sexta-feira, 13 de abril de 2012

A tua cara não me é estranha!!!!

Sempre que o Benfica chega a uma fase negativa , surgem de um lado e de outro , opinadores e conselheiros de ocasião. Por sinal quase sempre os mesmos. No entanto ,os mais desatentos até julgarão que ali é que estará o futuro, eles é que saberão o rumo a seguir. Surgem de tempos a tempos, sempre em alturas conturbadas da vida encarnada. Não se sabe bem por onde andam e onde se escondem o resto do tempo, mas aparecem sempre do nada nestas alturas para uns banhos de mediatismo. Para mim, e para muitos , essas caras são tudo menos estranhas e o seu discurso não pega . Muito antes pelo contrário! Falo de pessoas como José Veiga, António Figueiredo , entre outros. José Veiga , ainda assim consegue ser visto por muitos como o homem certo para dar ao Benfica o protagonismo que lhe tem faltado. O argumento é que conhece os meandros do sistema e saberia como aproveitar-se dele para ajudar o Benfica. Não podia discordar mais. Prefiro não ver o Benfica ganhar do que vê-lo ganhar com malabarismos estranhos como outros fazem. Depois também não percebo a legitimidade que Veiga tem para vir mandar bitaites sobre a vida encarnada. Que os vá mandar para os lados do clube dele. Já António Figueiredo ainda é pior. Para quem não sabe este artista era um dos vice-presidente da era de Manuel Damásio. Não sei por onde tem andado até então, mas devia continuar no buraco onde tem estado, porque no tempo em que esteve no Benfica não vi fazer melhor. Muito pelo contrário! Aparecer nestas alturas com chorrilhos de criticas nunca é positivo , nem me parece coisa de quem queira ajudar o Benfica. Quem quer ajudar não destabiliza.
Numa altura em que se pede a cabeça de Vieira e se vai falando em nomes para o substituir, deixo a minha opinião dizendo que para colocar lá outro empresário não sei do quê, vindo de não sei onde , mais vale deixar estar como está. Na minha opinião a única opção credível seria um Benfiquista assumido, reconhecido como tal , e de preferência ex-jogador do clube. E dou como exemplo dois nomes . Humberto Coelho ou Rui Costa.

Já há vários anos que deixei de ver programas de debate desportivo, daqueles onde há sempre um artolas a representar cada clube. Deixei de ver porque em regra geral o representante do porto é faccioso, cinico e parcial, o representante do sporting passa a vida a defender o porto e a atacar o Benfica, nem que para isso tenha que esquecer os seu próprio clube, o moderador é tendencioso e parcial caindo muito para o lado azul. Isto em todos os programas, sendo que os representantes do Benfica vêem-se sozinhos contra três e acabam por ser invariavelmente "sodomizados" em directo. Como tal deixei de ver e até era de opinião que esses representantes encarnados deviam abandonar essas funções e deixar os outros a falar sozinhos. Ora para além de não ter visto isso acontecer , ainda vi serem colocados como representantes do Benfica em dois desses programas dois elementos da direcção encarnada. Falo de Silvio Cervan e de Rui Gomes da Silva. Algo ridicularmente estúpido , uma vez que assim tornam a sua opinião praticamente oficial algo que não acontece com os outros comentadores. Mas pior do que isso é que esses dois representantes têm tido declarações menos felizes, para não dizer estúpidas. Segundo li pela blogosfera (porque como disse não tenho visto esses programas) o vice-encarnado Rui Gomes da Silva , disse por exemplo num programa recente , qualquer coisa como o Benfica ter condições para ganhar a Champions a curto prazo. Ora bem: eu acho que é gozar com todos os Benfiquistas , numa altura em que vivemos um período conturbado em que somos confrontados com mais um campeonato perdido, vir falar em conquistas de Champions para breve... Eu estou-me a borrifar para a Champions!!! Eu queria era ter ganho o campeonato este ano! E o ano passado! E para o ano! Quero lá saber da Champions! E como é que uma equipa que não ganha em casa vai ganhar fora! E tão depressa não acredito que uma equipa portuguesa chegue sequer á final da Champions, porque que eu saiba Mónaco e Corunha andam pela segunda divisão , por isso não há milagres!
Em resumo: ver Benfiquistas numa luta inglória naqueles programas dava-me pena e admirava-lhes a coragem de lutarem sozinhos contra um sistema montado. Agora ver lá membros da direcção encarnada (ainda por cima com declarações destas ) envergonha-me!!!


