quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Mayday, mayday, mayday

Bem sei que este é um blog onde se escreve sobre o Benfica, mas não resisto a escrever mais uma vez aqui sobre a selecção nacional. Também porque a selecção nacional tem muito a ver com o Benfica, nem que seja para nos arranjar lesões para os nossos jogadores. Mas indo directo ao assunto, começo por dizer que na minha opinião esta selecção não tem nada de nacional. Pelo menos eu não considero esta a minha selecção, e respeito aqui qualquer opinião contrária. As minhas selecções eram as de Humberto Coelho e também as de Scolari. E não , não sou adepto apenas nas horas boas. Veja-se: nos últimos anos , as melhores prestações da equipa portuguesa foram sob o comando de Humberto e Scolari. O primeiro com ligações claras ao Benfica, o segundo com aversão completa a lobbies. E Scolari desde cedo percebeu que o Porto tentava mandar na selecção portuguesa, e a partir daí iniciou uma guerrilha privada com Pinto da Costa e seus pares. De António Oliveira nem quero falar. Com Queirós retomou-se o dominio de Pinto da Costa na selecção e os resultados estão aí. Não acreditam? Então pensem bem nas convocatórias dos últimos anos. Ruben Micael em alto nível no Nacional não era seleccionável, mas na semana em que assinou pelo Porto foi logo chamado á selecção. Se o fosse antes talvez o seu passe tivesse inflacionado. Moutinho não foi ao Mundial , mas agora que está no Porto já é chamado de novo. Quanto custaria se tivesse ido ao Mundial. Beto titular no Leixões não era seleccionavel, mas Beto suplente no Porto já é. Quanto custaria se já fosse internacional quando o Porto o contratou. Quaresma em grande no futebol turco só foi chamado porque Varela se lesionou. Meireles depois de época miserável foi ao Mundial . Reconheço aqui que fez um bom Mundial. Mas quanto pagaria o Liverpool por ele se não tivesse estado na África do Sul. Dá que pensar não dá?
Depois veja-se o caso do Quim que foi excomungado da Selecção por ter levado 6 golos do Brasil no Brasil. Que irá acontecer agora ao Eduardo que levou 4 golos do Chipre EM PORTUGAL e ainda ofereceu o golo aos noruegueses na derrota de ontem? Provavelmente nada . Aliás sobre Eduardo , o guarda-redes que grande parte dos benfiquistas queriam ver na Luz, tenho a dizer que só falhou nos últimos golos por culpa do Roberto. Não há dúvidas. Raio do espanhol!!!!
Agora , perguntam-me : a culpa é de Queirós? Não só! Há pessoas que estão a mais na selecção á muito tempo e o Sr. Presidente é um deles . Enquanto esta selecção servir outros interesses que não os da própria selecção não vai a lado nenhum. E nas selecções mais jovens o caso agudiza-se. Neste momento convocam-se jogadores para agradar a certos clubes , a empresários e até a marcas de calçado. E quando assim é...
Por outro lado temos que ter a consciência de que fosse qual fosse o seleccionador actual não teria grande margem de escolha a nível de jogadores. Na baliza , apesar das barracas recentes de Eduardo , pouco mais há por onde escolher. Talvez Patricio ou Daniel Fernandes. Na lateral direita Silvio e João Pereira deveriam ser as opções . Na esquerda Coentrão e talvez Duda. No centro da defesa Ricardo Carvalho , Bruno Alves , Carriço e Nunes (em grande em Espanha) , isto enquanto não houver Pepe. No meio campo com a lesão de Pedro Mendes tinha que estar André Santos (muito bem no Sporting) e chamar á equipa jogadores como Paulo Machado e Moutinho que ao menos são titulares nos seus clubes. Carlos Martins também não se percebe porque não vai á selecção . Na frente , Makukula se mantiver o nível do ano passado mereceria também uma chamada, tal como Vieirinha em grande na Grécia.
Agora formar um meio campo , com Meireles , Manuel Fernandes e Tiago que juntos ainda não fizeram meia hora pelos seus clubes é que não lembra ao Diabo. Tal como não lembrava ao Diabo jogar contra o Chipre em casa com pivot defensivo no meio campo, e muito menos manter esse pivot defensivo (Meireles e Manuel Fernandes) de principio a fim na Noruega estando a perder desde cedo.
Muito se tem falado de pilotos automáticos e torres de controlo e mantendo o contexto , acho que será caso para dizer : " Mayday, Mayday, Mayday"

1 comentário: