terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

De volta á casa de partida!!!

Depois de ter desperdiçado, em dois jogos, uma preciosa vantagem de 5 pontos, o Benfica regressou assim á casa de partida e agora enfrenta em igualdade pontual com o porto o que resta desta edição da Liga. Será uma espécie de sprint final que poderá não ser só a dois...
Se procurarmos explicação para estes dois desaires encontraremos vários factores que poderão ajudar a compreender , mas na verdade nenhum por si só explica tudo.
De qualquer forma os 5 pontos já lá vão e agora o que conta é pensar em ganhar o jogo com a tipeirada , não há outra hipótese. E valha a verdade que mesmo com 5 pontos de vantagem eu estaria aqui a pedir a vitória de igual forma.
Se em Guimarães o Benfica jogou pouco, em Coimbra fez o quanto baste para ganhar. E porque não ganhou. Não ganhou porque falhou as ocasiões que teve para marcar. Mas também não ganhou porque mais uma vez houve um ilusionista em campo. Sim , eu sei que a desculpa da arbitragem já é velha, mas há jogos em que não de pode fugir ao assunto. Só assim por alto , em Coimbra ficaram 3 penalties clarinhos por marcar e foi mal marcado um fora de jogo a Aimar em que ele e e Cardozo ficavam isolados frente ao guarda-redes. E se duvidam do que digo e acham que exagero vejam este vídeo e tirem conclusões: http://www.youtube.com/watch?v=LgdXePqh51Y&feature=youtu.be .

Tenho que falar novamente em critérios, porque gostava de saber porque não é penaltie a bola no braço de um defesa na briosa, quando mais tarde foram marcadas faltas a Cardozo e Bruno César em lances idênticos. Se querem falar em intenção expliquem-me porque foi marcado um penaltie a favor do Sporting na jornada anterior em que a bola bate no braço de um jogador do Paços que tinha os braços atrás das costas. Neste caso o jogador da Académica tinha os braços bem abertos. O penaltie sobre Aimar é escandaloso . Um dia depois um lance parecido no Dragão deu expulsão a um jogador do Feirense e consequente penaltie. Depois há o agarrão do guarda-redes academista a Cardozo que eu vi logo em lance corrido e os senhores da Sportv nem uma repetição conseguiram mostrar.
No entanto, digo aqui hoje que se o Benfica não for campeão este ano a culpa não é das arbitragens . É de Luís Filipe Vieira, porque apoia o sistema instalado, ao sentar-se ao lado de Joaquim Oliveira e Fernando Gomes.
Há quem pense que a culpa do empate em Coimbra é de Jesus. Bom, a verdade é que eu próprio já o critiquei aqui mas a verdade é que neste jogo não tenho nada a apontar-lhe. O onze apresentado era o esperado, podendo apenas discutir-se a saída de Nolito da equipa. E as substituições que Jesus fez eram aquelas que eu faria no seu lugar. Tal e qual. Claro que depois de ver o resultado percebo que Yannick neste momento não tem ritmo para jogar jogos importantes. Vamos ver se algum dia terá...
Enquanto o jogo decorria, fui-me lembrando dum jogo com a Naval na Luz no ano do último título. Um jogo em que a bola só entrou nos últimos momentos, e foi aí o arranque para a conquista do título. Curiosamente o guarda redes da Naval nesse jogo era Peiser, o mesmo que defendeu as redes da Académica neste jogo. Mas desta vez a bola não entrou e Peiser nem precisou de ser tão brilhante como no referido jogo com a Naval.
Neste jogo queria destacar pela positiva Artur e Garay que á vez salvaram o Benfica de coisa pior; e pela negativa Nélson Oliveira e Bruno César. Nélson que apesar de ter entrado muito bem na partida e ter sido até um dos melhores da equipa , esteve péssimo na finalização. E a avançados pedem-se golos! Já aqui tinha dito que sou apreciador do futebol de Bruno César e gostava de o ver jogar a meio campo, como jogava no Brasil. Essa oportunidade surgiu e durante a meia hora em que jogou a "10" , o "xuta-xuta... que afinal não xuta" esteve horrível!

Luís Freitas Lobo é um dos mais conceituados comentadores da nossa praça e as suas considerações sobre basculações e espaços entre linhas e não sei que mais fazem lei entre quem o escuta. Eu não sou especial fã! Mas confesso que desta vez abusou. Neste jogo resolveu fazer de Matic o seu ódio de estimação criticando quase tudo o que o médio fazia. Por exemplo quando Matic cortava em falta contraataques da Briosa ainda no meio campo adversário, lá vinha o senhor comentador dizer que com Javi aquilo não acontecia porque Javi não se desposicionava e não pressionava tão alto. Agora pergunto eu: não será melhor cortar os contraataques á nascença e ainda no meio campo adversário não arriscando tanto o amarelo? Depois quando Matic ia cortar em falta um lance junto á linha lateral o senhor comentador criticava porque ali era zona de lateral e Matic não devia estar ali e com Javi isso não acontecia... Não acontecia? Assim de repente lembro-me daquele famoso lance de Javi com Alan em Braga... e ... em que zona do campo foi senhor comentador?
Matic já é um dos patinhos feios da equipa e estes comentários só ajudam a queimar ainda mais o sérvio. De igual forma posso falar , de um jornalista que não sei o nome que num resumo do jogo transformou aquele lance em que um jogador da Académica ao tentar cortar a bola acerta na trave da própria baliza, num "falhanço inacreditável de Cardozo de baliza aberta" ! É esta a comunicação social a que muitos dão ouvidos. A mesma que faz primeiras páginas quando Cardozo falha penalties e se esquece de fazer o mesmo quando Hulk os falha. E a mesma comunicação social que quer transformar um grande frango do guarda redes do rio Ave em Alvalade no golo do ano.
Voltando ao Benfica e ao jogo de sexta , devo dizer que gostava de ver o estádio cheio. Sei que não é fácil. Por muitas razões! Por exemplo falo por mim. Apesar do grande amor que tenho pelo Benfica a verdade é que o meu orçamento não se compadece com romantismos e estes 300 km de distância ainda complicam mais. Mas eu acredito.
Força Benfica!!!!
Ricky

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Alguns destaques da época!

Deixando as vitórias e as derrotas de lado quero expressar aqui o meu contentamento , para aquela que foi a melhor noticia que recebi este ano: a renovação de Pablo Aimar com o Benfica. Devo dizer que já andava desconfiado e esperava o pior. Ainda mais depois da entrevista de Vieira á RTP onde não garantia desfecho positivo para caso. Já posso dizer quase sem reservas que Aimar foi o melhor jogador que vi até hoje de camisola de Benfica ao peito, e que me desculpem todos os outros grandes craques. Mas Aimar é diferente. Neste momento Aimar já não precisava mostrar nada, já é craque de nível mundial , e ainda assim corre , luta e acima de tudo... faz magia. Não sei se viram um lance no recente jogo em Guimarães ,quando o Benfica tentava tudo por tudo para chegar pelo menos ao empate, em que Emerson recuperou a bola na defesa e simultaneamente viu-se Aimar aos pulos no meio campo desesperando por receber a bola. Ele , como qualquer adepto, queria ganhar aquele jogo! E é esta garra que falta por vezes nos grandes craques.
No jogo posterior á renovação, com o Nacional, Aimar fez uma excelente exibição; notava-se a felicidade em cada decisão que tomava! Aliás sobre a sua batuta , o Benfica naquele dia jogava á bola , muito mais que jogar futebol, quase parecendo futebol de rua .
Por tudo isto arrisco dizer , que mesmo depois da renovação, já começo a sentir saudades de ver jogar Aimar pelo Benfica, porque um dia ele vai mesmo partir.





Em sentido inverso, devo dizer que estranhei a renovação do contrato de Saviola. Aliás para mim Saviola é um caso muito estranho. A forma com que o argentino se apresenta á mais de 1 ano é completamente inexplicável, ainda para mais se virmos que Saviola não é ainda um jogador velho. Neste momento não é opção e não pode ser opção. Não entendi por isso a renovação.




Gáitan é provavelmente o jogador mais virtuoso da Liga Portuguesa e é daqueles que dá gosto ver jogar. Mas também é daqueles que mais consegue irritar os adeptos pela forma como por vezes prejudica a equipa com as suas infantilidades. Dito isto, não terei pena se , havendo boa proposta, Gaitan saia no final da època e se use o dinheiro da sua venda para resgatar por exemplo : Sálvio.



