domingo, 18 de abril de 2010

Sucursal Clube Porto

Aviso : #### O post seguinte comtém imagens e palavras que podem ferir a susceptibilidade de qualquer Benfiquista. Pela utilização das mesmas aqui ficam desde já as minhas desculpas####


Como acredito que a coerência é uma das maiores virtudes, escrevo aqui hoje para mostrar o meu agrado e a minha surpresa pela semana jornalistica que nos foi oferecida. Já por várias vezes aqui demonstrei o meu desagrado e repúdio em relação á maioria dos órgãos de comunicação em Portugal e também em relação aos seus jornalistas. Tudo, porque é evidente o seu facciosismo e imparcialidade, e a forma como nos tentam fazer de parvos adulterando factos, e muitas vezes inventando realidades alternativas.

No entanto esta semana fui agradavelmente surpreendido pela reacção dos media em relação ás tristes declarações da lagartagem no final do jogo que os colocou a 26 pontos de distância do Maior clube do mundo.

É certo que se trataram de afirmações ridículas e descabidas mas a nossa comunicação social já nos habituou a cada coisa , que nunca fiando. Esperei estes dias todos pelas reacções dos habituais comentadores e praticamente todos alinharam pela mesma linha, á excepção de um ou ao outro que não concordando com as declarações acabava no entanto por as desculpabilizar.

Na generalidade concordei com as suas palavras e por isso aqui fica a referência , porque em nome da coerência deve-se criticar quando á razões mas quando tal não acontece devemos também saber elogiar.

Não vi o jogo em directo e confesso que quando escrevi aqui o post sobre o mesmo ainda não tinha visto qualquer imagem dos lances mais controversos. No entanto repudiei logo na altura as declarações de Costinha , Carvalhal e Moutinho. No entanto, maior foi a minha revolta quando ao ter acesso ás imagens me apercebo que o próprio Moutinho teve uma entrada assassina sobre o Ramires e que Miguel Veloso andou a distribuir pancada por tudo o que era jogador encarnado ( se calhar porque pensa que para ser homem não basta sê-lo é preciso parecê-lo) . Pergunto: que moral tem aquele anão de jardim disfarçado de jogador da bola para criticar o Luisão , quando ele fez pior? "Campo inclinado " disse o gnomo! Então e o penaltie sobre o Cardozo e aquele corte com o braço da bola do Martins que ia para a baliza? Tenham vergonha.

Ainda sobre as agressões aos jogadores do Benfica , houve comentadores (Bruno Prata) que disseram que as mesmas aconteceram após o lance em que Luisão deveria ter sido expulso, e que poderiam não acontecer se ele tivesse sido... Pergunto: e como sabe este iluminado se Luisão tivesse sido expulso elas não poderiam acontecer na mesma?


Agora ao que parece , o grémio da lagartagem declarou a lei da rolha (sei bem onde eles queriam a rolha...) mudando por completo a forma como comunicam com a imprensa. Bem a verdade é que muito poderia falar sobre este projecto de clube , mas não vos quero aborrecer . Queria destacar apenas algo que ouvi na Benfica TV pela boca do António Melo dizendo que as siglas SCP significam apenas e só Sucursal Clube Porto. Não podia concordar mais.

E para terminar ( e peço desculpa pela cor e palavras da imagem seguinte, que vão estragar a página deste blog) aqui fica o verdadeiro símbolo do grémio abichanad... desculpem alagartado. E depois da recente choradeira , muito bem lhes fica o símbolo:

quarta-feira, 14 de abril de 2010

MVP,s

Como o post anterior já ia longo, resolvi fazer outro porque não queria deixar de fazer aqui referência a alguns jogadores . Começo por falar em Coentrão , Carlos Martins, Amorim e Quim . Se estes moços não forem ao Mundial é um autêntico crime. Coentrão porque é o melhor lateral esquerdo português , mesmo com algumas limitações. Carlos Martins porque é o 10 em melhor forma da actualidade. Melhor que Deco. E Quim e Ruben Amorim merecem pelos menos estar nos convocados.



Depois , falar também em Luisão. Ele que tem jogado lesionado, e mesmo assim faz de cada bola , a mais importante do mundo. Luisão representa neste momento a mistica benfiquista e é para mim o Sr. Benfica.



Aimar. Para mim Aimar é dos jogadores com mais classe que já vi no Benfica. Mesmo nos dias que joga menos bem , é sempre um prazer ver Aimar com aquela camisola. Venceu o jogo hoje. Ele . Mal entrou , percebeu-se que a música ia ser outra . Jogou e fez jogar . Marcou e beijou o simbolo . Uma imagem que ficará para sempre. Para os que o tanto criticam, lembrem-se do calvário de lesões que passou em Saragoça e as condições em que chegou ao Benfica.



Tacuara Cardozo . Muitos chamam-no coxo. Muitos benfiquistas chamam-no coxo. E neste jogo até andava coxo ... das pancadas. E ainda assim marcou. Muito se tem falado da luta com Falcão na lista de melhores marcadores, mas a verdade é que enquanto Falcão os marca com a mão e com as pernas do adversário, Cardozo até aleijado os marca.



Para quem tanto critica : 43 jogos esta época -----> 33 golos , e até agora tem um total de 72 golos em 123 jogos oficiais e é já o 3ª melhor marcador estrangeiro de sempre do Benfica ( atrás de Isaías e Magnusson). Só espero que a lesão não seja grave.






" Tenham cuidado ele é perigoso



Ele é o Óscar Tacuara Cardozo"

e por fim deixo-vos este vídeo memorável. " Querem ouvir, Querem ouvir..."

Oh, mãe! O Luisão bateu-nos...

" Reagir como um grande e não chorar como um pequeno". Nunca, esta frase do André Lima, teve tanto significado como hoje, ao ver a reacção dos responsáveis lagartos á derrota na Luz. A diferença entre Benfica e Sporting ficou hoje demonstrada.
Por um lado até entendo aquelas almas. Por certo, qualquer um de vós já viveu na vida um daqueles amores impossíveis em que quando damos por nós vivemos numa ilusão e acreditamos que podemos conseguir algo impossível e não queremos aceitar a verdadeira realidade. Depois ,quando acordamos ou nos fazem acordar, o tombo é muito grande e a dor tão forte. Sabem do que estou a falar não sabem. Foi isso que aconteceu ao Sporting. Lembro-me, que na primeira volta quando o Benfica visitou o sporting a maioria dos lagartos tinha medo de perder por muitos e ... empataram. Empate que festejaram como vitória épica. Na Taça da Liga o Sporting recebeu o Benfica e grande parte dos lagartos tinha medo de perder por muitos ... e perderam. Agora , e do alto dos seus 23 pontos de atraso , sabe-se lá porquê, convenceram-se que iam ganhar á Luz. Ilusão que foi, diga-se , bastante alimentada pela comunicação social e pelas alminhas do Porto e Braga. Nas últimas semanas e até meses fui ouvindo adeptos da lagartagem elaborarem as mais rendadas fantasias de como o seu clube ia á Luz ganhar e tramar o título ao Benfica. E nesta última semana a comunicação social lá foi ajudando á festa . Entretanto iniciou-se o jogo e a lagartagem convencida que estava da vitória, lançou-se empolgada na direcção da baliza encarnada e , em verdade, a primeira meia hora , serviu para encher ainda mais o balão de bazófia esverdeada.


O Benfica foi assistindo a tudo , numa atitude quase sado-masoquista, e já nos últimos minutos da primeira parte começou então a mostrar aos lagartos as cenas do próximo capítulo . O capítulo da segunda parte. Segunda parte que começou já com Aimar em campo. Segunda parte em que o Benfica dominou como quis o jogo, chegando ao golo pelo lesionado Cardozo (quem mais!!!!). Golo esse que foi a tal facada no coração da lagartagem. O jogo acabou aí . O Sporting percebia finalmente que tinha feito figura de parvo este tempo todo.
Ouvi antes do jogo alguém na rádio, dizer que o Sporting vencendo este jogo podia salvar a face. Pergunto eu : como pode uma equipa que está a 26 pontos do primeiro , salvar alguma coisa.

Depois do jogo, houve teatro . Uma mistura de comédia e tragédia , ja que eu fartei-me de rir com aquelas choradeiras. João Moutinho , Carvalhal e Costinha vieram á vez queixar-se do árbitro atribuindo as culpas da derrota á não expulsão de Luisão, dizendo alto e bom som que o Sporting nunca conseguiria vencer contra onze. Se eu fosse do Sporting (cruzes, credo!!!) envergonhava-me com estas declarações. João Moutinho, Carvalhal e Costinha disseram á vez que iam deixar a análise total ao trabalho do árbitro para os entendidos. É o melhor que fazem , porque já vi que eles não têm jeito para a coisa. Queixarem-se da não expulsão de Luisão e esquecerem- se que também Miguel Veloso e Carriço deveriam ter também sido expulsos e que há um penaltie a favor do Benfica não assinalado.
Mas pronto já os estou a imaginar a chegar a casa e dizer chorando baba e ranho: " Ò mãe! O Luisão bateu-nos!...." .
Antes do jogo , alguns amigos benfiquistas diziam-me que não ia ser fácil porque o Sporting estava a jogar melhor nos últimos tempos. Eu não sabia se era verdade ou não , poque não costumo ver a Liga dos Últimos, mas pelo que vi hoje , não havia razão para receios .


Saudações Benfiquistas

sábado, 10 de abril de 2010

Homenagens

Escrevo aqui hoje , porque necessito fazer três homenagens. Porque ser Benfiquista é ser diferente e porque são por vezes as pequenas coisas que marcam a diferença. André Lima , treinador de futsal do Benfica, disse que o que diferencia as grandes equipas das equipas é ver se nas derrotas sabem reagir como grandes ou chorar como pequenas. E porque a derrota com o Liverpool travou um sonho grande da Nação Benfiquista , e numa altura em que algumas almas com vocação para a critica surgiam da sombra , foi no entanto com enorme orgulho que vi as imagens daquela centena de adeptos que foram de madrugada para o aeroporto esperar os nossos jogadores , dando-lhe o apoio que tanto necessitavam. Porque ser Benfiquista não é estar presente apenas nas vitórias.
Ontem, quando li no Fórum SerBenfiquista que alguns adeptos iam esperar os jogadores , admito que fiquei com alguma inveja por não poder estar presente, e não fora os mais de 300 km de distância , garanto que também lá estaria.
Para esses adeptos que lá estiveram e para todos os que lá queriam estar , vai a minha homenagem e o meu orgulho por sofrer pelo mesmo clube que vós.
Em segundo lugar, gostava também de homenagear a nossa equipa e o nosso treinador. Ontem no calor da derrota li bastantes críticas á equipa e a Jesus, mas a que mais me custou digerir foi compararem a derrota de ontem com a do Porto com o Arsenal. A diferença é muita. O Porto foi ao Arsenal defender a magra vantagem e acabou goleado. O Benfica acabou goleado mas nunca parou de procurar os golos que precisava. E sendo realista, o Benfica dominou o jogo, há que dizê-lo. Todas as equipas perdem, a diferença é que as grandes equipas perdem menos que as outras. E a nossa perdeu apenas ontem o 5º jogo oficial da época . E perdeu jogando olhos nos olhos do adversário. Por isso e por toda a época que têm feito , e pelo campeonato que vai ser oficialmente nosso em Coimbra , aqui fica a minha homenagem a esta fabulosa equipa e ao seu excelente treinador .
Por fim , e infelizmente em tom mais triste, queria homenagear uma pessoa que não conheço, e infelizmente não poderei conhecer. Chamava-se Hugo, e era um praticante como eu nesta religião que é o Benfica. Faleceu por estes dias , vítima ao que parece de derrame cerebral . Não conheci o Hugo, nem sei absolutamente nada sobre ele , apenas que escrevia posts regulares num blog sobre o Benfica tal como eu. Soube da sua morte , aqui mesmo , navegando pela blogosfera e visitei o seu blog que ainda não conhecia. Pelo que percebi, Hugo acompanhava o Benfica de perto indo ao Estádio com regularidade . Escrevia depois no seu blog, e os seus últimos posts mostravam bem a sua ansiedade e confiança na conquista do título. Este título que o Benfica vai ganhar e que será dele também , do Hugo , que assistirá á coroação final encarnada já do seu lugar no 4º anel onde todos iremos parar.
Não conhecia o Hugo, mas senti a sua morte , como se do meu melhor amigo se tratasse. Como se fosse alguém da minha familia que tivesse partido. E na verdade, foi.
Muitas vezes ao escrever estes posts penso na utilidade que terão. Provavelmente ninguém os irá ler, mas no entanto sinto que os devo escrever e gostava que muita gente os lesse . Acredito que Hugo pensasse também assim. Como tal é meu dever fazer , com que mais pessoas leiam o que Hugo escreveu, porque não o fez em vão. Aqui fica o blog : www.benficademuitosum.blogs.sapo.pt . Visitem-no.
Saudações Benfiquistas

