terça-feira, 25 de maio de 2010


Ontem enquanto eu assistia ao jogo da Argentina parece que houve quem á mesma hora decidisse ver o jogo entre uma selecção composta por vários jogadores portugueses e Cabo Verde. E em boa hora decidi ver a Argentina, uma vez que pude assistir a um animado jogo de preparação com um grande golo de Di Maria pelo meio. Noutro canal, a pseudo-selecção portuguesa arrastava-se perante a super-poderosa selecção de Cabo Verde.

Pergunto uma coisa: se esta selecção não consegue ganhar a uma equipa africana que não consegue marcar presença nas grandes competições do seu continente como irá ganhar a uma equipa que normalmente luta para as vencer. Se não consegue ganhar a uma das piores equipas do ranking mundial como irá ganhar á equipa que normalmente o lidera. Mas pronto sempre poderemos roubar um ponto á Coreia.

Aceito que haja outras opiniões sobre esta selecção mas nunca as compreenderei. Deixem-me antes de mais analisar um pouco esta selecção. Em 2004 , Scolari foi inteligente o suficiente para apostar ao máximo no momento vencedor dos jogadores do Porto para incutir essa mentalidade na selecção. Queirós prefere apetrechar esta selecção com jogadores que lutaram para não descer de divisão. "E o burro sou eu? "...

Analisemos então esta selecção: Para a baliza Queirós levou Eduardo, Beto e Daniel Fernandes. Explicou a chamada de Beto com uma lógica de futuro. Pergunto: o Mundial é agora ou é no futuro? Aceitando que Eduardo será o titular , não deveria ter como potencial suplente um guarda-redes com ritmo e motivado por uma grande época como Quim, pronto a entrar em acção a qualquer momento? Não sei digo eu. Por desconhecimento da época que fez aceito a chamada de Daniel Fernandes , como aceitaria a de Patricio.

Na defesa , não posso compreender as chamadas de um pouco utilizado Paulo Ferreira em vez de Ruben Amorim , como me custa a entender a chamada de Zé Castro em vez de Carriço, isto sem falar na chamada de Pepe que dificilmente estará em condições para jogar. A juntar a isto , torço sempre o nariz á presença de Bruno Alves na selecção, porque acho que a sua forma de jogar torna-o num eminente candidato a expulsão.

No meio campo , não compreendo a chamada de Raúl Meireles depois da péssima época que fez. Não entendo a falta de alternativas a um intermitente Deco, havendo a possibilidade de chamar Carlos Martins.

Na frente acho pouco resumir as opções atacantes a Liedson e Hugo Almeida , uma vez que por exemplo Makukula marcou na Turquia mais golos que os dois juntos, e parece-me que havia também lugar para ele nesta convocatória.

Por fim deixo aqui a minha convocatória :

Baliza : Eduardo, Quim , Daniel Fernandes(patricio)
Laterais Direitos : Ruben Amorim, Miguel
Centrais: Ricardo Carvalho, Carriço, Ricardo Costa e Rolando (Pepe)
Laterais esquerdos: Coentrão, Duda
Médios: Veloso, Pedro Mendes, Tiago, Deco , Martins e Danny
Avançados : Ronaldo, Simão , Nani, Liedson, Hugo Almeida, Makukula
Na minha opinião esta é a selecção dos jogadores em melhor momento de forma. E ter na selecção jogadores como Amorim, Ricardo Costa, Veloso, Coentrão, Duda, Martins e Danny oferecem á equipa grande variedade de opções.
Quem terá razão? Eu ou Queirós? Logo veremos...
P.S. Deixem-me também que vos diga que esta história das vuvuzelas , irrita-me bastante e parece-me de bastante mau gosto. Haja alguém que me diga o que é que as vuvuzelas têm a ver com Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário