quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Injustiças


O povo português é por natureza um povo de memória curta. E de entre os milhões de portugueses Benfiquistas tal acontece de igual forma. E há no seio da familia Benfiquista nomes e assuntos geradores de discórdia.

Ora eu como todos tenho a minha opinião pessoal, embora saiba que mesmo no seio do meu circulo de amigos haja quem discorde dela. No entanto gostava de falar aqui em alguns desses nomes problemáticos.

Começo pelo nosso presidente Luis Filipe Vieira: Para quem já se esqueceu ainda á 7/8 anos o Benfica era um clube moribundo. Um passivo enorme, processos em tribunal de vários tipos, estranhas negociatas de jogadores , simbolos do clube corridos, modalidades praticamente extintas, a propria marca Benfica já era usada para lucro de empresas do estranjeiro, classificaçoes desportivas horriveis( 6º lugar no campeonato por exemplo).

Passados estes anos foram resolvidos todos os processos em tribunal(Manuel José, Olivedesportos,etc,etc) , foi feito o estádio, o centro de estágio, museu, Fundaçao, foi dada uma nova dinamica ás casas do Benfica, surgiu o canal do clube. Grande apostas nos valores olimpicos, modalidades de novo em força no clube, tendo sido ganhos vários titulos nos últimos anos em vários sectores. Poderá apenas colocar-se um pequeno problema em relaçao á turbulencia nas últimas equipas de futebol, mas não me parece ser o presidente o culpado maior. No Benfica reformula-se todos os anos o plantel por pressão da massa associativa e nada mais. No Benfica não se dá tempo aos jogadores. Dou apenas como exemplo dois jogadores e dois clubes. Di Maria no Benfica e Anderson no Manchester. Di Maria chegou como craque e realizou mais de 30 jogos o ano passado sendo muito criticado.

Anderson chegou a Manchester como craque e foi lentamente lançado( e ainda o é) , fazendo muito menos jogos e sendo mundialmente elogiado.

Por tudo o que referi parece-me altamente injustas todas as criticas a Luis Filipe Vieira.

Outro nome que causa alguma discórdia é Mantorras. Lembro que quando chegou ao clube fez uma primeira volta fantástica marcando 13 golos( se não estou em erro). Depois rápido se tornou o alvo a abater pelos defesas adversários. Com o joelho debilitado Mantorras continuou a jogar (a qualidade do plantel a isso obrigava) e quando mais jogava mais pancada levava. Não querendo falar das polémicas com o departamento médico do Benfica de então , a verdade é que Mantorras não é o mesmo. Mas custa-me ouvir tudo o que se diz dele. Mantoras não está no Benfica por piedade, o maior sentimento que lhe devemos é gratidão. E seguindo o lema do clube, houve tempos em que foi ele por todos, está na hora de sermos todos por ele.

E por fim falar no nosso capitão. Em todas as épocas ao serviço do clube acho que em nenhuma Nuno Gomes foi o ponta de lança principal da equipa, no entanto jogando a espaços já tem mais de 150 golos pelo clube e sei lá quantos deu a marcar... Tal como na selecçao quase sem jogar é dos melhores marcadores de sempre e O MELHOR de sempre em fases finais. Por isso é muito ingrato tudo o que se diz sobre ele.

Mas esta é só a minha opinião... Saudações Benfiquistas

Ricky

Sem comentários:

Enviar um comentário