sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A prenda que eu queria!

A poucas horas de assistir ao último jogo do Benfica no ano de 2011, só espero que para além dos 3 pontos consigam oferecer também uma boa exibição aos adeptos. Bem sei que este ano isso tem sido coisa rara , mas como estamos em alturas natalícias ficava bem nos oferecerem esta prenda .É que já merecemos , depois das paupérrimas exibições dos últimos dois jogos (e não só) . É que foi mau demais . Bem sei que é usada por muitos a versão dos ínumeros jogos sem derrotas, do 1º lugar no campeonato, do 1º lugar no grupo da Champions, mas a verdade é que basicamente o Benfica tem ganho muitos jogos quase sem saber como. E não me falem em consistência porque não cola. Uma equipa consistente não sofria tantos golos como o Benfica tem sofrido, e há que ter em conta todos os que Artur já safou. Até é caso para dizer que com outro guarda-redes e as coisas seriam muito diferentes por esta altura.
Depois como se não bastasse a fanfarrice do nosso treinador, ainda temos que aturar o discurso do elogio fácil dos profissionais da BenficaTV. E atenção, que eu adoro a BenficaTv e não me imaginava neste momento sem Benfica TV em casa, no entanto acho que exageram na forma como escamuteiam a falta de qualidade no actual jogo encarnado. Por exemplo depois do péssimo desempenho na Madeira, ouvi na Benfica TV um comentador dizer que o Benfica tinha sido muito superior em todas as estatísticas e que durante o jogo o Benfica " esteve sempre mais perto de ganhar do que perder"... desculpem mas não gostei de ouvir isto. Preferia que dissessem o que toda a gente já sabe: o Benfica jogou mal , mas ganhou e isso é o mais importante!
É que não há volta a dar ao texto. O Benfica jogou mal, mal , mal! Jogou mal contra 11 e jogou ainda pior contra 10. Aliás já previa isso. Como disse aqui já várias vezes , por mais defeitos que tenha, Gáitan é o único desequilibrador do plantel e depois dele só Nolito. Ora , não podendo jogar Gáitan, eu esperava que Jesus colocasse Nolito na equipa. Mas claro que o mestre da táctica preferiu adaptar Rodrigo numa ala e manter Bruno César na outra. E o que aconteceu: o Benfica ficou sem alas , já que tanto Rodrigo como Bruno César passaram o tempo a fugir para o meio do campo, que é onde estão habituados a jogar. Depois para complementar o quadro, tanto um como o outro realizaram exibições medíocres. E quando tempo demorou Jesus a perceber que o Benfica precisava de um ala desiquilibrador: quase 80 minutos. Ainda assim Nolito em 10 minutos deu algum ar da sua graça e o Benfica lá chegaria ao golo , com bastante sorte pelo meio.
Numa altura em que vai reabrir a janela de transferências vai-se falando muito em laterais esquerdos, mas para mim o que o Benfica precisa desesperadamente é de flanqueadores com algum poder de desiquilibrar . Tem-se falado em Patito Rodriguez e se é verdade que o miúdo parece ter potencial , não me parece é que seja jogador para render já , e neste momento não há tempo para esperar. Por isso lembrei-me de três nomes: Simão, Salvio ou Quaresma. Bem sei que Quaresma não é muito bem aceite no mundo Benfiquista e não sei até que ponto tanto ele como Simão estariam disponíveis a regressar , mas para mim qualquer um dos 3 , caía como ginjas neste plantel.
A ver vamos o que acontece...
Saudações Benfiquistas
Ricky

domingo, 4 de dezembro de 2011

Crónica de uma derrota esperada!

Uma semana! Foi o tempo que o Benfica se aguentou como a única equipa na Europa sem derrotas. E a derrota surgiu logo numa prova a eliminar, ficando o Benfica de novo fora da luta pela conquista da Taça de Portugal. Sinceramente já tenho saudades de ver uma final da Taça de Portugal, e pelos vistos é mais um ano que não vou ver. Esta derrota acabaria por surgir , há que dizê-lo , de forma algo esperada. Este Benfica é mais consistente que o ano passado, mas ainda assim falta-lhe qualquer coisa de mágico, de inesperado. Algo que só se encontra a espaços através de Gaitan que ainda assim é extremamente irregular. Mesmo no ano passado , Salvio, Coentrão e Gaitan conseguiam dar uma outra espectacularidade ao jogo encarnado. Este ano só mesmo Gáitan. Nolito apagou-se (ou foi apagado) depois de bom começo; Bruno César emperra muito o jogo e ainda que tivessemos Enzo Pérez também este está longe de ser um fantasista.
No meio de tanto jogo sem derrotas custa encontrar uma vitória clara e contam-se pelos dedos das mãos jogos sem golos sofridos. Como tal,
perder um jogo era uma questão de tempo.
Neste jogo não discordo do onze apresentado por JJ, condeno apenas o tempo que demorou a perceber que era urgente colocar Aimar em campo. Aliás , é cada vez mais evidente a dependência de Aimar . Depois está mais que visto que Saviola já não é jogador para o Benfica, por mais que me custe admiti-lo. Da forma que o Benfica joga, necessita de avançados que sejam , ou jogadores com poder de choque e bons a segurar a bola, ou então bons tecnicamente e com poder de explosão a sair do drible. Saviola não é nada disso e chega a ser confrangedor a sua falta de velocidade .
Apesar de ter chegado ao intervalo a ganhar através de um penaltie que não era, o Benfica pouco ou nada fez para justificar a vantagem, depois na segunda parte o Maritimo arriscou mais e o Benfica teve dois ou três contra-ataques onde podia ter chegado ao segundo golo, falhando invariavelmente no último passe. Era óbvio que faltava Aimar na equipa. Só Jesus não viu isso. Depois , mais uma vez (e tantas vezes que isso acontece) um jogador adversário marcou o golo da sua vida e o Benfica acusou o toque. E só Eduardo foi evitando que o 2º golo acontecesse mais depressa. Depois de se ver a perder é que Jesus acordou e há que dizer que o Benfica teve oportunidades suficientes para empatar pelo menos. Mas não aconteceu, e ao terceiro jogo, o Benfica caiu na Taça de Portugal. Espera-se melhor para o ano, e já agora esperemos que o "sorteio" nos conceda alguns jogos em casa.
Não será preciso dizer , que esta derrota deixou-me muito triste mas a vida continua e o Benfica continua e nada melhor que ver as vitórias dos iniciados, juvenis e juniores , e as vitorias do Basquetebol, Andebol, Voleibol e Hoquei em Patins. E também o Futsal que no momento em que escrevo vai vencendo também o seu jogo. E é isto o Benfica!
Saudações Benfiquistas!
Ricky

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Chama imensa

Estava eu a ver o recente dérbi da Luz quando logo do inicio da segunda parte me vieram á ideia as últimas palavras do último post que escrevi neste espaço. Disse eu na altura (horas antes do jogo) que ao Benfica não exigia menos que a vitória sobre a escória rastejante que teria o gosto de entrar num estádio a sério nessa noite. Mas quando o senhor do apito se lembrou que o clube esverdeado estava habituado a jogar em superioridade numérica, e escolheu Cardozo para tirar do jogo e equilibrar um pouco as coisas, pensei que ao exigir a vitória me esquecia destas variáveis do jogo que invariavelmente nos prejudicam. Ainda assim , e jogando a lagartagem , pela 7ª ou 8ª vez contra dez, cedo se percebeu que desta vez seria diferente. É que do outro lado estavam apenas 10 jogadores, mas eram do Maior (que\de) Portugal. E á excepção de uma ou outra falha de Artur e outra de Maxi, não houve perigo de maior. E acredito que até essas falhas foram causadas de propósito para o jogo não cair num aborrecimento total.
Praticamente desde Setembro que a lagartagem não falava de outra coisa que não este jogo. Por quantos iam ganhar, quem ia marcar , quantos milhares de bilhetes queriam a mais, etc! E eu admirava-me, e pensava: ora o Benfica é lider do seu grupo na Champions, é a única já apurada do seu grupo, ainda não sofreu uma única derrota nesta época e já jogou com Manchester duas vezes, Porto, Arsenal etc, e segue em primeiro no campeonato... porque raio pensarão os lagartos que vão chegar á Luz e ganhar de caras! Num campo onde já não ganham á 6 ou 7 anos?

E claro que não ganharam! A azia foi de tal ordem que tudo tem sido usado para deculpabilizar a derrota.
Já ouvi falar em 1234567788899 penalties que ficaram por assinalar, um amarelo aos sete minutos que destabilizou a equipa, etc, etc, etc! Enfim ! Ainda sobre a arbitragem, devo dizer que eu, ao contrário de alguns benfiquistas, não concordei com a expulsão de Cardozo. Primeiro, porque no primeiro amarelo houve grande confusão na área com toda a gente aos agarrões e no meio de tudo o árbitro escolheu Cardozo para ver o amarelo. Não entendi porquê! Já no segundo amarelo, já vi coisas muito piores que aquilo. Que desse para ver, Cardozo nem sequer falou, apenas esmurrou a relva, e a menos que o árbitro seja ambientalista fanático não vejo razão para amarelo e não me venham dizer que "aquilo" está previsto na lei!

