnel á vista das câmaras( e milhões de espectadores) e dos ÀRBITROS.
Talvez porque não desse jeito a alguém... sei lá.
Mas o pior é que soube-se dias mais tarde que só eles iriam ser castigados apesar de não haver imagens de nada , e aqueles de que há imagens passaram impunes. Lembro a todos que por exemplo Luisão foi no ano passado castigado por recurso a imagens.
Como tal e porque o futebol português é a vergonha que é, começo a achar que estará na hora de os dirigentes do Benfica tomem as medidas necessárias , sejam elas abandono do campeonato português, boicote á Federação, ou o que quer que seja.
Espero também que no jogo da segunda volta , este jogo não esteja esquecido pelos adeptos e que se dê aos jogadores do Braga o tratamento que merecem.
Por fim dizer, que gostei muito das palavras de Luisão no final do jogo, quando ironizou com a alegria dos jogadores e treinadores do Braga. De facto parecia que tinham ganho muito mais que três pontos . E não duvido nada.