quinta-feira, 24 de março de 2011

Na habitual ronda pelo que se passou nos últimos dias no universo encarnado, começo por falar no Vóleibol, onde a equipa de José Jardim segue imparável na liderança do campeonato nacional. Em jogo da 6ª jornada da segunda fase vitória sobre o Guimarães por 3-1.

No futsal , em jogo da 21ª jornada vitória sobre o AMSAC por 5-1. Golos de Arnaldo(2), Gonçalo, Diego Sol e Davi. No futsal o Benfica segue também em primeiro.

No basquetebol depois de vitória sobre o Ginásio por 74-78 o Benfica caiu esta quarta-feira aos pés do Porto perdendo em casa por 84-103. Um péssimo resultado de uma equipa que vai pagando caro o desgaste provocado pela participação nas competições europeias e por erros de casting na contratação de jogadores. No entanto ainda tudo é possível e acredito que nos playoffs o Benfica terá uma palavra a dizer.

No hóquei vitória por 6-0 sobre os espanhóis do Loret em jogo da 1ª mão dos 1/4 final da Taça Cers. Já esta terça -feira , vitória sobre o Gulpilhares por 9-2 em jogo da 22ª jornada do campeonato. O Benfica apesar de ter os mesmos pontos do porto segue em 2º lugar.

No andebol , jornada dupla que começou com derrota fora com o Porto por apenas um ponto: 27-26. E já esta quarta vitória caseira sobre o Belenenses por 32-23.

No futebol de formação os júniores ganharam em casa no passado sábado ao Braga por 7-1, com o destaque do jogo a ir para o guarda-redes encarnado , Ederson a marcar um golo de baliza a baliza. No entanto já esta quarta o Benfica foi derrotado fora pelo Porto por 2-1, naquela que foi a 3ª derrota encarnada na fase final do campeonato, tornando-se assim a conquista do campeonato quase impossível.

O exemplo Artur Agostinho


Faleceu esta semana Artur Agostinho. Podem estranhar o facto de vir aqui escrever sobre um confesso sportinguista num blog de incondicional apoio ao Benfica. Mas entendo que o devo fazer na medida em que Artur Agostinho , ao longo dos anos, conseguir ir exprimindo o seu amor pelo Sporting , sem nunca ter atacado ou difamado o Benfica ou qualquer outro clube. Homem dos sete oficios marcou gerações que o seguiram através da televisão, do cinema e especialmente da rádio e dos relatos televisivos. Eu que apenas acompanhei o seu final e pós -carreira aprendi a admirá-lo não pelas suas qualidades profissionais mas muito mais pelas suas qualidades humanas.

Artur Agostinho devia servir de exemplo para muitos sportinguistas e portistas que passam a vida a destilar ódio ao Benfica, sempre que abrem a boca. Artur Agostinho era a prova que se pode apoiar um clube sem espezinhar outros. Na recente gala de homenagem ao Eusébio, Artur Agostinho subiu a palco , e de lá de cima , ele sportinguista convicto, viu uma plateia na sua maioria benfiquista aplaudi-lo efusivamente. Porque ele merecia. E porque os benfiquistas sabem diferenciar de sportinguistas e portistas de lagartos rastejantes e tripeiros asquerosos.

Agora que partiu, não ficaria mal se muitos dos que ,com mérito ou não , vão aparecendo pela nossa imprensa, lhe seguissem o exemplo apoiando a sua equipa e deixando o Benfica em paz.

Saudações Benfiquistas Ricky

terça-feira, 22 de março de 2011

génios e pequenos diamantes




Sou obrigado a iniciar este post dizendo que o golo de ontem de Gáitan foi uma obra de arte, um hino ao futebol. Quando um dia alguém quiser exemplificar o que é uma jogada de ataque de excepção este é o melhor exemplo. E nem sequer falo no remate final. O golo até podia ter sido ás 3 tabelas que era um golão na mesma. Mas aquela jogada merecia um remate assim. Aquilo é magia pura, uma imagem para ver e rever. Uma jogada que começa como sempre numa bola recuperada na raça por Javi Garcia, passa pelo talento de Aimar, segue na correria desenfreada de Maxi que coloca para Cardozo que amacia a redondinha para o toque de classe de Gáitan. Um golo do outro mundo. Um golaço!


Um golaço depois de outro. Já o segundo golo tinha sido um grande golo. Um golo trabalhado em meninos de rua. Aimar e Saviola jogam de olhos fechados e depois do grande passe de Saviola nada melhor que ver a forma delicada como "El Mago" Aimar acaricia a bola para depois a colocar no fundo das redes. No meio de tanta estrela não tenho problemas em dizer que Aimar foi o melhor jogador que já vi até hoje jogar em Portugal. Aquele homem é classe pura !


