sábado, 24 de outubro de 2009

Intercalar... o que dizer?

O Benfica iniciou esta semana a sua participação na Liga Intercalar , versão 2009/10. Para muitos companheiros benfiquistas, esta competição não tem razão de ser , e como tal o Benfica não devia participar nela. No entanto a minha opinião , não é a mesma . Vejo esta competição com bons olhos, ainda que pense que necessite de reformulação de modo a torná -la mais competitiva e necessite também de ser vista de outra forma pelos clubes que nela participam.
É, na minha opinião uma excelente oportunidade, esta competição, de dar ritmo a jogadores menos utilizados pelos respectivos clubes. Ora, o problema é que na minha opinião o Benfica não tem gerido bem os jogadores a utilizar nesta Liga. Mas vamos por partes: no ano passado, foram poucas as vezes em que jogadores da equipa principal foram utilizados nesta Liga, sendo a equipa normalmente formada pelos júniores , e normalmente pelos júniores titulares. Isto julgo ter sido um erro, na medida em que não se deu ritmo a jogadores pouco utilizados nos séniores e sobrecarregaram-se os júniores.
Neste primeiro jogo da Liga Intercalar 2009/2010, notei melhorias nas formação da equipa, que inclui por exemplo jogadores não utilizados da equipa principal ( Balboa e Jorge Ribeiro), júniores pouco utilizados e ainda alguns júniores habitualmente titulares. E esta mescla de jogadores parece-me a mais acertada para jogar nesta liga, fornecendo aos júniores suplentes a possibilidade de se mostrarem e ganharem ritmo e de igual forma aos menos utilizados dos séniores e júniores em maior evidência têm assim hipótese de se mostrar ao treinador principal.
No entanto, o que me parece ter falhado foi o sistema táctico utilizado. Na minha opinião nesta competição ( tal como em toda a formação) o sistema táctico a utilizar teria que ser sempre o mesmo usado na equipa principal, dando bases aos jogadores , para, se necessário, entrarem sem problemas no ritmo da equipa principal.
Voltando aos jogadores a utilizar, penso que não lhes faria mal se jogadores como Luís Filipe, M Vitor, Urreta, Mantorras e até Filipe Menezes fossem chamados a esta equipa. Quanto á chamada de Balboa e Jorge Ribeiro deixou-me bastante contente na medida em que era um atentado á dignidade dos jogadores e á história do próprio clube vê-los treinar á parte do grupo. Se é discutível se têm qualidade para jogar no Benfica, a verdade é que não foram eles que pediram para vir para o clube, e acredito que o respeito pelas pessoas nunca deva ser posto de lado.
Por fim, e para os que não sabem, dizer que neste primeiro jogo da Liga Intercalar o Benfica venceu o Belenenses , por 4-1 com 2 golos de Balboa e 2 de Jorge Ribeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário