segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Formação em grande, modalidades nem por isso...

Não correu da melhor forma este fim de semana para as modalidades do Benfica que entraram em competição. O Futsal depois de duas vitórias em dois jogos , não foi além de um empate a 4 golos na deslocação ao terreno do actual campeão , o Sporting. Apesar de tudo não deixa de ser um bom resultado, tendo em conta que o Benfica esteve sempre a perder ao longo do jogo. Joel Queirós (3) e Davi , foram os autores dos golos.
Por seu lado o andebol, depois de ter vencido , a meio da semana , no reduto do Fafe por 16-32, acabou por ser vencido em casa, este Domingo, pelo Madeira Sad , por 25-27. Ao que parece , apesar da mudança de treinador , esta modalidade mantém a mesma irregularidade do ano passado.
Por outro lado este foi um fim de semana em grande para o futebol de formação. Para comemorar mais um aniversário do Caixa Futebol Campus, realizou-se um torneio internacional no Seixal denominado Benfica Youth Cup, estando presente grandes equipas europeias. Ainda assim os escalões de formação alcançando o pleno de vitórias . A saber:
- Iniciados A
Benfica 2 Barcelona 1 (Hugo Santos, Pedro Rodrigues)
- Iniciados B
Benfica 2 Sevilha 1 (Jorginho, Nuno Guimarães)
- Juvenis A
Benfica 3 Real Madrid 2 ( João Gomes, Romario Baldé, Nélson Monte)
- Juvenis B
Benfica 2 Ajax 1 (Gonçalo Guedes e Gilson Costa)
- Júniores
Benfica 3 Fulham 1 ( Helder Costa, Sancidino, João Cancelo).

manobras de diversão

O Benfica jogou na passada sexta-feira no curral dos corruptos e alcançou um empate. Daí resultaram muitas ilações , algumas delas engraçadas. Para muitos este empate foi um milagre, para outros o Benfica só o conseguiu porque Cardozo não foi expulso como deveria ( o que só quer dizer que o adversário só nos conseguiria ganhar se jogasse em vantagem).
E as minhas ilações! Quais serão?
Em primeiro devo dizer que gostei de ver o Benfica alinhar com o melhor onze possível, em vez das habituais invenções de Jesus nestes jogos. No entanto apesar de estar em campo o melhor onze , notou-se claramente que não tinham ordem para atacar ao ritmo do costume. Concedo que até foi uma ideia acertada, e na verdade o Benfica controlou a partida quase como quis , não dando chance a grandes hipóteses de golo para o Porto, á excepção de um lance de Fucile na cara de Artur, e o livre que deu o primeiro golo. Aliás os dois golos surgiram de lances de bola parada, o que deveria fazer soar um qualquer alarme na cabecinha do mestre Jesus. E aliás até fiquei com a curiosidade de saber de quem foi a ideia de colocar Maxi a cobrir Kleber no lance do golo, uma vez que o brasileiro tem quase o dobro da altura.
Apesar de ter estado por duas vezes a perder , o Benfica alcançou sempre o empate sem forçar muito as coisas, o que permite pensar como seriam as coisas se o Benfica não encarasse o jogo de forma tão passiva.
Como já é normal, no rescaldo do jogo tem-se ouvido falar em tudo menos futebol. Os adeptos do corrupto e não só, deram amplo destaque á pseudo -agressão de Cardozo, que segundo eles ficou impune. A minha opinião é clara, é evidente que Cardozo tenta um "chega para lá" em Fucile, mas não entendo que seja movimento passível de vermelho. Clara foi também a teatral simulação de Fucile, justificando o amarelo. Jorge Sousa esteve por isso bem ao dar amarelo aos dois . Aliás, eu que já tanto o critiquei devo dizer que fez uma boa arbitragem, á excepção de alguma dualidade de critérios na avaliação de faltas de uma e outra equipa, e de ao contrário do que fez com Fucile não ter punido com amarelo as simulações de agressão de Guarin, Kléber e Alvaro Pereira.
Ainda sobre as reclamações de adeptos tripeiros sobre a "agressão" de Cardozo, chegaram ao cúmulo de dizer que era mais evidente esta do que a protagonizada por James na jornada anterior. E por aqui está tudo dito...
Saudações Benfiquistas.
Ricky

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

mais um fim de semana á Benfica

Está em grande o Benfica neste inicio de temporada, e não falo apenas da secção de futebol profissional. Pelo fim de semana consecutivo, o Benfica saiu vencedor em todas as partidas que realizou desde as modalidades até ao futebol de formação.
E é mesmo pela formação que começo, dizendo que os Iniciados A conseguiram a terceira vitória em 3 jogos vencendo desta vez o Clube Atlético Cultural por 6-1.
Os Juvenis tiveram dupla jornada com dupla vitória. Primeiro vencendo na quarta feira o Belenenses por 1-0 com golo de Estrela e já este fim de semana nova vitória desta vez no terreno do Académica Santarém por 2-5 com golos de João Gomes, Romário Baldé, Raphael Guzzo, Rafael Almeida e Bruno Sales. O Benfica segue em segundo lugar com 14 pontos a um do líder Belenenses.
Os júniores conseguiram a segunda vitória em dois jogos depois de João Tralhão ter sido nomeado treinador da equipa. Desta feita vitória por 2-1 no terreno da Oliveirense. Ivan Cavaleiro foi o autor dos 2 golos. O Benfica , em recuperação é agora 5º a 6 pontos do primeiro lugar ocupado pelo Sporting.
Quem teve também jornada dupla foi a equipa de andebol que depois da vitória sobre o Porto não conseguiu mais que um empate a 28 golos na deslocação ao terreno do Águas Santas. No entanto este fim de semana regresso ao triunfo com vitória esmagadora sobre o Sp. da Horta por 41-26.
Já a equipa de futsal conseguiu a segunda vitória em 2 jogos com triunfo por 6-2 sobre a equipa dos Leões de Porto Salvo. Joel Queirós por duas vezes, Dentinho, Davi, Marinho e Arnaldo , foram os autores dos golos encarnados.

Finalmente em rotação!

A...LE...LUI...A!!!!!!! Finalmente Jorge Jesus teve "tomates" para fazer gestão e rotação de plantel nos jogos a doer. Depois de um desgastante jogo com o Manchester e antes de um intenso confronto com o Porto era necessário que alguns jogadores fossem poupados ao esforço neste fim de semana. E foi o que aconteceu . Javi Garcia , elemento fundamental da estratégia encarnada viu do banco a actuação do seu companheiro Matic. E embora a actuação do ex-jogador do Vitesse não tive sido de encher o olho foi no entanto suficiente o bastante para garantir os três pontos. Nolito, Bruno César e Saviola mantiveram a alta rotação do ataque enquanto Aimar e Gáitan assistiram do banco sendo apenas chamados a meia hora do fim.



É isto que se pede a um treinador. Primeiro evita o cansaço em jogadores fundamentais da equipa e por outro mantém outras opções do plantel com ritmo competitivo.



Quanto ao jogo, como se previa, e ao contrário do que o resultado aparenta, não foi um jogo fácil, e por certo quando a Académica fez o golo do empate , muitos adeptos se lembram das várias vitórias da "briosa" na Luz nas últimas temporadas. No entanto o Benfica demonstrou a sua qualidade e sem forçar muito venceu com justiça.



Já ouvi falar por aí de como diferente seria o jogo se o árbitro tivesse visto aquele penaltie cometido por Bruno César, e foi mesmo penaltie! Mas também pergunto : como diferente seria o jogo se o árbitro tivesse visto as duas situações de mão na bola por parte de defesas da Académica na sua grande área ou se tivesse visto também aquela agressão a Saviola já com o jogo parado. Quem quer falar de arbitragem , que fale mas que saiba do que fala e fale com coerência e veja o que se passa em ambos os lados do campo.



E para não falar por falar , vi ontem o jogo do actual campeão e , ao contrário do árbitro vi um penaltie cometido por Bellushi ainda na primeira parte, e tal como o árbitro vi também a agressão de James a um jogador do Feirense. Por um gesto completamente igual , cometido por João Vieira Pinto no Mundial da Coreia e do Japão, o ex-capitão encarnado por punido e castigado por longo período. Ora ontem, fico surpreso (a verdade é que não fiquei) quando ouço o comentador de serviço da TVI, no caso o srº Manuel Queirós dizer que o colombiano tinha sido mal expulso. Onde é que já chegamos! É este o panorama jornalistico onde vivemos.