Nico Gáitan é outro tipo de jogador. A minha opinião sobre ele é polémica. Nico Gaitan é candidato a ser um jogador fora de série no mundo da bola. No entanto a forma desplicente como ele aborda certos lances defensivos pode ser perigosa. Repetidas vezes vemos Nico a perder bolas e a não se importar sequer em tentar recuperá-la. Melhorando esse aspecto temos craque. Mas comparando este primeiro ano no Benfica com o primeiro ano de Di Maria no Benfica e... nem precisamos dizer mais nada.


Jara é outro diamante. O problema é que ainda é um diamante em bruto. Acho que a primeira fase para o tornar melhor jogador era alguém informar o moço de que há mais pessoas da equipa dele em campo, e não vinha mal ao mundo se passasse a bola a alguém de vez em quando.


O post já vai longo e não dá para falar em Nuno Gomes. Mas nem é preciso. Já fui dando a minha opinião sobre ele ao longo dos tempos. O melhor elogio que lhe posso fazer é dizer que ele vai ficar na história dos melhores marcadores de sempre do Benfica, apesar de ter feito parte de alguns dos piores planteis de sempre do clube.


Por fim três notas : primeiro referir-me brevemente a novos ataques á comitiva do Benfica em estradas do norte. Estão a criar-se condições para que os adeptos encarnados se vejam tentados a retaliar os ataques quando o clube corrupto vier a Lisboa. Temo que aí a resposta das autoridades seja mais visivel e não tenho dúvidas que a comunicação social aproveitará para utilizar esses possíveis acontecimentos tornando o clube do Norte vitima e não agressor.


Em segundo dizer que as queixas do treinador do Paços em relação á arbitragem são algo surreal. É preciso descer muito baixo para dizer o que ele disse, sendo que passaram em claro duas agressões escandalosas a jogadores do Benfica.


E em terceiro, dizer que apesar dos grandes jogadores que o Benfica tem hoje em dia , não consigo evitar alguma nostalgia ao ver Di Maria, Ramires e David Luís brilharem com outras cores.


Saudações Benfiquistas


Ricky

quinta-feira, 17 de março de 2011

Estádio da Luz, Paris

O Benfica garantiu hoje em Paris a qualificação para os quartos de final da Liga Europa. Mas mais do que ganhar uma eliminatória, o Benfica mostrou mais uma vez que é um clube único no mundo, ao conseguir colocar nas bancadas do Parque dos Principes cerca de 30000 adeptos. Não imagino outro clube no mundo capaz de tal façanha. E foi absolutamente sublime, ver em plena capital francesa um estádio cheio a cantar os cânticos do nosso clube.
Quanto ao jogo não foi um jogo perfeito tecnicamente mas foi um jogo de luta e garra. Queria destacar alguns nomes como Luisão imperial mais uma vez a defender; Roberto mais uma vez decisivo; Aimar a provar que os magos também sabem defender; Gáitan , se ele pensou assim o golo, foi um golão; e em especial : Fábio Coentrão: que jogão!!!!
Ricky

terça-feira, 15 de março de 2011

Deixando o futebol sénior de lado vamos olhar para o que se passou neste fim de semana no resto do universo encarnado.


Começando pelo hóquei em patins que foi vencer fora o Gulpilhares por 6-9, em jogo dos 1/16 final da Taça de Portugal. O Benfica segue assim em frente nesta competição, num jogo que marcou o regresso ás vitórias depois da derrota com o porto.


O voleibol segue imparável na liderança do campeonato sem qualquer derrota até agora. Desta feita vitória indiscutível sobre o actual campeão por 3-0. De referir que o Benfica segue em primeiro com mais 8 pontos que o 2º classificado e que no final os dois primeiros disputarão uma final á maior de três jogos.


No futsal, o Benfica terminou em terceiro lugar na Supertaça Intercontinental. O Benfica iniciou a sua prestação com derrota frente aos campeões brasileiros do Carlos Barbosa por 4-3. No dia seguinte reedição da final da Liga Europa do ano passado, sendo que desta vez o Benfica a sair derrotado pelo Interviú por 4-2. No último jogo o Benfica alcançaria a única vitória do torneio ao golear os tailandeses do Gh Bank Rbak por 8-1. Os espanhóis do Boomerang Interviú foram os vencedores do torneio.

E já esta quinta feira o Benfica garantiu lugar nas meias finais da Taça de Portugal ao vencer o Belenenses na Luz por 4-2, com golos de Joel (2) Marinho e Costinha


No futebol de formação vitórias em todos os escalões. Os júniores venceram o Gondomar por 2-0, com dois golos de Diogo Caramelo. Os juvenis venceram fora o nacional por 1-0 , golo de Miguel Cardoso, e os iniciados venceram em casa o Belenenses por 1-0 com golo de Romário Baldé.

os onze magnificos... ou talvez não!