Muitos torceram o nariz á chegada de Garay ao Benfica . Eu já sabia que ele era bom , mas pensava que não chegasse para fazer esquecer David Luís. Mas agora digo : David Quê?... Garay é simplicidade descrição e eficiência num só jogador. Até agora , grande , grande contratação.



Quem eu não conhecia era Nolito! E por Díos! que jogador! Garra , qualidade técnica, visão de jogo , enfim ! Muito bem sacado este EspaNOLITO!



Matic é um dos patinhos feios da equipa! Apesar de muito criticado pelos adeptos a verdade é que eu até o acho bom jogador. Não é claramente um 6 mas é um médio bastante interessante. O problema é quando se quer comparar Matic com Witsel, com Javi ou com Ramires! Mas imaginem o que era ter Matic nos anos em que tinhamos Thomas, Paulo Almeida, Jamir ou Marco Freitas. Se pensarmos assim, já não
é tão mau , verdade?



Quando Rodrigo chegou ao Benfica , houve muitas criticas a Vieira , dizendo que assim Di Maria tinha saído muito barato. A verdade é que com sorte, Rodrigo ainda vai acabar por render mais que o Angelito. Que jogador! Ao tempo que eu imaginava ver no Benfica uma avançado com estas caracteristicas! Craque , Craque, craque!



Quem também pode vir a ser craque é Nélson Oliveira. Confesso que nos vários jogos que vi dele pelos júniores do Benfica , e onde marcava golos em paletes, me pareceu apesar de tudo muito desmotivado, talvez porque já fosse tudo fácil demais para ele. E depois aqueles 2 anos em Rio Ave e Paços também não mudaram a minha opinião. Mas depois do Mundial Sub20, fiquei com outra ideia. Precisa é de mais oportunidades, e não entrar só na hora do sufoco ou quando os jogos já tão resolvidos e a equipa já pouco ataca.
Saudações Benfiquistas! Ricky

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

... e terceira!

A última vez que aqui escrevi foi em Dezembro de 2011 , e na altura pedi como prenda de Natal que o Benfica jogasse um futebol mais atrativo que aquele que jogara até então. E valha a verdade que desde aí o "meu" Benfica presenteou-me com grandes jogas, grandes jogos com a nota artistica como se diz por agora. É certo que se poderá dizer que aqui e ali alguns jogadores até exageram nos "rodriguinhos" mas é disso que o povo gosta. Pelo menos eu gosto! Goleada atrás de goleada chegávamos ao final de Fevereiro e pela frente tínhamos uma das fases mais complicadas da época. Com mais 5 pontos que o Porto , o Benfica tinha pela frente duas saídas complicadas a Guimarães e Coimbra. Antes disso , dificil deslocação o terreno do Zenit. E foi aí que o Benfica viria a registar a segunda derrota da época. Não digo que não me custou perder mas valha a verdade que perder 3-2 fora numa eliminatória dos 1/8 final da Champions não é um drama. Ainda mais quando essa derrota acontece num lameiro coberto de relva e ainda por cima com um rafeiro enraivado solto em campo. Não se podia esperar mais do jogo , a não ser o que foi : uma espécie de solteiros contra casados em que todos os golos são autênticas anedotas. E como diz o meu amigo JP, o segundo golo russo não voltava a acontecer em 5000 tentativas.
Depois o Benfica deslocou-se então a Guimarães e estava proibido de perder pontos para chegar ao clássico e poder jogar com algum conforto. Mas perdeu . Dizem que perdeu bem! Eu não acho!Não acho , porque não vi o Guimarães jogar muito mais que o Benfica! Teve o lance do golo e outro contraataque que até podia dar o 2-0 e mais nada . O Benfica teve dois lances (um do Nolito e outro do Gaitan) que deveriam ter dado golo, e ainda teve um do Cardozo que normalmente dá golo , mas... não era dia. Critica-se Jesus por ter jogado sem Witsel, pelas substituições, por isto por aquilo... mas reservo o direito de não concordar! É certo que Matic passou todo o jogo todo a chegar tarde aos lances mas... não foi o único. Aconteceu o mesmo a Aimar , a Witsel e a ...todos . Para mim o que me irritava mais era ver por exemplo Maxi que normalmente arranca sem medo pela lateral a fora e em Guimarães, invariavelmente parava a meio campo e devolvia a bola para trás. Do outro lado Emerson também não conseguia porque ... não consegue . Irritou-me ver cantos atrás de cantos resultarem em nada. E os livres igual. E a isso juntou-se o dia não de Nolito, Gáitan e Rodrigo. Cardozo que normalmente marca golos de sorte nos "dias não", desta vez não marcou. Aliás já nem me lembrava de ver o Benfica acabar um jogo sem marcar um golo que fosse. Ao contrário de outros clubes que acabam por ganhar mesmo quando jogam muito mal, o Benfica normalmente perde mesmo. E chegou então a primeira derrota no campeonato. Sim, a primeira! Esta derrota teve muitas semelhanças com a derrota com o Maritimo para a Taça, especialmente na forma como os jogadores adversários festejaram a vitória como se fosse a final da Champions League. Parabéns para eles!
Já ouvi várias criticas á forma como Jesus falou na flash-interview, mas neste caso, eu que nem gosto da basófia dele, compreendo a reacção . Aquela pergunta sobre a posição delicada em que o Benfica ficava ,com aquela derrota, face ao Porto , foi de bradar aos céus!...
Para os jogos que se seguem só existe uma palavra: Ganhar, ganhar, ganhar! Sim , porque o Benfica está irremediavelmente condenado a ter que ganhar sempre. Não há espaço nem tempo para derrotas neste clube. No entanto devo confessar que sinto algum receio em relação ao jogo com os corruptos. Não , que não ache o Benfica superior e capaz de ganhar mas em certa medida lembra-me o Real Madrid que por melhor que jogue ,treme por todos os lados quando joga com o Barcelona. Perdoem as comparações, mas é o que penso.
P.S. Não posso deixar de falar no Xistra e nos ridiculos amarelos que ele arrancou a jogadores do Benfica em Guimarães.


