sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Manobras de diversão

Como já expliquei há algumas semanas , tem-me sido cada vez mais complicado manter a regularidade dos meus posts neste blog. No entanto tenho acompanhado com bastante atenção, tudo o que se tem passado no nosso futebol. O Benfica está neste momento , a dez jornadas do fim , na pole-position para a conquista do título. Com mais um ponto que o Braga e mais seis que o Porto, o Benfica só depende de si para ser campeão. E se é certo que o calendário do Benfica não é fácil, também é certo que é nas horas dificeis que surgem os verdadeiros campeões.
Muito se tem falado sobre a falta de frescura da equipa encarnada , no entanto o que mais me preocupa para o que resta de campeonato são as manobras de bastidores. Já neste Sábado o Benfica tem uma deslocação difícil a Matosinhos para defrontar o Leixões e correm rumores que algo esteja a ser preparado para complicar a vida da comitiva benfiquista.
Bem sei , que este é um blog sobre o Benfica , mas não posso evitar falar aqui sobre outros clubes e sobre situações que me causaram sentimentos que nem consigo definir. Falo por exemplo da conferência de imprensa que o plantel portista deu no passado fim-de semana. Nem tenho palavras para descrever tamanha palhaçada. Foi das coisas mais tristes que já vi na minha vida. Acho que perderam por completo a noção do ridículo.
Nesta semana surgiram também noticias de uma vigília de adeptos do porto, de braga e do boavista, a favor da verdade desportiva. Depois disto só falta vermos Hugo Chávez numa vigília pela pluraridade politica , ou melhor , imaginar Hitler numa vigília pelos direitos humanos.
Por fim , digo-vos , que assisti a alguns momentos do recente Porto- Braga e mais importante que o resultado foi ouvir as duas claques a prestarem constante vassalagem ao nosso clube, gritando incessantemente o nome do Benfica. Somos mesmo grandes!!!!!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

contas furadas



Na semana passada , em conversas com alguns amigos benfiquistas, atrevi-me a dizer que vencendo o Benfica os jogos com Leiria, Setúbal e Belenenses (aparentemente fáceis), e vaticinando um deslize do Porto,chegaria á 20ª jornada com 8 pontos a mais que os fumegantes, o que praticamente daria o título ao Benfica. Na minha opinião , claro. No entanto disse também , que o difícil seria vencer o Setúbal. E pensava assim por três motivos:
Primeiro porque o Setúbal á agora treinador pelo treinador que mais baralhou a táctica a Jesus na primeira volta do campeonato. Em segundo porque á semelhança do que acontecera em Olhão , o Benfica podia vacilar em véspera de clássico. E em terceiro , porque nos últimos anos o Benfica foi-nos habituando a falhar nos testes mais fáceis. E estou-me a lembrar por exemplo do Olhanense este ano, o Trofense o ano passado, entre outros.
Infelizmente o jogo de sábado á noite confirmaria as minhas piores expectativas. O Benfica apresentou-se em campo desconcentrado, nervoso, trapalhão, e nem o primeiro golo da partida caído dos céus , melhorou o panorama. David Luís, tantas vezes heróis, marcou um golo impensável ... na própria baliza , e tornou-se vilão. Mas não esteve sozinho. Maxi Pereira, Aimar, Javi, Saviola, Carlos Martins e Cardozo foram a pálida face da exibição encarnada.
A única coisa de bom que retirei deste jogo , foi ver Aimar e Carlos Martins roendo as unhas no banco , mostrando que a equipa está unida em torno de um objectivo, e ver Cardozo pedir desculpa por falhar o penaltie, mostrando que sabe o que realmente importa no Benfica: os adeptos.
E já que falei no penaltie , deixem-me dizer que foi preferível que Cardozo tivesse falhado aquele penaltie . Ou então este título que vamos ganhar, seria sempre lembrado como o título que o Zoro nos deu, como já ouvi alguns "des"portistas insinuarem. Os mesmos que tanto falaram do golo anulado ao Setúbal , mas esqueceram-se dos penalties sobre Di Maria e Javi Garcia e ainda uma mão na área de Zoro que o árbitro não viu. Os mesmos que já se esqueceram de há poucos anos , ganharem um campeonato á custa de um lançamento de linha lateral , com o jogador a executá-lo um metro dentro de campo.
Mas , voltando ao desaire do fim de semana, e ás minhas contas para o título. A verdade é que complicou , mas agora só lhes resta irem ganhar pontos , onde seria aceitável perdê-los.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O nosso futebol

Parece mentira, mas pela primeira vez, vi fazer-se justiça no futebol. Depois dos vergonhosos acontecimentos do túnel de Braga, e em que Cardozo foi o único castigado e aparentemente sem nada ter feito, eis que , passados largos meses, surgem os merecidos castigos para os jogadores do Braga. Mesmo, assim, ainda houve , indivíduos com a lata de dizer publicamente que os castigos eram injustos, porque não havia provas... NÃO HAVIA PROVAS! ... então o Mossóró espeta dois bofardos na cara do Cardozo a meio metro do fiscal de linha e em directo para milhões de pessoas, e não há provas??? Tenham vergonha.
Na segunda-feira, fechou-se a janela de Inverno , no que tocava a transferências, e mesmo em cima da hora, o Braga resolve contratar por empréstimo , o médio defensivo Olberdram do Maritimo. Confesso que achei , algo estranho , o Braga contratar mais um trinco uma vez que tem Vandinho e até Hugo Viana. E não é que no dia a seguir surge a noticia do castigo de Vandinho por três meses. Quem diria ! Parece que estavam a adivinhar? Até parece que já sabiam... mas não claro que não...
Curiosamente, responsáveis do Braga, vieram queixar-se do timing do castigo, uma vez que já estando fechado o mercado , não poderiam comprar uma boa alternativa a Vandinho... Que pena!!! Será de mim, ou parece-me que os castigos aos jogadores servem também para penalizar as equipas pelos seus erros. E que penalização teria uma equipa , que vendo um jogador seu castigado, pudesse ir logo contratar outro igual ou melhor.
Por falar em transferências, muita gente (incluindo eu),achou estranho que o Porto (3º classificado) emprestasse um avançado (Renteria) ao primeiro classificado (Braga). Mas hoje, quando vi Renteria falhar um penalti, que colocaria o Braga fora da Taça de Portugal, onde ainda está o Porto, percebi bem melhor.
E é por estas e por outras que considero o Porto o único e verdadeiro adversário na luta pelo título. E tendo em conta o que se passou na Madeira , no passado Sábado, a luta não vai ser muito leal.
Por fim deixem-me dizer que acho que Javi Garcia deve ser castigado pelo que fez. Mas só espero que o critério se mantenha parcial.