Sempre gostei de jogos de pré-época e de jogos das primeiras eliminatórias da Taça de Portugal e Taça da Liga. E porquê? Porque normalmente isso é sinónimo de ver de novo jogar jogadores que não são opções habituais dos treinadores. Normalmente o que acontece são jogos enfadonhos , cinzentos , desgarrados, mas ainda assim gosto. Gosto porque tenho sempre aquela ansiedade que um daqueles jogadores arredados da titularidade, faça um brilharete , e nos obrigue a dizer que afinal sim , sempre ali havia craque.

Isto tudo a propósito, da revolução que Jesus operou na equipa para o jogo com o Portimonense. Não sei se por cansaço ou se por focalização por completo em competições menos inquinadas, a verdade é que Jesus deixou 10 titulares de fora, deixando apenas Aimar a tomar conta de 10 habituais suplentes, e usando até a braçadeira de capitão.

E como comecei por dizer, tinha alguma ansiedade em saber no que o jogo ia dar, em saber que resposta iam dar Carole ou Roderick, ou se era desta que Luís Filipe, Filipe Menezes, kardec, ou Peixoto, mostravam que mereciam mesmo estar no Benfica.

Na verdade as coisas não correram bem, mas antes disso, deixem-me falar sobre esta radical opção de Jesus. Sinceramente preferia ter visto um onze mais misto, que incluísse Sidnei, Coentrão, para além de Aimar. Sidnei porque não tem motivos para fadiga e dada um pouco mais de experiência á defesa , e Coentrão porque poderia fazer-se ao amarelo para limpar em Paços e marcar presença contra o Porto.

Eu como qualquer adepto não acho que o onze apresentado sirva de desculpa para este empate, porque não serve. Ainda assim , este empate não faz daqueles jogadores maus jogadores. E porquê ? Porque para mim um suplente de qualidade é alguém que entrando numa equipa rotinada consegue substituir um titular com igual rendimento ou pelo menos sem comprometer. Bem diferente é espetar 10 jogadores sem ritmo de competição e sem rotinas de jogo e esperar que mantenham o nível dos onze titulares. Isso é surreal.

Acredito que Jesus quisesse ganhar jogadores sem deixar escapar a vitória. Mas acabou por não ganhar nem o jogo nem jogadores, uma vez que nenhum deles se destacou por aí além. Para mim o destaque deste jogo acabou por ser a boa de prestação de Nico Gáitan a nº10. Disso gostei.

Saudações Benfiquistas

Ricky

sábado, 12 de março de 2011

os talentosos e os ... lutadores

Já há muito que pensava escrever este post, porque já há muito se justificava, mas como mais vale tarde que nunca aqui vai:

Luisão, David Luís, Coentrão, Ramires, Javi Garcia, Aimar, Saviola , Cardozo, Salvio, Gáitan, etc, etc, etc. Nos últimos dois anos o Benfica têm sido uma fábrica de gerar ídolos, ao ponto de se verem jogadores com poucos meses de clube, e aparecerem já num patamar que quase insubstituíveis. Jogo após jogo estes craques vão resolvendo jogos catapultando a equipa para vitórias atrás de vitórias, parados aqui e ali por apitos amestrados.

Mas por vezes , o talento não chega, e vão aparecendo jogos em que os talentosos, aparecem sem brilho e a procura da vitória complica-se. Aí então , surge em vez dos jogadores do talento e do brilho, os jogadores da raça , do querer e da determinação. E entre eles destaco obrigatoriamente um : Maximiliano Pereira.

Maxi, o Super-Maxi, surgiu no Benfica (muito mal acompanhado diga-se de passagem) e na altura apresentava-se como um médio direito. Os primeiros jogos não foram brilhantes e parecia estar ali um erro de casting. Maxi não comprometia mas a verdade é que também não decidia. No entanto era bastante utilizado pelos treinadores que passaram pelo Benfica de então. Com Camacho chegou mesmo a ser trinco. E foi então que Quique Flores, naquela que terá sido uma das suas melhores decisões ao serviço do Benfica, colocou Maxi em defenitivo a lateral direito.

E , rapidamente Maxi, justificou a opção. No seu segundo ano de Benfica, Maxi deu uma entrevista á BenficaTV onde dizia que como ele não era um jogador como Di Maria ou Aimar, jogadores que podiam decidir jogos num lance de magia, ele então tinha que correr mais, suar mais , lutar mais , para chegar a um patamar perto dos jogadores mais talentosos. Gostei muito daquela entrevista e logo ali percebi que Maxi era um jogador á Benfica.

A fantástica exibição que Maxi fez com o PSG na semana passada , foi mais uma a somar a tantas outras. Numa equipa que se apresentou algo apática, lenta e sem ideias, apareceu Maxi a carregar a equipa para a frente , catapultando-a para a vitória.

Maxi é um jogador quase monstruoso pela forma como sobe e desce aquele corredor ao longo dos 90 minutos. A fadiga e o cansaço parecem não o atingir.

Por estes dias vai-se falando um pouco da renovação do contrato do uruguaio. E a coisa tá complicada porque como se sabe a direcção do Benfica cortou relações com o empresário de Maxi devido ao caso de Cristhian "a puta uruguaia" Rodriguez . No entanto , acho que a não renovação do contrato de Maxi Pereira seria o maior erro de gestão da direcção do Benfica. E aguardo por novidades com alguma apreensão. Por tudo o que já fez Maxi merece continuar no Benfica e gostava de o ver com a braçadeira de capitão , porque lhe assentaria como uma luva.

Saudações Benfiquistas

Ricky

quinta-feira, 10 de março de 2011

Pequenas considerações

Já lá vão alguns dias e vão sobrando opiniões sobre o que se passou em Braga, algumas delas absolutamente repugnantes, e incluo aqui em especial destaque as de Mesquita Machado, presidente da Câmara de Braga. Mas no meio de todas estas declarações, ainda não houve nenhuma que me conseguisse fazer perceber porque raio foi Xistra o árbitro deste jogo, uma vez que os regulamentos não o permitiam. É que segundo parece um árbitro não pode apitar qualquer jogo sempre que no fim de semana anterior tiver tido nota negativa . E foi o que aconteceu. Xistra não podia apitar nenhum jogo , mas acabou por apitar o do Benfica , e teve como ajudantes os dois assistentes do Olarápio que tanto nos prejudicou em Guimarães. É verdade, quem diria !
Segundo consta , a SportTV , ocultou imagens... Não acredito!!!! Qual a novidade aqui? Nenhuma! Segundo dizem os mentideros a direcção está a pressionar Vieira para rasgar desde já os contratos com a Olivedesportos. Na minha opinião já devia ter sido há muito tempo, uma vez que há muito a Sportv brinca com o nosso nome. No entanto não creio que o Presidente vá nisso e sinceramente isso deixa-me apreensivo. Algo que também ainda não entendi foi o porquê de ter deixado de passar na BenficaTV o programa "em defesa do Benfica" onde se analisava a abordagem desleal feita pelos media ao Benfica. Gostava de saber porque raio foi este programa silenciado.
Houve recentemente um jornalista, que fez um estudo estatístico e descobriu que nos últimos sete anos a grande maioria das equipas não ganha os jogos seguintes ao jogo com o Benfica. Já com o Porto essa percentagem não é tão relativa. Este ano por exemplo só Braga , Guimarães e Porto, conseguiram ganhar após defrontarem o Benfica. A pergunta que se impõe é porque razão se empenham tanto estas equipas nos jogos com o Benfica a ponto de raramente conseguirem recuperar do esforço no jogo seguinte? e já agora, porque não fazem isso com o Porto?
Por fim só uma curiosidade. Nesta embrulhada entre a Federação e a Fifa por causa dos estatutos , sabem quais são as federações que estão a fazer finca-pé para não aprovar os estatutos : Braga e Porto! quem diria!!!!!
Ricky
Tentando esquecer por um pouco o que passou em Braga viremos agora atenções para o que se passou no último fim de semana em algumas das modalidades do Universo Benfiquista.
Basquetebol: começo pelo basquete para dizer que regressou aos jogos do campeonato e ás vitórias depois de nova derrota na despedida da EuroChallenge. Em jogo da 18ª jornada o Benfica venceu o Penafiel por 87-64. Esperamos todos, que agora que terminou sua prestação na Europa( e prestação positiva na minha opinião) arranque para um final de campeonato que lhe permita chegar ao tri.
Vóleibol : Mais um jogo da 2º fase do campeonato, mais uma vitória. Agora sobre o Leixões por 3-0. E já esta terça-feira em jogo das meias finais da Taça de Portugal o Benfica venceu o Fonte Bastardo por igual resultado marcando assim presença na final onde vai encontrar o Sp. Espinho.
Futsal : a poucos dias de iniciar a prestação na Taça Intercontinental onde defrontará no primeiro jogo os campeões brasileiros do Carlos Barbosa, o Benfica venceu fora o Boticas por 2-1 com golos de Davi e Marinho.
Futebol Formação: Os iniciados A participaram este fim de semana no torneio 2Play Cup onde venceram Candal(10-0) e Sporting (1-0)arrecadando então o troféu em causa, bem como os troféus de Melhor Jogador, Melhor Marcador e Melhor Guarda-redes. Por seu lado os júniores realizaram duas partidas da fase final do campeonato. E se na primeira tudo correu bem com goleada ao Naval por 6-0, já a viagem a Guimarães foi bem pior com derrota por 1-0. O Benfica segue em quarto lugar com 6 pontos a três do primeiro lugar.
Hóquei em Patins : Deixei de propósito o hóquei para o fim , uma vez que neste fim de semana se registou a visita ao terreno do Porto , jogo que o Benfica viria a perder por 7-5. No entanto o que ressalta deste jogo foram as agressões de jogadores do porto a jogadores do Benfica, no caso Diogo Rafael e Ricardo Pereira. E foi justamente sobre Ricardo Pereira a agressão mais bárbara como podem ver através deste link: http://www.youtube.com/watch?v=XSJpJ5eLpWg
Quanto isto aconteceu , o jogo estava 1-1 e Ricardo Pereira não mais voltou ao jogo, vendo-se assim o Benfica privado de um dos seus melhores jogadores. Curioso que nada aconteceu ao jogador que cometeu a agressão apesar dela ter sido nas barbas do árbitro, e mais engraçado ainda o facto de esta agressão bárbara ter sido cometida por um jogador de um clube cujo presidente veio recentemente criticar Javi Garcia e outros jogadores da equipa de futebol encarnada dizendo que estes utilizam demasiado os cotovelos. Ora para esse presidente só tenho estas palavras a dizer : Pedro Gil, Neves , Fernando Couto, Jorge Costa, Paulinho Santos , Emerson, Bruno Alves, etc, etc, etc.... (peço desculpa pelos palavrões)

terça-feira, 8 de março de 2011

Dores de Cotovêlo


Estimados gloriosos




Há ja algum tempo que não vou ao circo. Não vou porque não me seduz muito e porque infelizmente a personagem mais popular do referido espectáculo, é o que mais abunda por aí, principalmente aqueles que têm direito de antena por tudo e por nada. Hoje, quando via o noticiario das 13 horas, dei por mim a ouvir uma certa personagem destas a dizer mais uma vez baboseiras contra o maior clube do mundo. O referido palhaço, é presidente do clube do norte que a custa de muita falcatrua, por chama-la de alguma maneira, lidera o campeonato. A esse infeliz basta perguntarem-lhe pela saúde da tia para começar logo a ter dores fortíssimas no cotovelo. Coitado... Quando o jornalista lhe perguntou sobre a visita do seu clubezito a Moscovo para defrontar o CSKA, a dita personagem começou logo a atirar farpas ao clube do qual gostava de ter sido adepto caso tivesse as genes necessárias para a ele pertencer. Não é que o dito infeliz teve o descaramento de dizer que as queixas do SLB são infundadas e que tivemos azar de apanhar um árbitro sério que sabe que ninguém está acima da lei. Acima da lei??? É precisso ter lata para vir este individuo falar em leis e justiças. O problema neste pais, é que muitas vezes leis, justiças e condenações so existem para o pobre que rouba um pão para dar de comer aos filhos. Para palhaços como este que rouba o próprio clube, suborna os árbitros, controla juízes e faz o que bem lhe apetece, a prova-lo estão as escutas, para estes tipos dizia eu, não há leis nem justiça. Como pode vir este personagem falar em credibilidade e justiça? Tem vergonha nessa cara. Bem faz o nosso presidente que pouco ou nada lhe liga. A dor de cotovelo é tão grande que o pobre homem tenho a certeza que nem dorme. A terminar a minha mais sincera homenagem aos nossos jogadores que mais uma vez deram tudo em prol do nosso glorioso clube e ao nosso treinador por tão bem os saber incentivar a tal. Só uma crítica. Há muito que se adivinhava o estoirar de alguns dos nossos bravos. Gaitán preso pelos arames. Salvio, Coentrão (que máquina)! e outros quase a rebentar. Má gestão do plantel? Talvez... Mas diga-se em abono da verdade as alternativas também não são assim tantas.

Saudaçoes benfiquistas

JP

segunda-feira, 7 de março de 2011

Benfica 1- Xistrema 2



Como se podem aperceber pelo último post este blog passou a contar com um novo "cronista". É caso para dizer finalmente, uma vez que á muito eu lhe dizia que fazia falta a este blog uma outra perspectiva sobre um amor comum : o Benfica. Sim, porque como decerto se irá notar temos algumas divergências sobre o mundo benfiquista, e sobre alguns dos seus intervenientes. Todos entendem este tipo de divergências uma vez que elas abundam na família benfiquista e são prova da democracia deste clube , ou não tivesse sido o Benfica a primeira instituição em Portugal a eleger os seus lideres através de eleições democráticas.


No entanto não entendo a forma como muitos adeptos vivem o nosso Benfica. Aquela classe dos adeptos que só aparecem nas derrotas, que só aparecem para criticar jogadores nas fases más. Ontem por exemplo, fiquei muito triste ao ler por toda a blogosfera criticas infames á equipa e a alguns dos seus jogadores. Mas vamos por partes: como se pode criticar uma equipa que perde um jogo depois de 18 vitórias consecutivas. E um jogo em que deixou de fora 3 jogadores titularissimos no ataque. Um jogo em que viu um dos seus elementos nucleares ser absurdamente expulso. Um jogo em que se viu completamente empurrado pelo árbitro da partida. Um jogo em que vários jogadores foram atingidos por objectos vindos da bancada. Pergunto: como podemos queixar-nos daquela equipa que lutou até ao último momento da partida. Não entendo...


