quinta-feira, 28 de maio de 2009
um outro olhar
Finais possíveis para a mesma novela
E no momento a novela é o treinador. Sai não sai. Fica não fica. A verdade é que o assunto tornou-se de tal forma excessivo que me começa a parecer que há muita gente ( falo da comunicação social e não só) interessada em ver Quique partir. E pelos vistos interessada demais.
Sinceramente sinto-me bastante dividido sobre esse assunto . Acho sinceramente que Quique devia ficar e que tem condições para o fazer. No entanto acredito que ficando , ficaria sempre na corda bamba e vê-lo sair a meio da próxima época pior seria.
Acho que a direcção ( Rui Costa e LFV) deveriam ter já tomado posição sobre o assunto. Se não o fizeram é porque não contam com ele. Se contam então falharam terrivelmente ao não o protegerem desta novela que se criou.
Apesar de achar que deve continuar, em nome de um projecto, acredito também que Quique teria muito a mudar na sua visão do futebol encarnado. Vi este ano um Benfica de expectativa quando defendia e apenas á espreita de contra ataques para ganhar os jogos .
Isso foi um erro, tal como me parece que Suazo foi um erro. Da maneira que as equipas defendem em Portugal é um erro tentar basear os ataques no espaço existente nas costas dos defesas. Mas essa é só a minha opinião .
E eu quero ver o Benfica jogar em ataque continuado, pressionante e demolidor. Difícil? Talvez. Mas é sempre melhor que ver o Benfica dar a iniciativa de jogo ao adversário como tantas vezes fez durante a temporada.
No entanto temos que pensar como seria se o Benfica não tivesse perdido 16 pontos á conta de elementos exteriores ( e recomendo a leitura de um post de hoje do blog "O Belo Voar da Aguia" onde fala sobre isto) e acabasse a época como campeão, ou no mínimo na segunda posição.
Tenho a certeza que os jornais iriam dizer que Quique tinha propostas milionárias e o Benfica não o conseguiria segurar, etc, etc. Tal como LFV e Rui Costa seriam heróis .
No entanto para a história ficam os resultados dos jogos e a classificação final e nós cá vamos seguindo esta novela enquanto os tais elementos exteriores vão escolhendo a fruta da época enquanto planeiam viajens pagas pelo divino Espírito Santo.
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Jogada de laboratório
Dá que pensar, qual o actual comentador será futuramente funcionário tripeiro, já que há quem diga que esse é o topo da hierarquia no que a jornalistas desportivos diz respeito.
Mas vamos lá ver então o golo, que é o mais importante. Espero que gostem.
adeus e até breve
O filho do Zé e o mexicano voador
terça-feira, 19 de maio de 2009
a vitória do orgulho
"Maradona Style" by Karel Poborsky
sexta-feira, 15 de maio de 2009
a vida dos sem-vida
Curioso , não é ? A primeira coisa de que se lembraram quando foram campeões , foi de nós. E o que isso faz da equipa deles ? Meros fantoches claro.
Depois vi outra reportagem sobre a festa nas ruas e qual o meu espanto ao ver que no meio dos 30 adeptos que encheram as ruas do Porto eram quase mais as bandeiras e cachecóis vermelhas que as azuis. O que quer dizer que a tripeiragem quando sai para festejar sai com bandeiras e cachecóis vermelhos e com o nome do Benfica. O que isso faz dos símbolos da equipa deles ? Excesso de stock nas lojas claro.
Procurei ver algo também sobre o clube 2º classificado no meio da festa dos pseudo-campeões e não encontrei nada. O que isso quer dizer? Ninguém lhes liga coitados!
Ora então o que chamar a pessoas que usam referências a outros clubes e cantam o nome doutros clubes para festejar vitórias do seu próprio clube? Tristes fungos. Não saberiam viver sem nós .
O meu obrigado por dia a dia me ajudarem a provar que o meu clube é o maior clube do Mundo.