sexta-feira, 9 de abril de 2010

You will never walk alone

De facto os benfiquistas conseguem ser pessoas muitas ingratas quando querem. Hoje que o clube conheceu a 5ª derrota oficial da época , 9 meses depois do seu inicio, já ouvi e li ínumeras criticas á equipa. Depois do actual treinador ter , tal como prometido, posto a equipa a jogar o dobro do ano anterior e depois de em jogos anteriores ter sacado trunfos como em Marselha e na Figueira, eis que hoje é criticado pelas suas opções.
Não se pode errar mesmo no Benfica.

Mas vamos por partes: há que lembrar os mais distraídos que os objectivos da presente época eram perfeitamente claros e assumidos desde o inicio da mesma:

- Vitória no campeonato

- Presença nas finais de Taça da Liga e Taça de Portugal.

- Presença nos oitavos de final da Liga Europa.
Ora a um mês do final da época temos que á excepção da Taça de Portugal o Benfica pode ou já cumpriu os objectivos a que se propôs, sendo que na liga Europa chegou mesmo a ultrapassar os objectivos definidos.
Mas falemos então do jogo que ditou a saída do Benfica da Liga Europa. Começando pelas opções de Jesus . Sinceramente , a mudança que mais estranhei foi a ausência de Maxi , na medida em que não pode jogar com o Sporting, não se entende porque jogou Ruben no jogo de hoje. Depois a colocação de David Luís na lateral esquerda também é discutível, mas não tanto na minha opinião, na medida em que me parece que a ideia foi dar altura á defesa do Benfica.
Muitos dizem que assim o Benfica jogou a medo. Não concordo. Não foi por estas mudanças que o Benfica foi menos ofensivo, muito pelo contrário, aliás basta dizer que sofreu 3 golos em contra-ataque.
Quem surpreendeu foi o Liverpool que mostrando respeito pelo Benfica jogou á italiana. Veja-se que os dois laterais do Liverpool , nunca passaram do meio campo, e Johnson por exemplo é tipicamente um lateral muito ofensivo. O Liverpool jogou assim no erro do Benfica e o Benfica começou por errar pelas mãos de Júlio César, que foi infantilmente batido no primeiro golo do jogo, e numa altura em que o Benfica mandava no jogo.
Pouco tempo depois o Benfica sofria o segundo golo num lance de contraataque dos ingleses , isto porque devido ao cansaço acumulado o Benfica não tinha condições para recuperar linhas sempre que perdia bolas no ataque .
Poderá perguntar-se então porque raio jogou o Benfica tão ao ataque? A resposta parece-me simples : este Benfica não sabe jogar para defender. O ataque é a sua matriz de jogo, e eu fico feliz por isso.
Infelizmente Di Maria, Aimar e Cardozo (entre outros) estavam em dia não e as coisas não saíam bem nas definições da jogada.
Depois quando o golo de Cardozo deu algum alento á equipa , a lesão de Júlio César trocou as voltas á táctica de JJ , que não soube como mexer na equipa.
No entanto , basta olhar para as estatísticas , para ver que o Benfica foi dominador em Anfiled Road: mais remates, o triplo dos cantos ... mas só contam as que entram e é bem verdade.
E em resumo e apesar de frustrado com a derrota, e já nem me lembrava da sensação, acho que a equipa merece um aplauso pela excelente carreira internacional, mas como já hoje li algures: " antes de vencer lá fora, precisamos ser vencedores cá dentro".

Saudações Benfiquistas.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Yes , we can!

