sexta-feira, 30 de março de 2012

Amanhã, joga-se o futuro!

Amanhã joga-se o futuro! O futuro a médio prazo e o futuro a longo prazo. Confesso que estou cada vez mais dividido na minha análise ao trabalho de Jorge Jesus . Por um lado temos um treinador que devolveu ao Benfica a competitividade necessária para dar luta pelos campeonatos. Lembro que em outras alturas , chegávamos a esta fase com 15 ou 20 pontos de atraso. E com Jesus, em três anos, ganhamos um e temos ainda hipóteses de ganhar outro a poucas jornadas do fim. Depois na Europa conseguimos chegar por esta ordem a 1/4 final Liga Europa; 1/2 final Liga Europa e 1/4 final Champions. Há pelo menos alguma regularidade de prestações , algo que não acontecia antes da chegada de Jesus. Depois a nível de jogo jogado é indesmentível a qualidade ofensiva que consegue dar á equipa , especialmente em movimentos de transições rápidas chegando muitas vezes á famosa nota artistica. E nas bolas paradas tenho que dizer que não conheço equipa com tão vasto leque de jogadas estudadas e que normalmente resultam (não digo que resultam sempre em golo, mas dá para perceber a intenção, e para notar que foi lance de laboratório). Mas por outro lado , temos tudo o resto, e refiro-me claro ás bazófias, ás teimosias, ás declarações patéticas, ás invenções falhadas em horas decisivas. Mas no meio disto tudo , o que vai ser factor decisivo para a minha avaliação final sobre Jesus é o jogo de amanhã. Já aqui tinha referido que para mim ser eliminado nas meias finais da Liga Europa pelo Braga, é muito pior que quando perdemos 7-1 em Vigo. E se o Benfica não ganhar amanhã, por mim Jesus pode sair na hora. Não coloco outra opção.
Por mais embrulhado que esteja o campeonato, parece-me claro que o Benfica conseguindo 6 pontos nas duas próximas jornadas e sagrar-se-á com mais ou menor dificuldade campeão nacional. Não tenho dúvidas! Basta o Benfica mentalizar-se que a prioridade é o campeonato e não presenças em meias finais de Champions.


Em relação ao jogo com o Chelsea, devo dizer que deve ter sido a derrota que menos me incomodou desde que vivo o Benfica. Vi o jogo de principio ao fim. E acreditei num resultado positivo até ao último momento , mas mal o jogo acabou, lembrei-me que o importante era mesmo o campeonato. E nessa noite dormi como se nada fosse. Aliás, praticamente todos os adeptos que vou ouvindo ou lendo pensam assim. Pena é, que jogadores e especialmente o treinador pensem de outra forma. Não tenho dúvidas que Jesus vai jogar com Braga e Sporting a pensar no jogo de Londres. Ainda sobre o jogo com o Chelsea, e sobre o penaltie de Terry, digo que já não sei que mais é preciso para marcar penalties a favor do Benfica. Mais claro que este é impossível, tal como foi claro um braço na área do Liverpool há 2 anos, e tal como foi claro um braço na área do Barcelona no ano de Koeman. Só não viu quem não lhe interessava ver! Mas Portugal é muito pequenino, não é, senhores da Uefa?


P.S.1 Se Jesus amanhã colocar Javi a central e deixar mais uma vez Miguel Vitor de fora, deve ser despedido , mesmo que ganhe de goleada.
P.S.2 Vai uma aposta que Hugo Viana e Helder Barbosa vão ver amarelo amanhã!

Sem comentários:

Enviar um comentário