Pergunto mesmo: é este o serviço que a TVI quer prestar ao país? Vou esperar para ver se Manuel Queirós continua a ter o direito á palavra para continuar a expressar o seu já mais que evidente e sabujo elogio ao clube corrupto do norte.



Quem não viu , que veja e depois me dará razão ou não.



Saudações Benfiquistas



Ricky

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

calma com os pessimismos!!!!

Já sabe que os adeptos do Benfica (até os portugueses em geral) são adeptos do 8 ao 80, passando do pessimismo á euforia em pequenos períodos de tempo. No entanto, julgo não ter assistido, mesmo nos períodos mais negro da história do Nosso clube a uma onda de pessimismo tão grande como aquela a que foi assistindo por toda a net,antes do jogo com o Manchester, desde blogs a fóruns.

Dizia-se que um empate já seria um milagre, que não perder por muitos já era bom, que havia era que pensar no segundo lugar. E em muitos casos imaginava-se já como Emerson ia ser revirado do avesso por Valência e Nani , ou pela forma como Luisão ia ser arrasado por Rooney.

Fui assistindo a isto sem conseguir perceber o porquê desta onda de pessimismo. É certo que o Manchester vinha de uma fantástica série de vitórias e goleadas, mas também há que ver que nem todos os adversários que vinha defrontando eram do nível do Benfica.



Quando o jogo começou, mais intrigado fiquei , ao olhar para os dois onzes e comparar a diferença entre eles. Assim de repente os únicos jogadores que via encaixar no onze encarnado eram Evra e Rooney. Pouco mais! Como poderia então aquela equipa vir a golear-nos.



E não goleou. Para muitos , não goleou porque Fergusson não tinha utilizado algumas das vedetas. Em relação a isso lembro os mais distraídos que normalmente , nos jogos grandes o treinador escocês opta sempre por equipas deste género ou seja com Park, Valência, e Fletcher em vez de Nani , Anderson ou Berbatov. Senão lembrem-se da equipa com que o Manchester alinhou na final da Liga dos Campeões do ano passado.

O Benfica jogou muito bem na primeira parte , e os medos em relação a Emerson e Luisão teimavam em não se confirmar. Para muitos , quando entrasse Nani é que ia começar o descalabro.

Sinceramente não entendo. Está bem que Emerson não é um Fábio Coentrão mas é um lateral que cumpre bem a função.

E Nani até entrou mas a única coisa que fez de interessante foi ser toureado durante alguns segundos por Nolito.

Em relação ao jogo, o Benfica dominou em vários níveis e a vitória até lhe caía bem, mas a verdade é o Manchester marcou um golo em 3 oportunidades e o Benfica apenas um em 7 oportunidades.

Cardozo foi o autor do golo e deitou por terra 4 mitos : não marca contra grandes; só marca em goleadas e não marca com o pé direito, e só faz golos de encostar.

Ao contrário de muitos concordei com a táctica inicial de Jesus, no entanto deixo o reparo que se era para utilizar Ruben Amorim devia ter-lhe dado alguns minutos contra o Guimarães. Um erro que já vem do ano passado. Jesus não roda o plantel como devia e depois lança jogadores ás feras sem o ritmo necessário.


Saudações Benfiquistas



Ricky

terça-feira, 13 de setembro de 2011

O regresso dos fins-de-semana á Benfica

Para quem tinha saudades de um fim de semana á Benfica o fim de semana que passou deu para matar um pouco da saudade, isto porque a juntar á vitória da equipa principal de futebol, houve vitórias nos três principais escalões de formação e também nas modalidades de futsal e andebol que esta semana iniciaram os respectivos campeonatos.



Começando pelo andebol, nada melhor que uma vitória sobre o rival Porto , conseguida no Pavilhão da Luz. Num jogo em que o Benfica entrou muito mal, valeu uma segunda parte em grande plano para garantir uma suada mas justa vitória por 23-22. Realce para Cláudio Pedroso que acabou por ter que ser submetido a uma operação ao nariz depois de ter sido agredido por um jogador do Porto, provando que para os lados do Norte tudo vale para procurar vitórias.



No futsal e depois da vitória na Supertaça sobre o Sporting, vitória no inicio do campeonato , na deslocação ao terreno do Módicus por 3-1. Num , jogo em que não pode contar com Joel Queirós e César Paulo o Benfica jogou q.b. para levar de vencida este adversário. Os golos foram alcançados na primeira parte por Davi, Diego Sol e Gonçalo Alves.



