quarta-feira, 4 de novembro de 2009

a vergonha continua


Confesso que passados todos estes dias ainda não me é fácil escrever sobre o Braga - Benfica de Sábado passado. No entanto cá vai:
Se calhar a melhor coisa é começar pelo principio , e começar dizendo que o Benfica entrou excessivamente e estranhamente nervoso em jogo contrapondo com um Braga pressionante e agressivo. O tal nervosismo encarnado mostrava-se nos passes errados e nos tempos falhados de entradas á bola, o que levou a três entradas perigosas sobre os adversários . Á terceira delas , corriam 6 minutos de jogo, Coentrão viu o primeiro amarelo do jogo. Já antes , confesso , Cardozo poderia também ter visto o amarelo.
No entanto dessa falta de Coentrão surgiria o primeiro golo do jogo, num lance em que para além do mérito de Hugo Viana, parece-me haver algum demérito de Quim.
E até aquele momento , o Braga vencia e dominava o jogo sem espinhas. No entanto o Benfica reagiu bem e acabaria por ter até ao fim ocasiões suficientes para ganhar o jogo. Jogo esse que acabaria por ser um jogo emotivo e disputado. O Braga marcaria o segundo golo em contra-ataque matando o jogo. O Benfica poderá queixar-se muito da falha na finalização e da forma nervosa como entrou em campo.
No entanto houve outro jogo , dentro do próprio jogo. Eu explico: hoje em dia fala-se muito em estatísticas. E a estatística que mostra que o Benfica perde a grande maioria dos jogos em que o árbitro é Jorge Sousa incomoda-me. Porque será?
Depois do tal primeiro golo do Braga o Benfica reagiu bem e criou vários lances de ataque. Num deles ganhou um livre lateral, um igual a tantos outros que já deram golo neste Benfica 2009/2010. Aimar marcou o livre e o árbitro de pronto parou a jogada marcando uma suposta falta ofensiva na área. A verdade é que do lance nenhum perigo resultaria , mas fiquei sem perceber que falta teria sido marcada.
Minutos mais tarde o Benfica ganha novo livre lateral. Aimar marca , o árbitro apita e Luisão marca golo. No entanto o lance estava parado por nova suposta falta. Percebi então que a táctica de Jorge Sousa era apitar logo que Aimar marcava os livres, talvez lembrando-se da eficácia do Benfica nestes lances.
Explica o árbitro que viu Cardozo agarrar a camisola de Leone, central do Braga. Curioso é que não conseguiu ver alguns centímetros acima o cotovelo de Leone espetado no pescoço de Cardozo. E aceitando que marcasse falta de Cardozo, muitos penaltis teria que marcar durante os jogos.
A verdade é o que o golo foi anulado e o circo tinha começado por fim. Até ao fim da primeira parte Vandinho e João Pereira escaparam á expulsão sem se perceber porquê, e o ágil olho de Jorge Sousa viu Saviola simular penalti , vendo por isso o amarelo.
Na segunda parte e já sem Cardozo ( que na verdade nada jogou na primeira parte) e Leone expulsos no túnel, a paródia continuou. João Pereira cortou duas vezes a bola com a mão á entrada da área ,mas o ágil olho de Jorge Sousa nada viu. Mais tarde fez falta igual á que motivou o amarelo a Coentrão, mas a verdade é que desta feita o árbitro não mostrou o cartão que seria o segundo. Mais tarde também não viu mão na área de Evaldo e nem penalti em entrada assassina sobre Di Maria (e aceito que neste lance a bola tenha saído). E o mesmo árbritro que marcou falta atacante de Cardozo num contacto com Leone não viu Keirrison ser abalroado na área bracarense. Como também não viu Alan esbofetear Ramires ou João Pereira ( sempre ele ) provocar quase todos os jogadores encarnados. Pegando nas palavras de Hugo Viana : " MUITO BEM JORGE; MUITO BEM !"
E agora resta-me falar na parte mais mediática do jogo: o intervalo. Primeiro deixem-me que vos diga que tudo aquilo que ali se passou me pareceu encomendado ou pelo menos ensaiado. A verdade é que á entrada do túnel Saviola, Maxi, Cardozo e treinador adjunto do Benfica foram agredidos por jogadores do Braga á meio metro do fiscal de linha, e supostamente dentro do túnel Cardozo e Leone envolveram-se em confrontos o que levaria Jorge Sousa a expulsá-los.
Ora aqui o estranho é saber porque razão é que eles foram expulsos e não foram expulsos Vandinho, Mossóró e Ney, autores das agressões á entrada do túnel á vista das câmaras( e milhões de espectadores) e dos ÀRBITROS.
Talvez porque não desse jeito a alguém... sei lá.
Mas o pior é que soube-se dias mais tarde que só eles iriam ser castigados apesar de não haver imagens de nada , e aqueles de que há imagens passaram impunes. Lembro a todos que por exemplo Luisão foi no ano passado castigado por recurso a imagens.
Como tal e porque o futebol português é a vergonha que é, começo a achar que estará na hora de os dirigentes do Benfica tomem as medidas necessárias , sejam elas abandono do campeonato português, boicote á Federação, ou o que quer que seja.
Espero também que no jogo da segunda volta , este jogo não esteja esquecido pelos adeptos e que se dê aos jogadores do Braga o tratamento que merecem.
Por fim dizer, que gostei muito das palavras de Luisão no final do jogo, quando ironizou com a alegria dos jogadores e treinadores do Braga. De facto parecia que tinham ganho muito mais que três pontos . E não duvido nada.


Sem comentários:

Enviar um comentário