Depois li criticas aberrantes e injustas ao nosso guarda-redes Roberto. É certo que falhou no lance do golo, mas como condenarmos alguém por uma única falha ao longo de um jogo. O golo é culpa dele mas por outro lado tirou três bolas de golo feito ao longo do jogo que muito poucos guarda-redes tirariam. Não tenho dúvidas em dizer que Roberto foi o melhor homem em campo e quem o critica são os benfiquistas dos resumos. Porque quem vê os jogos inteiros sabe que Roberto é um grande guarda-redes. Só não é perfeito, mas nenhum o é.


Li também criticas a Javi Garcia. Incrível! Eu só posso elogiar o autocontrolo que o espanhol teve quando não partiu as fuças ao árbitro após a expulsão e quando não desfez as trombas ao Hugo Viana quando no mesmo lance se foi encostar a ele a espumar. Consegui ler , afirmações de benfiquistas , que achavam a expulsão justa. Nada mais errado! E a prová-lo estão dois momentos:


Intenção: é estúpido pensar que alguém com o tamanho de Javi Garcia pode parar no ar tipo bailarina, depois do movimento que faz ao cortar a bola. Para evitar o desiquilibrio os braços têm que se abrir automaticamente. Senão façam a experiência. Depois , como se pode ver nas imagens é Alan que dá um encontrão no ombro direito de Javi fazendo com que o braço esquerdo se estique ainda mais procurando o equilíbrio. E aí o contacto acontece mas não intencionalmente como o prova o facto de a sua mão ir aberta e com os dedos flectidos para dentro. Se a intenção fosse magoar não acredito que o fizesse com os dedos assim.


Intensidade: as imagens que mostram o lance de frente só apareceram muito depois do jogo acabar e mostram que a mão de Javi toca na zona do peito do Alan. No entanto se o contacto fosse com intensidade de certeza que ele se ia queixar do peito e não da garganta. Referência também para o facto da Sportv só ter mostrado duas repetições do lance durante o jogo. Porque seria?


Não posso evitar falar do tema arbitragem: depois do jogo em Guimarães em que uma aberrante actuação do árbitro nos custou uma derrota, eis quando , novamente a norte, a história se repetiu. Assim de cabeça lembro-me de um lance em que é marcada uma falta inexistente a Saviola quando ele já estava frente a frente ao guarda-redes. Lembro-me do central Kaka ter escapado por 4 vezes ao vermelho. Por seu lado Luisão viu o amarelo numa falta inexistente. Vi uma falta grosseira sobre Coentrão no lance que viria a dar o segundo golo do Braga. Vi Hugo Viana que já tinha amarelo cortar com a mão um lance de contra-ataque e não ser expulso. E no golo anulado a Jara fico com dúvidas depois de muitas repetições se é bem anulado ou não. A regra manda dar o beneficio ao ataque em caso de dúvida, mas para os árbitros em Portugal a regra é não beneficiar o Benfica em qualquer caso.


Queria deixar também algumas perguntas: quantos jogadores do Porto foram atingidos por adeptos no último Braga-Porto? Quantos cânticos insultuosos ao Porto houve nesse jogo? Quantas vezes festeja Mossoro os seus golos assim? Porque é que o Hugo Viana só corre contra o Benfica? Eu sou um grande defensor da actual direcção do Benfica mas acho que neste caso está a falhar. Impunha-se um corte unilateral com a direcção do Braga conivente com o que se tem passado e impõe-se também pressão sobre a liga para que tome medidas sobre este assunto.


Aproveito, já agora para dar os parabéns ao Braga , pelo troféu que ganhou neste jogo. A verdade é que não percebi o que eles ganharam , mas pela festa que fizeram deve ter sido um prémio bem grande.


Uma nota final para Manuel Machado que em pleno estádio do ladrão e com o resultado em 0-0 resolve colocar em campo dois júniores que assistiram ao vivo aos dois golos com que o Porto venceu o jogo já no último terço da partida. É de realçar esta aposta nos jovens, embora não entenda como não apostou neles também na Luz por exemplo. É caso para dizer que um cretino é sempre um cretino.


Assino então esta minha opinião sobre a actualidade encarnada e termino dizendo que prefiro perder assim do que ganhar desonestamente.


Ricky

quarta-feira, 2 de março de 2011

AGUIAS DA BEIRA

Estimados gloriosos:

Ha cerca de dois anos um grupo de amigos decidiu juntar-se e criar os "AGUIAS DA BEIRA".
No fundo é um pequeno grupo que nasceu, como tantos outros, pelo amor ao glorioso e porque queria contribuir humildemente para aumentar a grandeza , se é que da para isso, do nosso clube do coração. Depois nasceu este blog. Blog este, que tem subsistido atraves do nossso presidente, sem o qual os "AGUIAS DA BEIRA" hoje não existiriam. Tém sido ele que tem mantido o blog de pé, por assim dizer, e que digas-se em abono da verdade, tem sido o único a postrar mensagens nele. É ao nosso presidente, não gosta muito que lhe chame isso , :-) peço desculpa, que se lhe deve tudo o que o blog é hoje. Serve este pequeno parentesis para te prestar a mais sincera homenagem e dizer, apesar de não concordar sempre com os comentários que aqui transcreves, tu sabes :-), que respeito a tua opinião, mas que admiro o teu empenho e dedicação. Hoje, quase dois anos depois, venho aqui escrever uma especie de prólogo. Espero vir cá mais vezes para tentar manter vivo este blog, porque o que mais interessa, ao fim e ao cabo, é contribuir com o nosso pequeno grãozito de areia para o crescimento, se é que ainda da para crescer mais, do nosso glorioso clube. A ti presidente: espero que continues a escrever como tão bem o fazes, e dizer que podes contar comigo para tentar engarndecer ainda mais o nosso blog e o nosso grande clube. Saudações benfiquistas. Ps: Convem assinares os teus textos porque agora é maios um :-). Um abraço

JP

107 anos de Benfica



Mais um aniversário, mais uma gala! E ainda bem que temos a Benfica TV , para seguir tudo a par e passo. Há quem goste e há quem não goste, mas as galas são o que são e não vale a pena mudar. Tenho acompanhado ao longo dos anos a entrega destes troféus e a grande diferença é que em quase todos os galardões haveria muito por onde escolher tal o bom momento que o universo benfiquista vive. Mas deixem-me falar de alguns: A equipa de iniciados futebol ganhou justamente o troféu da formação e na minha opinião o seu treinador Luís Araújo já merecia ser também ele nomeado para "melhor treinador" em agradecimento aos seu bom trabalho. João Rodrigues ganhou o troféu revelação e bem porque se trata apesar da idade de um dos melhores hoquistas português da actualidade e com enorme margem de progressão.


Sérgio Ramos ganhou na categoria "atleta de alta competição" e bem, mas poderia ter ganho qualquer um da equipa de basquete ou futsal , bem como a Telma.


Jesus foi o esperado e previsível treinador do ano mas o troféu ficaria bem entregue na mesma a Henrique Vieira, André Lima ou mesmo... Luís Araújo.
E o troféu de futebolista do ano foi para Coentrão. Mas poderia ter ido para Luisão, Maxi, Cardozo, di Maria, David Luís, Ramires, Saviola, Aimar etc
Gostei de ver Ricardo Araújo Pereira receber o troféu atribuído aos adeptos, porque acho que ele nos representa na perfeição.

Por fim deixo aqui os meus parabéns ao Nosso Benfica pelo seu 107º aniversário.

ilusões e part-times...


Não sou grande apreciador de ilusionistas. Em primeiro , porque sei , que por mais espantosa seja a magia , haverá sempre um truque que escapou aos nossos olhos, e em segundo porque não gosto de ser enganado. Porque , os ilusionistas usam sempre manobras de distracção , para encobrirem o truque e o segredo. Fazem-nos olhar para um lado para não vermos o outro.

E falo nisto, porque o presidente do clube que recebe árbitros em casa, anda armado em ilusionistas. Veio recentemente dizer que estava contente por o seu clube não ter ganho ainda nenhum jogo com golos com a mão e em fora de jogo, referindo-se ao golo que nos deu a vitória em Coimbra. Ora esta é a manobra de distracção! Ao dizer isto fez-se magia e aos olhos de muita gente o Benfica só está na luta pelo título porque ganhou três pontos com um golo ilegal. Mas o truque , que é aquilo que as pessoas não se apercebem, é que nesse jogo o Benfica foi prejudicado em muito pela arbitragem, por exemplo em dois penalties por assinalar. E mais : ao dizer que o Porto ainda não marcou golos em fora de jogo, está a fazer esquecer os penalties mal assinalados a favor e os que deviam ter sido marcados contra. Já para não falar dos repetidos...

Num dos meus últimos posts falei aqui do estranho mercado de treinadores ligados Porto em Portugal. Falei em alguns nomes , mas deixei dois de fora , porque apesar de notar uma certa proximidade ao clube , não lhe conhecia uma ligação directa. Curiosamente um desses nomes , surgiu dias depois nos jornais como provável novo treinador do Braga com aprovação do Porto , que pelos vistos teria sobre ele direito de opção. Segundo o jornal , ele iria emprestado para o Braga pelo Porto. Até parece surreal...

