Com a criação da BenficaTV, benfiquistas de todo o país podem agora seguir passo a passo a carreira dos escalões de formação do clube. Isto numa altura em que se fala cada vez mais em formação, e sabendo-se de antemão que nos últimos anos , nenhum craque de valor maior, saiu das escolas encarnadas. No entanto quem assiste aos jogos assiduamente percebe rapidamente que há valor na formação do Benfica. Então , o que se passará?
Antes de mais há que definir duas coisas: o que é mais importante na formação ? ganhar títulos ou criar craques?
Para muitos ganhar títulos na formação é apenas objectivo secundário (pessoalmente não concordo), e que o principal é formar jogadores . E em boa verdade , pode-se dizer que quase toda a gente sabe quais os jogadores de referência que as equipas grandes criaram nos últimos anos e pouca gente saberá quem ganhou títulos nesses anos.
No entanto parece-me que é muito difícil, ver jogadores ex-júniores agarrarem o seu lugar na equipa principal. É verdade que no rival Sporting isso tem acontecido de alguma forma , mas a explicação reside no facto do Sporting estranhamente ter perdido a necessidade de ganhar. Não me parece que haja naquele clube uma pressão de vitórias e isso dá-lhes tempo para adaptar jogadores ao ritmo sénior.
Quer no Porto , quer no Benfica não há tempo para dar aos jogadores jovens. E se sabe que os jovens precisam errar para aprender, também se sabe que em clubes como o Benfica , não grande margem para erros.
Por outro lado, temos também que nos lembrar que a culpa não está só nos clubes. Existem variados casos de jogadores que dão verdadeiras facadas nos clubes que os criaram. Quem não se lembra de jogadores com Hugo Leal, Edgar Pacheco e até Manuel Fernandes. Esqueceram tudo o que o clube lhes tinha dado , e na hora de retribuir , viraram as costas.
Mais recentemente temos o caso de Pedro Eugénio, lateral direito bastante utilizado por João Alves na equipa júnior do ano passado, que no final da época não quis assinar contrato profissional com o clube encarnado, porque entretanto recebera proposta para jogar em Inglaterra. No entanto esta pequena traição sairia-lhe cara já que a saída para Inglaterra abortou e Pedro Eugénio passou alguns meses no desemprego.
Como tal , é difícil a vida dos clubes no que toca á formação. No entanto pelo que tenho visto, trabalha-se muito bem , nesta área para os lados da Luz, e acredito haver na equipa júnior jogadores que possam ter chances de brilhar . Fixem por exemplo estes nomes, quem sabe não irão ainda ouvir falar deles:
Roderick, Bakar, Ruben Pinto, Franciso Júnior, Lassana Camará, Nélson Oliveira e Danilo (na foto).
Sem comentários:
Enviar um comentário