Fora de campo o dérbi teve prolongamento e a direcção lagarta veio queixar-se da gaiola dizendo que aquilo eram condições pré-históricas. Bem, todos percebemos no final, que apesar de tudo já se sabia fazer fogo naquele período da história a que se referiam. Depois queixaram-se que não havia lugar para todos dentro da famosa "jaula". Bem , usando os números de que ouvi falar e desculpem se estou enganado, as minhas contas dizem que se o Sporting devolveu alguns dos 3500 bilhetes que recebeu e na "jaula" havia 4000 lugares sobrariam pelo menos 500 lugares. Agora das duas uma: ou os adeptos são burros e não se sentaram nos lugares certos ou então gostam mesmo é de sentar num colinho amigo!!!!

Depois , entendo em parte estas declarações
da direcção lagarta, tendo em conta que o adepto lagarto é dado ás depressões natalícias, uma quebra na euforia lagarta por esta altura não seria nada boa para os cofres do Alvalixo. Assim com esta guerrilha mantém a chama um pouco acesa. E deu para ver que de chamas percebem eles.
O problema é que até a chama é vermelha!!!!












Saudações Benfiquistas!
Ricky

sábado, 26 de novembro de 2011

Exigência!

Já aqui referi por algumas vezes que deve existir e existe exigência entre os Benfiquistas. Mas essa exigência não se deve basear em exigir a vitória a todo o custo, mas deve sim basear-se em exigir que se jogue sempre para a vitória. Que se jogue mesmo , não que se diga apenas que se vai jogar para a vitória. E tendo como exemplo o recente jogo em Manchester , está a prova que se pode não vencer um jogo sem desiludir os adeptos. E pelo menos para mim, mesmo que acabassem por perder aquele jogo, não ficaria desiludido com a equipa. E porquê? Porque apesar do que a comunicação social tentou fazer passar este não era um jogo decisivo para o Benfica. A derrota não punha nada em causa, uma vez que devido á vantagem no confronto directo com o Basileia , bastaria ao Benfica vencer o último jogo em casa para passar á fase seguinte. Ainda assim , o Benfica entrou em campo e tentou jogar olhos nos olhos com o adversário. Teve a
sorte (segundo muitos) de marcar cedo. Mas a sorte procura-se, não é! Depois o Manchester , com o apuramento em risco teve que dar tudo por tudo e á boleia do apito do árbitro (para mim os dois golos ingleses são ilegais) lá conseguiu dar a volta ao resultado. O Benfica , não acusou o toque e empatou de imediato. Depois assistimos a uma pressão avassaladora do Manchester, e aqui o Benfica apesar de toda a entrega e atitude demonstrada, poderia ter sido mais clarividente de ideias ao despachar bolas ou ao tentar sair em contra-ataque. Foi incrivel e desesperante , ver a forma como os jogadores adversários eram muito mais rápidos sobre a bola, e a forma como ganhavam ressaltos atrás de ressaltos. A verdade é que tal pressão final não existiria se por acaso tivessem a vencer o jogo, e sendo assim não me importo nada de ir sofrendo sufocos destes em grandes campos , significava

que estavamos em posição de vantagem.



Queria realçar alguns jogadores como Artur que é cada vez mais um Grande guarda-redes, Miguel Vitor que entrou e ninguém se lembrou de Luisão, Witsel que foi para mim e para a Uefa o melhor em campo e Aimar! E de Aimar já sinto saudades e ainda ele não saiu do Benfica, só de pensar que cada jogo que faz poderá ser um dos últimos com o Manto Sagrado. Atacou , defendeu, assistiu, marcou,... enfim! Foi lindo ver a sua música cantada bem alto em Old Traford pelos adeptos encarnados quando foi substituido. Deve

rá haver poucos jogadores no mundo que tivessem o previlégio de como adversários ouvirem bem alto a sua música em Old Traford. E foi lindo também ver a sua alegria genuina estampada num largo sorriso quando o árbitro deu por terminada a partida.
E se o Benfica em campo empatou, já o B
enfica nas bancadas goleou! Grande atitude dos adeptos encarnados! Foram Grandes e deixaram-me tão orgulhoso como os próprios jogadores.

Voltando á tal exigência, eu em relação ao jogo de hoje com o Sporting, não exigo nada menos que a vitória.
Saudações Benfiquistas!
Ricky

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mãos e mãozinhas!

Antes de tudo , aproveito para saudar o regresso do grande Benfiquista e amigo JP á escrita neste blog. Bem sei que o tempo não estica e mesmo eu não tenho conseguido escrever metade do que quero e por vezes abrevio um bocado os temas e daí surgirem por vezes más interpretações do que escrevo. Refiro-me por exemplo ao lance do penaltie ,do qual resultaria o golo do Porto B , vulgarmente conhecido por Braga, no último jogo do Benfica. Escrevi eu que aceitava a marcação do penaltie por Pedro Proença, por mão de Emerson na bola.
E ao dizê-lo de forma tão abreviada passei então a ideia de que concordava que era penaltie. Longe disso. Unicamente disse que aceitava que se marcasse este penaltie , tendo em conta que por exemplo o mesmo árbitro já nos presenteou com decisões bem piores, como o famoso penaltie que só ele viu de Yebda sobre Lisandro há anos atrás e que apesar de ninguém falar disso condicionou por completo aquele campeonato. Aceito melhor este penaltie que a expulsão de Javi Garcia o ano passado ou outras arbitragens amigas que temos tido. E aceito porquê: Aceito porque este é um daqueles lances em que a arbitragem em geral não consegue ser unânime. No entanto, e salvo erro, a lei diz que é penaltie sempre que houver intenção deliberada de cortar a trajectória da bola com as mãos. Ora neste caso ninguém pode dizer que houve intenção deliberada , uma vez que Emerson salta de mãos encolhidas junto aos corpo e sem olhar para a bola, logo segundo a lei não é penaltie. O problema é que os árbitros marcam normalmente penalties sempre que o contacto com a mão corta a trajectória da bola intencionalmente ou não. As únicas excepções acontecem quando isso favorece o Benfica ou prejudica o Porto, e aí por regra nunca é penaltie. E , por outro lado há vários casos de penalties deste género a serem marcados , inclusivé alguns famosos que prejudicaram por exemplo a selecção nacional.
Depois disto reafirmo que aceito que tenha sido marcado penaltie, tendo em conta que já houve casos parecidos em que foi marcado penaltie e tendo em conta que esperava até truques arbitrais piores, e até tendo em conta alguns truques circenses que aconteceram como a não expulsão de Douglão.
Agora se acho que era penaltie: Claro que não!
Se acho que o Benfica não ganhou por causa do árbitro: Claro que não! Não ganhou porque é treinado por um treinador medroso, arrogante e que de táctica percebe muito menos do que julga e este jogo esteve ao nível do pior que já se viu ao nível de preparação de jogo, táctica delineada, conhecimento do adversário e esteve a um nível de distritais a forma como ele leu o jogo , em especial na segunda parte.
Posto isto, é apenas uma questão de tempo, até começarmos a cair na classificação! Só espero que não seja já no próximo jogo da Liga e que não sejamos nós a dar também uma mãozinha para os lagartinhos saírem por completo do fosso!
Saudações Benfiquistas
Ricky

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Invenções...

O Benfica continua sem perder, é certo, mas convence alguem??? A mim pelo menos não. Falando mais propriamente do jogo da pedreira, o que se viu foi uma equipa sem ideias, sem fio de jogo e ainda pior, com um dito treinador que teima em inventar cada vez que há um jogo teoricamente mais complicado dado o nome do adversário. Não é que os da pedreira metam medo a ninguém, verdade seja dita, só que como ja lhe chamam o 4º grande... Eu nem sei quais são o segundo e o terceiro, mas isso são contas de outro rosário e como é hábito eu dizer, não se deve dar importância a quem importância não merece por isso adiante...Que eu me lembre, nunca tinha visto o Benfica jogar sem alas esta época mas ontém la aconteceu mister JJ. Até aqui era de um lado Gaitán e do outro Nolito ou mais recentemente Bruno César. Ontém só jogou Gaitán e quando foi substituído, os alas eram quem? Pergunto eu... Este homem inventa com o intuito de surpreender o adversário e acaba por nos surpreender, para pior, a nós adeptos e a equipa em geral ja que metade dos elementos nem sabia que terrenos pisar. Não perdimos porque os da pedreira também não jogaram nada. A meu ver era 0-0 o score mais justo.
Comentando um pouco a cronica do meu estimado amigo Ricky, e sem querer falar no tema dos apagões, gostava de analizar o lance da chamada "Grande Penalidade". Pergunto eu, onde é que é suposto estar o braço do Emerson na altura do impacto? Nos bolsos se os houvesse? Por detras das costas? Levantados? Ou eu não percebo nada de futebol, que também pode ser o caso, ou então o jogo que eu vi não foi o mesmo. Diz aqui em baixo o meu amigo cronista Ricky sobre o lance do penalty: Aceito que tenha sido marcado. Aceitas??? Pois... Eu também, que remédio... mas conhecendo como te conheço nem quero acreditar naquilo que li. O rapazito faz algum movimento para deter a bola! Querem ver que é por não ter o braço esticado? Se calhar devia ter a mão enfiada no rabo não? Quando se vira o corpo automaticamente o braço vira também, pelo menos acho eu... Também não percebo nada de anatomia. Pergunto eu: E se fosse um tipo dos da pedreira? O arbitro marcava penalty?
Tirando isto tudo detestei o jogo do Benfica como detestei 70% dos jogos que ja vi. É aminha opinião, mais nada. Só espero que a primeira derrota não estar prestes a acontecer.
Saudações Benfiquistas
JP

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Coincidências , apagões e ilusões!

