terça-feira, 22 de março de 2011

génios e pequenos diamantes




Sou obrigado a iniciar este post dizendo que o golo de ontem de Gáitan foi uma obra de arte, um hino ao futebol. Quando um dia alguém quiser exemplificar o que é uma jogada de ataque de excepção este é o melhor exemplo. E nem sequer falo no remate final. O golo até podia ter sido ás 3 tabelas que era um golão na mesma. Mas aquela jogada merecia um remate assim. Aquilo é magia pura, uma imagem para ver e rever. Uma jogada que começa como sempre numa bola recuperada na raça por Javi Garcia, passa pelo talento de Aimar, segue na correria desenfreada de Maxi que coloca para Cardozo que amacia a redondinha para o toque de classe de Gáitan. Um golo do outro mundo. Um golaço!


Um golaço depois de outro. Já o segundo golo tinha sido um grande golo. Um golo trabalhado em meninos de rua. Aimar e Saviola jogam de olhos fechados e depois do grande passe de Saviola nada melhor que ver a forma delicada como "El Mago" Aimar acaricia a bola para depois a colocar no fundo das redes. No meio de tanta estrela não tenho problemas em dizer que Aimar foi o melhor jogador que já vi até hoje jogar em Portugal. Aquele homem é classe pura !


Nico Gáitan é outro tipo de jogador. A minha opinião sobre ele é polémica. Nico Gaitan é candidato a ser um jogador fora de série no mundo da bola. No entanto a forma desplicente como ele aborda certos lances defensivos pode ser perigosa. Repetidas vezes vemos Nico a perder bolas e a não se importar sequer em tentar recuperá-la. Melhorando esse aspecto temos craque. Mas comparando este primeiro ano no Benfica com o primeiro ano de Di Maria no Benfica e... nem precisamos dizer mais nada.


Jara é outro diamante. O problema é que ainda é um diamante em bruto. Acho que a primeira fase para o tornar melhor jogador era alguém informar o moço de que há mais pessoas da equipa dele em campo, e não vinha mal ao mundo se passasse a bola a alguém de vez em quando.


O post já vai longo e não dá para falar em Nuno Gomes. Mas nem é preciso. Já fui dando a minha opinião sobre ele ao longo dos tempos. O melhor elogio que lhe posso fazer é dizer que ele vai ficar na história dos melhores marcadores de sempre do Benfica, apesar de ter feito parte de alguns dos piores planteis de sempre do clube.


Por fim três notas : primeiro referir-me brevemente a novos ataques á comitiva do Benfica em estradas do norte. Estão a criar-se condições para que os adeptos encarnados se vejam tentados a retaliar os ataques quando o clube corrupto vier a Lisboa. Temo que aí a resposta das autoridades seja mais visivel e não tenho dúvidas que a comunicação social aproveitará para utilizar esses possíveis acontecimentos tornando o clube do Norte vitima e não agressor.


Em segundo dizer que as queixas do treinador do Paços em relação á arbitragem são algo surreal. É preciso descer muito baixo para dizer o que ele disse, sendo que passaram em claro duas agressões escandalosas a jogadores do Benfica.


E em terceiro, dizer que apesar dos grandes jogadores que o Benfica tem hoje em dia , não consigo evitar alguma nostalgia ao ver Di Maria, Ramires e David Luís brilharem com outras cores.


Saudações Benfiquistas


Ricky

Sem comentários:

Enviar um comentário