quarta-feira, 21 de março de 2012

Bloqueios!!!!!

Depois da derrota de ontem frente ao Benfica, o treinador do Porto colocou uma nova palavra na ordem do dia : "bloqueio"! Segundo ele, uma das causas da derrota do Porto foram os bloqueios do Benfica. E tem razão! No jogo de ontem , tal como nos recentes jogos com o Porto o Benfica teve bloqueios. Mas foram bloqueios mentais! No jogo de ontem , esse bloqueio mental colectivo durou mais ou menos entre os 5 e os 20 minutos da primeira parte. E custou-nos dois golos sofridos. Deu para ver de tudo: desde perdas de bola ridiculas dentro da área, a passes sem nexo, desorientação geral e absoluta. Não consigo encontrar explicação para este pânico que se apodera dos jogadores do Benfica sempre que apanham este clube pela frente , mesmo estando esse clube num actual momento de forma deplorável. O Benfica é muito melhor equipa, como o mostrou ontem e como já tinha mostrado no jogo para o campeonato. E ontem até começou tudo bem com um golo logo aos quatro minutos . Os 20 minutos que se seguiram são inexplicáveis. Mas , o Benfica lá acordou a tempo e pegou de novo no jogo e só a sorte impediu o Porto de sofrer uma goleada. A sorte e a falta de pontaria de Witsel e Nolito que em três ocasiões poderiam ter aumentado o score.
Tal como já me tinha parecido no jogo com o Nacional o Porto está de rastos fisicamente, e ontem comprovou-se. Veja-se que depois dos 20 minutos da 1ª parte , praticamente não criaram um lance de verdadeiro perigo. A comunicação social sempre pronta a criticar os erros de construção de planteis no Benfica tem-se esquecido até agora de mencionar a gestão do Porto que deixou sair jogadores importantes como Guarin e Belushi para ficar apenas com Fernando e Moutinho. Com a lesão do brasileiro sobra Moutinho , isto porque Lucho apesar de ser um bom jogador , hoje em dia limita-se a muito poucos metros de terreno e não aguenta 45 minutos em bom ritmo. Já Deffour ainda não percebi o que é que ele faz em campo. E falando em Deffour , aproveito para falar no Mangala que chegou ao Porto no mesmo saco do belga, e na altura vendeu-se a ideia que o central francês era mais um jogador que o Porto roubara ao Benfica. Bem, o que posso dizer sobre este Mangala, é que dispenso centrais que se deixem ultrapassar em velocidade por Cardozo. Quando isso acontece, não é muito bom sinal. E juntando isto tudo cada vez mais digo que só nesta Liga Portuguesa é que uma equipa anedótica destas consegue estar em primeiro lugar.
Quanto ao Benfica não consigo escolher um jogador que eu considere que tenha jogado bem no jogo de ontem, isto porque praticamente todos tiveram lances patéticos naqueles tais minutos do bloqueio. Ainda assim, destaco Maxi, Witsel, Gáitan e Cardozo. Capdevilla começou mal, mas assentou o jogo sendo que aproveitou o facto de Hulk ter dado rapidamente o berro. Pela negativa destaco Aimar e Javi. O espanhol esteve mais uma vez muito mal, tanto nas muitas bolas que perdeu , como nos lances dos golos . No primeiro , tal como acontecera em Paços e com o Beira Mar deixou que aparecesse um homem solto á entrada da área para o remate. E aquela é a sua zona. No segundo abriu uma avenida para Mangala entrar , sendo que o francês ainda contou com o bloqueio mental de Jardel que nem sequer saltou á bola. Jardel que esteve também mal, muito mal.
Em resumo o Benfica foi muito superior e o resultado é escasso para as oportunidades que houve. No entanto, no final do jogo , os responsáveis do Porto atiraram as culpas da derrota para o árbitro. Enfim, é preciso ter lata! Queixam-se de um bloqueio de Luisão a Sapunaru no lance do segundo golo encarnado e de um fora de jogo mal assinalado que daria o hipotético 3-3. Em relação ao lance do golo , o que vejo é Luisão e Sapunaru agarrados. Que eu saiba um bloqueio é o acto de impedir a passagem de um jogador evitando que ele dispute um lance. Ora se os dois se estavam a agarrar mutuamente numa zona onde nem sequer estava a bola. Não existe falta portanto. Isto porque os agarrões foram de parte a parte e é dificil saber quem começou primeiro. O bloqueio que eu vejo nesta jogada é o bloqueio mental de Mangala que por um lado deixou Javi sozinho na área e por outro ainda falhou o corte da bola deixando-a chegar ao espanhol. Ele que já tinha bloqueado com a perda de bola que deu o 1-0. E ele que bloquearia mais tarde quando foi pateticamente ultrapassado em velocidade (chamemos-lhe assim) por Cardozo. Ainda sobre este lance do golo de Nolito, o treinador do Porto disse que os árbitros tinham que ter coragem para marcar faltas que se produzem na área. Devia querer referir-se por exemplo ao lance do jogo do fim de semana passada com o Nacional em que um defesa do Porto puxa a camisola a um jogador do Nacional na área do Porto e o árbitro não teve coragem para marcar penaltie. Por certo se referia a esse lance.










Quanto ao fora de jogo de Hulk, mais uma vez caiem no ridiculo. Isto porque Hulk está mesmo em fora de jogo, como podem ver pela imagem em baixo. Imagem que roubei pela blogosfera e onde se pode ver que o pé de Hulk está adiantado em relação a Capdevilla. È por muito pouco mas está mesmo em fora de jogo. Quando todos nos lembramos do fora de jogo flagrante de Maicon que provavelmente vai dar o título á associação corrupta, é gozarem com a inteligência das pessoas virem falar deste lance.









Em relação á arbitragem, soube que num certo canal de televisão convidaram Jorge Coroado para comentar a arbitragem deste jogo. E pelo que ouvi dizer o homem fartou-se de debitar alarvidades. Nada mais normal. Isto porque colocar Coroado a comentar arbitragem é como colocar Fidel Castro a comentar o modelo democrático da Madeira.

Chegados então á final da Taça da Liga, o que se espera é apenas a vitória. Muitos desvalorizam esta competição. Eu não vou por aí. Claro que ganhar a Taça da Liga não é a salvação da época mas isso não retira importância á competição. Para desvalorizar a derrota ontem os responsáveis portistas afirmaram que esta Taça era objectivo secundário. É curioso ouvir isto da parte de alguém que tem feito propaganda de ter mais títulos oficiais que o Benfica, sendo que grande parte desses títulos são Supertaças, que como todos sabem é uma competição que se resolve num jogo só e ainda para mais numa altura de pré-época e que muitas vezes serve para últimos ajustes de plantel. Já a Taça da Liga é uma competição de vários jogos e que se estende ao longo da época, não entendo porquê desvalorizá-la em relação por exemplo á Supertaça. Mas enfim...
Saudações Benfiquistas
Ricky

Sem comentários:

Enviar um comentário