sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Mal acostumados

Cada vez mais me convenço que o povo português está muito mal habituado. Devo dizer que foi com grande desagrado que vi durante esta semana algumas atitudes e mensagens de algum desagrado pelas classificações obtidas por Telma Monteiro e Nélson Évora nos Mundiais de Atletismo. Como se ganhar a medalha de prata não fosse já feito de relevo e de deixar orgulhosos todos os portugueses. Vi , com tristeza , público e comunicação social, desvalorizarem as classificações obtidas, quase como se de uma derrota se tratassem.

Será que nos esquecemos que existem outras pessoas que lutam pelos mesmos objectivos que os nossos atletas e que treinam afincadamente para alcançar esses mesmos objectivos. Para mim ver atletas portugueses entre os 3 melhores do mundo , já é motivo de enorme orgulho; no entanto parece que para muitos , só interessa quando ganham o ouro. Esquecem-se que eles não competem sozinhos.

Por isso deixo aqui os meus parabéns aos dois atletas que nos enchem de orgulho. PARABÉNS.


........................


E o que falei atrás , serve de igual forma para o futebol. O Benfica defrontou na fase de acesso á fase de grupos da Liga Europa, a equipa ucraniana do Volska Poltava. Apesar do nome pouco conhecido há que lembrar que esta equipa venceu a Taça da Ucrânia e terminou em quinto lugar no campeonato ucraniano. Lembro também que a Ucrânia está á nossa frente no ranking de clubes da Uefa. Sendo assim esta equipa ucraniana poderá ser equiparada a um Braga ou um Guimarães, ou Nacional ou Maritimo, por exemplo. Como tal , e como ninguém espera que o Benfica vá a casa destes clubes que referi e os goleie sem dó nem piedade, porque raios seria obrigatório o Benfica ter ido golear os ucranianos. E na verdade até terminou o conjunto da eliminatória com um confortável 5-2 . È certo que o resultado de hoje não foi o esperado , mas a verdade é que do outro lado também estava uma equipa , e não um grupo de amigos , formado á pressa para dar uns chutos na bola.

E vendo as coisas de outra forma , se este tivesse sido o jogo da primeira mão, falaria-se a esta hora de um bom resultado. Não tenho grandes dúvidas. Em Portugal é assim . Um atleta que chegue ao ouro , nunca mais poderá baixar disso . Um clube que ganhe 4-0 num jogo tem que golear em todos. È triste mas é assim.

Mas falando um pouco mais sobre o jogo da Ucrânia devo dizer que de qualquer das formas esperava mais do Benfica. É certo que muitas foram as condicionantes, desde o cansaço da viagem, da mudança da equipa, da falta de ritmo dos novos jogadores, falta de entrosamento e até da falta de desmotivação, mas a verdade é que o Benfica poderia ter tido outro resultado. E teve até oportunidades para isso. No entanto o primeiro golo ucraniano veio moralizar e de que maneira a equipa adversária . E para mim o moral de uma equipa é quase mais importante que a qualidade do seu plantel.

Fica no entanto , o mais importante, que foi a passagem a frase de grupos. O Benfica perdeu pela primeira vez oficialmente, num jogo em que se podia dar ao luxo de perder. E dificilmente haverá nova oportunidade de isso acontecer. Espero portanto que este tenha sido um mal que veio por bem e que tenha servido de aviso para a equipa encarnada.

1 comentário:

  1. BENFICA - V.SETÚBAL (para memória futura)

    1-0
    2-0
    3-0
    4-0
    5-0
    6-0
    7-0
    8-0
    e... houve mais? Não vi!!
    lol

    ResponderEliminar