Vai ser dificil. Vai ser muito dificil mesmo. Os jogadores vão ter que correr muito, vão ter que jogar o dobro do que têm jogado. O treinador vai ter que estar inspirado. Enfim, vai ser mesmo muito dificil ao Liverpool ganhar a este Benfica. No entanto o contrário também é verdade. O Benfica precisa mesmo de se concentrar e de se motivar para passar esta eliminatória. E nada melhor para motivar que este vídeo que aqui vos deixo. Arrepio-me sempre que o vejo.
Sim , nós podemos. Ou como dizia o outro : Yes, we can !!!! Força Benfica

terça-feira, 6 de abril de 2010

O homem é que sabe


Ainda Jesus era treinador do Belenenses , e certo dia, após um jogo de pré -época em que perdeu 1-0 com o poderoso Real Madrid treinado na altura por Bern Schuster, disse aos jornalistas , em claro ataque a Schuster que o acusou de super-defensivo, que se ele (Jesus) fosse treinador do Real , dava (ao Belenenses) 3 golos de vantagem a acabar aos 10. Pois bem hoje, o Benfica de Jesus deu dois de vantagem á Naval, e a verdade é que antes do intervalo já o Benfica vencia por 3-2. O homem lá sabe.

Antes do jogo , e sabendo-se da impossibilidade de jogar Saviola, eram muitas as apostas em relação ao seu substituto : Nuno Gomes, Kardec, Éder Luís, Aimar... Jesus, surpreendentemente apostou em Weldon que não jogava desde o jogo com o Belenenses e com poucos minutos em 25 jornadas ... e o brasileiro marcou dois golos. Acertou Jesus, como já tinha acertado ao colocar Kardec em Marselha, ou Aírton na final da Taça da Liga. O homem lá sabe.

Mas falando do jogo da Figueira foi realmente um valente susto. Mas a forma como o Benfica deu a volta á coisa, mostrou que a equipa tem fibra de campeã. Falando em jogadores , há quem destaque Weldon, há quem destaque Di Maria, eu destaco ... Quim. Muitas vezes injustiçado, o guarda-redes português defendeu bolas em momentos chave da partida, isto apesar dos 2 golos sofridos.

O Benfica ficou assim a 10 pontos do sonho. Isto porque na Sexta-feira em Braga, houve circo com palhaços e tudo. Tenham vergonha de falar em árbitros agora. O Braga venceu com 3 penalties (dois deles fantasma e o terceiro deixa dúvidas) . Assim é dificil.

Ainda sobre o jogo Naval-Benfica há a lamentar o injusto amarelo oferecido por Elmano Santos a Maxi que o retira do jogo da próxima jornada com o ... com o... com o... esqueci-me do nome do adversário da próxima jornada , mas também não interessa.

Deixando o futebol de parte , queria aproveitar para realçar a secção de Basquete que foi a Angola vencer a SuperTaça Compal ( competição disputada entre os vencedores do campeonato e Taça dos dois países). O Benfica venceu a Ovarense, Petro de Luanda e o 1º de Agosto, equipa que não perdi, diga-se , nenhum jogo desde 2008. Parabéns então para Henrique Vieira e seus jogadores.

Por outro lado , lembrar a desilusão que foi ver a equipa de vólei perder a final da Taça de Portugal frente ao Castelo da Maia. O Benfica não conseguiu vencer o jogo decisivo, mas no entanto isso não apaga a excelente época que têm realizado, tendo ainda a possibilidade de vencer o campeonato.

Saudações Benfiquistas.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

2 Batatas á la Tacuara

Escrevi aqui antes do jogo com o Liverpool que os ingleses eram favoritos para este jogo e que a pressão estava claramente do lado deles e que uma potencial vitória inglesa não poderia ser dramatizada. E escrevi-o , tentando de alguma forma ser racional , levando em conta todos os factores que então enumerei. Ora a verdade é que a minha racionalidade terminou , mal se iniciou a partida e por altura do golo do Liverpool , descarreguei um valente murro na mesa acompanhada de uma boa fila de carvalhadas. O Benfica iniciou mal o jogo , e aquele golo veio complicar ainda mais a coisa, mas a verdade é que por volta dos 20 minutos já o Benfica tinha desperdiçado uma mão cheia de oportunidades. E daquelas que não se podem falhar. Mas esse é um velho problema do futebol português , são sempre precisas sei lá quantas oportunidades para se marcar um golo...