Saudações Benfiquistas! Espero voltar em breve!
Ricky

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Segunda Derrota

Hoje venho escrever no blog depois da segunda derrota em jogos do Glorioso.
Ao contrario do que se possa imaginar, desta vez não venho criticar a equipa nem o seu treinador. Eu, que até admito, sou um pouco crítico de mais nas apreciaçãoes que faço á equipa, jogadores e treinador mesmo quando ganham,venho hoje aqui dizer que até nem estou desiludido com o que se passou em S.Petersburgo. O Glorioso perdeu, é certo. A exibição não foi das mais conseguidas, sim, mas pergunto eu: É fácil jogar naquelas condições futebol? Não que não houvesse condições mínimas propicias á práctica do desporto-rei, mas jogar a tantos graus centígrados negativos sem estar perfeitamente ambientado não deve ser fácil, penso eu. Concordo por isso com a apreciação de JJ ao jogo da equipa. Lé-se nalguma imprensa que o Glorioso até marcou dois golos devido a defesas imcompletas e pouco conseguidas do "keeper" do Zenit. Concordo, mas e o Artur? Quantas ditas defesas fez? Que eu me lembre... O? O Zenit foi três vezes á baliza do Artur e três vezes marcou e nessas três vezes tudo saiu bem. A imprensa não diz que o Zenit até ganha o jogo pelo falhanço do Maxi? E entenda-se que isto não é uma crítica ao uruguaio, pois acho que ele é daqueles jogadores que se lhe pode perdoar "quase" tudo, dada a maneira como se entrega sempre ao jogo. Então o segundo golo dos rusos nasce de uma jogada que é um verdadeiro himno ao futebol na minha opinião mas, pergunto eu outra vez: Se tentassem mais cem vezes fazer o mesmo, marcariam golo alguma vez? Mas isto são apreciações de um adepto que se calhar até puxa um pouco a brasa á sua sardinha, embora eu não goste delas :-)

Ps: Gostava só de perguntar ao Sr Luis Filipe Vieira quando é que mete na cabeça que o Glorioso precisa de três laterais mais. Mas que o sejam mesmo e não projectos disso ou adaptações ( a do Witsel com o nacional é para bradar aos céus...) ou coisa parecida... Só temos o Maxi porque o Capdevila nem conta e do moço da lateral esquerda nem vale a pena falar, embora não seja ele o culpado...


Saudaçãoes Gloriosas


JP