Na formação destaque para a vitória dos júniores em casa por 2-0 frente ao Belenenses. Num jogo onde o Benfica falhou inúmeras oportunidades , os golos chegaram apenas aos 90 e 92 minutos por Diego Lopes e Ivan Cavaleiro. Num péssimo arranque de época , o Benfica encontra-se apenas no 6º lugar com apenas 9 pontos. Este jogo marcou aliás a estreia de João Tralhão como treinador principal da equipa . Ele que era o antigo adjunto substitui assim João Santos que assumiu as funções de Cordenador Técnico da Formação. Para os que vêm lendo estes posts , lembrar-se-ão que já o ano passado eu vinha dizendo que não compreendia a insistência na manutenção de João Santos á frente da equipa de júniores. Este bizarro arranque de época só me deu razão.



Quantos aos juvenis A, ganharam por 3-1 ao Real com dois golos de João Gomes e um de João Nunes. Em quatro jogos o Benfica tem duas vitórias e dois empates , um deles no terreno do rival Sporting.



Os Iniciados A venceram em casa do rival Sporting por 1-0 alcançando o segundo triunfo em dois jogos.






Saudações Benfiquistas



Ricky

Os cães ladram...

O Benfica somou a sua 3ª vitória consecutiva no campeonato desta vez vencendo o Guimarães na Luz por 2-1. Não foi uma exibição de encher o olho , mas não há , no entanto dúvidas quanto á justeza do vencedor. Mas mais que o resultado , este jogo ganhou realce devido aos três penalties marcados pelo árbitro a favorecer o Benfica. E de facto até é surpreendente que o Benfica veja serem marcados a seu favor três penalties no mesmo jogo uma vez que a regra é não se marcar quase nenhum. No entanto criou-se um show-off na imprensa em relação aos três penalties de tal forma , que até o treinador do Porto que na semana anterior afirmara não ter tempo para ver jogos do Benfica, agora já veio referir-se também aos famosos penalties. A comunicação social lá criou o circo em volta destes lances de forma que até alguns adeptos benfiquistas já falam em beneficio. Sendo assim , e embora saiba que muito já se opinou na blogosfera sobre estes lances deixo aqui a minha opinião:




Penaltie : Tem tanto de penaltie como de estupidez de quem o cometeu. Penaltie clarinho. Por menos , muito menos, já foram marcados sobre o monstro verde.




Penaltie : O que mais dúvidas me deixa porque as imagens dão uma ideia diferente conforme o ângulo de visão. Curiosamente , pelo ângulo do árbitro parece penaltie nítido. E a juntar a isso existe uma imagem que mostra o jogador do Guimarães segundos depois a olhar para o braço com ar de dor, sinal que estaria a arder ainda da pancada. Como o árbitro tem que decidir na hora, agiu bem ao marcar o penaltie.




Penaltie: É verdade que a bola toca de raspão nos braços antes de ir á cabeça do jogador. Podíamos então falhar aqui em intenção, mas se não tinha intenção, que raio estava a fazer com os braços no ar? A dançar o fandango? Penaltie , bem marcado!



E ainda houve um lance em que Alex corta a bola com a mão dentro da área , que seria também penaltie e daria o segundo amarelo a Alex e consequente expulsão ainda antes da meia hora de jogo. O treinador do Guimarães vem no fim , dizer que não gostou da convicção com que se marcaram os penalties. Essa é boa! Que eu saiba os árbitros têm que decidir sempre com convicção, senão estão a decidir provavelmente mal. Já o presidente do Guimarães vem falar em campo inclinado, mas por certo se estava a referir ao jogo Guimarães - Benfica do ano passado.



Ainda em relação ao jogo, devo dizer que não gostei de ver Cardozo e Maxi no onze inicial, depois de terem chegado das selecções um dia ou dois antes. Não há mais alternativas no plantel? Então que andam Ruben Amorim e Rodrigo ou Aimar a fazer nos treinos toda a semana. Jesus continua a mostrar que não sabe gerir um plantel, já que jogam sempre os mesmos . É caso para dizer que ainda bem que Ruben Amorim e outros jogadores não pensam como Ricardo Carvalho senão começava tudo a desertar.

Saudações Benfiquistas!



Ricky