domingo, 8 de março de 2009

O santo e o proscrito

Abrimos agora um espaço neste nosso cantinho para, semanalmente, trazer á memória jogadores que marcaram por diversas razões a história do Benfica e simultaneamente outros que pouco fizeram para nela figurarem. Tentaremos mostrar assim o bom e o menos bom da historia benfiquista. Acredito que alturas haverá em que a nossa opinião possa não ser consensual, mas mais não é que a nossa opinião.




Eram vários os nomes por onde poderia começar mas como uma equipa faz-se de trás, sou obrigado a começar pelo guarda-redes. E salvo melhor opinião o melhor guarda-redes que vi actuar até hoje chamava-se Michel Georges Jean Ghislain Preud´homme.




A sua contratação em Maio de 1994 foi alvo de alguma polémica devido aos seus 35 anos. No entanto um mês depois Preud´Homme participou no mundial 94 nos EUA e acabaria por ser considerado o melhor guarda-redes do torneio. Na memória fica por exemplo a fantástica exibição diante da Holanda , jogo que o próprio Michel considera ter sido o jogo da sua vida. Dennis Bergkamp um dos melhores jogadores mundiais de então afirmou no final do jogo que Deus tinha descido á terra nesse dia e defendido a baliza da Bélgica. Desse jogo guardo ainda na memória um lance em que em menos de 30 segundos Michel fez 3 defesas impossíveis em remates á queima-roupa.




Michel Preud´Homme chegou então assim á Luz com o titulo de melhor guarda-redes do mundo e quando lhe perguntaram quanto tempo iria ficar no Benfica respondeu que ficaria até ao dia em que fosse assobiado por um só adepto que fosse, ou no dia em falhasse num golo.




Pois a verdade é que Michel ficou 5 épocas no Benfica até aos seus 40 anos, altura em que resolveu terminar a sua brilhante carreira, sem nunca ter sido assobiado ou vaiado.




Perguntaram-lhe também porque só aos 35 anos resolvera sair da Bélgica , respondeu que esperara um convite de um grande clube e só então aparecera o Benfica. Confidenciou também que recusara convites de Porto , Sporting e vários clubes italianos.




Ao longo da sua carreira conheceu apenas 3 clubes : Standard de Liége onde se estreou com 18 anos e onde venceu um campeonato belga e duas taças da Bélgica, passou depois para o Malines onde venceu mais um campeonato belga , uma taça das taças e uma supertaça europeia. Chegou por fim ao Benfica onde em 5 épocas ganhou apenas 1 taça de Portugal.




Fez 199 jogos pelo Benfica e sofreu 183 golos, e muitos concordarão comigo quando digo que Preud´Homme chegou ao Benfica na altura errada, dada a fraca qualidade da equipa de então.




Depois de terminar a carreira ainda ficou um ano no clube como director de relações externas, mas acabaria por regressar á Bélgica iniciando a função de treinador e levando o Standard de Liége á conquista do campeonato belga 20 anos depois da última conquista.




No Benfica ganhou o titulo de santo e o respeito de colegas e adversários dadas as suas qualidades dentro e fora de campo. Ele que foi recentemente eleito o 9º melhor guarda-redes de todos os tempos e que honrou de fantástica forma a história Benfiquista, disse um dia que se pudesse escolher a hora da morte seria entre os postes de uma baliza e depois de uma defesa de levantar o estádio. E dessas fez muitas . Obrigado Michel por tudo o que nos destes.








Como reverso da medalha falo agora de um jogador que poucas memórias deixou aos benfiquistas. Com o abandono de Michel Preud´Homme a direcção encarnada resolve apostar num guarda-redes conceituado. Carlos Gustavo Bossio era o melhor guarda-redes argentino da actualidade e chegou então á Luz envolto em grande expectativa.




Mas os problemas surgiram logo de inicio devido ao envio tardio do seu passe, que só lhe permitiram ser inscrito na abertura de inverno. Aí já Enke era dono e senhor da baliza encarnada e Bossio não mais saiu da obscuridade. Passou no entanto 5 anos no clube , alternando entre o banco, a equipa B e também o empréstimo ao Setúbal durante uma temporada. Ao todo jogou 20 jogos pelo clube sofrendo 27 golos. Saiu do Benfica pela porta pequena em direcção ao Lánus da argentina onde ainda joga.

Sem comentários:

Enviar um comentário