sexta-feira, 9 de abril de 2010

You will never walk alone

De facto os benfiquistas conseguem ser pessoas muitas ingratas quando querem. Hoje que o clube conheceu a 5ª derrota oficial da época , 9 meses depois do seu inicio, já ouvi e li ínumeras criticas á equipa. Depois do actual treinador ter , tal como prometido, posto a equipa a jogar o dobro do ano anterior e depois de em jogos anteriores ter sacado trunfos como em Marselha e na Figueira, eis que hoje é criticado pelas suas opções.
Não se pode errar mesmo no Benfica.

Mas vamos por partes: há que lembrar os mais distraídos que os objectivos da presente época eram perfeitamente claros e assumidos desde o inicio da mesma:

- Vitória no campeonato

- Presença nas finais de Taça da Liga e Taça de Portugal.

- Presença nos oitavos de final da Liga Europa.
Ora a um mês do final da época temos que á excepção da Taça de Portugal o Benfica pode ou já cumpriu os objectivos a que se propôs, sendo que na liga Europa chegou mesmo a ultrapassar os objectivos definidos.
Mas falemos então do jogo que ditou a saída do Benfica da Liga Europa. Começando pelas opções de Jesus . Sinceramente , a mudança que mais estranhei foi a ausência de Maxi , na medida em que não pode jogar com o Sporting, não se entende porque jogou Ruben no jogo de hoje. Depois a colocação de David Luís na lateral esquerda também é discutível, mas não tanto na minha opinião, na medida em que me parece que a ideia foi dar altura á defesa do Benfica.
Muitos dizem que assim o Benfica jogou a medo. Não concordo. Não foi por estas mudanças que o Benfica foi menos ofensivo, muito pelo contrário, aliás basta dizer que sofreu 3 golos em contra-ataque.
Quem surpreendeu foi o Liverpool que mostrando respeito pelo Benfica jogou á italiana. Veja-se que os dois laterais do Liverpool , nunca passaram do meio campo, e Johnson por exemplo é tipicamente um lateral muito ofensivo. O Liverpool jogou assim no erro do Benfica e o Benfica começou por errar pelas mãos de Júlio César, que foi infantilmente batido no primeiro golo do jogo, e numa altura em que o Benfica mandava no jogo.
Pouco tempo depois o Benfica sofria o segundo golo num lance de contraataque dos ingleses , isto porque devido ao cansaço acumulado o Benfica não tinha condições para recuperar linhas sempre que perdia bolas no ataque .
Poderá perguntar-se então porque raio jogou o Benfica tão ao ataque? A resposta parece-me simples : este Benfica não sabe jogar para defender. O ataque é a sua matriz de jogo, e eu fico feliz por isso.
Infelizmente Di Maria, Aimar e Cardozo (entre outros) estavam em dia não e as coisas não saíam bem nas definições da jogada.
Depois quando o golo de Cardozo deu algum alento á equipa , a lesão de Júlio César trocou as voltas á táctica de JJ , que não soube como mexer na equipa.
No entanto , basta olhar para as estatísticas , para ver que o Benfica foi dominador em Anfiled Road: mais remates, o triplo dos cantos ... mas só contam as que entram e é bem verdade.
E em resumo e apesar de frustrado com a derrota, e já nem me lembrava da sensação, acho que a equipa merece um aplauso pela excelente carreira internacional, mas como já hoje li algures: " antes de vencer lá fora, precisamos ser vencedores cá dentro".

Saudações Benfiquistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário