terça-feira, 25 de agosto de 2009

primeira vitória

Escrevo esta crónica sobre o jogo Guimarães - Benfica , mais de 24 horas depois do mesmo se ter realizado. Durante este tempo deu para conversar conversar com vários benfiquistas e outras pessoas de menor gosto clubístico. E devo dizer que fiquei bastante desiludido com algumas coisas que ouvi. Fiquei impressionado por exemplo por ouvir benfiquistas dar mérito ao Marítimo pelo ponto roubado na Luz a semana passada, porque segundo eles o que conta é os pontinhos não a exibição. No entanto os mesmos hoje já dizem que o Benfica não merecia ganhar porque jogou pouco. Sinceramente convenço-me cada vez mais que os benfiquistas apenas se iriam contentar com goleadas consecutivas por mais de 5 golos e mesmo assim ainda haveria de surgir uma ou outra critica.

Na minha opinião o Benfica não jogou bem, é verdade, mas jogou muitos melhor que nos últimos anos. Lembro que o Benfica apesar de ter ganho todos os jogos realizados em Guimarães nos últimos 2 anos ( e foram 5 ou 6) passava os jogos em permanente sufoco e evitando golos vimaranenses uns atrás de outros. Ontem pelo contrário, o Guimarães teve apenas 3 ocasiões de golo, sendo que 2 delas surgiram na fase em que o Benfica jogava já sem meio campo defensivo , tendo apenas na intermediária Ramires e ... Nuno Gomes. No resto do tempo o Benfica dominou todo o encontro , não conseguindo no entanto desmontar a teia montada por Nelo Vingada que fez alinhar 3 centrais ( 1 para Saviola , 1 para Cardoso e 1 para as dobras) 2 laterais (1 para Ramires e outro para Di maria ) e ainda um trinco para vigiar Aimar .

No entanto não se pode falar desta vez em anti-jogo uma vez que o Guimarães tentava sempre que possível sair com a bola jogável. No entanto essas tentativas esbarravam no meio campo encarnado e em especial em Javi Garcia.

Por seu lado , o Benfica tinha os seus principais jogadores em dia não. Saviola e Cardozo apagados, Di Maria desastrado nos cruzamentos e Aimar a falhar um golo cantado, parecia que o Benfica iria registar novo empate , no entanto Coentrão e Ramires fabricaram um golo de belo efeito aos 89 minutos. Um golo daqueles que dá moral a qualquer equipa.

Por fim dizer que na minha opinião o melhor em campo foi David Luís seguido por Di Maria ( apesar dos péssimos cruzamentos). Ramires ainda em adaptação estreou-se com um belo golo, Shaffer fez também ele um belo jogo e Keirrison jogou aquilo que costumava jogar no Brasil : pouco ou nada. Tenho muita curiosidade em ver se Jesus vai conseguir por o moço a correr atrás de uma bola.


Sem comentários:

Enviar um comentário