terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

De volta á casa de partida!!!

Depois de ter desperdiçado, em dois jogos, uma preciosa vantagem de 5 pontos, o Benfica regressou assim á casa de partida e agora enfrenta em igualdade pontual com o porto o que resta desta edição da Liga. Será uma espécie de sprint final que poderá não ser só a dois...
Se procurarmos explicação para estes dois desaires encontraremos vários factores que poderão ajudar a compreender , mas na verdade nenhum por si só explica tudo.
De qualquer forma os 5 pontos já lá vão e agora o que conta é pensar em ganhar o jogo com a tipeirada , não há outra hipótese. E valha a verdade que mesmo com 5 pontos de vantagem eu estaria aqui a pedir a vitória de igual forma.
Se em Guimarães o Benfica jogou pouco, em Coimbra fez o quanto baste para ganhar. E porque não ganhou. Não ganhou porque falhou as ocasiões que teve para marcar. Mas também não ganhou porque mais uma vez houve um ilusionista em campo. Sim , eu sei que a desculpa da arbitragem já é velha, mas há jogos em que não de pode fugir ao assunto. Só assim por alto , em Coimbra ficaram 3 penalties clarinhos por marcar e foi mal marcado um fora de jogo a Aimar em que ele e e Cardozo ficavam isolados frente ao guarda-redes. E se duvidam do que digo e acham que exagero vejam este vídeo e tirem conclusões: http://www.youtube.com/watch?v=LgdXePqh51Y&feature=youtu.be .

Tenho que falar novamente em critérios, porque gostava de saber porque não é penaltie a bola no braço de um defesa na briosa, quando mais tarde foram marcadas faltas a Cardozo e Bruno César em lances idênticos. Se querem falar em intenção expliquem-me porque foi marcado um penaltie a favor do Sporting na jornada anterior em que a bola bate no braço de um jogador do Paços que tinha os braços atrás das costas. Neste caso o jogador da Académica tinha os braços bem abertos. O penaltie sobre Aimar é escandaloso . Um dia depois um lance parecido no Dragão deu expulsão a um jogador do Feirense e consequente penaltie. Depois há o agarrão do guarda-redes academista a Cardozo que eu vi logo em lance corrido e os senhores da Sportv nem uma repetição conseguiram mostrar.
No entanto, digo aqui hoje que se o Benfica não for campeão este ano a culpa não é das arbitragens . É de Luís Filipe Vieira, porque apoia o sistema instalado, ao sentar-se ao lado de Joaquim Oliveira e Fernando Gomes.
Há quem pense que a culpa do empate em Coimbra é de Jesus. Bom, a verdade é que eu próprio já o critiquei aqui mas a verdade é que neste jogo não tenho nada a apontar-lhe. O onze apresentado era o esperado, podendo apenas discutir-se a saída de Nolito da equipa. E as substituições que Jesus fez eram aquelas que eu faria no seu lugar. Tal e qual. Claro que depois de ver o resultado percebo que Yannick neste momento não tem ritmo para jogar jogos importantes. Vamos ver se algum dia terá...
Enquanto o jogo decorria, fui-me lembrando dum jogo com a Naval na Luz no ano do último título. Um jogo em que a bola só entrou nos últimos momentos, e foi aí o arranque para a conquista do título. Curiosamente o guarda redes da Naval nesse jogo era Peiser, o mesmo que defendeu as redes da Académica neste jogo. Mas desta vez a bola não entrou e Peiser nem precisou de ser tão brilhante como no referido jogo com a Naval.
Neste jogo queria destacar pela positiva Artur e Garay que á vez salvaram o Benfica de coisa pior; e pela negativa Nélson Oliveira e Bruno César. Nélson que apesar de ter entrado muito bem na partida e ter sido até um dos melhores da equipa , esteve péssimo na finalização. E a avançados pedem-se golos! Já aqui tinha dito que sou apreciador do futebol de Bruno César e gostava de o ver jogar a meio campo, como jogava no Brasil. Essa oportunidade surgiu e durante a meia hora em que jogou a "10" , o "xuta-xuta... que afinal não xuta" esteve horrível!

Luís Freitas Lobo é um dos mais conceituados comentadores da nossa praça e as suas considerações sobre basculações e espaços entre linhas e não sei que mais fazem lei entre quem o escuta. Eu não sou especial fã! Mas confesso que desta vez abusou. Neste jogo resolveu fazer de Matic o seu ódio de estimação criticando quase tudo o que o médio fazia. Por exemplo quando Matic cortava em falta contraataques da Briosa ainda no meio campo adversário, lá vinha o senhor comentador dizer que com Javi aquilo não acontecia porque Javi não se desposicionava e não pressionava tão alto. Agora pergunto eu: não será melhor cortar os contraataques á nascença e ainda no meio campo adversário não arriscando tanto o amarelo? Depois quando Matic ia cortar em falta um lance junto á linha lateral o senhor comentador criticava porque ali era zona de lateral e Matic não devia estar ali e com Javi isso não acontecia... Não acontecia? Assim de repente lembro-me daquele famoso lance de Javi com Alan em Braga... e ... em que zona do campo foi senhor comentador?
Matic já é um dos patinhos feios da equipa e estes comentários só ajudam a queimar ainda mais o sérvio. De igual forma posso falar , de um jornalista que não sei o nome que num resumo do jogo transformou aquele lance em que um jogador da Académica ao tentar cortar a bola acerta na trave da própria baliza, num "falhanço inacreditável de Cardozo de baliza aberta" ! É esta a comunicação social a que muitos dão ouvidos. A mesma que faz primeiras páginas quando Cardozo falha penalties e se esquece de fazer o mesmo quando Hulk os falha. E a mesma comunicação social que quer transformar um grande frango do guarda redes do rio Ave em Alvalade no golo do ano.
Voltando ao Benfica e ao jogo de sexta , devo dizer que gostava de ver o estádio cheio. Sei que não é fácil. Por muitas razões! Por exemplo falo por mim. Apesar do grande amor que tenho pelo Benfica a verdade é que o meu orçamento não se compadece com romantismos e estes 300 km de distância ainda complicam mais. Mas eu acredito.
Força Benfica!!!!
Ricky

Sem comentários:

Enviar um comentário