quarta-feira, 15 de junho de 2011

Obrigado Capitão!



Falei recentemente dos equívocos, que temia que houvessem na planificação do plantel encarnado para 2011/2012. E alguns começam já a acontecer. Um deles foi o empréstimo de Airton. Na época que terminou , Airton era dos poucos suplentes que davam garantias de qualidade sempre que chamado a jogar. E foi precisamente esse que o Benfica resolve emprestar. Agora será preciso encontrar novo jogador para aquela posição e rezar para que seja um boa escolha. Só espero é que por um acaso alguém não se lembre de comprar o Javi, e aí é que seria bonito.



Mas o maior de todos os equívocos foi a não renovação do contrato com Nuno Gomes. Quem me conhece pessoalmente ou quem vai lendo com mais atenção o que escrevo sabe que sempre defendi e defendo o Nuno Gomes, e como tal , podem cair na tentação de tirar crédito ao que hoje escrevo, mas expliquem-me só que não entendo porque razão se renova contrato com um Weldon (sem desprimor para o Weldon) com 2 anos de casa e meia dúzia de golos e não se renova com o Nuno Gomes com 12 anos de casa e mais de 150 golos? Eu não entendo.



Entendo perfeitamente que o Nuno não tivesse no auge das suas capacidades , mas entendo que ele representava muito dentro e fora de campo. A sustentar o que digo, estão as palavras de Aimar por exemplo (o melhor jogador que vi jogar no Benfica) que disse que Nuno Gomes era juntamente com Luisão o jogador mais importante no balneário e que era um exemplo para ele (Aimar) , e as palavras de Cardozo ( o melhor marcador estrangeiro de sempre do clube) que disse que Nuno tinha sido a pessoa mais importante na sua chegada ao Benfica e que tinha aprendido muito com ele.



Durante anos, Nuno Gomes foi criticado por metade dos adeptos benfiquistas e ainda assim termina esta ligação ao clube como um dos melhores marcadores de sempre do clube com mais de 150 golos, como um dos melhores marcadores de sempre da selecção, e o melhor marcador português em fases finais de Mundiais e Europeus.



Ainda me lembro dos primeiros passos dele no Boavista e da vontade que eu tinha de eu o ver de águia ao peito. Quando chegou á Luz era apenas um míudo que vinha para aprender com craques como João Pinto ou Paulo Nunes, mas acabaria por ser um dos maiores destaques da equipa.



Mais tarde sairia para Itália e quando regressou vinha menos matador, mas muito mais jogador.



E muito pouca gente entendeu a partir daí o futebol de Nuno Gomes. Lembro que as suas melhores épocas foram passadas na companhia de calmeirões como Jimmy Hasselbaink e Brian Deane, que lhe davam o espaço que ele precisava , mas no entanto foram vários os treinadores que o colocavam a jogar sozinho na frente de ataque ou então fazendo dupla com jogadores muito parecidos com ele.



A juntar a isso tudo as inúmeras lesões que sofreu desde o seu regresso de Itália colocaram-no no banco dos réus perante os adeptos. E lembro que Nuno fez parte de alguns dos piores planteis de que há memória no Benfica.



Para quem puder ver alguns dos vídeos dos muitos golos que o Nuno marcou pelo Benfica verá que em 95 % dos golos ele aparece sozinho em plena área para marcar, e é preciso ser um avançado que saiba ler o jogo para fazer isso . Depois se somarmos as ínumeras assistências ao longo da carreira e torna-se difícil perceber o porquê de ser tão criticado.



Fora de campo , um comportamento irrepreensível , e não me lembro sequer de qualquer tipo de declarações polémicas em relação ao clube. Nem mesmo agora na hora da saída.



A mim, resta-me só agradecer tudo o que ele fez pelo clube, e insisto que este foi um dos maiores equívocos da gestão de Luís Filipe Vieira, deixando sair nesta altura difícil um dos maiores símbolos do clube .



Digo apenas por fim:



Obrigado capitão.



Ricky

Sem comentários:

Enviar um comentário