Estamos a poucas horas do inicio da temporada 2012/2013, e apetecia-me dizer que não estou confiante para o que aí vem, porque sinceramente não estou a gostar nada do que estou a ver mas, a verdade, é que não consigo deixar de ser optimista, ou não consigo deixar de ter esperança de que tudo mudará e tudo correrá bem. Por mais erros que veja serem cometidos, não deixo de ter vontade de ver o Benfica jogar e não deixo de acreditar na vitória até ao último minuto.
Mas a verdade é que diariamente vejo serem cometidos os mesmo erros que têm sido cometidos nos últimos anos e nos têm custado títulos. E Jesus é quase sempre o protagonista principal nesses erros. Eu oficialmente já perdi a paciência com ele. Esta pré-época foi a todos os níveis aberrante, e ninguém lhe diz nada. Falo hoje por exemplo do caso de Rodrigo Mora. Não vou pôr em causa se o jogador tem ou não valor para ser jogador do Benfica. De Rodrigo Mora conheço basicamente aquilo que vi esta pré-época, e os poucos minutos em que lhe foi permitido jogar o ano passado. E este ano , regressado após meia época no Penarol onde se exibiu em bom plano, a verdade é que pensei que tivesse nova oportunidade no plantel. A justificar isso estava o facto de ter sido dos avançados mais utilizados do plantel. A justificar isso estava o facto de que sempre que jogou, ter jogado razoavelmente bem e ter mostrado atributos e especialmente vontade, algo que Kardec, Hugo Vieira e principalmente Saviola não mostraram. A justificar isso estava o facto de que sempre que jogou ter sido ele o principal marcador de bolas paradas, o que mostra alguma confiança nas suas capacidades. E , na minha opinião e de muitos , caberia perfeitamente no plantel. Mas afinal não coube. E pelos vistos não coube desde inicio, pelo menos pelas palavras dele que garantiu que Jesus em nenhum momento falou com ele. E acredito nisso porque Jesus já por várias vezes deu provas da sua arrogância e prepotência. Agora a pergunta que fica é : porque razão teve Mora direito a tantos minutos se não ia ficar na equipa ? Porque razão era ele o marcador de livres (jogadas de laboratório) se não ia ficar? Só encontro uma explicação para isto. Mora jogou tantos minutos apenas para que alguém se interessasse nele e o levasse. Só pode ser isso! E então temos um treinador que utiliza jogos de pré-época para mostrar jogadores e não para preparar uma equipa. E isso ficou claro no jogo contra a pobreza em que Mora foi o único jogador que jogou quase a totalidade dos 90 minutos, saindo apenas a poucos minutos do final.
Outro exemplo da gestão de Jesus virá ao de cima com um eventual castigo a Luisão. Quem será o substituto? Lembro que qualquer um dos centrais suplentes jogou meia dúzia de minutos da pré-época. Algo que não vejo ser feito por nenhum treinador do mundo. Isto porque Jesus é um treinador de equipa pequena e baseia a época em 11 jogadores e leva-os ao limite até estoirarem. Nas equipas pequenas isso costuma chegar para a manutenção. Para equipas grandes já não dá.
Mas ainda assim , temos equipa para ser campeões. O problema vão ser os factores do costume. Isto, porque em Portugal, para o Benfica ser campeão não basta jogar muito bem. Lembro por exemplo que no último título em que fizemos uma super-época e ainda assim só fomos campeões no último jogo.
Noutra vertente, o presidente Luís Filipe Vieira dirigiu um forte ataque ao Porto e a Pinto da Costa. Gostei do discurso, mas a verdade é que palavras leva-as o vento. Estas palavras de nada servem enquanto Joaquim Oliveira se sentar na tribuna da Luz, ou enquanto se andar a apoiar Fernando's Gomes e Vitor's Pereiras. E digo mais ,estas palavras de nada servem enquanto tivermos na pirâmide encarnada cargos importantes desempenhados por fervorosos adeptos de outros clubes. Falo do responsável da área financeira. Falo do responsável da área juridica. Falo do director desportivo. Falo do treinador. Falo de alguns prospectores.
Já para não falar no presidente. Isto porque vivemos num clube em que até o speaker do estádio parece que é de outro clube. E está tudo dito.
Saudações Benfiquistas
Ricky
Sem comentários:
Enviar um comentário