Há quem acredite em coincidências. Eu não! Especialmente quando elas envolvem o futebol português! Como tal , gostava que fossem investigadas as falhas de energia no estádio do Braga, durante o jogo com o Benfica. Isto porque sem ser grande especialista em electricidade custa-me a entender como tais factos ocorrem em estádios modernos e em dias sem complicações atmosféricas. Poderia até fazer-se um estudo das vezes em que tal aconteceu em Braga ou em qualquer outro estádio moderno do ... mundo! Terá sido coincidência isso ter acontecido logo no jogo com o Benfica! Terá sido coincidência a energia não ter faltado no lado do estádio onde se encontrava a comunicação social? Terá sido coincidência as paragens acontecerem de 10 em 10 minutos? E terá sido coincidência não terem ocorrido desde que o Braga marcou, ou segundo se diz desde que o árbitro ameaçou terminar a partida se tal se verificasse de novo?

Agora , se me perguntarem se o Benfica ganharia este jogo se não existissem estes truques? Possivelmente não! A verdade é que , consequência ou não , acabou por ser um mau jogo de futebol de parte a parte , com dois golos caídos do céu para ambos os lados. O golo do Braga através de um penaltie que aceito que tenha sido marcado. O único senão aqui é os lances semelhantes em que penalties a favor do Benfica não são marcados! E tenho pena que o rigor de PProença neste lance não se verificasse na segunda parte quando , em vez de mostrar segundo amarelo a Douglão , defesa do Braga que cortou em falta contraataque do Benfica, optou por dar o amarelo a Mossóro que não foi o jogador a fazer a falta. Já ouvi falar também num possivel penaltie sobre Luisão e possível agressão a Gaitan. A verdade é que nao me apercebi desses lances , talvez porque não tivessem passado no crivo amigo da SporTV.
Para muitos adeptos do Benfica este foi um resultado menos mau, que nos permitiu manter no topo da classificação e nos permitiu continuar a ser, a par do Barcelona, as únicas equipas que ainda não perderam na Europa, e também, ganhar pontos onde não ganhavamos nos últimos dois anos. Mas a verdade é que eu, tal como grande parte dos Benfiquistas não fiquei contente, isto porque ser do Benfica é ser exigente. E esta exigência não permite certas opções que têm sido tomadas pelo nosso treinador. Logo, com a inclusão de Ruben Amorim no onze Jesus mostrou á equipa que ele tinha medo deste jogo. Depois , ao ver-se a perder, e tendo que tirar Gáitan colocou dois médios defensivos (Amorim e Witsel) a fingirem que eram alas. E o mais grave aqui é que o próprio Braga tinha dois laterais inventados á pressa e nada melhor para os pôr á prova que médios defensivos. É bem, mestre Jesus!
Ainda assim o Benfica lá chegou ao empate , e foi ver Jesus correr para meio do campo para retardar a entrada de Nolito em campo. O que é isto! Este não é o Benfica que eu amo e eu quero ver sempre. Que ideia passou Jesus para a equipa, com a não entrada de Nolito. Que tudo estava bem, e para manter assim... Mau, muito mau.
Lembro também que no tempo de Quique Flores , este era acusado e criticado por colocar Aimar como segundo ponta de lança: ora Jesus tem usado e abusado dessa opção e ninguém diz nada. Por outro lado, Witsel que prometeu ser tudo e não sem sido quase nada , é usado em todas as posições imaginárias quando se viu que ele pouco rende na maior parte delas , e então a extremo edireito é para esquecer. E como se pode pedir golos a Cardozo se em 90 minutos se fazem apenas dois ou tres cruzamentos para a área.
Depois é para mim , inadmissivel, o Benfica ter em dois jogos consecutivos (Basileia e Braga) muito menos posse de bola que o adversário.
É verdade que estamos em primeiro, que não sofremos derrotas á meio ano, que dos tres empates no campeonato, dois foram no campo de rivais e é verdade que depois do jogo com o Sporting no final do mês ficaremos livres de jogos grandes e prontos para assistir de cadeirinha os outros três a baterem-se entre eles, podendo daí tirar grandes proveitos. Mas a verdade é que não jogamos nadinha na maior parte do tempo de jogo . Espero que nesse jogo com o Sporting (jogo com que os lagartinhos já sonham á mês e meio) o Benfica dê uma prova de vitalidade e jogue para ganhar. Não peço mais! Até pode perder, mas que jogue como um grande e não como um monte de borrados comandados pelo medroso Mestre da Táctica da treta.

Uma última nota , para falar sobre Alan que veio acusar Javi Garcia de insultos racistas. A verdade é que já sabíamos que Alan tinha jeito para o teatro, e com isto só prova que para além da expressão corporal também sabe decorar bem os textos.
Saudações Benfiquistas
Ricky

Coincidências , apagõe

Há quem acredite em coincidências. Eu não! Especialmente quando elas envolvem o futebol português! Como tal , gostava que fossem investigadas as falhas de energia no estádio do Braga, durante o jogo com o Benfica. Isto porque sem ser grande especialista em electricidade custa-me a entender como tais factos ocorrem em estádios modernos e em dias sem complicações atmosféricas. Poderia até fazer-se um estudo das vezes em que tal aconteceu em Braga ou em qualquer outro estádio moderno do ... mundo! Terá sido coincidência isso ter acontecido logo no jogo com o Benfica! Terá sido coincidência a energia não ter faltado no lado do estádio onde se encontrava a comunicação social? Terá sido coincidência as paragens acontecerem de 10 em 10 minutos? E terá sido coincidência não terem ocorrido desde que o Braga marcou, ou segundo se diz desde que o árbitro ameaçou terminar a partida se tal se verificasse de novo?

Agora , se me perguntarem se o Benfica ganharia este jogo se não existissem estes truques? Possivelmente não! A verdade é que , consequência ou não , acabou por ser um mau jogo de futebol de parte a parte , com dois golos caídos do céu para ambos os lados. O golo do Braga através de um penaltie que aceito que tenha sido marcado. O único senão aqui é os lances semelhantes em que penalties a favor do Benfica não são marcados! E tenho pena que o rigor de PProença neste lance não se verificasse na segunda parte quando , em vez de mostrar segundo amarelo a Douglão , defesa do Braga que cortou em falta contraataque do Benfica, optou por dar o amarelo a Mossóro que não foi o jogador a fazer a falta.
Para muitos adeptos do Benfica este foi um resultado menos mau, que nos permitiu manter no topo da classificação e nos permitiu continuar a ser, a par do Barcelona, as únicas equipas que ainda não perderam na Europa, e também, ganhar pontos onde não ganhavamos nos últimos dois anos. Mas a verdade é que eu, tal como grande parte dos Benfiquistas não fiquei contente, isto porque ser do Benfica é ser exigente. E esta exigência não permite certas opções que têm sido tomadas pelo nosso treinador. Logo, com a inclusão de Ruben Amorim no onze Jesus mostrou á equipa que ele tinha medo deste jogo. Depois , ao ver-se a perder, e tendo que tirar Gáitan colocou dois médios defensivos (Amorim e Witsel) a fingirem que eram alas. E o mais grave aqui é que o próprio Braga tinha dois laterais inventados á pressa e nada melhor para os pôr á prova que médios defensivos. É bem, mestre Jesus!
Ainda assim o Benfica lá chegou ao empate , e foi ver Jesus correr para meio do campo para retardar a entrada de Nolito em campo. O que é isto! Este não é o Benfica que eu amo e eu quero ver sempre. Que ideia passou Jesus para a equipa, com a não entrada de Nolito. Que tudo estava bem, e para manter assim... Mau, muito mau.
Lembro também que no tempo de Quique Flores , este era acusado e criticado por colocar Aimar como segundo ponta de lança: ora Jesus tem usado e abusado dessa opção e ninguém diz nada. Por outro lado, Witsel que prometeu ser tudo e não sem sido quase nada , é usado em todas as posições imaginárias quando se viu que ele pouco rende na maior parte delas , e então a extremo esquerdo é para esquecer. E como se pode pedir golos a Cardozo se em 90 minutos se fazem apenas dois ou tres cruzamentos para a área.
Depois é para mim , inadmissivel, o Benfica ter em dois jogos consecutivos (Basileia e Braga) muito menos posse de bola que o adversário.
É verdade que estamos em primeiro, que não sofremos derrotas á meio ano, que dos tres empates no campeonato, dois foram no campo de rivais e é verdade que depois do jogo com o Sporting no final do mês ficaremos livres de jogos grandes e prontos para assistir de cadeirinha os outros três a baterem-se entre eles, podendo daí tirar grandes proveitos. Mas a verdade é que não jogamos nadinha na maior parte do tempo de jogo . Espero que nesse jogo com o Sporting (jogo com os lagartinhos já sonham á mês e meio) o Benfica dê uma prova de vitalidade e jogue para ganhar. Não peço mais! Até pode perder, mas que jogue como um grande e não como um monte de borrados comandados pelo medroso Mestre da Táctica da treta.