P.S. Amanhã é dia de final da Taça da Liga , e tal como já li por aí é uma final para ganhar e não festejar. Ou para festejar apenas no estádio, porque afinal os jogadores até merecem que o seu esforço nesta competição seja reconecido.

Saudações Benfiquistas
Ricky

terça-feira, 10 de abril de 2012

Jesus tinha razão...

Jesus afirmou recentemente que a história se ia repetir e tal como no seu primeiro ano no clube o Benfica seria campeão. Tinha razão o nosso treinador... mas só na primeira parte da frase . A história vai-se repetir , mas tal como ano passado, que em Março e Abril a equipa rebentou fisicamente e espalhou-se ao comprido em todas as competições e chegada a hora de disputar a final da Taça da Liga temos mais uma vez a descrença espalhada entre equipa e adeptos. Se a vencer , como é sua obrigação, não haverá mais uma vez motivo para festa, tal como não houve o ano passado. No entanto queria ressalvar aqui que a minha opinião é que ao contrário do que aconteceu o ano passado, vencendo o Benfica a Taça da Liga os jogadores merecem no minimo não ser vaiados como chegaram a ser o ano passado. Se a vencerem merecem aplausos e basta. Afinal é com justiça que estão na final uma vez que no trajecto até á final deixaram pelo caminho adversários de valor como Guimarães , Maritimo entre outros.


Confesso que guardava o desejo de escrever este post hoje , com o Benfica já em primeiro lugar do campeonato e com via aberta para o título. Não acreditava numa vitória azul em Braga e esperava um brilharete encarnado no Alvalixo. As coisas logo me saíram furadas com a derrota do Braga. Vi o jogo. Custa-me até chamar-lhe jogo. O amigável digamos! Do lado do Braga não houve remates do melhor goleador do campeonato Lima, não houve magia do mestre dos espaços curtos Mossoró, e o preto das tranças (não me lembro o nome) só o vi quando foi substituído.Já Hugo Viana , o melhor médio do campeonato foi sem dúvida o melhor jogador do Porto em campo. A chamada á selecção ou a mudança para outro clube será merecida. Quim provou mais uma vez que é um grande guarda-redes. Aquele golo do monstro verde era indefensável. Gostei também de ouvir as duas claques durante todo o jogo a cantarem em uníssono pelo Benfica. Somos grandes.
Com a derrota do Braga , a vitória do Benfica tornava-se obrigatória. Ainda assim estava confiante. Mas perdemos ! E que dizer deste jogo! Como tentar falar deste jogo sem falar em arbitragem. Já parece desculpa de mau pagador! Eu sei que o Benfica jogou mal! Eu sei que o Benfica não ganhou nenhuma bola dividida! Eu sei que o Benfica não ganhou nenhum ressalto !Eu sei que o Benfica em 23344567778 livres não criou um lance de perigo! Eu sei que só não fomos goleados por causa do Artur, por causa da azelhice do Wolkswagen, e por causa do poste. Eu sei que o Maxi não fez um centro direito, que o Emerson não acertou um passe, que o Javi só fez merda, ou que os centrais tavam todos rotos! Mas pergunto: como é que não se marca aquele penaltie sobre o Gaitan? Os parvalhões da Sportv ainda conseguiram dizer ao fim de 5 ou 6 repetições que era de análise dificil. O que é que há de dificil ali? O que é que pode ser mais penaltie que aquilo? Canto sr. árbitro? Como é que um corte lateral dava canto? Assumindo que o Benfica marcava esse penaltie o jogo era outro. Quem tinha que correr não era o Benfica. O autocarro esverdeado tinha que sair da frente do patricio. Depois há o penaltie do Luisão e eu pergunto : que critério há quando se marca neste lance e não se marca momentos mais tarde num agarrão ao mesmo Luisão na área do Sporting? E pergunto mais : porque é que os jogadores lagartos tiveram sempre direito a aviso antes dos amarelos e do lado do Benfica não havia esse cuidado. Como é que o João Pereira consegue acabar o jogo e o Luisão vai para a rua com duas faltas. Claro que falar em arbitragem é chover no molhado, soa a desculpa, mas pego nas palavras de Maxi em Olhão e nas de Artur ontem e penso como eu me sentiria se fosse jogador e fosse roubado assim descaradamente. Que vontade teria para correr, para acreditar. Bem sei que são profisionais pagos a peso de ouro, mas também são pessoas como eu e como qualquer um de vós. Imagino a vontade que eu teria de jogar se tal como o Gaítan passasse o jogo a ser tapete debaixo dos pitons do João Pereira , sem que o árbitro nada fizesse . Que vontade teria se tal como o Luisão não pudesse tocar no adversário quando a ele até a camisola quase lhe podiam rasgar? E Aimar ? Que vontade terá Aimar de continuar neste futebol de merda depois desta rocambulesca suspensão . Para quem não sabe Aimar foi o primeiro jogador a ser castigado com 2 jogos, sendo que o factor mais determinante nestes casos é a reincidência. Quando é que Aimar é reincidente? Não percebo!!!
Agora que a época está perdida , os abutres vão aparecer de um lado e do outro com um chorrilho de criticas contra direcção e treinador pedindo-se remodelação total . Já dei a minha opinião sobre isso. Só peço que se lembrem que neste futebol de merda é preciso o Benfica ser perfeito para ser campeão. Veja-se que empatamos com a Académica fora , eles empataram com a Académica em casa. Empatamos em Barcelos, eles perderam lá. Empatamos em Olhão, eles também! A diferença foi o golo de Maicon em fora de jogo e a vitória deles em Braga sem apagões , sem bolas de golfe, sem expulsões, sem penalties inventados. Resumindo, não podíamos falhar em praticamente nenhum jogo para sermos campeões.

