sexta-feira, 6 de maio de 2011

A táctica da avestruz

Não há palavras para descrever o que vai na alma dos verdadeiros Benfiquistas. O que se passou no último mês e meio foi mau demais para ser verdade. E o problema é que não me refiro apenas ao futebol. A falta de capacidade das equipas benfiquistas na hora da decisão é caso de estudo.

Depois do dia de ontem nem sei se sinta revolta , se sinta vergonha, ou se me esforce por sentir indiferença. Para muitos o culpado é o presidente Luís Filipe Vieira, mas sinto-me reticente em apoiar essa causa. Vamos por partes : no Vóleibol a direcção contratou os melhores jogadores portugueses e construiu uma equipa capaz de ganhar com larga margem a primeira e a segunda fase do campeonato, depois essa mesma equipa não foi capaz de ganhar os dois únicos jogos que lhe dariam o título.Será o presidente o culpado
No futsal construiu-se uma equipa que acabou invicta o campeonato nacional e com recorde de pontos obtidos , mas essa mesma equipa falhou nas decisões europeias.
No andebol construiu-se uma equipa que brilhantemente chegou á final de uma Liga Europeia , mas essa mesma equipa não consegue impor-se a nível nacional de forma regular. A culpa é do presidente?
No hóquei construiu-se uma equipa capaz de ganhar quase todos os jogos da Liga Portuguesa e chegar ás meias finais de uma Taça Europeia, mas essa mesma equipa não será campeã porque perdeu os dois únicos jogos que não devia perder com o rival directo. A culpa é do presidente?

E no futebol (que infelizmente é apenas o que interessa a 90% dos Benfiquistas) construiu-se uma equipa capaz de ganhar 19 jogos seguidos e capaz de marcar durante meses e meses a fio, mas essa mesma equipa não conseguiu ganhar nos jogos decisivos e não marcar um golo que fosse no jogo que realmente importava marcar.

Eu, opto , por atribuir a culpa ao treinador. E bem sei , que ele foi o treinador que melhor pôs a equipa a jogar nos últimos anos. Mas também foi o treinador que melhor equipa teve.
Já por muitas vezes aqui critiquei o treinador do Porto, mas não posso deixar de concordar com algo que ele disse recentemente, quando afirmou que o Porto ganhou mais vezes porque se manteve fiel aos seus ideais e não andou a mudar de estratégia conforme o adversário. E Jesus foi precisamente isso que fez. Aliás foi isso que fez o ano passado em Liverpool, e este ano contra Porto, Braga, PSV, PSG. E o Benfica não pode ser assim, o Benfica não pode mudar em função de nenhum adversário.
Jesus inventou uma táctica que mais parece a táctica da avestruz, uma vez que coloca a equipa agachada, encolhida e de cabeça na areia, com o rabinho para o ar , esperando que o tempo passe , sem que nada de muito grave aconteça.
Jesus tem culpa porque não soube perceber que jogadores como Saviola, não davam nada á equipa e não conseguiu manter opções á altura. Com Saviola e Cardozo mal durante toda a época, foram raras as oportunidades dadas a Nuno Gomes, Weldon, Kardec e Jara. Jesus partiu o plantel aí.
Jesus tem culpa porque ao rodar o plantel nos últimos jogos de campeonato meteu a equipa numa espiral de maus resultados de que não consegue sair, e se a ideia era dar descanso aos titulares a verdade é que , como se viu ontem , parecem mais cansados ainda.
Jesus tem culpa, porque falhou na preparação física da equipa, começando mal e acabando pior.
Jesus tem toda a culpa porque é arrogante , porque se julga o rei da táctica e que consegue manietar os adversários mas a verdade é que não consegue. Longe disso.





Para terminar, e desculpem o longo desabafo , deixo-vos uma imagem que vale como mil palavras. Coentrão representa a mistica Benfiquista, a raça o querer e a ambição, e as lágrimas dele são as nossas lágrimas.



Saudações Benfiquistas

Sem comentários:

Enviar um comentário