domingo, 16 de outubro de 2011

fim de semana sem espinhas

Mais um daqueles fins-de-semana á Benfica. Sem espinhas mesmo. Vitórias, vitórias, vitórias! E numa altura em que, á excepção do hóquei, já todas as modalidades iniciaram a competição, até ao momento o Benfica conta já com 2 troféus ganhos. Mas vamos por partes, começando pelo andebol:
No último post sobre as modalidades, referi que o andebol se mantinha irregular como no ano passado. No entanto desde esse post o Benfica realizou 3 partidas e obteve 3 vitórias esmagadoras: Benfica 25-18 ABC; São Bernardo 16-28 Benfica ; Benfica 41-27 ISMAI; com estas vitórias o Benfica deixa no ar a ideia que a derrota em casa com o Madeira Sad foi apenas um precalço, e se assim for ficarei muito contente em admitir que errei na minha análise.
O Futsal mantém-se invicto e á excepção do empate em casa do Sporting, somou vitórias em todos os outros jogos. Nesta jornada vitória sobre o Belenenses na Luz por 2-1, com golos e Diego Sol e Marinho.
O Basquetebol agora treinado por Carlos Lisboa, entrou de rompante na época 2011/2012 com vitória no Troféu António Pratas. O Benfica iniciou esta competição com vitórias sobre Terceira Basket (101-85) e Barreirense(86-69). Já nas meias finais vitória sobre a Lusitânia por 110-64. E na final o Benfica defrontou o Porto. Acabaria por ser um jogo de loucos já que a meio do 3º período o Benfica perdia por 14 (?????) pontos, mas através de uma fantástica reviravolta no último período o Benfica alcançou a vitória por 65-63. Parabéns á secção por esta grande vitória e pela conquista de mais um troféu.



O Vólei ainda traumatizado com a perda do campeonato na época anterior, vingou-se de alguma forma com a vitória na Supertaça sobre o Fonte Bastardo, actuais campeões. O Benfica venceu por 3-0, no entanto com parciais muito equilibrados (25-23;25-21;25-21). Parabéns também a esta secção por mais uma conquista. No campeonato o Benfica conta já com 3 vitórias em 3 jogos : Maritimo (3-0); SC Caldas(3-1) e este fim de semana vitória sobre o Leixões também por 3-0.




No futebol de formação os Iniciados A venceram este fim de semana o Oeiras por 2-1. Neste momento o Benfica lidera com 8 vitórias em 8 jogos.
Os Juvenis A não jogaram este fim de semana , e neste momento são primeiros em igualdade pontual com o Sporting com 26 pontos em 10 jogos.
Os Juniores venceram fora o Sanjoanense por 4-2 com golos de Cafu(3) e Daniel Martins. Com uma boa recuperação, depois daquele mau arranque, o Benfica está agora com 18 pontos em 10 jogos , e está a 6 pontos do primeiro lugar.
Saudações Benfiquistas
Ricky

Exibição q.b.

Foi um Benfica q.b. aquele que derrotou o Portimonense na passada sexta-feira. Para mim foi até uma boa exibição se nos lembrarmos que há poucos anos atrás nos víamos á rasca para vencer por exemplo o Penafiel... na Luz ! Num jogo em Jesus fez esperadas alterações no onze, o Benfica apresentou um onze mesmo assim inesperado , com as presenças em campo de Nélson Oliveira, Rodrigo e David Simão. E foram até os dois jovens portugueses a criar o primeiro lance de perigo logo aos cinco minutos de jogo. Um jogo que o Benfica dominou por completo e o Portimonense que se colocou sempre atrás da linha da bola, teve apenas dois lances de perigo.
Fazendo uma análise mais personalizada digo-vos que por exemplo Eduardo esteve bem nas estreias, quer em campo, quer na flash-interview. Em campo, o trabalho foi pouco ou nenhum, e na entrevista soube fugir ás perguntas com rasteira de forma a não levantar ondas. A verdade é que apesar de eu não ter gostado de Eduardo ter vindo para o Benfica, admito que é o melhor guarda-redes português da actualidade e é pena estar arredado da selecção por culpa da sua condição de suplente no Benfica. Mas por variadas razões , Eduardo não tem neste momento condições para ser titular no Benfica. Digo eu.
Miguel Vitor, fez um jogo discreto, jogando numa posição que apesar de não lhe ser desconhecida, não é a posição onde rende mais. No entanto , cumpriu a sua missão. Aliás sinceramente não me lembro de ver um jogo mau a Miguel Vitor. Não entendo como não é a terceira opção para o eixo central da defesa.
No eixo central neste jogo estiveram os do costume e mantiveram o nível a que já nos habituaram.
Na lateral esquerda surgiu aquele que é o caso mais polémico do actual plantel . Capdevilla! E o campeão do mundo provou neste jogo , que por enquanto , Jesus tem razão em dar a titulariedade a Emerson. Capdevilla mostrou-se num livre directo ao poste, mas além disso mostrou alguma lentidão e alguns problemas defensivos conjugados com alguma irregularidade atacante.
A 6, apareceu de novo Matic, chegando e sobrando para aquele jogo e mostrando por vezes que tem técnica a mais para estar preso aquela posição. Gostei bastante deste jogo de Matic.
David Simão foi uma das surpresas da noite e para mim esteve a bom plano. De realçar a grande assistência para N. Oliveira logo aos 5 minutos. Porém esteve mal no passe longo e mais uma vez pecou por desaparecer durante alguns períodos do jogo. Foi também um dos que mais escorregou, mas no geral , nota positiva.
Nolito esteve globalmente apagado e longe do que pode valer. Por seu lado, Bruno César acabou por ser o patrão da equipa em Portimão, marcando e dando a marcar.
Nélson Oliveira , teve oportunidade de tornar a sua estreia , num momento de sonho e desperdiçou-a quando falhou aos cinco minutos um golo quase feito. Esse lance parece que o perturbou e acabou por se apagar ao longo do tempo em que esteve em campo, mostrando-se aqui e acolá na forma como segurava a bola e pressionava os defesas.
Rodrigo , na sua estreia a titular, deu-se melhor com Saviola em campo e fez uma grande segunda parte, marcando um golo á matador e protagonizando outros lances de perigo.
Saviola e Witsel entraram e deram alguma consistência á equipa e Rodrigo Mora lá teve hipótese de fazer uns minutitos e pelo que vi demonstrou velocidade, técnica e vontade de procurar a bola. Parece-me é que poucos mais minutos terá durante o resto da época para mostrar mais qualquer coisa.
Venha agora o Basileia.
Saudações Benfiquistas
Ricky

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Futebol de ficção

Cada vez mais a Liga Portuguesa me faz lembrar as séries da televisão portuguesa. Talvez não percebam porquê, mas eu explico: por exemplo cada jogo do Benfica faz-me lembrar aquelas séries que adoramos ver e não perdemos um capítulo, e mesmo naqueles episódios em ficamos algo nervosos a meio , sabemos sempre que normalmente tudo acaba bem no fim, e quando o episódio acaba não vemos a hora de começar um novo.
Depois há aquelas séries que vemos de vez em quando , que supostamente são para fazer rir, mas a qualidade é tão má que só dá vontade é de chorar. Pensei nisso quando vi ontem o Guimarães-Sporting. O Sporting lá marcou de novo no inicio do jogo, e tenho que dizer que entendo a paragem cerebral da defesa do Guimarães no golo, porque tal como eles eu fiquei parado a ver o Capel a correr esperando que a qualquer hora lhe saltassem peças! É que o homem corre de uma maneira que mais dia menos dia vai-se desarticular todo. Depois o Sporting ficou a jogar com 10 e foi ver o Guimarães durante mais de uma hora a tentar chegar ao empate. E digo-vos, ao ver o que se passou a seguir , eu nem sabia se havia de rir ou se havia de chorar.
Depois , também há aquelas séries, que só vemos, por breves momentos, durante o intervalo de outra coisa mais importante, e nem sequer conhecemos bem os personagens. Por exemplo o jogo de sexta entre Setúbal e Naval fez-me lembrar essas séries.
E há também aquelas séries antigas e batidas , dos vizinhos muito amigos, em que, dê por onde der, sabemos sempre como vai terminar o episódio : tudo amigo como dantes. Quase como o jogo Académica- Porto, em que o Porto precisava vencer por 3-0, e no fim ganhou por : 3-0.

Mas deixando as séries de parte, para falar um pouco do jogo do Benfica, dizendo que o Benfica fez a sua obrigação, e Jesus, obrigado ou não, lá fez mais alguma rotação de plantel. No entanto, acho que Ruben Amorim e Capdevilla podiam também ter jogado um bocadinho. Mas já vi que o espanhol tá mesmo queimado, e o português ,com as recentes delarações ,anda-se a chegar ás brasas.
Saviola voltou aos golos, numa altura em que toda a gente já lhe começa a fazer as malas. Aimar depois dos elogios de Messi, jogou q.b. já que mal ele não sabe jogar; Gáitan é cada vez mais um espalha brasas mas ás vezes acaba por se espalhar ao comprido, Bruno César e Nolito vão marcando á vez, mas no deve e haver o espanhol parece-me para já muito melhor aposta; Cardozo quando não marca assiste e Rodrigo começa a mostrar credenciais; Artur estava lá quando foi preciso; Garay mantém o nível e Luisão mal no penalty e bem no golo;
No meio disto tudo queria realçar dois jogadores: primeiro Matic, que foi de novo chamado a substituir Javi e não se pode dizer que esteve mal. O problema é que são jogadores muito diferentes. Javi fica sempre atrás e nos contra-ataques adversários é o primeiro a aparecer na pressão, Matic vai lá para a frente e nos conta-ataques adversários tem que vir em correria colocar-se onde estaria Javi. Mas a verdade é que normalmente tem chegado a tempo. Na fase de construção Javi joga sempre simples e Matic quer dar sempre nota artistica e por vezes perde a bola á conta disso.
Queria falar também em Rodrigo Mora, porque durante o jogo houve uma imagem dele no banco com um ar completamente cabisbaixo e tristonho. Também ele já deve ter percebido que só está ali por feitio, e para quem não sabe Mora fez birra para assinar pelo Benfica e á conta disso o ex-clube dele colocou-o meio ano a treinar á parte dos outros e sem jogar. Como prémio vem para elemento decorativo do banco encarnado. Sei que é dificil para ele e para outros entrar na equipa do Benfica , resta saber se Jesus fala com ele e se conta com ele. Se não conta mais valia não obrigarem o rapaz a isto. Mas isto sou eu a falar...
E para terminar deixo-vos com uma teoria da conspiração: Danny recusou vir á selecção nacional , alegando motivos pessoais , depois de ter marcado ao Porto e de certa forma ter tido algumas declarações e atitudes provocatórias em relação ao mesmo clube...Sabem onde quero chegar???
Saudações Benfiquistas !
Ricky

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Formação em grande, modalidades nem por isso...

Não correu da melhor forma este fim de semana para as modalidades do Benfica que entraram em competição. O Futsal depois de duas vitórias em dois jogos , não foi além de um empate a 4 golos na deslocação ao terreno do actual campeão , o Sporting. Apesar de tudo não deixa de ser um bom resultado, tendo em conta que o Benfica esteve sempre a perder ao longo do jogo. Joel Queirós (3) e Davi , foram os autores dos golos.
Por seu lado o andebol, depois de ter vencido , a meio da semana , no reduto do Fafe por 16-32, acabou por ser vencido em casa, este Domingo, pelo Madeira Sad , por 25-27. Ao que parece , apesar da mudança de treinador , esta modalidade mantém a mesma irregularidade do ano passado.
Por outro lado este foi um fim de semana em grande para o futebol de formação. Para comemorar mais um aniversário do Caixa Futebol Campus, realizou-se um torneio internacional no Seixal denominado Benfica Youth Cup, estando presente grandes equipas europeias. Ainda assim os escalões de formação alcançando o pleno de vitórias . A saber:
- Iniciados A
Benfica 2 Barcelona 1 (Hugo Santos, Pedro Rodrigues)
- Iniciados B
Benfica 2 Sevilha 1 (Jorginho, Nuno Guimarães)
- Juvenis A
Benfica 3 Real Madrid 2 ( João Gomes, Romario Baldé, Nélson Monte)
- Juvenis B
Benfica 2 Ajax 1 (Gonçalo Guedes e Gilson Costa)
- Júniores
Benfica 3 Fulham 1 ( Helder Costa, Sancidino, João Cancelo).

manobras de diversão

O Benfica jogou na passada sexta-feira no curral dos corruptos e alcançou um empate. Daí resultaram muitas ilações , algumas delas engraçadas. Para muitos este empate foi um milagre, para outros o Benfica só o conseguiu porque Cardozo não foi expulso como deveria ( o que só quer dizer que o adversário só nos conseguiria ganhar se jogasse em vantagem).
E as minhas ilações! Quais serão?
Em primeiro devo dizer que gostei de ver o Benfica alinhar com o melhor onze possível, em vez das habituais invenções de Jesus nestes jogos. No entanto apesar de estar em campo o melhor onze , notou-se claramente que não tinham ordem para atacar ao ritmo do costume. Concedo que até foi uma ideia acertada, e na verdade o Benfica controlou a partida quase como quis , não dando chance a grandes hipóteses de golo para o Porto, á excepção de um lance de Fucile na cara de Artur, e o livre que deu o primeiro golo. Aliás os dois golos surgiram de lances de bola parada, o que deveria fazer soar um qualquer alarme na cabecinha do mestre Jesus. E aliás até fiquei com a curiosidade de saber de quem foi a ideia de colocar Maxi a cobrir Kleber no lance do golo, uma vez que o brasileiro tem quase o dobro da altura.
Apesar de ter estado por duas vezes a perder , o Benfica alcançou sempre o empate sem forçar muito as coisas, o que permite pensar como seriam as coisas se o Benfica não encarasse o jogo de forma tão passiva.
Como já é normal, no rescaldo do jogo tem-se ouvido falar em tudo menos futebol. Os adeptos do corrupto e não só, deram amplo destaque á pseudo -agressão de Cardozo, que segundo eles ficou impune. A minha opinião é clara, é evidente que Cardozo tenta um "chega para lá" em Fucile, mas não entendo que seja movimento passível de vermelho. Clara foi também a teatral simulação de Fucile, justificando o amarelo. Jorge Sousa esteve por isso bem ao dar amarelo aos dois . Aliás, eu que já tanto o critiquei devo dizer que fez uma boa arbitragem, á excepção de alguma dualidade de critérios na avaliação de faltas de uma e outra equipa, e de ao contrário do que fez com Fucile não ter punido com amarelo as simulações de agressão de Guarin, Kléber e Alvaro Pereira.
Ainda sobre as reclamações de adeptos tripeiros sobre a "agressão" de Cardozo, chegaram ao cúmulo de dizer que era mais evidente esta do que a protagonizada por James na jornada anterior. E por aqui está tudo dito...
Saudações Benfiquistas.
Ricky

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

mais um fim de semana á Benfica

Está em grande o Benfica neste inicio de temporada, e não falo apenas da secção de futebol profissional. Pelo fim de semana consecutivo, o Benfica saiu vencedor em todas as partidas que realizou desde as modalidades até ao futebol de formação.
E é mesmo pela formação que começo, dizendo que os Iniciados A conseguiram a terceira vitória em 3 jogos vencendo desta vez o Clube Atlético Cultural por 6-1.
Os Juvenis tiveram dupla jornada com dupla vitória. Primeiro vencendo na quarta feira o Belenenses por 1-0 com golo de Estrela e já este fim de semana nova vitória desta vez no terreno do Académica Santarém por 2-5 com golos de João Gomes, Romário Baldé, Raphael Guzzo, Rafael Almeida e Bruno Sales. O Benfica segue em segundo lugar com 14 pontos a um do líder Belenenses.
Os júniores conseguiram a segunda vitória em dois jogos depois de João Tralhão ter sido nomeado treinador da equipa. Desta feita vitória por 2-1 no terreno da Oliveirense. Ivan Cavaleiro foi o autor dos 2 golos. O Benfica , em recuperação é agora 5º a 6 pontos do primeiro lugar ocupado pelo Sporting.
Quem teve também jornada dupla foi a equipa de andebol que depois da vitória sobre o Porto não conseguiu mais que um empate a 28 golos na deslocação ao terreno do Águas Santas. No entanto este fim de semana regresso ao triunfo com vitória esmagadora sobre o Sp. da Horta por 41-26.
Já a equipa de futsal conseguiu a segunda vitória em 2 jogos com triunfo por 6-2 sobre a equipa dos Leões de Porto Salvo. Joel Queirós por duas vezes, Dentinho, Davi, Marinho e Arnaldo , foram os autores dos golos encarnados.

Finalmente em rotação!

A...LE...LUI...A!!!!!!! Finalmente Jorge Jesus teve "tomates" para fazer gestão e rotação de plantel nos jogos a doer. Depois de um desgastante jogo com o Manchester e antes de um intenso confronto com o Porto era necessário que alguns jogadores fossem poupados ao esforço neste fim de semana. E foi o que aconteceu . Javi Garcia , elemento fundamental da estratégia encarnada viu do banco a actuação do seu companheiro Matic. E embora a actuação do ex-jogador do Vitesse não tive sido de encher o olho foi no entanto suficiente o bastante para garantir os três pontos. Nolito, Bruno César e Saviola mantiveram a alta rotação do ataque enquanto Aimar e Gáitan assistiram do banco sendo apenas chamados a meia hora do fim.



É isto que se pede a um treinador. Primeiro evita o cansaço em jogadores fundamentais da equipa e por outro mantém outras opções do plantel com ritmo competitivo.



Quanto ao jogo, como se previa, e ao contrário do que o resultado aparenta, não foi um jogo fácil, e por certo quando a Académica fez o golo do empate , muitos adeptos se lembram das várias vitórias da "briosa" na Luz nas últimas temporadas. No entanto o Benfica demonstrou a sua qualidade e sem forçar muito venceu com justiça.



Já ouvi falar por aí de como diferente seria o jogo se o árbitro tivesse visto aquele penaltie cometido por Bruno César, e foi mesmo penaltie! Mas também pergunto : como diferente seria o jogo se o árbitro tivesse visto as duas situações de mão na bola por parte de defesas da Académica na sua grande área ou se tivesse visto também aquela agressão a Saviola já com o jogo parado. Quem quer falar de arbitragem , que fale mas que saiba do que fala e fale com coerência e veja o que se passa em ambos os lados do campo.



E para não falar por falar , vi ontem o jogo do actual campeão e , ao contrário do árbitro vi um penaltie cometido por Bellushi ainda na primeira parte, e tal como o árbitro vi também a agressão de James a um jogador do Feirense. Por um gesto completamente igual , cometido por João Vieira Pinto no Mundial da Coreia e do Japão, o ex-capitão encarnado por punido e castigado por longo período. Ora ontem, fico surpreso (a verdade é que não fiquei) quando ouço o comentador de serviço da TVI, no caso o srº Manuel Queirós dizer que o colombiano tinha sido mal expulso. Onde é que já chegamos! É este o panorama jornalistico onde vivemos.

Pergunto mesmo: é este o serviço que a TVI quer prestar ao país? Vou esperar para ver se Manuel Queirós continua a ter o direito á palavra para continuar a expressar o seu já mais que evidente e sabujo elogio ao clube corrupto do norte.



Quem não viu , que veja e depois me dará razão ou não.



Saudações Benfiquistas



Ricky

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

calma com os pessimismos!!!!

Já sabe que os adeptos do Benfica (até os portugueses em geral) são adeptos do 8 ao 80, passando do pessimismo á euforia em pequenos períodos de tempo. No entanto, julgo não ter assistido, mesmo nos períodos mais negro da história do Nosso clube a uma onda de pessimismo tão grande como aquela a que foi assistindo por toda a net,antes do jogo com o Manchester, desde blogs a fóruns.

Dizia-se que um empate já seria um milagre, que não perder por muitos já era bom, que havia era que pensar no segundo lugar. E em muitos casos imaginava-se já como Emerson ia ser revirado do avesso por Valência e Nani , ou pela forma como Luisão ia ser arrasado por Rooney.

Fui assistindo a isto sem conseguir perceber o porquê desta onda de pessimismo. É certo que o Manchester vinha de uma fantástica série de vitórias e goleadas, mas também há que ver que nem todos os adversários que vinha defrontando eram do nível do Benfica.



Quando o jogo começou, mais intrigado fiquei , ao olhar para os dois onzes e comparar a diferença entre eles. Assim de repente os únicos jogadores que via encaixar no onze encarnado eram Evra e Rooney. Pouco mais! Como poderia então aquela equipa vir a golear-nos.



E não goleou. Para muitos , não goleou porque Fergusson não tinha utilizado algumas das vedetas. Em relação a isso lembro os mais distraídos que normalmente , nos jogos grandes o treinador escocês opta sempre por equipas deste género ou seja com Park, Valência, e Fletcher em vez de Nani , Anderson ou Berbatov. Senão lembrem-se da equipa com que o Manchester alinhou na final da Liga dos Campeões do ano passado.

O Benfica jogou muito bem na primeira parte , e os medos em relação a Emerson e Luisão teimavam em não se confirmar. Para muitos , quando entrasse Nani é que ia começar o descalabro.

Sinceramente não entendo. Está bem que Emerson não é um Fábio Coentrão mas é um lateral que cumpre bem a função.

E Nani até entrou mas a única coisa que fez de interessante foi ser toureado durante alguns segundos por Nolito.

Em relação ao jogo, o Benfica dominou em vários níveis e a vitória até lhe caía bem, mas a verdade é o Manchester marcou um golo em 3 oportunidades e o Benfica apenas um em 7 oportunidades.

Cardozo foi o autor do golo e deitou por terra 4 mitos : não marca contra grandes; só marca em goleadas e não marca com o pé direito, e só faz golos de encostar.

Ao contrário de muitos concordei com a táctica inicial de Jesus, no entanto deixo o reparo que se era para utilizar Ruben Amorim devia ter-lhe dado alguns minutos contra o Guimarães. Um erro que já vem do ano passado. Jesus não roda o plantel como devia e depois lança jogadores ás feras sem o ritmo necessário.


Saudações Benfiquistas



Ricky

terça-feira, 13 de setembro de 2011

O regresso dos fins-de-semana á Benfica

Para quem tinha saudades de um fim de semana á Benfica o fim de semana que passou deu para matar um pouco da saudade, isto porque a juntar á vitória da equipa principal de futebol, houve vitórias nos três principais escalões de formação e também nas modalidades de futsal e andebol que esta semana iniciaram os respectivos campeonatos.



Começando pelo andebol, nada melhor que uma vitória sobre o rival Porto , conseguida no Pavilhão da Luz. Num jogo em que o Benfica entrou muito mal, valeu uma segunda parte em grande plano para garantir uma suada mas justa vitória por 23-22. Realce para Cláudio Pedroso que acabou por ter que ser submetido a uma operação ao nariz depois de ter sido agredido por um jogador do Porto, provando que para os lados do Norte tudo vale para procurar vitórias.



No futsal e depois da vitória na Supertaça sobre o Sporting, vitória no inicio do campeonato , na deslocação ao terreno do Módicus por 3-1. Num , jogo em que não pode contar com Joel Queirós e César Paulo o Benfica jogou q.b. para levar de vencida este adversário. Os golos foram alcançados na primeira parte por Davi, Diego Sol e Gonçalo Alves.



Na formação destaque para a vitória dos júniores em casa por 2-0 frente ao Belenenses. Num jogo onde o Benfica falhou inúmeras oportunidades , os golos chegaram apenas aos 90 e 92 minutos por Diego Lopes e Ivan Cavaleiro. Num péssimo arranque de época , o Benfica encontra-se apenas no 6º lugar com apenas 9 pontos. Este jogo marcou aliás a estreia de João Tralhão como treinador principal da equipa . Ele que era o antigo adjunto substitui assim João Santos que assumiu as funções de Cordenador Técnico da Formação. Para os que vêm lendo estes posts , lembrar-se-ão que já o ano passado eu vinha dizendo que não compreendia a insistência na manutenção de João Santos á frente da equipa de júniores. Este bizarro arranque de época só me deu razão.



Quantos aos juvenis A, ganharam por 3-1 ao Real com dois golos de João Gomes e um de João Nunes. Em quatro jogos o Benfica tem duas vitórias e dois empates , um deles no terreno do rival Sporting.



Os Iniciados A venceram em casa do rival Sporting por 1-0 alcançando o segundo triunfo em dois jogos.






Saudações Benfiquistas



Ricky

Os cães ladram...

O Benfica somou a sua 3ª vitória consecutiva no campeonato desta vez vencendo o Guimarães na Luz por 2-1. Não foi uma exibição de encher o olho , mas não há , no entanto dúvidas quanto á justeza do vencedor. Mas mais que o resultado , este jogo ganhou realce devido aos três penalties marcados pelo árbitro a favorecer o Benfica. E de facto até é surpreendente que o Benfica veja serem marcados a seu favor três penalties no mesmo jogo uma vez que a regra é não se marcar quase nenhum. No entanto criou-se um show-off na imprensa em relação aos três penalties de tal forma , que até o treinador do Porto que na semana anterior afirmara não ter tempo para ver jogos do Benfica, agora já veio referir-se também aos famosos penalties. A comunicação social lá criou o circo em volta destes lances de forma que até alguns adeptos benfiquistas já falam em beneficio. Sendo assim , e embora saiba que muito já se opinou na blogosfera sobre estes lances deixo aqui a minha opinião:




Penaltie : Tem tanto de penaltie como de estupidez de quem o cometeu. Penaltie clarinho. Por menos , muito menos, já foram marcados sobre o monstro verde.




Penaltie : O que mais dúvidas me deixa porque as imagens dão uma ideia diferente conforme o ângulo de visão. Curiosamente , pelo ângulo do árbitro parece penaltie nítido. E a juntar a isso existe uma imagem que mostra o jogador do Guimarães segundos depois a olhar para o braço com ar de dor, sinal que estaria a arder ainda da pancada. Como o árbitro tem que decidir na hora, agiu bem ao marcar o penaltie.




Penaltie: É verdade que a bola toca de raspão nos braços antes de ir á cabeça do jogador. Podíamos então falhar aqui em intenção, mas se não tinha intenção, que raio estava a fazer com os braços no ar? A dançar o fandango? Penaltie , bem marcado!



E ainda houve um lance em que Alex corta a bola com a mão dentro da área , que seria também penaltie e daria o segundo amarelo a Alex e consequente expulsão ainda antes da meia hora de jogo. O treinador do Guimarães vem no fim , dizer que não gostou da convicção com que se marcaram os penalties. Essa é boa! Que eu saiba os árbitros têm que decidir sempre com convicção, senão estão a decidir provavelmente mal. Já o presidente do Guimarães vem falar em campo inclinado, mas por certo se estava a referir ao jogo Guimarães - Benfica do ano passado.



Ainda em relação ao jogo, devo dizer que não gostei de ver Cardozo e Maxi no onze inicial, depois de terem chegado das selecções um dia ou dois antes. Não há mais alternativas no plantel? Então que andam Ruben Amorim e Rodrigo ou Aimar a fazer nos treinos toda a semana. Jesus continua a mostrar que não sabe gerir um plantel, já que jogam sempre os mesmos . É caso para dizer que ainda bem que Ruben Amorim e outros jogadores não pensam como Ricardo Carvalho senão começava tudo a desertar.

Saudações Benfiquistas!



Ricky



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Farto de bazófias da treta!!!

Muitas vezes escrevem-se coisas a quente na blogoesfera correndo-se o risco de exagerar nas criticas e até nos elogios. Já me aconteceu a mim e por certo a muitos de vós. Como tal , esperei dois dias antes de escrever este post para ter a certeza que nada do que escrevesse era moldado pelos nervos.
Se algumas dúvidas tinha , agora fiquei com a completa certeza de que para além de não ser treinador, Jorge Jesus ainda anda a gozar com a cara de todos os Benfiquistas.
Lembro-me que no inicio da época houve uma reportagem na Benfica TV em que Jorge Jesus respondeu a perguntas feitas pelos adeptos. As perguntas eram completamente triviais do tipo : qual a cidade preferida e a comida preferida. A todas elas JJ respondeu com aquele ar de suprassumo. Gostava que agora nova iniciativa do género fosse feita e gostava mesmo de o ver responder a estas perguntas:
***** Porque estava o Mora no banco se não servia para entrar?
***** Porque jogou o Enzo Pérez e não o Urreta, sabendo que o argentino não está em forma e o uruguaio tem entrado sempre bem?
*****Porque ele, o mestre da táctica , permitiu que durante alguns minutos o Benfica jogasse com os dois extremos do lado esquerdo e nenhum do lado direito, resultado daí o golo do empate gilista?
***** Para que se farta de elogiar a qualidade do plantel e quando vê a equipa a precisar de ganhar e a jogar mal não encontra nenhum jogador no banco que lhe agrade para entrar e ajudar a mudar a situação?

Lembro-me de um jogo entre Belenenses e Real Madrid numa pré-época em que o treinador do Real Madrid (Shuster) se queixou da forma como o Belenenses apenas defendera durante o jogo e o treinador do Belenenses (Jorge Jesus) respondeu que ele se fosse o treinador daquela equipa do Real Madrid e jogasse contra o Belenenses daria 5 golos de avanço a acabar aos 10! Não me parece ridículo comparar o duelo Belenenses -Real Madrid ao Gil Vicente- Benfica e como tal pergunto: Como não aguentou sequer aquela vantagem de 2 golos?

Já vi um treinador do Benfica (Souness) rir no banco enquanto o Benfica perdia um jogo do campeonato, agora vi um treinador do Benfica que se auto intitula mestre da táctica passar os últimos 15 minutos de um jogo em que precisava marcar um golo, completamente estático de mão nos queixos sem sequer conseguir gastar a última substituição que lhe restava para tentar mudar alguma coisa.

Todos podemos ser treinadores de bancada, e como tal olhando para o que se passou em Barcelos , muitas dúvidas se me levantam. Se Witsel não estava nas melhores condições porque não jogou outro jogador (Bruno César, Matic, David Simão). Enzo Pérez tem estado mal e Urreta tem estado bem, e o mestre da táctica escolheu o primeiro para jogar e foi aí que o Benfica deixou fugir a vitória. Enzo Pérez esteve péssimo, afunilou o jogo da equipa, não passava a bola a ninguém e para cúmulo resolveu passar uns minutos no lado esquerdo onde já estava Nolito ficando um buraco no lado direito sobrando o espaço para Laionel á vontade marcar o golo do empate.
No entanto restavam mais de 15 minutos para o fim e alguns jogadores como Jara já nada acrescentavam á equipa. No banco estavam Mora, Bruno César, Matic. A escolha mais lógica seria Mora que pior que Jara não iria fazer e ao menos era um elemento fresco e lúcido na equipa. Poderia também optar por Bruno César e apostar nos seus remates de longe ou em Matic e arriscar no seu jogo aéreo. E que fez o mestre da táctica? Nada! Ali ficou até final vendo a equipa arrastar-se em campo e com o Gil mais próximo da vitória. No fim queixou-se das oportunidades falhadas. Onde!!! Só vi uma do Jara , flagrante , e talvez um remate do Nolito. Nada mais ! Nada mais!

Percebo o que Jesus queria fazer: colocou Mora no banco porque convencido como é achou que ia ganhar facilmente o jogo e mudaria apenas peças no meio campo e poderia dizer que até tinha o Mora no banco. Mas a ideia nunca foi colocá-lo a jogar. Porque está mais que visto que não gosta dele e não gosta de muitos outros. No ano passado rebentou com a equipa por falta de rotatividade e este ano vai fazer o mesmo. Com ele vão jogar os mesmos de sempre , como se pode ver pela utilização de Enzo e Witsel em más condições, e deixando de fora boas opções como Urreta, David Simão, Bruno César ou Matic.

Algo deveria ser feito e JJ deveria explicar tudo o que tem feito. Eu pelo menos já estou farto!

P.S. O Porto lá começou a ganhar jogos como muitos ganhou o ano passado. Lá começaram os penalties. E Domingos lá começou a saber o que é jogar contra o Xistra. Dói não dói? Mas olha : Paciência!

Saudações Benfiquistas

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nunca mais baixa a poeira...


Regresso aos posts neste blog depois de uma ausência premeditada esperando que a poeira da pré -época baixasse um pouco para não falar aqui de cor e não cometer o erro de muitos que dançam ao som da música tocada pelos nossos media.

Escrevo então aqui um dia depois da apresentação do novo plantel e numa altura em que os jogos oficiais estão aí á porta e em que a poeira já devia ter baixado por completo. Mas a verdade é que ainda se mantém. No dia da apresentação do plantel foram apresentados mais jogadores do que aqueles que poderão ser inscritos e sabendo que no plantel estarão alguns que não foram apresentados.


Muito se tem falado na trapalhada que tem sido a politica de contratações do Benfica para este ano. Parece-me ter chegado a hora de deixar aqui finalmente a minha opinião numa altura em que ainda há muitas indefinições no plantel, arriscando-me por isso a cometer algum erro de análise, mas a verdade é que por estes dias já tudo devia estar mais que alinhado.

Começo pela baliza e pela contratação de Artur que me pareceu boa. Depois seguiu-se a inesperada saída de Moreira, e partindo do principio que a direcção nada teve a ver com isso impunha-se a contratação de dois portugueses para os lugares de Julio César e Roberto. Vieram Mika e Eduardo, mas a verdade é que Roberto e J. César ainda por lá andam. E Eduardo que eu jamais queria ver de águia ao peito vem para ser suplente? Ou vamos colocar a titular um guarda-redes que não é nosso encostando os que são?





Na defesa , juro que não percebo a contratação de dois laterais esquerdos estrangeiros quando já tínhamos Carole ou até Shaffer. Lá vamos dispensar o Carole que até me parecia bom jogador . Então para que veio? E o Wass, que pouco ou nada joga e deverá mesmo sair! então para que veio? No centro da defesa gostei da chegada do Garay e da chamada á base de Miguel Vitor embora me pareça que Jesus foi quase obrigado a isso e vamos lá ver se fica mesmo.



Admito que não conhecia o Matic , mas tenho gostado de o ver jogar. Muito mesmo. Não é um Javi Garcia mas parece-me um bom jogador. Vai dar muito jeito em certos jogos. E pelos vistos o negócio do David Luís ainda foi melhor que parecia.


Na frente de ataque chegaram grandes nomes como Witsel, Enzo Pérez ,Nolito e Bruno César. De todos eles só não conhecia o espanhol e tenho gostado do que vi. Bruno César não tem estado muito bem , mas acredito no potencial dele.





Chegou também Mora e provavelmente não ficará . Então pergunto: porque veio? Ou se ficar , sairá Urreta ou Rodrigo , ou os dois . Se Urreta sair é um erro tremendo e nem vou explicar porquê. Se Rodrigo sair a pergunta que fica é : porque foi contratado?


Depois estou expectante em relação a três jogadores que já vêm do ano passado : Jara, Saviola e Gaítan. Jara porque tem potencial para ser grande jogador mas ainda lhe falta qualquer coisa. Gáitan pelos mesmos motivos e porque este ano vai ter muito mais concorrência (e vamos ver onde vai jogar) e não sei se não amua. E Saviola porque se jogar como o ano passado não tem lugar no plantel, o que é pena porque é um jogador fundamental para esta equipa.


Resta saber o que o Benfica vai fazer com os jogadores que não cabem no plantel e são tantos. Mas no meio disto tudo Jorge Jesus tem uma equipa para no mínimo ser campeão, ou basta ver que nesta equipa não vai haver grandes hipóteses para jogadores como Carlos Martins e Ruben Amorim por exemplo.

Uma palavra final para a comunicação social que nos tem brindado com mais noticias sobre roubos de jogadores pelo Porto ao Benfica. Só tenho a dizer isto aos adeptos encarnados : não nos podem roubar o que não é nosso. Eles apenas pagam mais. E só digo isto : ainda bem que não foi o Benfica que deu 9,5 milhões pelo suplente do Léo, nem 13 milhões por um jogador de 20 anos e que só virá possivelmente em Dezembro(e para o lugar dele já temos o Witsel!!!!!).

Uma última nota : para que raio foi a renovação com o Weldon?????


Saudações benfiquistas


Ricky










quinta-feira, 23 de junho de 2011

Futebol de Formação - Resumo da época

Antes de fechar o capítulo da época que terminou , gostaria de falar um pouco sobre o desempenho dos escalões de formação em futebol.

Começando pelos júniores: esta geração de júniores era a referente a última geração antes da abertura do Caixa Futebol Campus e teve , na minha opinião , um péssimo desempenho no campeonato de júniores de este ano. Numa época em que chegou novo treinador ( João Santos) o Benfica chegou sem dificuldades á fase final (nada mais que o esperado) , mas no entanto acabou por ter já na final um desempenho medíocre com apenas 6 vitórias em 14 jogos, terminando assim a temporada em 4 º lugar. Dos vários jogos que pude assistir durante a época deixaram-me toda a ideia que era ímpossível ser campeão com esta equipa , uma vez que se chegou ao final da época sem um onze base definido, tantas foram as mudanças que João Santos operava de jogo para jogo. Ao que parece, João Santos vai continuar como treinador dos júniores, e se esta rotatividade que ele deu á equipa este ano continuar, não se espera nada de bom para o ano que vem, embora a equipa seja reforçada com alguns campeões dos juvenis.
Realçar alguns valores que achei interessantes como Bruno Gaspar, Ederson, Paulo Teles, Cafu, Ruben Pinto, Francisco Júnior , Ivan Cavaleiro, Luís Martins e Diogo Caramelo.

A equipa de juvenis, formados na sua maioria pela primeira geração made in Caixa Futebol Campus, acabou por ter um desempenho brilhante e conquistar o título nacional . Tive a oportunidade de ver bastantes jogos desta equipa e o futebol apresentado foi absolutamente apaixonante. Ao contrário de João Santos, o treinador de juvenis Bruno Lage, criou um onze base , que ganhou uma espectacular rotina de jogo que não deu hipótese a qualquer adversário.
Destaco grandes valores como Bruno Varela, Miguel Cardoso, João Cancelo, Diego Lopes (que passou grande parte da época nos júniores), Hélder Costa, Sancidino, Alseny Bah, Guilherme Matos. Espero com ansiedade o desempenho de alguns destes valores no júniores para o ano que vem.

A equipa de iniciados foi a grande desilusão para mim este ano. Depois de terem sido bi-campeões nacionais, a equipa treinada mais uma vez pelo competente Luís Araújo não esteve á altura e falhou em especial na fase final ficando no 4º e último lugar da classificação com apenas 4 pontos, provando que esta foi uma geração de jogadores mais fraca quando comparada com as duas anteriores. Dos poucos jogos que vi destaco jogadores como Edson Pires, Diogo Cleto e a estrela da companhia : Romário Baldé.

Destaque final para os Juvenis B que foram campeões distritais com um desempenho absolutamente arrasador . Houve quem retirasse mérito a este título por ser distrital mas a verdade é que era um título que o Benfica não ganhava há mais de 20 anos. Como tal , esta conquista merece realce. Relembro que esta é a segunda geração made in Caixa Futebol Campus e conta já com dois títulos em Iniciados A e Juvenis B. Destaco alguns nomes como Rui Caniço, Ronny, João Gomes, Raphael Guzzo entre outros.

Hóquei em Patins - Resumo da Época

Abro este espaço para deixar a minha opinião do que foi a época benfiquista na secção de hóquei. E na verdade o hóquei acabou por ser o menos mau no meio de tudo.
Começando pela preparação da época em que de facto foram feitas contratações cirúrgicas que deram ao plantel uma muito maior qualidade. Tuco Abalos veio dar maior consistência á defesa e maior poder nos remates de longe e Cacau e Luís Viana vieram dar á equipa uma enorme produtividade atacante .
A época começou bem com a conquista da Supertaça frente aos corruptos do Norte que dominam esta modalidade á demasiado tempo. Depois um campeonato de grande qualidade com apenas duas derrotas. O problema é que essas duas derrotas foram logo contra quem não se devia: o arqui-rival Porto. No entanto quem viu o jogo no Norte e as impunes agressões do Pedro Gil a jogadores encarnados percebe porque os tripeiros ganham á tantos anos no hóquei. Acabaria por ser castigado mais tarde, já depois de ter ajudado o Porto a ganhar os jogos mais complicados que lhe restavam. De realçar um deles , o jogo com o Candelária, que o Porto perdia por 3-1 a 2 minutos do fim e acabaria por ganhar 4-3. No mínimo estranho...
O Benfica terminaria assim o campeonato em igualdade pontual com o Porto mas com a vantagem do confronto directo a cair para os lados do Norte.
De muito positivo a conquista da Taça Cers , no regresso do Benfica aos brilharetes europeus. Foi de facto um trajecto brilhante da equipa encarnada culminada com um triunfo imperialna final sobre os espanhóis do Vilanova.
Já depois de terminado o campeonato o Benfica apontava baterias á conquista da Taça de Portugal mas acabaria por ser surpreendentemente eliminado em casa nos 1\4 final da competição pelo Candelária.

No entanto e como disse no inicio acabou por ser na minha opinião uma época positiva desta secção, ainda mais tendo em conta o que se passou nas outras modalidades.

Futsal- resumo da época

Pois é, muita coisa vai mal no universo benfiquista, e como tal estou perfeitamente de acordo com o que escreveu no post anterior , o meu companheiro de escrita e de sofrimento benfiquista, JP. O recente desaire da secção de futsal foi apenas a cereja azeda no topo do amargo bolo em que se tornou esta época. Esta foi na verdadeira ascensão da palavra a época do quase , já que o Benfica ganhou quase tudo, embora não tivesse ganho quase nada. Como até ouvi dizer o Benfica deste ano foi quase como um relógio suiço; certo ao segundo. Isto porque o Benfica foi segundo em quase tudo o que disputou.
Devia ser motivo de estudo o porquê do Benfica falhar em quase todos os jogos decisivos.


Mas falemos então do futsal: Fui um dos que não compreendeu a forma como André Lima saiu do Benfica, no entanto mal Paulo Fernandes chegou ao Benfica apoiei-o incondicionalmente porque acho que é assim que tem que ser. E na verdade até achei que tinha sido uma boa escolha quando o Benfica chegou ao final da temporada sem derrotas e com o record de pontos obtidos numa época. No entanto recordes não enchem vitrinas de museus e a verdade é que o futsal acabou por ser a única secção do clube, sem troféus ganhos, com participações desastrosas na final da Taça Intercontinental, da Taça Uefa, da Taça de Portugal e nos playoffs do campeonato. E na decisão do título o rival Sporting acabou por ser muito superior em todos os aspectos.
O Benfica mostrou nas horas de decisão que não sabe defender o 5x4 e muito menos sabe atacar em 5x4. Para além disso acumulou erros individuais que invariavelmente deram golos aos adversários.
Em relação ao plantel , reconheço que as lesões em jogadores como César Paulo, Diece e Joel Queirós ajudaram ao mau desempenho do final da época mas isso não explica tudo. Diece não conseguiu fazer esquecer Ricardinho ( e nem podia) e a equipa mostrou-se sempre muito dependente de Joel Queirós. Para além disso nota-se muito a veterania de alguns jogadores e isso deixa-me algo preocupado em relação ao futuro.
Saudaçoes Benfiquistas
Ricky