P.S. Apesar de tudo o que disse até aqui, guardarei até ao fim a secreta esperança de que os da frente ainda percam os 5 pontos necessários para sermos campeões. Bem sei que é preciso serem muito incompetentes para deixarem fugir o título neste momento, mas enquanto for matematicamente possível cá estarei a sofrer pelo meu Benfica. E quando for matematicamente impossível, cá estarei da mesma forma.

Saudações Benfiquistas.
Ricky

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Vitória Moral

Ponto prévio:em cada jogo que o Benfica realize acredito sempre que será capaz de sair vitorioso. Nem que por acaso defrontasse um Barcelona ou um Real e por capricho do destino o Benfica fosse obrigado a alinhar com júniores ou juvenis, e ainda assim acreditaria que a vitória seria possível. Assim, antes do recente jogo com o Chelsea em Londres e sabendo que o Benfica jogaria sem "centrais de origem" , e que para além disso um dos "centrais inventados" seria o patinho feio da equipa (Emerson) , acreditava que a vitória seria perfeitamente possível. No entanto , para mim (e já dera notas disso aqui) preferia que o Benfica não passasse ás meias finais da Champions. Isto porque a equipa está cada vez mais a quebrar fisicamente e mais jogos e curtos períodos de recuperação entre eles era tudo o que menos se precisava nesta altura, em que a conquista do campeonato é uma possibilidade e acima de tudo uma prioridade.
Como tal, uma derrota em Londres não me tiraria, á partida, o sono. E entendia que o Benfica devia jogar apenas pelo prestigio e mostrar a raça e o brio que caracterizam este clube. Antes do jogo, li aqui pela blogosfera que , em face da remodelação na defesa, o objectivo devia ser não perder por muitos. Ri-me! Tudo bem que não tinhamos centrais , mas a verdade é que eles não têm avançados. Entretanto o jogo lá começou e ao fim de 10 minutos já dava para perceber o que se ia passar. O Benfica a jogar, o Chelsea a ver e o árbitro a roubar. Nos primeiros minutos o senhor do apito deixou passar em claro três faltas feias do Chelsea e deu logo amarelo na primeira que o Benfica fez. Estava visto ao que vinha. E era de esperar, ou não tivessemos visto o que se passara na Luz , 8 dias antes. Por esta altura lembrei-me do anúncio semanas antes de que a Luz seria palco da final da Champions em 2014. Talvez esta "oferta" da Uefa fosse apenas para compensar o que nos ia "tirar" nesta eliminatória com o Chelsea. Mas nem vou falar mais de arbitragem porque nem vale a pena e toda a gente viu o que se passou. Falo do jogo e que grande jogo que o Benfica fez! Talvez dos melhores este ano. Os centrais, os tais que não eram, foram enormes. Javi Garcia (apesar de ter estado mal no penaltie que eu até acho que é penaltie)foi até eleito para a equipa da semana. E Emerson, bem Emerson parecia um daqueles centrais imperiais que limpam tudo com a maior das classes e ainda se põem com fintas sobre os avançados. Á frente deles , esteve para mim o melhor jogador em campo, Matic (outro dos patinhos feios), e que jogo que ele fez. No entanto não posso deixar de colocar um pouco de água na fervura: a verdade é que apesar do bom jogo dos centrais, temos que ver que do outro lado estava Torres , que neste momento é candidato a pior avançado do mundo! E isso também facilitou um bocadinho! No meio campo , Matic sozinho (sim sozinho! porque Aimar só queria marcar golos e Witsel passou 50 minutos a tentar fingir que era lateral direito) dominou o meio campo sem grandes problemas , porque este Chelsea é tudo menos pressionante, e é tudo menos equipa. E individualmente os homens do meio campo ou estão velhos e cansados(Lampard) ou não estão para se cansar(Obi Mikel). Não quero com isto tirar mérito ao que o Benfica fez em Londres. Aliás este jogo veio colocar ainda mais dúvidas na minha apreciação ao trabalho de Jesus á frente da equipa . Não é qualquer treinador que coloca uma equipa a jogar bem com uma defesa com quatro elementos inventados (Capdevilla não seria opção se Emerson não tivesse jogado ao meio). Notou-se acima de tudo uma grande auto-ajuda entre os jogadores para compensarem faltas de rotina e de posicionamento e na verdade estiveram quase perfeitos tirando a já comprovada falta de qualidade de Witsel a lateral. Também não é qualquer treinador que com um homem a menos consegue que a sua equipa parta para cima da outra , como o Benfica fez em Londres. Depois aquelas 3 substituições (intencionais ou não) deram ainda mais vida e qualidade ao ataque encarnado. Em suma , quando me sentei no sofá para ver este jogo , não esperava grandes excitações , mas a verdade é que vibrei muito mais do que estava á espera e no final apesar da derrota, fiquei orgulhoso de ser do Benfica. Pelo que o Benfica fez dentro de campo e pelo que o Benfica fez nas bancadas. Provámos mais uma vez que para além de grande equipa temos enormes adeptos. Adeptos que foram também enormes, quando foram esperar os jogadores ao aeroporto. Na verdade a equipa mereceu, e merecia saber que apesar da derrota os adeptos estavam com eles. Como agradecimento espero agora a vitória(que sei que não será fácil) sobre a lagartagem.
Ainda sobre o jogo, e depois dele acabar, tive oportunidade de ler algumas crónicas em jornais ingleses, franceses e espanhóis e todos concordavam com o fantástico desempenho do Benfica , só travado por factores arbit... estranhos! Já a comunicação social portuguesa foi muito mais comedida nos elogios á equipa encarnada. Mas já estamos habituados!



João Gobern foi afastado do programa "Zona Mista" da RTPInformação, por ter festejado em directo o golo da vitória sobre o Braga. Ora, qualquer pessoa que tenha visto uma vez que fosse o referido programa percebia que João Gobern era adepto benfiquista e o outro comentador (Bruno Prata) também não. Ainda assim, e prova do seu carácter , João Gobern não teve qualquer problema em assumir publicamente o seu benfiquismo. Também não era estranho para ninguém que devido á hora do programa que muitas vezes coincidia com o horário de jogos importantes, houvesse uma televisão no estúdio e os comentadores iam assistindo a esses jogos , porque também teriam que o comentar mal este acabasse. Por azar do destino ou talvez não, na altura em que Bruno César marcava o golo da vitória na Luz, nos estúdios da Rtp era Bruno Prata quem exprimia a sua opinião sobre os assuntos em debate e teoricamente as cãmaras deviam estar focadas nele , mas não estavam. João Gobern, não sabendo disto, e vendo o golo do "chuta-chuta" pela televisão não evitou um cerrar de punho em sinal de vitória. Foi no entanto um gesto silencioso, até contido. Sim, porque por exemplo eu, saltei do sofá e gritei quatro ou cinco caralhadas para a televisão. João Gobern cerrou apenas o punho. E foi filmado a fazer isso . O circo rapidamente se montou e João Gobern mostrando mais uma vez o seu carácter colocou o lugar á disposição. E absurdamente ou não a Rtp aceitou a sua saída. Isto num país em que já ouvimos por exemplo minutos antes de um jogo de apresentação do Benfica dois senhores da Sic a enxovalharem personagens do mundo benfiquista presentes nessa apresentação. Conversa que eles pensavam ser em off. Isto num país em que ouvimos três senhores da Sportv momentos antes de um jogo de preparação do Benfica (numa conversa que também pensavam ser em off) gozarem com o guardaredes Roberto e com o cabelo de Jorge Jesus. Isto num país em que vemos um comentador da Sportv dizer em relação á classificação do Porto "NÒS temos xx pontos". Isto num país onde vemos comentadores como Manuel Queirós, António Tadeia , Bernardino Barros dizer alarvidades sobre o Benfica e elogios fáceis ao porto. Curiosamente nenhum deles foi despedido. Já João Gobern bastou-lhe cerrar o punho. È o país em que vivemos. Recordo a quem não sabe que muitos que no passado faziam o papel que muitos agora fazem , têm neste momento cargos na estrutura do Porto ou ocupam cargos importantes nos mundo dos media. Confesso que já não via o "Zona Mista" há muito tempo. Isto porque não gostava mesmo nada de ouvir o outro comentador , o tal Bruno Prata. Agora é que não volto a ver mesmo. E gostava que também os benfiquistas todos deixassem de ver. Continuar a ver é pactuar com esta vergonha que é a comunicação social em Portugal.
Saudações Benfiquistas
Ricky

