segunda-feira, 5 de março de 2012

Contra factos não há argumentos!!!

Basta falar com alguns benfiquistas ou ler algumas coisas na blogosfera para se perceber que uma grande parte passou da indignação para com a arbitragem de sexta feira, para a centralização das culpas em Jesus ou na direcção. Provavelmente é isto que os nossos adversários pretendem e mais anseiam. Destabilização e desvio da atenção daquilo que é mais importante: O Benfica . Sim porque o Benfica não é apenas um jogo. No ano passado mais ou menos por esta altura começou aquilo a que muitos chamam o ano horribilis tendo o Benfica sido eliminado da Taça de Portugal e da Liga Europa (o campeonato esse já estava perdido há muito). E este ano ainda há a Champions (passar esta eliminatória não é pedir muito), e a Taça da Liga(evitando nova desilusão na Luz com os andrades).E o campeonato matematicamente ainda é possível, e não admito como sócio e adepto que os jogadores deitem já a toalha ao chão. Como tal, destabilização é algo que se deve evitar nesta altura da época. Devemos por isso unir-mo-nos e apontar aos objectivos disponíveis. No final da época se farão depois as respectivas contas ao que se passou.
Ainda sobre o mesmo assunto, eu , (e esta é a minha opinião), não culpo Jesus pela derrota de Sexta. Não culpo mesmo. Como se costuma dizer , contra factos não há argumentos. E se o Porto tem agora 4 pontos a mais que o Benfica, deve-se apenas e só ao facto de Pedro Proença não ter anulado aquele golo. É um facto! Não adianta argumentar! Podemos entrar em conjunturas e pensar se com outras opções, com outros jogadores o desfecho teria sido diferente. Podemos pensar se o Porto não marcaria um golo mesmo que aquele tivesse sido invalidado. Mas a verdade é que o que é indesmentível é que o Porto ganhou com um (3) golo irregular. Como aliás, ganhou no ano passado o acesso á final da Taça de Portugal com um golo igualmente irregular. O que ficou para a história é que o Benfica jogou mal, mas o que é um facto é que se não fosse o golo de Hulk em fora de jogo, quem ia á final era o Benfica. Como é indesmentível que no ano de Quique o Benfica só não ganhou no Dragão porque Proença(sempre ele) inventou um penaltie que deu o empate ao Porto. E se bem me lembro na altura com aquela vitória, O Benfica ou igualava o Porto na liderança ou passava mesmo para a frente do campeonato (já não tenho a certeza). O que ficou para a história foi o trabalho invisível de Quique no Benfica , mas o que não deixa de ser um facto é que o que decidiu o campeonato foi mesmo aquele lance.
Sendo assim, desculpem mas não acompanho aqueles que se viram para dentro quando somos sistematicamente atacados de fora. E aproveito então para responder ao post anterior do meu caro amigo JP. Como sabes também já eu critiquei muitas vezes Jesus. Por exemplo logo na primeira jornada deste mesmo campeonato. Já o critiquei muitas vezes por falhar sempre nas horas decisivas e muitas vezes por imbecis invenções. Também eu já critiquei várias vezes a sua basófia e a sua teimosia. Mas em relação a este jogo em particular, como já aqui referi eu próprio teria tido as mesmas opções. E na altura da expulsão de Emerson entendo que a colocação de Gáitan na lateral se deve ao facto de Jesus acreditar que mesmo com 10 poderia ainda ganhar o jogo. Ao fazer entrar um defesa teria sempre que tirar um dos avançados e isso transmitiria á equipa uma ideia de defender a todo custo. Jesus queria ganhar como todos nós queríamos. Talvez seja esse o mal! Lembro que no lance de onde resulta o 2º golo portista a cratera que se abriu no meio campo encarnado se deveu ao impulso atacante que a equipa teima em não perder mesmo nestes jogos. A verdade é que é isso que me agrada em Jesus. Não gosto de treinadores resultadistas como Quique e Camacho e Jesus não o é. Por certo te lembras JP , que erradamente eu defendia a continuidade de Quique em nome de um projecto! Talvez esteja enganado em relação a Jesus, mas a verdade é que não me lembro do último treinador que colocou o Benfica a jogar da forma que normalmente jogamos.
Em relação a Emerson, não acho que exista comparação entre ele e Roberto. O espanhol custou muitos pontos e o brasileiro não tem sido assim tão culpado dos males encarnados. É indesmentível que é fraquissimo a nível técnico, que não existe a nível atacante, mas a defender consegue ser melhor que Maxi Pereira. E neste jogo , não foi por ele que perdemos, já que para mim a sua expulsão não se justificava (falo do primeiro amarelo). Não acho que seja jogador para o Benfica, mas não acho (não acho mesmo) que existam melhores opções no plantel . E disso já não sei de quem é a culpa.

P.S. Na passada semana o Benfica festejou 108 anos e realizou a habitual gala que a BenficaTV transmitiu. Entre os vários discursos que podemos ouvir destaco dois : o de Mário Wilson e de José Augusto . Nenhum verdadeiro benfiquista poderia ficar imune ao que os dois disseram e em especial á forma como o disseram. Eles e outros da sua geração são a verdadeira mistica benfiquista e tanto adeptos como jogadores e direcção deviam ouvir e pensar no que o Benfica realmente representa para quem verdadeiramente sente o Benfica.
Saudações Benfiquistas
Ricky

Sem comentários:

Enviar um comentário