segunda-feira, 16 de março de 2009

O capitão ás direitas e a promessa falhada



António Veloso foi sem dúvida o último grande defesa direito do Benfica. Dono daquele lugar durante 15 épocas seguidas, realizou 538 jogos pelo clube, 322 como capitão de equipa, marcando um total de 9 golos. Experiente e sóbrio , controlava a falta de velocidade com uma boa colocação e uma enorme garra. Polivalente , jogou várias vezes a lateral esquerdo e até a médio defensivo. Chegou ao Benfica com 23 anos e lá ficou até aos 38 quando resolveu abandonar a carreira, sendo ainda hoje o jogador com mais jogos pelo clube nas competições europeias.


Ficou na memória de muitos por ter falhado o penaltie decisivo na final da Liga dos Campeões contra o PSV, momento que no entanto nao pode apagar tudo aquilo que fez , ajudando o clube a ganhar 7 campeonatos, 6 taças de Portugal e 3 Supertaças.






Com a saída de Veloso , começou a parecer tarefa impossivel encontrar um substituto á altura. Na época 2000/2001 o clube resolve contratar um jovem jugoslavo de nome Ivan Dudic, de 23 anos e considerado o futuro melhor lateral direito europeu. Titularissimo na selecção da Jugoslávia no Euro 2000, chegou á Luz com a promessa de poder finalmente resolver os problemas na lateral direita. Puro engano. Apanhado no turbilhao da mudança de treinadores (foram 3 numa época: Heynkes, Mourinho e Toni), realizou apenas 24 jogos pelo clube , sem nunca deslumbrar.


Ainda ficou ligado ao clube por mais duas épocas mas alternando entre empréstimos ao Estrela Vermelha e Brugges e a equipa B. Depois acabaria por abandonar o clube e desaparecer por clubes secundários belgas, alemãos e hungaros. Neste momento com 32 anos representa o Fc Úpjest da Hungria.

1 comentário:

  1. Veloso foi de facto um baluarte na defesa do Benfica.

    Que pena aquele falhando do penalty na final dos Campeões Europeus contra o PSV..
    Saudações
    .

    ResponderEliminar