sábado, 1 de setembro de 2012

Negócios da treta

Nas minhas piores previsões , nunca imaginaria um cenário, como o que veio a registar-se no último dia do fecho de transferências. Os rumores andavam aí: Witsel, Javi, Cardozo, Gáitan, Garay, Nolito. Era quase inevitável que o Benfica realizasse a venda de um jogador. O estado das finanças assim o exigia. Perante este cenário qual seria a venda menos lesiva para o que resta da época. Gáitan seria o nome melhor aceite pelos adeptos, quer pela sua irregularidade exibicional , quer pelo excesso de extremos na equipa que colmatariam a sua saída. Cardozo , apesar dos golos, não é um nome consensual na Luz e a sua saída colmatada com a chegada de Lima, seria também relativamente bem aceite. Witsel era dos nomes mais falados para sair e apesar da sua qualidade extra , a presença de Matic e Carlos Martins na equipa ou uma possível contratação de Hugo Viana ou Manuel Fernandes chegariam pelo menos para as competições internas. Garay a sair teria que ser sempre com a inclusão de outra alternativa válida nem que essa fosse : Sidnei.
A saída de Nolito foi também muito falada mas seria também ela um crime. Recordo que o espanhol foi o segundo jogador mais utilizado o ano passado e tem uma atitude competitiva como poucos no Benfica. Seria um tiro no pé ainda por cima porque o que se falava era um empréstimo e não uma venda a bom preço. Já Javi, era a saída mais dificil de colmatar, quer pela posição fulcral que ocupa quer por não ter qualquer tipo de alternativa no plantel . Matic pode ser alternativa para alguns jogos mas não para todos, já para não falar que caso se lesione por largo período , como aliás aconteceu na pré-época , não haverá nada mais para o lugar. Jesus diz , com a sua infinita sabedoria, que há opções como André Almeida ou André Gomes. Não brinque comigo! André Gomes não tem intensidade suficiente para 6, e será sempre mais 8 ou 10 do que 6. E André Almeida apesar das boas exibições na equipa B será sempre curto para a equipa principal. Vejo com melhores condições na equipa B jogadores como Cafu ou mesmo Luciano Teixeira (apesar de saber que rapidamente seria transformado no novo Bynia).
 Ora perante isto tudo , qual a minha surpresa ao ver que o jogador que saiu foi mesmo Javi. Devo dizer no entanto que os números do negócio até são bons se virmos apenas o valor do jogador e o lucro que o Benfica teve com ele. No entanto foi um valor bem abaixo da cláusula e como tal o Benfica não era obrigado a deixá-lo sair. E por outro lado deveria ter uma opção á mão , como seria por exemplo Custódio (já que queriam dar dinheiro ao Braga traziam este).  Mas não veio ninguém. E segundo Jesus foi ele mesmo que não quis mais ninguém. E ele é que sabe.
Depois temos o negócio Lima. Um jogador de 29 anos , lembro. A única vantagem deste negócio seria o tornar o Braga mais fraco. Mas como o Vieira é amigo logo tratou de oferecer o Michel. Sim , oferecer! Porque se o Benfica pagou a cláusula, não era preciso mais nada. O negócio de Lima foi este: o Benfica pagou a cláusula e pronto. Depois á parte há o negócio Michel. E esse devia ser bem explicado. Muito bem explicado.
Já sei que depois deste texto haverá mais criticas chamando-me de anti-benfiquista e destabilizador. Tal como aconteceu quando critiquei Jesus pela merda de jogo que fizemos com o Braga. Depois porque ganhamos por 5 a 0 a dez jogadores do Setúbal , veio tudo dizer que deveríamos ajoelharmo-nos perante Jesus e agradecer por tão maravilhosa vitória que por certo não aconteceria se ele não fosse o magnânime líder do plantel do Benfica. Plantel que é dos mais disformes e desiquilibrados que há memória!
E fico-me por aqui por agora.
Saudações Benfiquistas
Ricky