Obrigado por mostrarem a vossa insignificância . Obrigado por mostrarem que em Portugal há apenas 2 clubes . O Benfica e o ... Anti-Benfica. Mas não acham que já seria hora de arranjarem vida própria. Isso faz-me lembrar aquelas paixões recalcadas. De tanto se gostar começa-se a odiar. O amor é mesmo fudido...
Abutres
Já nem sequer falo da montanha de pseudo-contratações especuladas para o Benfica, falo é da repetição exaustiva de capas em que apenas mudam o nome e a cara do novo nome. Se repararem os jornais seguem esta linha de edição:
Dia 1 : Benfica segue Fulano
Dia 2 : Fulano encantado com Benfica
Dia 3 : Fulano x anos no Benfica
Dia 4 : Fulano já fala á Benfica
Dia 5 : Contrato de Fulano preso por detalhes
Dia 6 : Fulano mais longe do Benfica
Dia 7 : Com Fulano mais longe Benfica vira-se para Sicrano
Dia 8 : Sicrano : Benfica é grande
Dia 9 : Primo do tio de Sicrano reúne-se hoje com Rui Costa
Dia 10 : Sicrano não quer o Benfica
Dia 11 : Benfica insiste em Fulano
Dia 12 : Negócio por água a baixo. Fulano mais longe
Reparem e vão ver que é quase sempre assim. Outras pérolas que tenho lido são coisas do género :
---" LFV e Rui Costa em Inglaterra para vender Cardozo" - enfim , seria a primeira vez que via um presidente andar em viagem para vender alguém. Mas pronto a idiotice não é crime.
---- " Presidente do Cluj está em Lisboa para vender Álvaro Pereira ao Benfica que vai ser treinado por Jorge Jesus... e também para contratar um técnico que poderá ser ... Jorge Jesus" -
Claro que a prioridade dos homens é vender o jogador, contratar um treinador é só se houver tempo.
---- " Jesus já definiu sistema táctico para o Benfica" - Bem esta eu nem sequer comento.
E depois é ver televisões e rádios seguir estas idiotices, claro. Eu já há muito que decidi não dar mais um único cêntimo a estes abutres. Vós Benfiquistas como eu deveis decidir também em consciência se valerá a pena governar quem vive para gozar com o nosso clube e gozar com a nossa cara.
Saudações Benfiquistas
quinta-feira, 14 de maio de 2009
O capitão da saudade e o holandês rebelde
Ao longo dos anos foram vários os flops para o lado esquerdo do ataque encarnado. De entre eles destaco um nome : Glenn Helder. Internacional holandês e jogador do Arsenal de Londres, chegou ao Benfica como tantos outros trazendo enorme expectativa. No entanto em seis meses participaria apenas em 12 jogos marcando 1 golo.
Fruto das famosas escolas do Ajax,Glenn Helder começou a jogar futebol profissional no Sparta de Roterdan, seguindo para o Vitesse até ser contratado pelo Arsenal onde estaria 3 épocas. Seguiu-se a fraca aventura no Benfica e depois um enorme número de aventuras por variados clubes como Nac Breda, Dalian Chid (China), Nac Breda, MTK ( Hungria), Roosendal, SHO e outros clubes de escalões inferiores holandeses. À parte disso viu-se também a braços com enormes problemas com a justiça vendo o seu nome ligado a tráfico de drogas e outros delitos.
terça-feira, 12 de maio de 2009
Golo 1 - João Vieira Pinto
E é precisamente o golo de JVP que escolho para primeira escolha de grandes golos. Vejam bem a jogada de Karel Poborsky e a fantástica finalização de JVP.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
O Benfica somos nós
Quem me conhece sabe que não gosto sequer de ouvir falar mal de jogadores do nosso clube, mesmo que até concorde com as criticas. Acredito que fazem o melhor que podem e é triste para mim ver o que se passou no último fim de semana.
Damos com essas atitudes razão ás criticas dos adversários. Nós ,Benfica não somos um clube de bairristas e gangsters, ou viscondes de trazer por casa . Não poderemos jamais descer ao nível deles.