Na verdade a noticia , apesar de não espantar , podia cair no esquecimento, mas eis senão quando, o mesmo treinador, Leonardo Jardim, resolve abandonar o clube que treinava até então. Bem, e se a noticia era falsa este foi o pior timing para sair do Beira-Mar. E agora das duas uma : ou a noticia é verdadeira e ele tá mesmo comprometido com o Porto ou com o Braga ... ou com os dois ; ou a noticia é falsa e ele abandona um clube a meio da tabela podendo causar com isso uma instabilidade que leve o clube a cair na classificação. Se for esse o caso então estamos perante um péssimo profissional.

Leonardo Jardim chamou-me á atenção , quando no terceiro jogo da taça da Liga em que enfrentava em Aveiro o Nacional e num jogo em que o Beira-Mar já nada tinha a ganhar, este treinador colocou em campo a melhor equipa coisa que não tinha feito nos dois primeiros jogos , um deles no Dragão. Lembro que a vitória do Beira-Mar nesse jogo só beneficiava o Porto.

O outro jogador de que não falei no post anterior é Daúto Faquirá. Ele que vai tendo trabalho em clubes satélites do Porto ( Amadora, Setúbal e Olhanense) e que se soube á algum tempo, que como treinador do Estrela da Amadora fazia relatórios sobre jogadores ...ao Porto. Tipo um part-time...

... bem mas isto deve ser tudo manias da conspiração...

Ai esses corações!!!


Para os jogadores do Benfica pelos vistos não chega ter os melhores adeptos do mundo, também querem ter os adeptos com o coração mais resistente do mundo. É que marcar um golo decisivo a cinco segundos do fim é arriscar enfartes a torto e a direito. Eu próprio que costumo ver os jogos sozinho no meu sofá e normalmente nem sou muito efusivo nos festejos dei por mim desta vez , e logo após o golo, com a cara a 10 centímetros da televisão e aos berros como se a própria televisão fosse um jogador adversário. Não sei até que ponto, o meu coração ou a minha lucidez aguentarão mais episódeos destes.


Quanto ao jogo , foi um jogo entretido em que um Benfica cansado fez o suficiente para ganhar calmamente o jogo. E digo cansado , porque temos que assumir que há jogadores que estão no seu limite. E isto incomoda-me um pouco. Como adepto espero que o Benfica ganhe sempre e que joguem sempre os melhores para isso acontecer, mas como adepto também gostaria de saber que a equipa não se restringe a 11 ou 12 jogadores.


Mais uma vez ,e começo a ficar farto disto, houve um guarda-redes banal , que fez uma exibição abissal contra o Benfica. Começa a ser um hábito. Depois , novamente os senhores do apito não se entendem no critério em relação aos penalties. Então quanto se corta uma bola, mesmo que sem intenção, e os braços não estão na posição natural, não é penaltie? Pensava que sim...


O que me agradou neste jogo foi ver que , numa partida em que o talento e a forma física não estavam a cem por cento, surgiu a crença e determinação para fazer o serviço.
No final do jogo nova confusão no relvado com Jesus lá pelo meio mais uma vez (o homem gosta de se pôr a jeito). Há algo que não consigo perceber: qualquer clube que vá jogar ao terreno do Porto e perca por muitos ou por poucos mal o jogo acaba é só abraços e sorrisos e trocas de camisola. Até podem ser roubados ao máximo , mas saiem dali com um sorriso nos lábios e para completar o quadro só faltam por vezes os senhores a tocar violino lá pelo meio. Quando esses clubes vêm á Luz e perdem , acabam o jogo a espumar que nem cães raivosos. E isto eu não entendo.


Agora segue-se de novo o Sporting para a meia final da Taça da Liga. Não me custa admitir que preferia ter feito descansar jogadores contra o Maritimo e apostar neste jogo , mas... Jesus não pensará assim. Para mim o Sporting é favorito para este jogo. Por duas razões: primeiro porque já não está lá o Paulo Sérgio e segundo porque normalmente as equipas ganham o jogo a seguir ás chicotadas psicológicas. E reparem que em Alvalade houve duas chicotadas em 5 dias . Primeiro foi despedido o Paulo Sérgio e agora foi despedido o Cabral que tinha sido o treinador na Madeira. E estrategicamente Couceiro pega na equipa depois das chicotadas para beneficiar desse facto. Eu até gosto do José Couceiro. Não me esqueço que ele foi parte importante na conquista do nosso título em 2005 , quando ao serviço do Porto perdeu 4-0 em casa com o Nacional.

Mas falando um pouco mais a sério, acho que os jogadores do Benfica e os próprios adeptos têm que se mentalizar que não vais ser um jogo fácil amanhã e não podem facilitar.