segunda-feira, 2 de abril de 2012

O novo Isaías

Durante o recente jogo com o Braga, e com o resultado ainda sem golos, dei por mim a desejar que o Benfica marcasse o golo da vitória nos últimos segundos do jogo. Isto porque a forma como o Braga foi jogar á Luz não é , na minha opinião, de candidato ao título. E não falo apenas do autocarro que colocaram em frente á baliza, falo das constantes percas de tempo que foram provocando durante todo o jogo. Portanto que castigo maior que ver um trabalho ruir mesmo no final do jogo. Tudo o que fizeram de nada valeu. Quando o Benfica se adiantou , por Witsel, e o Braga empatou logo a seguir , deu para perceber bem, nos minutos que restaram que o Braga só estava ali para o empate. Os deuses desta vez estiveram connosco e numa bela jogada conseguimos os 3 indispensáveis pontos para nos manter na luta pelo título. Continuo a dizer que uma vitória em Alvalade nos dará quase garantidamente o título. Em qualquer dos casos , um empate entre Braga e Porto será sempre o melhor resultado, sendo que o pior dos cenários será sempre a vitória do Porto.
O golo de Bruno César mostrou que , neste caso , o Benfica teve a estrelinha de campeão, tal como tinha tido contra a Naval no ano do título, quando Javi marcou o golo da vitória também no final. Ou como contra o Maritimo o ano passado, em que Coentrão marcou também no fim. No entanto no ano passado, o campeonato estava perdido há muito e por essa altura as fragilidades fisicas da equipa sentiram-se em demasia. Vamos ver o que acontece este ano. O jogo contra o Sporting vai ser muito dificil, isto porque os lagartinhos vão querer estragar a vida ao Benfica. E não tenho dúvidas que caso o Sporting roube pontos ao Benfica fará uma festa maior que se conquistasse um campeonato.
Do jogo de sábado, queria realçar Miguel Vitor que estava a fazer um belo jogo até á lesão. Isto é o que dá ter jogadores sem ritmo e colocá-los em jogos de intensidade máxima. Capdevilla não fez um mau jogo, e o que oferece a nível técnico á equipa é imensamente mais que Emerson. Pena é a falta de ritmo e velocidade. Javi melhorou um pouco em relação aos últimos jogos. Gáitan fez um grande jogo e pena é que não jogue sempre assim. Bruno César virou herói quase improvável. O "chuta-chuta" fez um jogo "assim-assim", mas esteve nos momentos chave da vitória. Vai no entanto ganhando pontos junto dos adeptos e há quem já o chame o novo Isaías. Até concordo.











Quanto á arbitragem, não foi uma arbitragem perfeita, mas parece-me que ao menos teve um critério uniforme. Deixou passar em claro faltas para ambos os lados , e em relação ao penaltie que os de Braga reclamam, parece-me que antes de mais , o lance ocorre fora da área e durante a partida houve faltas iguais que ele não assinalou. E quando há um certo critério, não há muito a dizer.



Uma nota final para a equipa de voleibol que conquistou mais uma Taça de Portugal arrecadando assim o segundo troféu da época depois de ter já ganho a Supertaça. Falta apenas o campeonato. Parabéns ao José Jardim e aos seus jogadores.