O Benfica é o clube do povo. O Benfica somos nós. O Benfica não ganha só no campo, ganha também através das nossas atitudes e do nosso comportamento.
O Benfica é grande pela sua história e é grande pelos seus adeptos... é grande por nós. Vamos dignificar o Benfica , como o Benfica sempre nos dignificou.
Tenho 29 anos e muitas vezes já me perguntaram qual é a minha maior virtude . A isso sempre respondi que era ser do Benfica. Ser Benfiquista é a minha maior qualidade e o meu maior orgulho.
Ser do Benfica , já foi razão em muitos casos , para fazer amizades, para resolver problemas , para rir, para chorar, para sonhar...
Por isso amigos Benfiquistas vamos levantar a cabeça e lembrar que depois da tempestade vem a bonança e não vamos marcar a nossa história por actos irreflectidos e impróprios do nosso clube, impróprios de nós...
Saudações benfiquistas.
Amigo Guilherme
E foi devido á minha participação nesse fórum que fiquei a conhecer um outro adepto benfiquista , editor de vídeos sobre o nosso clube , dos quais fiquei fã a partir do momento em que vi o primeiro.
O nome dele é Guilherme Cabral (só muito mais tarde fiquei a saber que este era o nome dele). Ainda esta semana um dos jornais desportivos diários ( não vou dizer o nome porque me recuso a fazer publicidade a órgãos de comunicação que repetidamente nos prejudicam) apresentou um artigo sobre ele. Foi nesse dia que fiquei a conhecer o rosto e mais outras coisas sobre este génio da edição. Soube também que tem trabalhado activamente no dia a dia do nosso clube .
Resolvi por isso falar hoje sobre ele e agradecer-lhe por tudo o que nos tem dado. Antes de escrever esta crónica resolvi investigar mais um pouco sobre ele no SerBenfiquista e qual não foi a minha tristeza ao saber que foi recentemente alvo de ameaças graves por anónimos cobardes.
Guilherme tem 18 anos e mais não faz que editar vídeos sobre o clube que ama, tal como muito de nós. As ameaças de que foi alvo , merecem da minha parte o mais profundo desprezo e repúdio.
Infelizmente não conheço Guilherme Cabral pessoalmente, mas só de ver os vídeos dele, sinto-o como um amigo de longa data e explico porquê: para realizar os vídeos da forma que ele o faz , tem que sentir o clube de forma muito profunda e acredito que ele sabe a reacção que teremos ao vê-los porque ele próprio a sente na hora. E para mim quem sente e vive o Benfica desta forma merece toda a minha amizade e respeito.
Não sei se o Guilherme passará por este humilde blog, mas aqui fica o meu obrigado por tudo o que nos tem dado e dizer-te que é para mim um orgulho ser no meu clube adeptos como tu . Obrigado amigo. Boa sorte e continua assim.
E espero que não te importes que deixe aqui um vídeo teu, para quem não conhece os teus trabalhos.
http://www.youtube.com/watch?v=te9gF7jVlAc
terça-feira, 5 de maio de 2009
Fim do sonho
Pela primeira vez não vou falar sobre o jogo jogado e pela última vez vou falar nos árbritros. Sim, porque era bem melhor para mim ter visto o Benfica perder 3-0 sem mácula do que ter visto o Benfica , com o resultado em 2-1 , ser espoliado de um penatie escandaloso. Por causa disso o "se" vai ficar sempre na minha cabeça. É que na verdade, mesmo sem jogar bem , o Benfica podia ter ganho o jogo, ou pelo menos não perdia o jogo.
Mas mais uma vez, os senhores do apito voltaram a falhar para o mesmo lado. Por isso só tenho uma coisa a dizer a esses senhores : " Ide mamar na quinta pata do cavalo, e espero que vos naça uma roseira no cu com espinhos do tamanho de torres eólicas".
Devo dizer que o mesmo se aplica aos árbritros de basquete e de hóquei em patins.
E mais não digo . Até para a semana. Um abraço para todos os benfiquistas.