domingo, 4 de março de 2012

Jesus, Gáitan e Proença...

E pronto... os piores receios benfiquistas concretizaram-se e em três jogos o Benfica passou de uma interessante vantagem de 5 pontos para uma praticamente irremediável desvantagem de 4 pontos (sim , quatro pontos!). Dos jogos de Guimarães e Coimbra já falei e apesar de todas as contingências a verdade é que para se ser campeão em Portugal , não se pode perder pontos nestes jogos.

Tal como escrevi aqui em posts anteriores o meu maior receio do jogo com o Porto era o medo que o Benfica demonstra sempre que encontra este rival pela frente. E os primeiros minutos do jogo de sexta foram a prova do que disse. No entanto a verdade é que a partir dos 15 minutos o Benfica puxou dos galões e começou aos poucos a jogar á Benfica. O problema é que já tinha dado 15 minutos e um golo de avanço ao rival. No entanto a partir daí o Benfica dominou por completo o jogo e pareceu até fácil demais a forma como Cardozo ganhava bolas de cabeça aos centrais adversários ou a forma como o Benfica surgia perto da área adversária por vezes até em superioridade numérica. E de repente tudo mudou. O artista do costume surgiu e o Benfica perdeu o jogo e se calhar o campeonato. O nome deste artista é:... bem, para uns o artista é Jesus, para outros é Proença e para outros é Gáitan. Vamos por partes:
Jesus: houve bastantes criticas pós jogo a Jesus em especial pela entrada de Rodrigo quando saiu Aimar e pela colocação de Gaitan a lateral. Ora bem se pensarmos que tal como Jesus também Vitor Pereira tirou um médio(Moutinho) para colocar um avançado(Kleber) e também Vitor Pereira colocou um extremo (Djalma) a fazer de lateral direito. Não entendo então porquê ser um criticado e o outro elogiado. Quando Rodrigo entrou já o Benfica ganhava e um avançado rápido quando o Porto precisava atacar fazia muito sentido. Mas não resultou, talvez porque Rodrigo não estava bem fisicamente. Agora talvez todos concordemos que o reforço do meio campo naquela altura faria muito mais sentido, mas pergunto quantos de nós criticaram naquele momento a entrada de Rodrigo. Provavelmente nenhum. Quando Emerson foi expulso , Jesus demorou a reagir e colocou Gaitan na lateral. Se outra solução seria mais eficaz, nunca o saberemos. A minha opinião é que desta vez não foi por Jesus que perdemos.
Gáitan: queira-se ou não Gáitan fica ligado aos dois últimos golos do Porto com duas infantis perdas de bola, e sinceramente eu já perdi a minha paciência com ele.
Proença: Mais uma vez tenho que falar em arbitragens e desta vez tanto há para falar. Aliás este jogo foi o perfeito exemplo das arbitragens em Portugal : parciais, tendenciosas e em que o único critério visivel é o de prejudicar sempre o Benfica. Vamos por partes: No lance do primeiro golo existe jogo perigoso de Lucho sobre Aimar. Proença não quis ver. No segundo golo existe falta de Maicon sobre Witsel á entrada da área portista. Existe! Não adianta negar. Apesar do lance de ataque do Benfica ter sido mal definido com um passe infantil de Gaitan para Witsel o que obrigou o belga a ter uma má rececção, a verdade é que Maicon toca no calcanhar de Witsel quando este ia colocar o pé no chão. Proença não marcou porque não quis, mas a verdade é que ele não tem culpa de Gaitan tivesse perdido a bola em mais uma das suas imbecilidades.
No entanto, dando de barato estes dois lances e aceitando estes erros de Proença, a verdade é que não posso aceitar o erro no terceiro golo. É intencional, é deliberado , é quase premeditado. E este golo valeu 4 pontos de vantagem ao Porto. Somente!!!
Mas não foi só isso. Ainda na primeira parte, Djalma devia ter sido expulso quando impediu Witsel de se isolar e não foi. Devia ter sido expulso na segunda parte quando cortou em falta um contra-ataque de Maxi Pereira. Curiosamente minutos depois em lance idêntico Proença não teve problemas em expulsar Emerson. E o próprio primeiro cartão a Emerson foi algo estranho. Se foi pela falta: houve piores. Se foi por ter afastado a bola, houve jogadores do Porto a fazer o mesmo e não houve cartões.
Depois é ver que Cardozo viu amarelo á primeira falta que fez e Janko fez mais de dez e não viu nenhum. Aliás Janko teve curioso lance com Maxi em que o uruguaio sofre falta caricata do austríaco e os dois pegaram-se mas só Maxi viu o amarelo. Depois fala-se no penalti de Maicon e no de Cardozo e para mim nenhum é penaltie. Bola na mão nos dois casos.
Posto isto para mim o artista que entregou de bandeja o jogo aos Porto foi mesmo Pedro Proença. Aliás , provavelmente este é o segundo campeonato que Proença oferece ao Porto. Ele que curiosamente colocou esta época o Sorting na final da Taça de Portugal. Digam lá que não merece fruta da boa.
Houve também algumas criticas em relação ao facto de se ter jogado na sexta feira, sustentando que o Benfica devia apostar no campeonato e não na Champions League, no entanto lembro que á dois anos quando o Benfica foi eliminado em Liverpool dias depois de ter jogado na Figueira da Foz houve quem criticasse a falta de aposta na Liga Europa. Como vêm é impossível agradar a todos.
Quanto ao que resta do campeonato, parece-me um bocado dificil. Apesar de acreditar que o Benfica possa ganhar os 9 jogos mesmo aparecendo mais artistas pelo caminho a verdade é que me parece que o Porto mesmo nas saídas mais dificeis , acabará por encontrar uma qualquer calçadeira em forma de apito que resolva o assunto. Peço apenas ao Benfica que faça a sua parte e ganhe estes 9 jogos. Os adeptos apesar de tudo não deixarão de apoiar, porque queira-se ou não ao nível de adeptos o Benfica é o Maior Clube do Mundo.

Ainda em relação ao jogo , não posso deixar de criticar a generalidade da comunicação social que garantiu que apesar de tudo o Porto foi um justo vencedor. Não devem ter visto o mesmo jogo que eu. O jogo que eu vi foi dominado na maioria do tempo pelo Benfica.No jogo que eu vi o Benfica teve mais ocasiões claras de golo. No jogo que eu vi , O Benfica ganhou mais bolas na defesa adversária, e criou mais perigo em livres e cantos que contra Leirias ou Feirenses desta vida. Mas como se costuma dizer : um vassalo é sempre um vassalo.
Tenho que confessar que as horas depois do jogo foram muito dificeis para mim e o dia de Sábado foi horrível. No entanto para me abstrair um pouco nada melhor que assistir ás vitórias do Futsal, Vólei, Basquete, Hóquei, Andebol , Júniores e Juvenis. Agora é esperar que terça feira chegue rápido para ver o meu Benfica regressar ás vitórias, apesar das lesões e dos castigos, contra tudo e contra todos.
Porque perder não é vergonha, vergonha é desistir!
Saudações Benfiquistas
Ricky

Sem comentários:

Enviar um comentário