quinta-feira, 18 de junho de 2009

Eleições

Muito se tem falado e escrito sobre a antecipação das eleições para a presidência do Benfica. Mais do que dar a minha opinião , expresso aqui a minha total concordância com essa decisão.
Manuel Vilarinho que teve recentemente alguns comentários infelizes, teve também um com o qual só posso concordar: o Benfica não podia viver até Outubro em clima eleitoral.
Como tal mesmo para os que acham que a antecipação das eleições foi uma manobra de Vieira, não poderão deixar de concordar que eleições já agora , darão maior estabilidade para o resto da época, e fornecerão ao clube um clima mais calmo , logo desde inicio da temporada.
Depois não me restam dúvidas que Vieira ganharia em qualquer uma das datas. Há uma minoria descontente, e confesso que até eu não estou contente a 100%, no entanto o capital de apoio a Vieira é suficiente para ganhar, até porque a concorrência não oferece qualquer tipo de credibilidade. Senão vejamos a candidatura de Bruno Carvalho pintada de um azul comprometedor foi anunciada a bordo de um avião. Este show-off era mais que suficiente para perder credibilidade, mas depois ainda há a questão de se falar muito no Porto por este candidato , ter um mandatário que já se assumiu como boavisteiro de coração e prometer como treinador uma pessoa ligada ao Porto de forma estranhamente perigosa.
Por outro lado , o Movimento Vencer, Vencer juntou em convívio um considerável número de notáveis benfiquistas mas não apresentou candidato. Neste caso em vez do candidato escolher a lista , vai ser a lista a escolher o candidato. Embora me pareça que ninguém queira dar a cara. Para muitos tem em Veiga o elo mais forte, alegadamente porque o último campeonato ganho foi com a mão de Veiga. Lembro no entanto que Vieira também era o presidente nesse ano e que a esmagadora maioria dos jogadores desse plantel haviam sido escolhidos e contratados por Vieira.
Não entendo por isso a atribuição do mérito apenas a Veiga.
Enquanto isso Vieira apresentou candidatura e lista. Mas mais que isso tem a obra feita como imagem de marca. Deixo-vos a seguir , na minha opinião o melhor e o pior da gestão de Vieira até hoje:
Prós:
* Infraestruturas : terminou o estádio iniciado por Vilarinho e criou centro de estágio, fundação, Benfica TV, Clínica .
*Modalidades : Fez renascer quase todas das modalidades , sendo já enorme o número de títulos no seu mandato. Para além conseguiu que elas se tornassem auto-suficientes .
* Formação : Num ano em que a formação consegue quase o pleno de títulos , e não só em futebol, não poderemos dissociar LFV e a sua equipa deste feito.

Contras:
* Existência na sua equipa de personagens com passado relacionado com outros clubes, preocupa-me bastante. Num universo de 6 milhões de benfiquistas haveria certamente outras possibilidades.
* Mais do que contratações falhadas , o que me incomoda é a maneira como sairam do clube activos importantes como foi o caso de Karagounis, Nuno Assis, entre outros sem devido retorno financeiro.
* Falha grave no passado quando acumulou funções de presidente com director desportivo e onde teve falhas graves como o despedimento precoce de F. Santos e deixar fugir Micolli.

Muito se tem falado também no passivo encarnado . No entanto deve-se realçar que grandes equipas mundiais têm também passivos astronómicos e refira-se que deve fazer-se também a comparação entre passivo e activos. Por exemplo, bastaria ao Benfica vender alguns jogadores para acabar com o passivo.
Posto isto aguardo com mais ansiedade novos jogos do meu clube , do que propriamente as eleições . Porque ganhe quem ganhe , será a partir desse momento... o meu Presidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário