segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Falsa partida



Foi falsa a partida do Benfica no arranque da Liga 2010/2011. Como já acontece há mais de 5 anos o Benfica não ganhou á primeira jornada do campeonato nacional. E o pior é que perdeu. Em casa!!! E que dizer deste jogo. Dizer que me deixou com uma azia descomunal, que me trouxe graves problemas para adormecer.


Mas falando do que se passou em campo, foi mau, mau demais. Para muitos a culpa foi mais uma vez do Roberto, para outros a culpa é do Vieira. Mas a verdade é que vendo com olhos de ver , o problema está na equipa . Que culpa tem o Roberto ou o presidente das falhas de marcação nos lances de bola parada, dos maus passes a meio campo , das brincadeiras na defesa, da atrapalhação na hora de rematar á baliza?


Este Benfica anda nervoso, ansioso , trapalhão. Já assim foi contra o Porto e voltou a sê-lo contra a Académica. Devo dizer que é raro irritar-me com o Benfica (nem nos tempos do Quique), mas o jogo de ontem irritou-me a sério. Era as brincadeiras de David Luís e Sidnei na defesa com passesinhos dentro da área que se perdiam nos pés de jogadores da Académica, era os passes do Javi a isolar avançados adversários, era o Ruben Amorim a fazer faltas atrás de faltas a jogadores encostados á linha lateral sem hipótese de fazer dali qualquer perigo, era os maus passes de Aimar, era a atrapalhação geral dentro da área academista em que ninguém conseguia chutar á baliza, era os remates disparatados de fora da área... enfim! acho que a responsabilidade de ser campeão pesa e muito!


Alguns benfiquistas que conheço , e que não puderam ver o jogo, e ainda sem terem visto sequer os golos , apressaram-se hoje a dizer que com este guarda-redes não íamos lá! Não percebo porquê!!! Apesar do que a imprensa hoje escreveu não culpo Roberto em nenhum dos golos. No primeiro , a marcação á zona encarnada falhou por completo e apareceram 3 jogadores da Académica em posição de fazer golo , e fora da pequena área, zona que não é de obrigatória acção do guarda-redes. Aliás este golo é muito parecido ao que o Rio Ave marcou na Luz no último jogo da época passada , e aí não era Roberto na baliza. No segundo golo, lembro que a bola estava quase no meio campo e Roberto estava dentro da pequena área , por isso não se pode falar em adiantamento. Aliás nem que estivesse na linha de baliza dificilmente chegaria aquela bola dada a forma como bateu no poste. O que aconteceu foi o golo da vida daquele moço , que nunca mais na vida fará igual. Este golo, aliás , fez-me lembrar um jogo com o Setúbal á anos atrás , ainda Preud´homme era o guarda -redes do Benfica. O Benfica perdeu esse jogo e foi então eliminado da Taça de Portugal. E o golo fatal foi marcado através de um livre directo praticamente do meio campo por um brasileiro de nome Sérgio Araújo. Lembram-se dele? Pois claro que não. O mesmo vai acontecer quando daqui a 5 anos falarem no Laionel. São momentos de uma vida que nunca mais se repetem.


Outros , preferem acusar Luís Filipe Vieira dos recentes maus resultados. Por ter vendido Di Maria e Ramires e não ter contratado opções credíveis para os substituir. Lembro os mais distraídos que á 3 anos atrás o mesmo presidente foi criticado por ter contratado Di Maria para o lugar de Simão. Há que ter noção que o Benfica não tem condições para segurar jogadores como Di Maria , Ramires, David Luís ou Coentrão. Seja qual for o presidente! A menos que se queiram mais casos como os de Miguel, Manuel Fernandes ou Tiago. Até o Luisão já se queixou de não o deixarem sair. Quanto aos que perguntam porque não há outras contratações agora que há dinheiro, eu pergunto: porque não contratou o Maicon o Real Madrid, ou porque não contratou o Fábregas o Barcelona? Não seria por falta de dinheiro.


Só para terminar e voltando ao jogo, e não é inventar desculpas onde não as há, mas a verdade , é que ontem ficou por marcar um penaltie sobre Javi Garcia e possivelmente outro sobre Saviola. Isto para não falar no anti-jogo constante da Académica. Lembro uma substituição que demorou mais de 3 minutos a efectuar-se , tudo perante a permissão do árbitro. Mas isto serve apenas para daqui a algumas semanas não se dizer que andamos a ser levados ao colo. Nada mais. No jogo de ontem , só um jogador fez por ganhar: Fábio Coentrão.

1 comentário:

  1. para mim se é para atribuir culpas individuais a jogadores pelo resultado de ontem então que se aponte o dedo ao Sidnei que anda uma sombra do que foi e passa o tempo a dormir em campo... foi nos jogos de pré época e agora nos a doer.

    ResponderEliminar