quarta-feira, 7 de março de 2012

Fim da crise?.....

Espero que a crise que começou com a derrota frente ao Zenit, tenha terminado com a vitória de ontem sobre o mesmo Zenit. A verdade é que tal como escrevi aqui na altura, perder fora por 2-3 nos 1\8 final da Champions não é mau resultado e muito menos razão para entrar em crises. No entanto no Benfica como se vê a pressão das vitórias é esmagadora e como acontece há muitos anos os jogadores não a conseguem suportar e velhos fantasmas aparecem ao primeiro desaire. Não tenho dúvidas em dizer que a grande maioria dos clubes que participam nas provas europeias assinariam por baixo á priori uma derrota por 2-3 no terreno adversário. Só para parte dos benfiquistas e para a comunicação social portuguesa é que é um mau resultado. 2-3 é um resultado fácil de virar ainda por cima quando se percebe , como foi o caso do Benfica em Zenit, que a equipa que perde é superior á que ganha. E o Benfica é superior ao Zenit. Já tinha ficado com essa ideia no jogo da Rússia e ontem confirmou-se.
O jogo começou como se esperava algo nervoso da parte do Benfica, e o Zenit veio apenas para defender como já tinha feito no Dragão. No entanto depois do Benfica marcar, os russos tiveram que mudar a táctica de jogo e pouco perigo criaram. Por outro lado , o Benfica com a entrada de Matic tentou defender o resultado e na minha opinião mostrou que esta equipa não sabe defender. Não está no seu adn. Não que os russos tivessem criado grandes oportunidades , mas notou-se que as coisas são feitas um bocado em esforço quando o Benfica tenta defender vantagens.
Sobre este assunto , é claro que as opções de ontem mostraram que Jesus devia ter feito as mesmas na sexta feira. Mas isto é um bocado como os melões. Depois de abertos é fácil falar. E digo isto, porque repito mais uma vez que na sexta feira também eu achei que colocar Rodrigo no lugar de Aimar era uma boa opção.
Em relação aos destaques do jogo concordo em completo com a análise do JP em relação aos nomes que falou, acrescentando que no caso de Jardel, que tem cumprido sempre que é chamado, importa aqui lembrar que o Benfica é tantas vezes criticado por falhar nas contratações ,aqui está um caso a mostrar que não é sempre assim se pensarmos no valor da sua compra. Bruno César fez um bom jogo sim, mas ainda longe do seu valor, no entanto ao contrário de muitos brasileiros nota-se que se adaptou rápido ao futebol europeu. Queria destacar também o Nélson Oliveira que entrou mais uma vez muito bem no jogo mas mais uma vez esteve desastrado na finalização(o golo provavelmente não entrava se não fosse o desvio do defesa), no entanto isso é apenas uma questão de confiança, porque o resto está lá tudo.
Quero falar também na arbitragem. Não foi perfeita, mas quando falhou, falhou para os dois lados. Pena é que por cá não seja assim.
Agora nos quartos de final , há pouco por onde escolher, sendo que na minha opinião, Lyon e Marselha (caso passem) poderiam ser mais acessíveis.

