segunda-feira, 7 de março de 2011

Benfica 1- Xistrema 2



Como se podem aperceber pelo último post este blog passou a contar com um novo "cronista". É caso para dizer finalmente, uma vez que á muito eu lhe dizia que fazia falta a este blog uma outra perspectiva sobre um amor comum : o Benfica. Sim, porque como decerto se irá notar temos algumas divergências sobre o mundo benfiquista, e sobre alguns dos seus intervenientes. Todos entendem este tipo de divergências uma vez que elas abundam na família benfiquista e são prova da democracia deste clube , ou não tivesse sido o Benfica a primeira instituição em Portugal a eleger os seus lideres através de eleições democráticas.


No entanto não entendo a forma como muitos adeptos vivem o nosso Benfica. Aquela classe dos adeptos que só aparecem nas derrotas, que só aparecem para criticar jogadores nas fases más. Ontem por exemplo, fiquei muito triste ao ler por toda a blogosfera criticas infames á equipa e a alguns dos seus jogadores. Mas vamos por partes: como se pode criticar uma equipa que perde um jogo depois de 18 vitórias consecutivas. E um jogo em que deixou de fora 3 jogadores titularissimos no ataque. Um jogo em que viu um dos seus elementos nucleares ser absurdamente expulso. Um jogo em que se viu completamente empurrado pelo árbitro da partida. Um jogo em que vários jogadores foram atingidos por objectos vindos da bancada. Pergunto: como podemos queixar-nos daquela equipa que lutou até ao último momento da partida. Não entendo...


Depois li criticas aberrantes e injustas ao nosso guarda-redes Roberto. É certo que falhou no lance do golo, mas como condenarmos alguém por uma única falha ao longo de um jogo. O golo é culpa dele mas por outro lado tirou três bolas de golo feito ao longo do jogo que muito poucos guarda-redes tirariam. Não tenho dúvidas em dizer que Roberto foi o melhor homem em campo e quem o critica são os benfiquistas dos resumos. Porque quem vê os jogos inteiros sabe que Roberto é um grande guarda-redes. Só não é perfeito, mas nenhum o é.


Li também criticas a Javi Garcia. Incrível! Eu só posso elogiar o autocontrolo que o espanhol teve quando não partiu as fuças ao árbitro após a expulsão e quando não desfez as trombas ao Hugo Viana quando no mesmo lance se foi encostar a ele a espumar. Consegui ler , afirmações de benfiquistas , que achavam a expulsão justa. Nada mais errado! E a prová-lo estão dois momentos:


Intenção: é estúpido pensar que alguém com o tamanho de Javi Garcia pode parar no ar tipo bailarina, depois do movimento que faz ao cortar a bola. Para evitar o desiquilibrio os braços têm que se abrir automaticamente. Senão façam a experiência. Depois , como se pode ver nas imagens é Alan que dá um encontrão no ombro direito de Javi fazendo com que o braço esquerdo se estique ainda mais procurando o equilíbrio. E aí o contacto acontece mas não intencionalmente como o prova o facto de a sua mão ir aberta e com os dedos flectidos para dentro. Se a intenção fosse magoar não acredito que o fizesse com os dedos assim.


Intensidade: as imagens que mostram o lance de frente só apareceram muito depois do jogo acabar e mostram que a mão de Javi toca na zona do peito do Alan. No entanto se o contacto fosse com intensidade de certeza que ele se ia queixar do peito e não da garganta. Referência também para o facto da Sportv só ter mostrado duas repetições do lance durante o jogo. Porque seria?


Não posso evitar falar do tema arbitragem: depois do jogo em Guimarães em que uma aberrante actuação do árbitro nos custou uma derrota, eis quando , novamente a norte, a história se repetiu. Assim de cabeça lembro-me de um lance em que é marcada uma falta inexistente a Saviola quando ele já estava frente a frente ao guarda-redes. Lembro-me do central Kaka ter escapado por 4 vezes ao vermelho. Por seu lado Luisão viu o amarelo numa falta inexistente. Vi uma falta grosseira sobre Coentrão no lance que viria a dar o segundo golo do Braga. Vi Hugo Viana que já tinha amarelo cortar com a mão um lance de contra-ataque e não ser expulso. E no golo anulado a Jara fico com dúvidas depois de muitas repetições se é bem anulado ou não. A regra manda dar o beneficio ao ataque em caso de dúvida, mas para os árbitros em Portugal a regra é não beneficiar o Benfica em qualquer caso.


Queria deixar também algumas perguntas: quantos jogadores do Porto foram atingidos por adeptos no último Braga-Porto? Quantos cânticos insultuosos ao Porto houve nesse jogo? Quantas vezes festeja Mossoro os seus golos assim? Porque é que o Hugo Viana só corre contra o Benfica? Eu sou um grande defensor da actual direcção do Benfica mas acho que neste caso está a falhar. Impunha-se um corte unilateral com a direcção do Braga conivente com o que se tem passado e impõe-se também pressão sobre a liga para que tome medidas sobre este assunto.


Aproveito, já agora para dar os parabéns ao Braga , pelo troféu que ganhou neste jogo. A verdade é que não percebi o que eles ganharam , mas pela festa que fizeram deve ter sido um prémio bem grande.


Uma nota final para Manuel Machado que em pleno estádio do ladrão e com o resultado em 0-0 resolve colocar em campo dois júniores que assistiram ao vivo aos dois golos com que o Porto venceu o jogo já no último terço da partida. É de realçar esta aposta nos jovens, embora não entenda como não apostou neles também na Luz por exemplo. É caso para dizer que um cretino é sempre um cretino.


Assino então esta minha opinião sobre a actualidade encarnada e termino dizendo que prefiro perder assim do que ganhar desonestamente.


Ricky

Sem comentários:

Enviar um comentário