segunda-feira, 12 de março de 2012

Sofrível

Sofrível!... Penso que nenhuma outra palavra descreve melhor o que se passou ontem em Paços de Ferreira. E , digo eu, tal como tinha acontecido em Guimarães. Se quisermos , podemos encontrar aqui uma semelhança entre os dois jogos na medida em que ambos se seguiram aos jogos da Champions com o Zenit. Se isto se mantiver , não posso deixar de recear a chegada da próxima eliminatória da Champions que será por alturas dos jogos com Braga, Sporting e Maritimo. Jornadas decisivas , digo eu. Na verdade , comparando o jogo de ontem e o de Guimarães não posso deixar de achar o jogo de ontem bem pior. Lembro que em Guimarães Jorge Jesus apresentou um onze em que Matic ficou entregue a todas as despesas do meio campo. Jesus foi muito criticado por isso (inclusive por mim) e a actuação de Matic foi também bastante criticada. Mas se bem me lembro para além do golo o Guimarães não teve mais oportunidades de realce para aumentar a vantagem. Ontem Jesus alinhou com Javi e Witsel no meio campo e na verdade o Paços dispôs , para além do golo, de três ou quatro ocasiões de golo claras. Por seu lado o Benfica , tal como em Guimarães teve muito poucas ocasiões de golo. E ainda sobre as criticas a Matic, lembro que o golo do Paços ontem e uma ocasião clara e muito semelhante do mesmo jogador a abrir a segunda parte, aconteceram na zona de Javi Garcia. O que quero dizer com isto é que o problema do Benfica não é defender mal individualmente é defender mal colectivamente. E aqui a culpa tem mesmo que ser atribuída a Jesus. E por falar em Jesus , faço aqui a minha análise ás suas opções para este jogo: obrigado que estava a colocar Capdevilla em campo (algo que muitos adeptos pedem a toda a hora) a verdade é que (para mim) o espanhol não fez melhor que Emerson. Muito lento (o primeiro remate no lance do golo é feito por um jogador que surge nas suas costas)e para além disso não percebi o porquê de passar quase todo o jogo no meio do campo. Mais que lateral foi uma espécie de médio esquerdo interior. É certo que não tem ritmo, mas como já disse aqui não me parece ,neste momento, melhor que Emerson . A aposta de Jesus que por certo causou mais criticas entre os benfiquistas foi a titulariedade de Saviola. Devo confessar que, eu próprio, já de alguns jogos a esta parte, vinha imaginando um jogo em que Saviola fosse a surpresa no onze e se tornasse uma espécie de joker para o que resta da temporada. Jesus deve ter pensado o mesmo, mas espero que tal como eu percebi, também ele perceba de uma vez que Saviola já não dá para estas andanças. Não encontro explicação para tanta debilidade , mas a verdade é que está á vista de todos e como tal, cada vez menos percebo a sua renovação.
Depois as titulariedades de Nolito e Bruno César em deterimento de Gáitan foram, pelo menos para mim, esperadas e normais.
Já a nível dos jogadores destaco pela negativa Maxi (foi um passador autentico) , Javi ( não está bem fisicamente e nota-se) Witsel (que diferença do jogo da Champions para este)Capedvilla e Saviola (já disse porquê)e Cardozo (mal!!!). Poderia também falar de Nolito , Luisão, Jardel e Bruno César(valeu pelo golo) tal foi a mediocridade da exibição . Pela positiva realço Artur, Nelson Oliveira e já agora Melgarejo. Espero que para o ano tenha pelo menos algumas oportunidades na pré-época para ter outra ideia do que vale, mas a verdade é que tenho gostado do que tem feito ao longo do campeonato. Resta saber é se o seu futebol também resulta em equipas de ataque continuado como o Benfica, e não apenas em equipas de contraataque. E a propósito, gostava de ver os jogadores que o Porto tem emprestados por essa Liga fora jogarem contra o Porto, com a garra que o "Melga" jogou ontem contra o Benfica.
E focando o assunto arbitragem, começo por dizer que para mim houve quatro lances em que o árbitro poderia ter assinalado penaltie a favor do Benfica. Em dois deles (sobre Bruno César e sobre Nelson Oliveira) há repetições que mostram que já iam em desiquilíbrio na altura do contacto e aí dou o beneficio da dúvida ao árbitro, embora o lance sobre Bruno César visto em lance corrido deixe a ideia de penalti clarinho, e não entendo por isso como não foi marcado. Os amarelos foram nesses casos erradamente mostrados. No entanto há um lance ainda da primeira parte em que há um nitido agarrão a Jardel e já no final do jogo Nelson Oliveira é tocado por trás na área. Como tal, no minimo dois penalties por marcar a favor do Benfica. Já quanto ás duas expulsões , lembro que aconteceram numa altura em que o Benfica já ganhava e a primeira é indiscutível. A segunda poderá ser ou não discutível, faltando saber se foi expulso pela falta ou por palavras . Se foi pela falta pareceu-me excessivo, mas lembro que este lance aconteceu a poucos minutos do final do jogo . Não será de estranhar que um dia destes se venha dizer que o Benfica foi beneficiado em Paços. Importará lembrar-mo-nos nessa altura , que não foi bem assim.

Não posso deixar de fazer um reparo sobre o empate do Porto. Em primeiro porque apesar de ter dito aqui a seguir ao classico que achava dificil que o Porto perdesse pontos até ao final, a verdade é que mantinha a esperança que os perdesse . No entanto não esperava que os perdesse já com a Académica em casa. Isso só mostra como patética é esta equipa do Porto e como desmoralizador será se esta equipa ganhar este campeonato. Em segundo referir que disse também aqui que imaginava que nos jogos dificeis o Porto tivesse sempre uma calçadeira amiga. Falava dos árbitros e do possível facilitismo de alguns adversários. Ora neste jogo o árbitro esteve impecável, não indo na cantiga de diversos tripeiros que se deitaram para a piscina . O penaltie que deu o empate é penaltie (tal como era o que favorecia o Benfica em Coimbra) e os 8 minutos de desconto foram justificados. Por seu lado Pedro Emanuel e a Académica surpreenderam-me por esta "traição" á Associação Corrupta.

Agora resta esperar que o Porto escorregue mais uma vez e que o Benfica jogue um pouco melhor que ontem nos jogos que restam. E já agora , que não haja mais interferência de factores estranhos.

Saudações Benfiquistas
Ricky

Sem comentários:

Enviar um comentário