Volto agora ao jogo da passada sexta feira, para responder ao meu amigo JP, sobre alguns assuntos em que temos ideias divergentes:
1- Sobre Jesus , eu não acho que deva continuar nem acho que deva sair. Acho que no final da época se deve fazer a retrospectiva do que foi esta época e decidir então. Quando falei em Jesus disse que Jesus não devia ser cruxificado por este jogo só! E em Coimbra também não foi ele que falhou golos de baliza aberta nem se esqueceu de apitar 3 penalties claros. Em Guimarães foi claramente o culpado da derrota. Mas acho que devemos olhar para a floresta e não para a árvore. Com Jesus chegamos em três anos consecutivos longe nas competições europeias e contabilizamos apenas 1 derrota em casa em 20 jogos europeus. No campeonato perdemos menos vezes em três anos que estavamos habituados a perder em apenas um. Por outro lado perdemos consecutivamente com o Porto em casa e (algo que ficará na história) perdemos uma meia final da Liga Europa com o... Braga. Juntando estes pós e contras se deve tomar uma decisão. Eu neste momento estou indeciso. Eu sou sincero: eu não gosto de Jesus. Ainda ontem teve mais umas lamentáveis declarações depois do jogo. Em relação ao atrito com os jogadores acho que todos têm. Dou como exemplo Paulo Bento que põe sempre alguém de parte por onde passa ou Vitor Pereira que pôs de lado um jogador importante como Guarin. Falando do Benfica e dos casos de Ruben Amorim e Enzo Pérez e pelo que sei , dou toda a razão ao treinador. E voltando ao inicio, reafirmo o que tinha dito no outro post, quando falei em factos, na minha opinião Jesus não é o culpado da derrota com o Porto. É engraçado que criticas a colocação de Gáitan a lateral e louvas a colocação de Djalma a lateral. Não percebo a diferença! Dizes que aí o treinador do Porto mostrou que queria ganhar. Eu digo mais , o Vitor Pereira só fez essa substituição de risco porque sabia que com Proença não corria risco nenhum. Ainda sobre Gáitan , lembro que em Basileia, quando também Emerson foi expulso foi Gáitan e bem que fechou o flanco até ele próprio se lesionar. Mas como ganhamos esse jogo ninguém criticou a opção. Reafirmo o culpado da derrota no jogo foi Proença. Entre muitas outras coisas veja-se a forma como deixou passar em claro faltas que deram origem aos dois primeiros golos do Porto e pelo contrário marcou faltas sempre que o Benfica saía em contra-ataque depois do 2-1. E no 3º golo não há desculpa. Segundo sei, os árbitros nas bolas paradas têm indicações para os bandeirinhas se fixarem na linha de fora de jogo enquanto que o árbitro principal se preocupa com a altura em que a bola é pontapeada dando indicação por auricular ao bandeirinha desse momento. Como tal, como se vê nesta imagem o golo foi validado porque Proença assim o quis. Se não o fizesse o Benfica seria ainda hoje grande candidato ao título.









2- A Taça da Liga não é salvação da época , e a Champions só era se a vencêssemos e não, não acredito. Peço apenas vitória nos 9 jogos que faltam no campeonato(se os árbitros deixarem) , vitória na Taça da Liga (com vitórias ínequívocas sobre Porto e Braga). Depois se farão contas do que daí resultar.
3- Sobre Emerson, digo o que já disse. Não encontro alternativa melhor no plantel. Só estou a falar no plantel. Capdevilla ainda não me convenceu( sim , eu sei que pouco tem jogado). Parece-me muito lento. Talvez jogue no Domingo e aí tirarei melhores ilações. Luís Martins não é nem nunca vai ser opção. Nos júniores não era indiscutível e na selecção também não . Tanto num lado como noutro sempre viveu na sombra de outro ex-júnior encarnado : Marinho ou Mário Rui. E quando disse que defendia melhor que Maxi, queria dizer que não defende pior. Maxi é um jogador fantástico ofensivamente e é assombroso a nível de entrega e garra. No entanto, se fizermos uma estatística dos golos sofridos este ano, serão mais os sofridos pelo lado direito. Claro, que muitas vezes se deve ao facto de ele se desposicionar devido ás suas incursões atacantes, mas o que eu queria dizer é que olhando apenas para o plano defensivo Emerson não é pior que Maxi. E tenho a certeza que sempre que alguém fala em Maxi fala nas calvagadas pelo flanco , nas assistências e não nos cortes na defesa. O problema de Emerson é que é fraquíssimo a nível técnico e não existe a nível atacante. No entanto a nível tático e defensivo não é o pior jogador que já passou no Benfica. E no Lille onde fez mais de 20 jogos a titular o ano passado destacou-se porque apesar do Lille ter sido campeão, é uma equipa de retranca.
Esta é a minha opinião, e não é a primeira vez em que é diferente da tua. Especialmente quando falamos de jogadores. Mas também por isso o nosso clube é diferente, onde várias opiniões são permitidas.

E quando falei em destabilização, não quiz dizer que os destabilizadores fossem os benfiquistas. Queria dizer é que perdemos jogos por factores externos e estamos a virar-nos para dentro. Parece-me que isso só motiva e incentiva os nossos adversários.

Força Benfica
Ricky

Sem comentários:

Enviar um comentário