terça-feira, 28 de abril de 2009

Ser ou não ser Vieirista... eis a questão...

A distância que nos separa das eleições para a presidência do Sport Lisboa e Benfica é cada vez mais curta, e a cada dia que passa vão surgindo pseudo-candidaturas e sobem de tom as criticas ao presidente actual. Muitas opiniões tenho recolhido pelas minhas leituras na blogosfera e no fórum SerBenfiquista. A verdade é que me sinto de alguma forma dividido quanto á minha própria opinião. Mas vamos por partes:


Torna-se difícil para mim entender algumas das muitas criticas que são feitas ao presidente Luís Filipe Vieira. Parece-me que por enquanto tem cumprido todas as promessas ( não -desportivas) que fez até agora. São do espaço temporal do seu mandato obras como o estádio, o centro de estágio, pavilhões de modalidades , fundação, museu, e Benfica TV.


Não entendo como podem existir benfiquistas que critiquem o Benfica TV. Para mim é um orgulho imenso poder dizer que temos um canal só nosso. E do que vi até agora , trata-se de um canal em nada inferior a muitos que existem nos pacotes da TV por cabo, salientando que a missão do nosso canal torna-se mais complicada devido á menor diversidade de conteúdos possíveis , coisa que não afecta outros canais mais generalistas.


Para além da obra propriamente dita não se pode retirara mérito ao presidente na reabilitação das modalidades encarnadas. Senão vejamos:


Basquetebol: Eu ainda sou do tempo das equipas de Carlos Lisboa, Jean Jacques, Mike Plowden, Steven Rocha ou Pedro Miguel. Foi-me por isso difícil aceitar o buraco em que o basket encarnado caiu durante anos. Mas é com enorme orgulho que vi esta nova equipa ganhar a fase regular deste ano só com vitórias. Um feito notável e digno de registo.


Futsal : Neste momento a nossa equipa de Futsal lidera o campeonato a 2 jornadas do fim e está nas meias finais da Taça de Portugal. Para além disso Luís Filipe Vieira renovou também o contrato com Ricardinho , coisa que a maioria da comunicação social dava como impossível. Lembre-se que a direcção encarnada arriscou na escolha de André Lima como treinador e soube apoiá-lo mesmo no complicado inicio de temporada, e podemos confirmar agora que tinham razão em fazê-lo.


Andebol: eu ainda me lembro de ver a equipa encarnada de Andebol vagueando pelos escalões inferiores. Agora está de novo na Liga maior e conta já com vários títulos nos últimos anos e este ano está já nas meias finais dos play-offs.


Hóquei : Quem não se lembra da equipa de José Carlos; Vitor Fortunato; Paulo Almeida; Luís Ferreira; Rui Lopes , entre outros. Depois disso a equipa afundou-se , mas aos poucos tem vindo lentamente a chegar-se ao topo da modalidade em Portugal. Neste momento discute com o Porto o acesso á final da Liga. No primeiro jogo perdeu no Porto por 1-0. Um jogo em que só a arbitragem impediu o Benfica de sair vitorioso do encontro.


Outras modalidades : Foi Luís Filipe Vieira quem decidiu contratar Vanessa Fernandes, Telma Monteiro e Nélson Évora, e em parte é também a ele a quem devemos o orgulho benfiquista de os ver brilhar em Pequim. Telma não brilhou em Pequim como se esperava mas ainda esta semana se sagrou campeã europeia . E se isso não enche de orgulho todos os Benfiquistas, pelo menos a mim enche.


Futebol: Sou forçado a concordar que os resultados desportivos do futebol não agradam a ninguém. Mas pergunto: será a responsabilidade toda de Vieira? Ele contratou jogadores que eu jamais imaginei ver no Benfica. Contratou uma equipa técnica de renome. Agora pergunto a culpa do falhanço é toda dele? Tenho lido que foi um erro investir em Reyes, Aimar e Suazo. Li que não passaram de flops. Só pergunto uma coisa: em que é que o Lucho deste ano foi melhor que Aimar? Em que é que o Lisandro deste ano foi melhor que Suazo? Em que é que o Rodriguez foi melhor que Reyes? Peço que ao responderem se baseiem em estatísticas, no valor dos passes , e em médias de utilização/ produção e não em crónicas de jornalistas avençados.





Agora o que me incomoda a mim é as noticias de contratações para o organismo encarnado de personagens com passado de cor azul corrupto ou pior com passado anti-benfiquista. Isso é que realmente me incomoda. Infelizmente não poderei falar muito sobre isso porque não conheço as pessoas , nem o trabalho delas. Apenas fico apreensivo ao ler certas coisas sobre o passado de actuais funcionários do Benfica e isso incomoda-me.


Em tudo o resto não tenho uma critica que seja a fazer a Luís Filipe Vieira e começo a achar que daria jeito a muita gente que ele saísse do Benfica. E parece-me também que a comunicação social escolheu um lado. E não é o lado de Luís Filipe Vieira...

Sem comentários:

Enviar um comentário