Com a expulsão do jogador de Liverpool, aumentavam as possibilidades do Benfica obter um bom resultado, e 2 penalties muitos bem marcados pelo árbitro (pena não ter visto o terceiro) e por Cardozo deram a vitória ao Benfica. No entanto no final do jogo fiquei com a sensação que por tudo o que desperdiçou o Benfica tinha perdido boa hipótese de resolver a eliminatória.
Continuo a afirmar que o Liverpool é ainda favorito a passar esta eliminatória, no entanto acredito que o Benfica possa marcar golos em Anfield Road (aliás a última vez que o Benfica não marcou golos foi na visita á agremiação rastejante de Alvalade). E se o Benfica marcar, o Liverpool terá que marcar 2 golos ao Benfica, algo que este ano só aconteceu em Poltava, Braga e Olhão.
E para aqueles que diziam que o Benfica não conseguia dar a volta a resultados o jogo de hoje e o último em Marselha vêm provar o contrário.


Gostava também de falar nos adeptos. Ouvi o jogo pela rádio e o som ambiente era algo assombroso. Fantástico . Mesmo quando o Benfica perdia, o apoio era fabuloso. No final do jogo os adeptos do Liverpool cantaram o hino do clube (you will never walk alone) e hoje os adeptos benfiquistas mostraram que a equipa do Benfica também não caminha sozinha. Pena , que um ou outro gostem de brincar ás bombinhas e estraguem tudo. O Clube e principalmente os restantes adeptos não mereciam figuras assim. Nem se digam benfiquistas. Vamos esperar para ver que castigos aí vêm para depois agradecer a esses... bem, esse tipo de gente tem um nome , mas não o vou utilizar para não ofender os animais.


E para terminar queria dar destaque a uma noticia do dia. A tentativa de golpe de estado na Guiné-Bissau provocou grande instabilidade na zona. No entanto e segundo informações da imprensa tudo acalmou a partir do momento em que o Benfica começou a jogar.
Mais palavras para quê!!!!
Saudações Benfiquistas

quinta-feira, 1 de abril de 2010

uma questão de perspectiva

O Benfica tem feito até á data uma época a todos os títulos notável, no entanto lá foi tendo os seus deslizes. Lembro por exemplo os empates em Olhão e em Setúbal. Nessa altura muitos benfiquistas vieram dizer que era inadmissível o Benfica perder pontos com equipas como Setúbal ou Olhanense, por causa da diferença de valores das duas equipas. E na verdade , em teoria estavam certos. O orçamento do Benfica é pornograficamente superior ao de Setúbal e Olhanense juntos no entanto na prática , todos temos que ter a noção que o futebol não vive de teorias.
Mas o problema maior aqui , é que , para esses mesmos benfiquistas , exige-se também uma vitória sobre o Liverpool. Ora , aqui, acaba a coerência. Seguindo o raciocinio de á pouco e levando apenas em linha de conta os orçamentos o Benfica vai perder de goleada... ou talvez não! Sim, porque é possível vencer o Liverpool e empatar com o Setúbal.

Agora sendo frontal e sério há que ter bem presente que o favorito para o jogo de hoje é o Liverpool. Mais que não seja , por ser o terceiro clube do mundo com mais títulos europeus. No entanto acredito que o Benfica possa vencer os ingleses. Já os venceu noutras alturas , poderá vencê-los de novo.

E, aliás voltando um pouco atrás na conversa , o Benfica eliminou o Marselha que pagou por um jogador (Lucho) tanto como o Benfica pagou por tres ( Saviola, Javi e Ramires). Como tal , temos que ter um pouco de bom senso e apoiar nas derrotas tanto ou mais do que nas vitórias.
Quanto ao jogo de hoje , é um jogo (na minha perspectiva) sem pressão para o Benfica. Quem tem que ganhar é o Liverpool. Se eu fosse treinador do Benfica diria apenas aos jogadores : "divirtam-se"!
Infelizmente não posso estar no estádio , no entanto espero que todos quantos lá estejam aplaudam de pé a equipa seja qual for o resultado final. Era o que eu faria.

Saudações benfiquistas.