quinta-feira, 15 de março de 2012

Belo Golo!

É já amanhã o sorteio para as fases seguintes da Liga dos Campeões, onde se ficará a saber qual o próximo adversário do Benfica . No entanto o dia de amanhã é também dia de mais uma jornada da liga portuguesa e logo com Porto e Benfica em acção. O Porto na Choupana frente ao Nacional e o Benfica na Luz frente ao Beira-Mar. Em caso de deslize do Porto e vitória do Benfica , os encarnados chegam de novo á liderança. Bem sei que não é habitual o Porto perder pontos na Madeira, mas também não era expectável que os perdesse frente á Académica na jornada passada. No entanto o importante é o jogo do Benfica e a necessária vitória. Aproveito já agora para deixar aqui o onze que eu colocaria em campo: Artur, Miguel Vitor, Luisão, Jardel, Capdevilla, Javi, Aimar, Nolito, Bruno César, Nélson Oliveira e Cardozo. Na ausência de Maxi escolheria Miguel Vitor porque não considero André Almeida opção para o lugar e colocar Witsel ali é imbecilidade. Por outro lado, surgirá por aquele flanco aquele que é um dos melhores jogadores do Beira-Mar. Falo do chinês Zhang. Jardel ao lado de Luisão se Garay ainda não estiver bem. Na esquerda e apesar de Emerson já poder alinhar eu colocaria de novo Capdevilla por tres razões: Primeiro porque gostava de ver mais uma vez o seu desempenho; segundo porque com a colocação de Miguel Vitor no lado direito faria falta um lateral mais ofensivo do outro lado; e terceiro porque por aquele lado surgirá Balboa, e não me parece que seja muito complicado de anular.
No meio jogaria Javi apenas porque precisa de ganhar ritmo. Witsel e Gaitan descansariam para o jogo de terça com o Porto e Aimar e Nélson Oliveira entrariam na equipa. No caso de Rodrigo já estar em condições seria ele o escolhido na vez de Nélson Oliveira, até porque o jovem português será titular contra o Porto devido ás regras da prova. Aliás daqui para a frente, a famosa rotação será cada vez mais necessária tal será o aperto do calendário.
Queria aproveitar para falar no golo de Gáitan frente ao Paços de Ferreira. Na altura , tal a palidez da exibição da equipa, nem me apercebi da qualidade do lance no entanto já tive oportunidade de o rever várias vezes . Queria destacar 3 momentos. Primeiro a forma como Nélson Oliveira protege a passagem da bola e depois arranca em velocidade seguindo-se algo quase inédito no Benfica deste ano: um cruzamento com o pé direito pelo lado direito. Se repararmos com Bruno César a jogada é sempre a mesma , puxando invariavelmente a bola para dentro e centrando de pé esquerdo. Com Gáitan há uma pequena variância que é as trivelas que na maioria das vezes são tudo menos objectivas . Resta apenas Maxi . Isto porque os únicos verdadeiros médios direitos do plantel resolveram desertar. Depois do cruzamento, destaco um segundo momento que foi protagonizado por Cardozo que inteligentemente puxou o defesa central deixando em aberto o espaço para surgir Gáitan. Este lance prova que Cardozo sabe também ler o jogo e é muito mais importante na manobra da equipa do que parece. O problema de Cardozo é que muitas das vezes ou não é servido ou é muito mal servido. Na minha opinião o único jogador que até hoje compreendeu a forma de jogar de Cardozo foi Di Maria. E não falo só dos golos que Angelito lhe deu a marcar, falo também da jogada que aconteceu várias vezes na época do título em que Cardozo vinha receber a bola a meio campo descaido pela direita, trazendo o central com ele e de imediato e á meia volta colocava a bola na ponta esquerda onde aparecia Di Maria em desmarcação. Mais que uma vez esta jogada deu em golo. Este ano , várias vezes Cardozo tenta fazer o mesmo mas desiste quando se apercebe que não há ninguem em desmarcação pela esquerda.
O terceiro momento é o remate de Gáitan... de trivela. Arriscou-se aqui a falhar um golo aparentemente fácil. Nico Gáitan não gosta de coisas fáceis e arrisca sempre. Muitas vezes em demasia e por isso falha muito. Mas desta vez acertou e ainda bem.

Ainda sobre o sorteio de amanhã , gostava que calhasse Apoel, Marselha ou Chelsea (por esta ordem de preferência). Mas digo mais uma vez que entendo que o Benfica se devia focar apenas no campeonato e na Taça da Liga. Digo isto porque é quase impossível ganhar a Liga dos Campeões e para mim meias finais ou mesmo finais não contam como títulos. Infelizmente não temos a sorte que outros tiveram de ter pela frente nesta altura da prova Corunhas ou Monacos (ambos actualmente em divisões inferiores dos seus países.
Saudações Benfiquistas
Ricky

Sem comentários:

Enviar um comentário