quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mãos e mãozinhas!

Antes de tudo , aproveito para saudar o regresso do grande Benfiquista e amigo JP á escrita neste blog. Bem sei que o tempo não estica e mesmo eu não tenho conseguido escrever metade do que quero e por vezes abrevio um bocado os temas e daí surgirem por vezes más interpretações do que escrevo. Refiro-me por exemplo ao lance do penaltie ,do qual resultaria o golo do Porto B , vulgarmente conhecido por Braga, no último jogo do Benfica. Escrevi eu que aceitava a marcação do penaltie por Pedro Proença, por mão de Emerson na bola.
E ao dizê-lo de forma tão abreviada passei então a ideia de que concordava que era penaltie. Longe disso. Unicamente disse que aceitava que se marcasse este penaltie , tendo em conta que por exemplo o mesmo árbitro já nos presenteou com decisões bem piores, como o famoso penaltie que só ele viu de Yebda sobre Lisandro há anos atrás e que apesar de ninguém falar disso condicionou por completo aquele campeonato. Aceito melhor este penaltie que a expulsão de Javi Garcia o ano passado ou outras arbitragens amigas que temos tido. E aceito porquê: Aceito porque este é um daqueles lances em que a arbitragem em geral não consegue ser unânime. No entanto, e salvo erro, a lei diz que é penaltie sempre que houver intenção deliberada de cortar a trajectória da bola com as mãos. Ora neste caso ninguém pode dizer que houve intenção deliberada , uma vez que Emerson salta de mãos encolhidas junto aos corpo e sem olhar para a bola, logo segundo a lei não é penaltie. O problema é que os árbitros marcam normalmente penalties sempre que o contacto com a mão corta a trajectória da bola intencionalmente ou não. As únicas excepções acontecem quando isso favorece o Benfica ou prejudica o Porto, e aí por regra nunca é penaltie. E , por outro lado há vários casos de penalties deste género a serem marcados , inclusivé alguns famosos que prejudicaram por exemplo a selecção nacional.
Depois disto reafirmo que aceito que tenha sido marcado penaltie, tendo em conta que já houve casos parecidos em que foi marcado penaltie e tendo em conta que esperava até truques arbitrais piores, e até tendo em conta alguns truques circenses que aconteceram como a não expulsão de Douglão.
Agora se acho que era penaltie: Claro que não!
Se acho que o Benfica não ganhou por causa do árbitro: Claro que não! Não ganhou porque é treinado por um treinador medroso, arrogante e que de táctica percebe muito menos do que julga e este jogo esteve ao nível do pior que já se viu ao nível de preparação de jogo, táctica delineada, conhecimento do adversário e esteve a um nível de distritais a forma como ele leu o jogo , em especial na segunda parte.
Posto isto, é apenas uma questão de tempo, até começarmos a cair na classificação! Só espero que não seja já no próximo jogo da Liga e que não sejamos nós a dar também uma mãozinha para os lagartinhos saírem por completo do fosso!
Saudações Benfiquistas
Ricky

Sem comentários:

Enviar um comentário