sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

e o discurso continua... (oinc, oinc)

A cada diz que passa começo a achar (se é que ainda me restam dúvidas ) que este país não merece um clube como o Benfica. Senão vejamos: existe um clube que lidera actualmente o campeonato nacional com considerável vantagem sobre o segundo classificado, mas por estranho que pareça, sempre que o treinador do primeiro classificado se v~e em frente de câmaras e microfones só sabe falar no segundo classificado. Já repararam? A conversa do cenourinha é sempre a mesma : "oinc, oinc, oinc....Benfica...oinc, oinc...Benfica". A única diferença é que de entrevista para entrevista vai piorando o tom de voz. O homem anda cada vez mais nervoso. A última que inventou, foi que não pode ouvir dizer que o Benfica já tem melhor série de vitórias consecutivas que o Porto e então inventou uma jigajoga sobre não juntar competições para garantir que o Porto era ainda o melhor.

Por outro lado, o mesmo porto antecipou um jogo da Liga portuguesa com o simpático Nacional da Madeira e ganhou por 3-0. Dizem as más línguas que a equipa madeirense aceitou antecipar o jogo mesmo tendo em conta que tinha vários jogadores indisponíveis para esta data. Isto é que é ter amigos. Mas o grave nisto tudo , é que, quando o Benfica antecipou um jogo com o Leiria na época passada, caiu logo tudo em cima dizendo que era batota. Curioso que agora ninguém falou em batota. E o Porto lá vai ter mais 3 pontos que o Benfica até ao acerto das jornadas.

Quando o ano passado, Hulk, Helton, Fucile, Rodriguez, Vandinho, Mossoró e Nei agrediram stewards e funcionários do Benfica, logo vieram mil vozes explicar que tinham sido provocados e que não mereciam castigo. Agora que Jesus deu um empurrão e um projecto de bofetada num jogador já todos silvam pela sua irradiação. Acho bem que seja castigado e depressa. Mas também achava bem que houvesse coerência nas boquinhas de muito boa gente.

Lembro também que no ano de 2005 acusaram o Benfica de ter ganho o campeonato devido a um jogo em que "obrigou" o Estoril a jogar no Estádio do Algarve. Estranho que ninguém critique o facto de o Portimonense jogar a maior parte das vezes nesse mesmo estádio este ano.

Por fim , ressalvar , mais uma vez o facto de muitos opinadores , terem chamado o campeonato anterior de "campeonato dos túneis" em alusão directa ao castigo de Vandinho e Hulk. Ora , todos vimos as agressões em directo. E falando em Hulk, lembro que o Porto perdeu muitos mais pontos com ele em campo do que fora. A única coisa que os túneis podem ter provocado foi a eliminação do Benfica na Taça de Portugal, já que devido ao túnel de Braga, Cardozo castigado não jogou contra o Guimarães que nos ganhou 1-0.

O Porto já leva um número gordinho de penalties absolutamente inventados, para o ajudar nesta falsa liderança. O último foi-lhe oferecido em Aveiro. E de outra forma não ganharia lá. E não é que o mesmo árbitro vai apitar o Porto- Benfica para a Taça de Portugal. Isto ele há coisas...

domingo, 23 de janeiro de 2011

De regresso...

Depois de prolongada ausência , regresso hoje aos meus posts neste blog, esperando retomar a frequência mantida á algum tempo atrás. Muito se tem passado no universo benfiquista nos últimos meses e como tal vou falar apenas dos recente. No entanto e a bem da verdade , pouco ou nada mudou desde o inicio da época até agora , e já lá vão 17 jornadas. O Porto continua a desbloquear jogos através de penalties manhosos e o Benfica continua sem ver assinalado um único penaltie que seja a seu favor. E assim lá vai liderando o Porto o campeonato e o Hulk a lista de melhores marcadores.


Ainda no jogo de ontem com o Nacional, mais um penaltie escandaloso não assinalado sobre Salvio (felizmente para nós o lance daria golo) e fica a dúvida num lance sobre Saviola, que me pareceu carregado em falta pelo guarda-redes do Nacional. Dúvida que não pude tirar uma vez que a TVI resolveu não mostrar repetições do lance. Porque seria... Já mais á frente dariam muito mais importância a um fora de jogo mal assinalado ao Nacional ou ao lance em que na reposição de bola em jogo por Roberto este toca por duas vezes no esférico. Ora a lei nestes casos é clara ao dizer que a bola apenas entra em jogo depois de sair da área. Como tal esteve bem o árbitro ao mandar repetir o lance. Mas é as televisões que temos e espero que isto sirva de critério na hora de escolher a quem vender os direitos televisivos.


Quanto á equipa do Benfica , conseguiu ontem a melhor série de vitórias consecutivas (7) de TODAS as equipas presentes neste campeonato, e começa a chegar a patamares do ano passado. Com Salvio em grande, Saviola de pé quente, Coentrão em ritmo infernal, e Gáitan a afirmar-se aos poucos na equipa o ataque já carbura a bom nível. Na defesa e apesar de achar que Roberto ainda pode e deve melhorar muito nos cruzamentos, a verdade é que já vai salvando a equipa em muitos momentos dos jogos. Alguma apreensão que fica no ar devido á possível saída de David Luís e á lesão de Amorim. Maxi não está em grande forma e não há grandes alternativas ao lugar, e Sidnei ao meio precisa de ser mais intenso e concentrado.


Para terminar , uma palavra para as modalidades. Vólei, Futsal e Hóquei em grande , coleccionando vitórias atrás de vitórias. No basquete, a juntar á boa prova europeia que têm realizado, obtiveram a vitória na Taça Hugo dos Santos ( Taça da Liga) ao vencer na final o Porto. Isto numa semana em que fizeram 4 jogos em 5 dias. De lamentar apenas a eliminação na Taça de Portugal ás mãos do Vitória. E por fim destaque para o Andebol. A modalidade mais criticada do universo benfiquista, deu esta semana um sinal da sua qualidade ao vencer a Supertaça, derrotando em dias consecutivos Sporting, Porto e Águas Santas.


Para eles em especial e para todo o Universo Benfiquista : PARABÉNS