terça-feira, 30 de março de 2010

as lebres e os chefes de fila


Não sou especial fã de atletismo , mas de vez em quando lá vejo umas provas. E nas maratonas ou naquelas provas de maior distância acho sempre alguma piada aqueles atletas conhecidos por lebres, que correm que nem doidos no inicio da corrida, ganham grande avanço sobre os restantes, lideram praticamente toda a corrida e na última volta acabam por ser ultrapassados por quase toda a gente. No ciclismo , por exemplo, há equipas que fazem disso uma táctica, tendo elementos na equipa , cuja função é única e exclusivamente provocar fugas no pelotão, aumentar o ritmo da corrida, e no fim no sprint final , já exaustos abrem espaço para a glória de outro colega de equipa conhecido por chefe de fila. Acho extremamente injusto o papel destas pessoas , uma vez que após tanto trabalho vêm o brilho cair para outros.
Na Fórmula 1 por exemplo, cada equipa tem dois condutores mas só um deles é o número 1. Lembro-me por exemplo de Barrichelo e Irvine que durante anos e anos viveram na sombra de Schumacer, cada um em seu tempo. Lembro-me também de várias corridas em que algum deles liderava e era supostamente "convidado" pela equipa a abrandar e dar a vitória a Shumacer.



Isto tudo fez-me lembrar o Braga. Depois de uma brilhante prova , eis que se chega ao sprint final. Será que o Braga vai aguentar a pedalada final, ou será vai ser a lebre deste campeonato e abrir alas para oferecer a glória ao seu chefe de fila. A ver vamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário