quinta-feira, 23 de junho de 2011

Futebol de Formação - Resumo da época

Antes de fechar o capítulo da época que terminou , gostaria de falar um pouco sobre o desempenho dos escalões de formação em futebol.

Começando pelos júniores: esta geração de júniores era a referente a última geração antes da abertura do Caixa Futebol Campus e teve , na minha opinião , um péssimo desempenho no campeonato de júniores de este ano. Numa época em que chegou novo treinador ( João Santos) o Benfica chegou sem dificuldades á fase final (nada mais que o esperado) , mas no entanto acabou por ter já na final um desempenho medíocre com apenas 6 vitórias em 14 jogos, terminando assim a temporada em 4 º lugar. Dos vários jogos que pude assistir durante a época deixaram-me toda a ideia que era ímpossível ser campeão com esta equipa , uma vez que se chegou ao final da época sem um onze base definido, tantas foram as mudanças que João Santos operava de jogo para jogo. Ao que parece, João Santos vai continuar como treinador dos júniores, e se esta rotatividade que ele deu á equipa este ano continuar, não se espera nada de bom para o ano que vem, embora a equipa seja reforçada com alguns campeões dos juvenis.
Realçar alguns valores que achei interessantes como Bruno Gaspar, Ederson, Paulo Teles, Cafu, Ruben Pinto, Francisco Júnior , Ivan Cavaleiro, Luís Martins e Diogo Caramelo.

A equipa de juvenis, formados na sua maioria pela primeira geração made in Caixa Futebol Campus, acabou por ter um desempenho brilhante e conquistar o título nacional . Tive a oportunidade de ver bastantes jogos desta equipa e o futebol apresentado foi absolutamente apaixonante. Ao contrário de João Santos, o treinador de juvenis Bruno Lage, criou um onze base , que ganhou uma espectacular rotina de jogo que não deu hipótese a qualquer adversário.
Destaco grandes valores como Bruno Varela, Miguel Cardoso, João Cancelo, Diego Lopes (que passou grande parte da época nos júniores), Hélder Costa, Sancidino, Alseny Bah, Guilherme Matos. Espero com ansiedade o desempenho de alguns destes valores no júniores para o ano que vem.

A equipa de iniciados foi a grande desilusão para mim este ano. Depois de terem sido bi-campeões nacionais, a equipa treinada mais uma vez pelo competente Luís Araújo não esteve á altura e falhou em especial na fase final ficando no 4º e último lugar da classificação com apenas 4 pontos, provando que esta foi uma geração de jogadores mais fraca quando comparada com as duas anteriores. Dos poucos jogos que vi destaco jogadores como Edson Pires, Diogo Cleto e a estrela da companhia : Romário Baldé.

Destaque final para os Juvenis B que foram campeões distritais com um desempenho absolutamente arrasador . Houve quem retirasse mérito a este título por ser distrital mas a verdade é que era um título que o Benfica não ganhava há mais de 20 anos. Como tal , esta conquista merece realce. Relembro que esta é a segunda geração made in Caixa Futebol Campus e conta já com dois títulos em Iniciados A e Juvenis B. Destaco alguns nomes como Rui Caniço, Ronny, João Gomes, Raphael Guzzo entre outros.

2 comentários:

  1. Os juniores fizeram 14 jogos em 2 meses e meio na fase final. E acho que com interrupções das seleções pelo meio. Fizeram muitas jornadas duplas semanais. Por isso acho que teria sempre de haver uma forte rotação do plantel. Pelo que eu vi, faltou alguma sorte nalguns jogos iniciais (por exemplo na 1ª jornada contra o Sporting em que dominamos e sofremos golos contra a corrente do jogo) e que depois afetou psicologicamente a equipa. Esta equipa de juniores tem bons jogadores mas a meu ver não era um plantel muito forte.

    Já os Juvenis têm na globalidade mais qualidade. E foram campeões sem discussão possível. Destaco o Diego Lopes que foi o segundo melhor marcador dos Juniores e que desceu aos juvenis para o proteger de investidas de outros clubes e para garantir o campeonato do seu escalão.

    Também estava à espera de um pouco mais dos iniciados mas não vi os jogos da fase final e não sei o que se passou.

    Mas a formação está de parabéns até pela quantidade de jogadores que fornece à seleção.

    ResponderEliminar
  2. Boas.

    Não querem colocar o nosso blogue, o:
    AMO-TE BEИFICA!
    http://amt-slb.blogspot.com/
    na vossa lista de blogues?

    Abraço

    ResponderEliminar