quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nunca mais baixa a poeira...


Regresso aos posts neste blog depois de uma ausência premeditada esperando que a poeira da pré -época baixasse um pouco para não falar aqui de cor e não cometer o erro de muitos que dançam ao som da música tocada pelos nossos media.

Escrevo então aqui um dia depois da apresentação do novo plantel e numa altura em que os jogos oficiais estão aí á porta e em que a poeira já devia ter baixado por completo. Mas a verdade é que ainda se mantém. No dia da apresentação do plantel foram apresentados mais jogadores do que aqueles que poderão ser inscritos e sabendo que no plantel estarão alguns que não foram apresentados.


Muito se tem falado na trapalhada que tem sido a politica de contratações do Benfica para este ano. Parece-me ter chegado a hora de deixar aqui finalmente a minha opinião numa altura em que ainda há muitas indefinições no plantel, arriscando-me por isso a cometer algum erro de análise, mas a verdade é que por estes dias já tudo devia estar mais que alinhado.

Começo pela baliza e pela contratação de Artur que me pareceu boa. Depois seguiu-se a inesperada saída de Moreira, e partindo do principio que a direcção nada teve a ver com isso impunha-se a contratação de dois portugueses para os lugares de Julio César e Roberto. Vieram Mika e Eduardo, mas a verdade é que Roberto e J. César ainda por lá andam. E Eduardo que eu jamais queria ver de águia ao peito vem para ser suplente? Ou vamos colocar a titular um guarda-redes que não é nosso encostando os que são?





Na defesa , juro que não percebo a contratação de dois laterais esquerdos estrangeiros quando já tínhamos Carole ou até Shaffer. Lá vamos dispensar o Carole que até me parecia bom jogador . Então para que veio? E o Wass, que pouco ou nada joga e deverá mesmo sair! então para que veio? No centro da defesa gostei da chegada do Garay e da chamada á base de Miguel Vitor embora me pareça que Jesus foi quase obrigado a isso e vamos lá ver se fica mesmo.



Admito que não conhecia o Matic , mas tenho gostado de o ver jogar. Muito mesmo. Não é um Javi Garcia mas parece-me um bom jogador. Vai dar muito jeito em certos jogos. E pelos vistos o negócio do David Luís ainda foi melhor que parecia.


Na frente de ataque chegaram grandes nomes como Witsel, Enzo Pérez ,Nolito e Bruno César. De todos eles só não conhecia o espanhol e tenho gostado do que vi. Bruno César não tem estado muito bem , mas acredito no potencial dele.





Chegou também Mora e provavelmente não ficará . Então pergunto: porque veio? Ou se ficar , sairá Urreta ou Rodrigo , ou os dois . Se Urreta sair é um erro tremendo e nem vou explicar porquê. Se Rodrigo sair a pergunta que fica é : porque foi contratado?


Depois estou expectante em relação a três jogadores que já vêm do ano passado : Jara, Saviola e Gaítan. Jara porque tem potencial para ser grande jogador mas ainda lhe falta qualquer coisa. Gáitan pelos mesmos motivos e porque este ano vai ter muito mais concorrência (e vamos ver onde vai jogar) e não sei se não amua. E Saviola porque se jogar como o ano passado não tem lugar no plantel, o que é pena porque é um jogador fundamental para esta equipa.


Resta saber o que o Benfica vai fazer com os jogadores que não cabem no plantel e são tantos. Mas no meio disto tudo Jorge Jesus tem uma equipa para no mínimo ser campeão, ou basta ver que nesta equipa não vai haver grandes hipóteses para jogadores como Carlos Martins e Ruben Amorim por exemplo.

Uma palavra final para a comunicação social que nos tem brindado com mais noticias sobre roubos de jogadores pelo Porto ao Benfica. Só tenho a dizer isto aos adeptos encarnados : não nos podem roubar o que não é nosso. Eles apenas pagam mais. E só digo isto : ainda bem que não foi o Benfica que deu 9,5 milhões pelo suplente do Léo, nem 13 milhões por um jogador de 20 anos e que só virá possivelmente em Dezembro(e para o lugar dele já temos o Witsel!!!!!).

Uma última nota : para que raio foi a renovação com o Weldon?????


Saudações benfiquistas


Ricky